Logo Passei Direto
Buscar

Questões sobre o Ensino de Matemática na BNCC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais”. Com base neste documento, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas afirmativas é correto afirmar:
I. De acordo com a BNCC, os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que tornam o conhecimento matemático exato, preciso, perfeito e imutável.
II. A BNCC propõe que os alunos sejam encorajados a trabalhar em grupo no planejamento e desenvolvimento de pesquisas orientadas à busca de soluções para situações-problemas.
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.

A criança, antes de chegar à escola, desenvolve um conjunto de saberes matemáticos construídos em interação com seu meio social. Neste sentido, a alfabetização matemática contempla, nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve esse processo?
o processo de organização dos saberes que a criança adquire com o objetivo levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua escolarização futura.
o processo de organização dos saberes que a criança traz de suas vivências anteriores ao ingresso no ensino fundamental, de forma a levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua atuação na vida cidadã.
o processo que instrumentalize a criança no domínio da linguagem simbólica, que deve compreender não apenas os componentes característicos do conhecimento matemático, mas como elementos criadores de comunicação.
o processo de aprendizagem que deverá, posteriormente, permitir ao sujeito utilizar as ideias matemáticas na resolução de problemas, instrumentalizando-se para resolver situações que encontrará na sua vida na sociedade.
o processo que instrumentaliza a criança para que ela possa escrever corretamente os algarismos e a representar as ideias matemáticas em situações de contagem, operações aritméticas e resolução de problemas.

Em relação ao que estabelece a BNCC para o ensino da matemática, julgue o que se afirma nos seguintes itens:
Está correto o que se afirma em:
I. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano. O importante é que os procedimentos sejam inseridos em uma rede de significados mais ampla na qual o foco não seja o cálculo em si, mas as relações que ele permite estabelecer entre os diversos conhecimentos que o aluno já tem.
II. Embora a tecnologia seja considerada um elemento importante em todas as áreas do conhecimento, instrumentos como ábacos e calculadoras não devem ser utilizados no trabalho com os números nas séries iniciais, pois podem atrapalhar o desenvolvimento do raciocínio.
III. Os jogos de estratégia, os desafios lógicos e os problemas que exigem soluções não tradicionais são exemplos de situações que despertam as habilidades matemáticas para além dos contextos sociais e de seus usos, sem cair necessariamente no formalismo.
I e II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.

Nas últimas décadas, a “resolução de problemas” tem sido apontada como alternativa metodológica promissora para o ensino da Matemática. Nesse sentido, deve-se:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve essa abordagem?
ensinar Matemática para resolver problemas, isto é, resolver problemas deve ser tratado como uma finalidade do ensino de Matemática.
ensinar Matemática através da resolução de problemas; nesta abordagem, a resolução de problemas assume o papel de meio e não de um fim no ensino de Matemática.
resolver problemas para motivar e reforçar habilidades e conceitos matemáticos.
ensinar a resolver problemas como uma das habilidades a ser adquirida pelo estudante.
resolver problemas como justificativa para o ensino de Matemática.

Em uma reunião pedagógica, o coordenador distribuiu calculadoras para seus professores e perguntou sobre como cada um poderia utilizar este recurso nas aulas de Matemática. Analise os comentários dos professores e indique a alternativa que seja coerente com as orientações presentes na BNCC.
Qual das alternativas abaixo é a mais adequada?
I. A professora Mara afirma que a calculadora somente será usada pelos seus alunos quando eles aprenderem os procedimentos de cálculo, pois o seu uso, antes disso, impede o desenvolvimento do raciocínio.
II. A professora Cibele argumenta que o uso da calculadora associado aos procedimentos de estimativa é de grande importância porque oferece aos alunos informações sobre a utilização correta do instrumento e a razoabilidade do resultado obtido.
III. O professor Luciano afirma que cálculo escrito deve ser priorizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental pois reduz a incidência de erros e evita o uso mecânico de outros processos de cálculo.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Conforme definido na LDB nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos de todas as escolas públicas e privadas da Educação Básica. Com base na BNCC, considere as afirmativas a seguir sobre o ensino de Ciências Naturais.
Está correto o que se afirma em:
I. A área de Ciências da Natureza precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
II. O ensino de Ciência e Tecnologia deve ser dissociado de questões sociais e políticas, pois o conhecimento científico exige a neutralidade dos sujeitos que promovem e interferem na produção do conhecimento.
III. Espera-se possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Na BNCC, a área de Ciências da Natureza está dividida em 3 unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo. Essas três unidades temáticas:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve a relação entre essas unidades?
devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.
organizam os conteúdos em um padrão rígido, evitando o tratamento interdisciplinar entre eles.
deixam a critério do professor a adoção de um padrão rígido ou não dos conteúdos.
devem ser trabalhados isoladamente para que os alunos não confundam conceitos científicos com os de outras áreas de conhecimento.
se repetem a cada ano, com a indicação de uma progressão da aprendizagem no conjunto de habilidades propostas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo investigativo é um elemento central na formação dos alunos. Nesse sentido, cabe ao professor:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve o papel do professor nesse contexto?
possibilitar aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem.
ser fonte de informação, transmitindo os conteúdos em aulas expositivas de forma que os alunos possam memorizá-los.
criar programas específicos para os estudantes com maior afinidade com o tema que está sendo investigado.
elaborar roteiros para que os alunos executem uma série de procedimentos e verifiquem um determinado fenômeno.
planejar situações didáticas que treinem a concentração dos alunos para a investigação de fenômenos.

A problematização é o ponto de partida para o trabalho de construção da compreensão dos fenômenos naturais. No que se refere à problematização, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
Acerca deste enunciado é correto afirmar:
I. O professor deverá evitar situações que promovam a desestabilização dos conhecimentos dos alunos, a fim de não estabelecer conflitos que podem prejudicar a aprendizagem.
II. Uma questão só é um problema quando os alunos podem ganhar consciência de que seu modelo não é suficiente para explicá-lo. A partir de então, podem elaborar um novo modelo mediante investigações e confrontações de ideias orientadas pelo professor.
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.

O projeto é uma estratégia de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento, na solução de um dado problema.
Em relação ao tema dos projetos, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
( ) O tema do projeto tem que ser significativo aos alunos e precisa estar relacionado, inicialmente, a uma necessidade, um desejo, um sonho ou um problema da turma.
( ) Os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, cairia em uma postura espontaneísta.
( ) O tema de um projeto deve partir necessariamente dos alunos, pois caso contrário ele seria imposto.
( ) O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor.
V – F – F – V.
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
V – V – V – V.

As metodologias ativas de aprendizagem têm se apresentado como uma alternativa com grande potencial para atender às demandas e desafios da educação atual.
Com base nos estudos realizados na disciplina, explique o que são metodologias ativas e dê um exemplo de uma metodologia ativa que pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais”. Com base neste documento, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas afirmativas é correto afirmar:
I. De acordo com a BNCC, os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que tornam o conhecimento matemático exato, preciso, perfeito e imutável.
II. A BNCC propõe que os alunos sejam encorajados a trabalhar em grupo no planejamento e desenvolvimento de pesquisas orientadas à busca de soluções para situações-problemas.
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.

A criança, antes de chegar à escola, desenvolve um conjunto de saberes matemáticos construídos em interação com seu meio social. Neste sentido, a alfabetização matemática contempla, nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve esse processo?
o processo de organização dos saberes que a criança adquire com o objetivo levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua escolarização futura.
o processo de organização dos saberes que a criança traz de suas vivências anteriores ao ingresso no ensino fundamental, de forma a levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua atuação na vida cidadã.
o processo que instrumentalize a criança no domínio da linguagem simbólica, que deve compreender não apenas os componentes característicos do conhecimento matemático, mas como elementos criadores de comunicação.
o processo de aprendizagem que deverá, posteriormente, permitir ao sujeito utilizar as ideias matemáticas na resolução de problemas, instrumentalizando-se para resolver situações que encontrará na sua vida na sociedade.
o processo que instrumentaliza a criança para que ela possa escrever corretamente os algarismos e a representar as ideias matemáticas em situações de contagem, operações aritméticas e resolução de problemas.

Em relação ao que estabelece a BNCC para o ensino da matemática, julgue o que se afirma nos seguintes itens:
Está correto o que se afirma em:
I. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano. O importante é que os procedimentos sejam inseridos em uma rede de significados mais ampla na qual o foco não seja o cálculo em si, mas as relações que ele permite estabelecer entre os diversos conhecimentos que o aluno já tem.
II. Embora a tecnologia seja considerada um elemento importante em todas as áreas do conhecimento, instrumentos como ábacos e calculadoras não devem ser utilizados no trabalho com os números nas séries iniciais, pois podem atrapalhar o desenvolvimento do raciocínio.
III. Os jogos de estratégia, os desafios lógicos e os problemas que exigem soluções não tradicionais são exemplos de situações que despertam as habilidades matemáticas para além dos contextos sociais e de seus usos, sem cair necessariamente no formalismo.
I e II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.

Nas últimas décadas, a “resolução de problemas” tem sido apontada como alternativa metodológica promissora para o ensino da Matemática. Nesse sentido, deve-se:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve essa abordagem?
ensinar Matemática para resolver problemas, isto é, resolver problemas deve ser tratado como uma finalidade do ensino de Matemática.
ensinar Matemática através da resolução de problemas; nesta abordagem, a resolução de problemas assume o papel de meio e não de um fim no ensino de Matemática.
resolver problemas para motivar e reforçar habilidades e conceitos matemáticos.
ensinar a resolver problemas como uma das habilidades a ser adquirida pelo estudante.
resolver problemas como justificativa para o ensino de Matemática.

Em uma reunião pedagógica, o coordenador distribuiu calculadoras para seus professores e perguntou sobre como cada um poderia utilizar este recurso nas aulas de Matemática. Analise os comentários dos professores e indique a alternativa que seja coerente com as orientações presentes na BNCC.
Qual das alternativas abaixo é a mais adequada?
I. A professora Mara afirma que a calculadora somente será usada pelos seus alunos quando eles aprenderem os procedimentos de cálculo, pois o seu uso, antes disso, impede o desenvolvimento do raciocínio.
II. A professora Cibele argumenta que o uso da calculadora associado aos procedimentos de estimativa é de grande importância porque oferece aos alunos informações sobre a utilização correta do instrumento e a razoabilidade do resultado obtido.
III. O professor Luciano afirma que cálculo escrito deve ser priorizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental pois reduz a incidência de erros e evita o uso mecânico de outros processos de cálculo.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Conforme definido na LDB nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos de todas as escolas públicas e privadas da Educação Básica. Com base na BNCC, considere as afirmativas a seguir sobre o ensino de Ciências Naturais.
Está correto o que se afirma em:
I. A área de Ciências da Natureza precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
II. O ensino de Ciência e Tecnologia deve ser dissociado de questões sociais e políticas, pois o conhecimento científico exige a neutralidade dos sujeitos que promovem e interferem na produção do conhecimento.
III. Espera-se possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Na BNCC, a área de Ciências da Natureza está dividida em 3 unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo. Essas três unidades temáticas:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve a relação entre essas unidades?
devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.
organizam os conteúdos em um padrão rígido, evitando o tratamento interdisciplinar entre eles.
deixam a critério do professor a adoção de um padrão rígido ou não dos conteúdos.
devem ser trabalhados isoladamente para que os alunos não confundam conceitos científicos com os de outras áreas de conhecimento.
se repetem a cada ano, com a indicação de uma progressão da aprendizagem no conjunto de habilidades propostas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo investigativo é um elemento central na formação dos alunos. Nesse sentido, cabe ao professor:
Qual das alternativas abaixo melhor descreve o papel do professor nesse contexto?
possibilitar aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem.
ser fonte de informação, transmitindo os conteúdos em aulas expositivas de forma que os alunos possam memorizá-los.
criar programas específicos para os estudantes com maior afinidade com o tema que está sendo investigado.
elaborar roteiros para que os alunos executem uma série de procedimentos e verifiquem um determinado fenômeno.
planejar situações didáticas que treinem a concentração dos alunos para a investigação de fenômenos.

A problematização é o ponto de partida para o trabalho de construção da compreensão dos fenômenos naturais. No que se refere à problematização, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
Acerca deste enunciado é correto afirmar:
I. O professor deverá evitar situações que promovam a desestabilização dos conhecimentos dos alunos, a fim de não estabelecer conflitos que podem prejudicar a aprendizagem.
II. Uma questão só é um problema quando os alunos podem ganhar consciência de que seu modelo não é suficiente para explicá-lo. A partir de então, podem elaborar um novo modelo mediante investigações e confrontações de ideias orientadas pelo professor.
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.

O projeto é uma estratégia de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento, na solução de um dado problema.
Em relação ao tema dos projetos, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
( ) O tema do projeto tem que ser significativo aos alunos e precisa estar relacionado, inicialmente, a uma necessidade, um desejo, um sonho ou um problema da turma.
( ) Os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, cairia em uma postura espontaneísta.
( ) O tema de um projeto deve partir necessariamente dos alunos, pois caso contrário ele seria imposto.
( ) O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor.
V – F – F – V.
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
V – V – V – V.

As metodologias ativas de aprendizagem têm se apresentado como uma alternativa com grande potencial para atender às demandas e desafios da educação atual.
Com base nos estudos realizados na disciplina, explique o que são metodologias ativas e dê um exemplo de uma metodologia ativa que pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.

Prévia do material em texto

PROVA DE HOJE 
4.De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais”. Com base neste documento, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas: I. De acordo com a BNCC, os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais que tornam o conhecimento matemático exato, preciso, perfeito e imutável. II. A BNCC propõe que os alunos sejam encorajados a trabalhar em grupo no planejamento e desenvolvimento de pesquisas orientadas à busca de soluções para situações-problemas. Acerca dessas afirmativas é correto afirmar:
(6 Pontos)
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.
5.A criança, antes de chegar à escola, desenvolve um conjunto de saberes matemáticos construídos em interação com seu meio social. Neste sentido, a alfabetização matemática contempla, nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
(6 Pontos)
o processo de organização dos saberes que a criança adquire com o objetivo levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua escolarização futura.
o processo de organização dos saberes que a criança traz de suas vivências anteriores ao ingresso no ensino fundamental, de forma a levá-la a construir um corpo de conhecimentos matemáticos articulados, que potencializem sua atuação na vida cidadã.
o processo que instrumentalize a criança no domínio da linguagem simbólica, que deve compreender não apenas os componentes característicos do conhecimento matemático, mas como elementos criadores de comunicação.
o processo de aprendizagem que deverá, posteriormente, permitir ao sujeito utilizar as ideias matemáticas na resolução de problemas, instrumentalizando-se para resolver situações que encontrará na sua vida na sociedade.
o processo que instrumentaliza a criança para que ela possa escrever corretamente os algarismos e a representar as ideias matemáticas em situações de contagem, operações aritméticas e resolução de problemas.
6.Em relação ao que estabelece a BNCC para o ensino da matemática, julgue o que se afirma nos seguintes itens: I. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano. O importante é que os procedimentos sejam inseridos em uma rede de significados mais ampla na qual o foco não seja o cálculo em si, mas as relações que ele permite estabelecer entre os diversos conhecimentos que o aluno já tem. II. Embora a tecnologia seja considerada um elemento importante em todas as áreas do conhecimento, instrumentos como ábacos e calculadoras não devem ser utilizados no trabalho com os números nas séries iniciais, pois podem atrapalhar o desenvolvimento do raciocínio. III. Os jogos de estratégia, os desafios lógicos e os problemas que exigem soluções não tradicionais são exemplos de situações que despertam as habilidades matemáticas para além dos contextos sociais e de seus usos, sem cair necessariamente no formalismo. Está correto o que se afirma em:
(6 Pontos)
I e II, apenas.
I, apenas
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
7.Nas últimas décadas, a “resolução de problemas” tem sido apontada como alternativa metodológica promissora para o ensino da Matemática. Nesse sentido, deve-se
(6 Pontos)
ensinar Matemática para resolver problemas, isto é, resolver problemas deve ser tratado como uma finalidade do ensino de Matemática.
ensinar Matemática através da resolução de problemas; nesta abordagem, a resolução de problemas assume o papel de meio e não de um fim no ensino de Matemática.
resolver problemas para motivar e reforçar habilidades e conceitos matemáticos.
ensinar a resolver problemas como uma das habilidades a ser adquirida pelo estudante.
resolver problemas como justificativa para o ensino de Matemática.
8.Em uma reunião pedagógica, o coordenador distribuiu calculadoras para seus professores e perguntou sobre como cada um poderia utilizar este recurso nas aulas de Matemática. Analise os comentários dos professores e indique a alternativa que seja coerente com as orientações presentes na BNCC. I. A professora Mara afirma que a calculadora somente será usada pelos seus alunos quando eles aprenderem os procedimentos de cálculo, pois o seu uso, antes disso, impede o desenvolvimento do raciocínio. II. A professora Cibele argumenta que o uso da calculadora associado aos procedimentos de estimativa é de grande importância porque oferece aos alunos informações sobre a utilização correta do instrumento e a razoabilidade do resultado obtido. III. O professor Luciano afirma que cálculo escrito deve ser priorizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental pois reduz a incidência de erros e evita o uso mecânico de outros processos de cálculo.
(6 Pontos)
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
9.Conforme definido na LDB nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos de todas as escolas públicas e privadas da Educação Básica. Com base na BNCC, considere as afirmativas a seguir sobre o ensino de Ciências Naturais. I. A área de Ciências da Natureza precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. II. O ensino de Ciência e Tecnologia deve ser dissociado de questões sociais e políticas, pois o conhecimento científico exige a neutralidade dos sujeitos que promovem e interferem na produção do conhecimento. III. Espera-se possibilitar que os alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Está correto o que se afirma em:
(6 Pontos)
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10.Na BNCC, a área de Ciências da Natureza está dividida em 3 unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo. Essas três unidades temáticas
(6 Pontos)
devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.
organizam os conteúdos em um padrão rígido, evitando o tratamento interdisciplinar entre eles.
deixam a critério do professor a adoção de um padrão rígido ou não dos conteúdos.
devem ser trabalhados isoladamente para que os alunos não confundam conceitos científicos com os de outras áreas de conhecimento.
se repetem a cada ano, com a indicação de uma progressão da aprendizagem no conjunto de habilidades propostas.
11.De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo investigativo é um elemento central na formação dos alunos. Nesse sentido, cabe ao professor,
(6 Pontos)
possibilitar aos alunos revisitar de forma reflexiva seus conhecimentos e sua compreensão acerca do mundo em que vivem.
ser fonte de informação, transmitindo os conteúdos em aulas expositivas de forma que os alunos possam memorizá-los.
criar programas específicos para os estudantes com maior afinidade com o tema que está sendo investigado.
elaborar roteiros para que os alunos executem uma série de procedimentos e verifiquem um determinado fenômeno.
planejar situações didáticas que treinem a concentração dos alunos para a investigação de fenômenos.
12.A problematização é o ponto de partida para o trabalho de construção da compreensão dos fenômenos naturais. No que se refere à problematização, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. O professor deverá evitar situações que promovam a desestabilização dos conhecimentos dos alunos,a fim de não estabelecer conflitos que podem prejudicar a aprendizagem. II. Uma questão só é um problema quando os alunos podem ganhar consciência de que seu modelo não é suficiente para explicá-lo. A partir de então, podem elaborar um novo modelo mediante investigações e confrontações de ideias orientadas pelo professor. Acerca deste enunciado é correto afirmar:
(6 Pontos)
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª é falsa.
A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
As duas afirmativas são falsas.
As duas afirmativas são verdadeiras, porém incoerentes entre si.
As duas afirmativas são verdadeiras, sendo que a 2ª complementa o que se afirma na 1ª.
13.O projeto é uma estratégia de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento, na solução de um dado problema. Em relação ao tema dos projetos, julgue as afirmativas a seguir utilizando V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta: ( ) O tema do projeto tem que ser significativo aos alunos e precisa estar relacionado, inicialmente, a uma necessidade, um desejo, um sonho ou um problema da turma. ( ) Os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, cairia em uma postura espontaneísta. ( ) O tema de um projeto deve partir necessariamente dos alunos, pois caso contrário ele seria imposto. ( ) O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns alunos ou do professor.
(6 Pontos)
V – F – F– V.
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
V – V – V –V.
14.As metodologias ativas de aprendizagem têm se apresentado como uma alternativa com grande potencial para atender às demandas e desafios da educação atual. Com base nos estudos realizados na disciplina, explique o que são metodologias ativas e dê um exemplo de uma metodologia ativa que pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
(20 Pontos)
15.A BNCC estabelece que o letramento científico deve ser desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental. Explique em que consiste o letramento científico proposto pela BNCC.
(20 Pontos)

Mais conteúdos dessa disciplina