Buscar

Apostila - Atividades Circenses - Habilidades Motoras

Prévia do material em texto

ESCOLA BATISTA ARCA DE NOÉ
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADES CIRCENSES E HABILIDADES MOTORAS
	Caro aluno (a),
	Esta apostila foi produzida com todo cuidado, atenção e carinho, tendo como objetivo proporcionar a vocês um apoio teórico sobre os conteúdos abordados nas aulas de educação física.
	Esperamos que os conteúdos aqui descritos sejam de fácil entendimento para vocês, e os estimulem à pesquisa de mais informações.
	Saibam que estarei à disposição de vocês para tirar dúvidas sobre os conteúdos abordados, e também para ouvir sugestões.
	
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução da justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
2 Timóteo 3:16-17
Bons Estudos!
	Durante o bimestre, nas aulas de educação física, tivemos a oportunidade de realizar algumas atividades com o objetivo de estimular nossas habilidades motoras. Atividades simples como o pular corda, malabares, saltos, rolamentos e equilíbrio de bastão, além de serem divertidas podem melhorar a nossa coordenação, equilíbrio e locomoção.
	Agora, aprenderemos o conceito de habilidades motoras. Meu objetivo é que vocês tenham uma reflexão sobre as atividades realizadas e façam o link com a habilidade trabalhada.
	As Habilidades Motoras Básicas são: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar). 
HABILIDADES LOCOMOTORAS
                   
O correr é usado em muitas brincadeiras e jogos esportivos como futebol, pega-pega, queimada, entre outros. 
                       
                                     
O saltar pode ser usado em brincadeiras como pular corda, pular sela, etc. e para transpor obstáculos como buracos, poças de água etc.
HABILIDADES ESTABILIZADORAS
O equilibrar é uma habilidade importante até mesmo para andar, pois sem equilíbrio, cairíamos facilmente. Encontramos o equilíbrio em esportes como Ginástica Olímpica, Surf, skate etc.
O rolar pode acontecer para frente, para trás, para a direita e para a esquerda, é também conhecido como a famosa cambalhota.
HABILIDADES MANIPULATIVAS
Arremessar é o mesmo que lançar algum objeto em um alvo ou à alguém. Ele é encontrado em brincadeiras como queimada, alerta, boliche, etc.
Significa segurar ou dominar algum objeto, com um melhor resultado se feito com as duas mãos. Em esportes coletivos (mais que uma pessoa por equipe, como basquete, handebol, etc) usa-se muito esta habilidade motora.
O chute é feito pelos pés e é bastante usado no futebol, aparece também no futebol americano. No chute podemos explorar todas as partes dos pés (bico, peito, chapa, calcanhar e parte de fora).
Rebater é igual a bater em um objeto sem segurá-lo. Encontra-se em jogos como basebol, taco, peteca e tênis. Pode ser feito com ou sem o auxílio de materiais.
Quicar significa bater a bola no chão utilizando a (s) mão (s) fazendo com que a mesma volte para seu domínio. Bastante encontrado no basquetebol e no handebol.

Continue navegando