Buscar

1º Estudo dirigido

Prévia do material em texto

CS: CIÊNCIAS DA SAUDE
Cursos: BIOMEDICINA E FARMACIA
Estudo dirigido 1- Atividade em grupo
Disciplina: Microbiologia Data: 20 / 08 / 2020 
Aluno(a)_Karolline Polaquini Lopes________________ Turma:_17/01__________
							
1) O que é taxonomia?
- Classificação dos fungos
A base dos estudos de taxonomia nada mais é do que a classificação de seres vivos em grupos, para auxiliar com maior precisão nos resultados finais de qualquer experiência feita com eles. Seja ela para descobrir e curar doenças ou para ajudar no entendimento comportamental, as classificações traçam diversos caminho que, no fim, servem como facilitador dos estudos científicos e biológicos.
Categorias taxonômicas, sendo elas:
· Filo;
· Classe;
· Ordem;
· Família;
· Gênero;
· Espécie.
Cada uma dessas categorias pode ser chamada de táxon.
A ordem hierárquica das categorias segue assim: acima de Espécie temos o Gênero, que será um grupo que contém espécies semelhantes. Logo em seguida, temos a Família, que reunirá um grupo de gêneros semelhantes. Depois temos a Ordem, que é um grupo de famílias com semelhantes características. Na sequência teremos a Classe, que nada mais é do que um grupo com ordens parecidas. Por último teríamos o Filo, que agruparia classes semelhantes.
2) Discuta as evidências que suportam a classificação de organismos em três domínios.
- Classificação
· Arranjo ordenado dos organismos com caracteres similares e separados daqueles dissimilares em grupos denominados de “taxa” (no singular, “taxon”).
Taxa: O sistema de classificação biológica está baseado na chamada hierarquia taxonômica, que permite o ordenamento dos grupos de organismos em categorias ou posições a saber.
A classificação é organização das bactérias em grupos tendo por base as semelhanças existentes entre os diferentes grupos.
Na classificação bacteriológica a “Espécie” é o grupo fundamental:
· As espécies estão reunidas em gêneros;
· Os gêneros em famílias;
· As famílias em ordens;
· As ordens em classes.
- Nomenclatura
· Designa nomes aos grupos taxonômicos, de acordo com preceitos estabelecidos em regras internacionais. O objetivo primordial da indicação de nomes aos “taxa” é possibilitar uma forma de referência simples e sem ambiguidades, evitando a necessidade de descrição das características dos organismos.
É a organização de vários grupos em gêneros, espécies etc.. Denominados Taxon ou Taxa.
É regida pelo código internacional de nomenclatura bacteriana Manual de Bergey 
O nome do gênero e das espécies é sempre escrito em itálico e na falta deste tipo de letra, o nome é sublinhado.
- Identificação
· Consiste na comparação dos organismos em estudo com aqueles conhecidos, visando determinar sua identidade ou nome. Portanto, trata-se de verificar se um dado organismo pertence a um grupo taxonômico estabelecido.
A identificação se dá através do isolamento e uso prático de um esquema de classificação.
É verificar o tipo de espécie ou outra categoria presente na amostra a ser analisada.
O processo de identificação primeiro assume que a bactéria de interesse já tenha sido descrita.
3) O que é uma nomenclatura binomial?
- Designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.
· Atribuição de nomes científicos às espécies.
· Formado por duas palavras – o nome do gênero e o restritivo específico (adjetivo que qualifica o gênero)
Ex:
Escherichia coli ou Escherichia coli
 nome homenageia Theodor Escherich, 
 coli: lembra que habita o cólon humano ou intestino grosso.
Staphylococcus aureus ou Staphylococcus aureus
 Staphylo (tipo de agrupamento) + coccus (forma esférica)
 aureus (cor de ouro).
Staphylococcus sp.
 Staphylococcus spp. 
4) Por que uma nomenclatura binomial é preferencialmente utilizada ao invés de nomes comuns?
- A nomenclatura binomial é um nome universal para cada espécie, sendo assim fica mais fácil para cada um identificar cada ser, se fosse os nomes comuns haveria divergência no nome em cada lugar do mundo o que dificultaria pesquisas.
5) Por que as células procarióticas podem ser menores que as células eucarióticas e ainda realizar todas as funções vitais?
- As células procarióticas são menores que as células eucarióticas. O cromossomo encontra-se disperso no nucleóide, tendo contato direto com o citosol já que essas células são desprovidas da membrana nuclear. Outra característica muito importante é a ausência das organelas citoplasmáticas. 
As células procarióticas, normalmente são seres unicelulares, como algas cianofíceas, algumas bactérias, micoplasmas e algas azuis. Comparada com as células eucarióticas, as procarióticas têm uma estrutura mais simples, sem núcleo, com o material genético espalhado dentro do citoplasma; e também não possuem organelas, como os cloroplastos, mitocôndrias, retículo endoplasmático, dentre outros.
Devido a essas características, as células procarióticas são bem menores que as eucarióticas; o que não as impede de realizarem todas as funções vitais, já que elas são organismos unicelulares com uma complexidade bem menor.
6) Dois tipos de células procarióticas foram diferenciados: eubactérias e arqueobacterias. Em que estas células diferem uma da outra? Em que são similares? 
- As arqueobactérias não possuem peptidoglicanos na sua parede celular, possuem também lípidos peculiares nessa estrutura.
As arqueobactérias representam um restrito grupo de organismos procariontes, reunindo uma baixa diversidade de espécies, manifestando características que as diferenciam das eubactérias (eu = verdadeiro), de acordo com a estruturação de algumas moléculas como: os ácidos nucléicos (RNA ribossômico) e elementos integrantes tanto da membrana plasmática quanto da parede celular.
- As eubactérias possuem peptidoglicanos na sua parede celular. Não possuem lípidos pouco usuais nessa estrutura. 
As eubactérias podem também ter prefixos no seu nome, em função do modo como se organizam em conjunto no espaço.
As eubactérias fazem parte de um dos grupos do Reino Monera (o outro grupo é o Archaea). Estas bactérias são organismos procariontes e representam o maior número de espécies dentro do Reino Monera. Fazem parte do Grupo Eubactéria todas as bactérias (excluindo as arqueobactérias) e as cianobactérias.

Continue navegando