Buscar

Cidadania no Brasil: O longo caminho José Murilo de Carvalho - Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
GCH198/190 – Ciência Política e Teoria do Estado
Marcelo Sevaybricker Moreira
Olívia Gonçalves Monteiro
Cidadania no Brasil: O longo caminho – José Murilo de Carvalho
José Murilo de Carvalho, em seu livro “Cidadania no Brasil: O longo caminho”, fala sobre a complexidade da construção da cidadania e da democracia no Brasil. Para isso, o autor descreve todo o percurso histórico brasileiro dado foco ao processo de edificação desses dois aspectos. 
Carvalho utiliza-se dos direitos civis, políticos e sociais para explicar os desdobramentos da cidadania. Um cidadão pleno é aquele que pode gozar de todos esses direitos, sendo que o primeiro garante as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade civil; o segundo confere legitimidade à organização política social; e o terceiro permite que a sociedade reduza os excessos de desigualdade produzidos pelo capitalismo. 
O autor faz referência à T. A. Marshall, que, em sua obra, se ocupou de desenvolver a distinção entre as diversas faces da cidadania na Inglaterra. Segundo Marshall, no processo de construção da cidadania inglesa, os direitos civis surgiram primeiro, depois vieram os direitos políticos e, por ultimo, os direitos sociais foram conquistados no século XX.
	Desta forma, Carvalho vai contrastar a situação inglesa e a situação brasileira, mostrando que no Brasil o processo foi feito de forma inversa à da Inglaterra, sendo que aqui os direitos sociais ganham maior ênfase e precedem aos outros. Dessa forma, a cidadania brasileira foi prejudicada, já reforçou a supremacia do Estado, fazendo que a população projete um “Messias” na figura do presidente da república. A consciência crítica popular foi enfraquecida, e, dessa forma, uma luta eficaz pelos direitos também não acontece. 
	Além disso, existem fatores internacionais que complicam a construção da cidadania no Brasil: a redução do papel central do Estado como fonte de direitos e como arena de participação, e o deslocamento da nação como principal fonte de identidade coletiva.
	Para solucionar tais problemas, José Murilo de Carvalho sugere algumas alternativas, como o reforço da organização da sociedade para democratizar o poder; o desenvolvimento de atividades de interesse público por organizações não-governamentais; a mobilização dos cidadãos – por parte das prefeituras municipais – para participarem dessas organizações não-governamentais. Segundo o autor, não há apenas um caminho para a cidadania, portanto não podemos fazer comparações aos Estados europeus. No entanto, o desenvolvimento da cidadania plena no Brasil se faz urgente e necessária para a erradicação da desigualdade social, que, segundo o autor, é “um câncer” que impede a constituição de uma sociedade verdadeiramente democrática no país. 
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Continue navegando