Buscar

Biofilme Dental trab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biofilme Dental
Definição Biofilme Dental: Biofilme é uma comunidade cooperativa, bem organizada, de células microbianas aderidas a uma superfície úmida e aglomerada por matriz de polissacarídeos, na boca, o biofilme é composto por microorganismos sobre uma camada de proteína denominada película, que é constituída por glicoproteínas salivares, fosfoproteínas, lipídeos e componentes do fluído gengival.
Fases de formação de biofilmes dentários: Fase de aderência inicial: envolve mecanismos inespecíficos e específicos de adesão à película adquirida do esmalte e outras superfícies dentárias expostas (Ex. superfícies radiculares). Os microrganismos com maior capacidade de se aderir aos dentes nestas fases iniciais são definidos como colonizadores primários.
Fase de acúmulo: envolvem mecanismos de interação bacteriana e a produção de uma matriz extracelular. Muitos microrganismos não se aderem inicialmente aos dentes, mas são capazes de se aderir a microrganismos primários que se estabelecem na fase inicial. Estes são denominados de colonizadores secundários.
Fase da comunidade “clímax”: atinge um estágio de equilíbrio dinâmico, onde os diversos microrgarnismos que compõem o biofilme estão em constante adaptação às alterações ambientais. Após a adesão e acúmulo, diversas modificações ambientais ocorrem de forma que os diferentes gêneros e espécies microbianas vão variar em proporção até atingir uma fase de equilíbrio. Este equilíbrio é dinâmico, pois envolvem constantes modificações fisiológicas, para que a comunidade sobreviva no nicho colonizado.
 
Biofilme Dental no desenvolvimento da doença cárie: Desenvolvemos Biofilme o tempo todo, as bactérias proliferam constantemente na nossa boca. Para crescerem, estas bactérias utilizam ingredientes encontrados na nossa dieta e saliva. A placa bacteriana, em presença de hidratos de carbono [açúcares] especialmente a sacarose, o açúcar doméstico, produz os ácidos que vão desmineralizar os tecidos duros do dente (esmalte e dentina). Assim, sempre que se ingerem alimentos ou bebidas açucaradas, produzem-se ácidos. Com os ataques ácidos repetidos,o esmalte deteriora-se e as lesões da cárie iniciam-se.
Película Adquirida
Definição: película adquirida é um biofilme que envolve a parte exterior do dente (o esmalte dentário) sendo formada logo após da erupção do dente, notando que a película adquirida é acelular (composta por proteínas ou glicoproteínas) e é resistente à escovagem, embora a película possua diversas funções que auxiliam na manutenção da condição dentária, em decorrência dessa sua característica que faz microrganismos de aderirem ao dente, ela pode contribuir para a formação de cáries.
Formação: Se o esmalte dental for limpo e exposto à saliva, em até 15 minutos ele será recoberto pela biopelícula, durante as duas primeiras horas, ele apresenta uma formação mais rápida, em seguida, começa a reduzir o ritmo, ficando mais lento posteriormente, ela começa a ser ocupada por diversas bactérias e proteínas. No entanto, a rapidez da sua composição se altera conforme a composição da saliva do paciente, é possível considerar que a película seja o primeiro passo para a formação do biofilme dental, a placa bacteriana.
Película adquirida no desenvolvimento da doença cárie: A película adquirida possui em sua composição alguns carboidratos como a glicose, galactose, glicosamina, galactosamina, manose e frutose. A presença de alguns açucares na película sugerem que sua composição não é apenas de origem salivar, pois certos carboidratos não são excretados em abundância pelas glândulas salivares. Os açúcares encontrados na película adquirida possuem uma alta afinidade por hidroxiapatita. Também podemos encontrar na película do esmalte uma quantidade significante de lipídeos com alto teor de ácidos graxos livres, colesterol, triglicerídeos, fosfolipídeos e glicolipídeos. Sabe-se que a camada de lipídeos na película reduz a difusão de ácido lático aproximadamente 45% em indivíduos resistentes à cárie em relação aos indivíduos suscetíveis à doença. O ácido lático promove a desminerralização da hidroxiapatita podendo gerar sinais sub-clínicos e clínicos de lesões de cárie quando não controlado.

Outros materiais