A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol 1 e 2 educação das relações étnicas-raciais

Pré-visualização | Página 2 de 2

01- A corporeidade diz respeito à auto aceitação; a assumir a identidade.
Assertiva 02- A verdadeira cidadania afirma que cada qual é igual.
Assertiva 03- Ao se falar em consciência negra, é necessário que sejam revistos conceitos e pré-conceitos.
Com relação às assertivas acima, assinale a única alternativa correta:
E - Todas as assertivas estão corretas.
7. Sobre a necessária implementação da igualdade racial, leia a frase abaixo:
“A implementação do direito à igualdade ______há de ser um imperativo ético-político-social, capaz de enfrentar o legado___________ que tem negado à metade da população brasileira o pleno exercício de seus direitos e de liberdades fundamentais.”
Assinale a única alternativa que completa corretamente as lacunas desta frase.
A - Racial; discriminatório.
8. Sobre a democracia racial, diversas teorias sobre o tema foram elucidadas. Algumas com compreensões mais genéricas e imediatistas sobre o fato, outras, apresentavam concepções mais aprofundadas e adequadas ao processo de exclusão social, presente na sociedade brasileira. Com base nesta temática, leia a assertiva abaixo.
“A discriminação racial é _______ e _______” - essa geração desafiava a teoria de democracia racial, argumentando que o Brasil se caracterizava pela exclusão racial. ”
As palavras que completam as lacunas de forma correta são:
A - estrutural; persistente.
9. Conforme vimos no vídeo - aula 06, a história da humanidade é contada sob o ponto de vista europeu. Contar a história, sob este prisma, significa olhar os acontecimentos e processos históricos sob uma única perspectiva. De acordo com seus estudos e com o conteúdo trabalhado em aula, assinale a única alternativa correta.
B - A suposta inexistência da cultura africana no Brasil está relacionada à leitura da história da humanidade sob o ponto de vista europeu.
10. A necessidade de se trabalhar a história e cultura africana se faz importante, para que se compreenda a importância e relevância da população negra na realidade brasileira. Deste modo, leia a afirmação abaixo e indique a única alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“ A maior das preocupações em se trabalhar História e Cultura africana é justamente permitir que essa população, sobretudo as crianças afro-brasileiras, tenha o sentimento de ter uma origem, uma raiz, [...] de modo que não se sintam ________, para que se sintam _____________ a um grupo social.”
D - Inferiorizadas; pertencentes