Buscar

AD2 Filosofia

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Administração Pública
Disciplina: Filosofia e ética
Nome do Aluno: Estefani Azevedo de Oliveira
Polo: Três Rios
Matrícula: 18113110086
Questões da Atividade a Distancia
	Quais os objetivos da metafísica, segundo Aristóteles?
R: Pra Aristóteles a Filosofia Primeira estuda o “ser enquanto ser”, a filosofia primeira estuda o ser em geral. Aristóteles afirma que a Filosofia Primeira estuda as essências sem diferenciar essência física, humana, técnica, etc. 
Para Aristóteles a Metafisica é dividida em três partes,
	O do ser divino, a primeira realidade, por se dizer a principal, da qual a proximidade era imperiosa, imitando sua perfeição imutável. O ser divino é conhecido como Primeiro Motor Imóvel do mundo, pois não se move e não é movido por nenhum outro. Segundo Aristóteles as coisas naturais nunca poderão alcançar a perfeição imutável.
	O dos primeiros princípios e causas primeiras que estuda as essências, a origem e o motivo da existência de uma essência ou seres.
	O das propriedades ou atributos gerais de todos os seres, a essência ou ousia é a primeira e última realidade de uma ser, o ser então deixar de existir ou deixa de ser o que era antes.
	Quais as diferenças entre primeiros princípios e causas primeiras?
R: Primeiros Princípios e composto por três lógicas, não contradição e excluído. Os princípios lógicos podem ser definidos como ontológico pois estabelecem as condições sem as quais um ser não pode existir nem ser pensado, com isso os primeiros princípios garantem uma realidade e a lógica das coisas.
As Causas Primeiras é a explicação da essência, da origem e a existência de uma essência. As Causas Primeiras explicam exatamente os porquês das coisas, o poque da existência, para que fim e para que é uma essência. São quatro as causas primeiras.
	Causa Material, aquilo que uma essência é composta, sua matéria (por exemplo, bronze, ouro, terra, chuva). Podemos afirmar que sem a matéria as coisas sensíveis não existiriam.
	Causa Formal, é a causa que transcreve o corpo físico de uma essência (por exemplo, uma estátua é forma assumida pelo bronze com a ação do escultor). A Causa Formal é o que separa e determina uma matéria.
	Causa Eficiente ou Motriz, é a causa responsável pelo surgimento de uma essência (por exemplo, a eletricidade é a causa eficiente que faz com que tenhamos eletricidade nas casas). Foca principalmente em quem gerou o objeto ou seres.
	Causa Final, é a causa que da finalidade ao objetivo ou razão ao qual foi submetido, ou seja, a finalidade para alguma coisa existir e ser tal como ela é (por exemplo, o idoso é a causa final da criança tornar-se homem).
	Distinga entre matéria e forma, potência e ato, essência e acidente?
R: Matéria são os elementos de que uma forma é criada, a matéria tem a característica de transformação. Já a forma é o que separa e determina uma matéria, trazendo a existência das coisas ou seres
Potência é o que está retido em uma matéria e pode vir a existir, se for motivado por alguma coisa. Enquanto o ato são as coisas do presente, o ato é a atualidade do ser. 
A essência é um conjunto de substancia que fazem uma coisa ser o que ela é de modo que se lhe faltasse a substancia não seria o que é. Enquanto o acidente é aquilo que uma determina coisa pode ou não ter que não mudara o que ela é, que não perdera o seu propósito.
	O que é substância?
R: Pode ser definido um fator primordial das coisas, tanto seres inanimados ou seres animados. Substancia é aquilo que permanece nas coisas, e não se modifica de acordo com as transformações das coisas. 
Aristóteles apresenta dois sentidos
Substancia primeira está referindo aos seres existentes, com sua essência e seus acidentes (por exemplo, Sócrates).
Substancia segunda são os seres universais, gêneros e espécies que não existem em si e por si mesmo. Um exemplo de substância segunda é o gênero “animal” e as espécies “vertebrado” não existem em si mesmos, mas existem em Sócrates ou pelo de Sócrates.
	Que é estudar “o Ser enquanto Ser”?
R: Estudar o ser enquanto ser é estudada a ciência da ontologia, é estudar tudo o que é essencial para a nossa existência, o que não seria possível viver sem, como por exemplo, a consciência, a razão, a raiva, inteligência, a realidade.
É estudar a essência que faz o sujeito ser nada mais do que aquilo que ele é, o nascer, o evoluir, o transformar e o resultado de tal sujeito, seja a essência físicas, matemáticas, astronômicas, humanas, técnicas, etc. O ser enquanto ser e o estudo de tudo sem acidentes.

Continue navegando