Buscar

Lista de Exercícios de Tratores - Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Tratores: manutenção – Tratores Agrícolas
 1) Defina manutenção.
Procedimento realizado com o intuito de manter o equipamento em condições favoráveis de funcionamento, propiciando maiores lucros, menores despesas e o aumento da produção agrícola e vida útil da máquina.
 2) Quais os tipos de manutenção? Defina e dê exemplos. 
As manutenções são do tipo preventiva, corretiva e preditiva. A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de manter sempre o equipamento em bom estado de funcionamento, são aqueles cuidados básicos periódicos com os tratores e máquinas agrícolas para que operem adequadamente e com segurança por longos períodos. Ex: troca de óleo motor, lubrificação, calibragem dos pneus. A manutenção corretiva é executada com o objetivo de reparar algum componente que se quebra ou desgasta pelo uso, normalmente a falta de manutenção preventiva gera a manutenção corretiva em curtos espaços de tempo. Ex: Pneu furado, lâmpada queimada. A manutenção preditiva indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Esse tipo de manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que este tempo de vida seja aproveitado. Ex: troca de pneu pelo desgaste com o tempo, troca da correia dentada.
3) Quais os problemas com falta de manutenção em tratores agrícolas? 
A falta de manutenção diminui a vida útil da máquina, há uma perda de tempo e dinheiro pela parada da máquina. Com a falta de manutenção pode acontecer o desgaste prematuro dos componentes do trator, o entupimento, abrasão e desgaste acentuado dos filtros, devido as impurezas doo ar, combustível e óleo lubrificante, além da quebra de peças.
4) Qual a periodicidade (cronograma) de manutenção? 
A periodicidade da manutenção é de acordo com o especificado pelo fabricante, está oscila desde horas até centenas de horas para a primeira e as demais manutenções. Geralmente os painéis de instrumentos dos tratores trazem uma série de indicadores com função de diagnóstico da necessidade de reparos ou manutenção imediata.
5) Como proceder para verificar o nível de óleo do cárter do motor? 
Para verificação do nível de óleo cárter do motor, o motor deve estar desligado, o piso deve ser horizontal nivelado, deve-se prestar atenção se há vazamentos, não utilizar estopa e sempre utilizar o mesmo tipo/marca de óleo, este não deve ser misturado com o de outra marca.
6) Quais as funções dos óleos lubrificantes? 
O óleo lubrificante tem por função reduzir o atrito e o desgaste dos componentes, diminuir o aquecimento dos componentes em contato, reduz o efeito da corrosão sobre os componentes lubrificados, melhora a vedação de compartimentos, auxilia a limpeza das superfícies lubrificadas, veda o espaço entre a parede do cilindro e dos anéis de segmento do pistão.
7) O que são as graxas? Onde são utilizadas? 
As graxas são lubrificantes pastosos, compostos por um óleo mineral líquido e um espessante (sabão metálico), que oferece consistência para manter o lubrificante líquido no lugar. As graxas lubrificantes são usadas, na maioria das vezes, em mancais de rolamento e de deslizamento, em guias de deslizamento e em cabos de aço.
8) Por que não se deve realizar manutenções em ambientes fechados?
As manutenções não devem ser realizadas em locais fechados e o trator deve estar desligado. A fumaça liberada pelo trator e demais veículos movidos a combustíveis fósseis contém monóxido de carbono, uma molécula formada por um átomo carbono e um átomo de oxigênio, que ao combinar-se à hemoglobina do sangue no lugar do oxigênio, impede que este circule no organismo. Quando aspiramos essa molécula em pequena quantidade sentimos desconforto, cansaço, dores de cabeça, diminuição dos reflexos. E em grandes quantidades o monóxido de carbono leva a morte, por isso a manutenção não deve ser realizada em ambiente fechado, pois pode ocorrer o acúmulo deste gás.

Continue navegando