Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: CIDADE EDUCADORA
O movimento cidade educadora defende que os municípios têm grande potencial educativo, sendo imprescindível para sua implantação a valorização do sujeito na sociedade e a identificação de seus potenciais, todavia para que uma cidade venha se tornar uma cidade educadora requer esse entrelace pedagógico da gestão municipal e sociedade conscientizada, a dedicação dos gestores municipais faz-se aflorar todos e quaisquer potencias na educação. Como exemplo temos o Brasil que historicamente tinha uma grande população analfabeta, o que fez com que gerasse incentivos educacionais, diminuindo essa taxa, ou seja, muitas vezes depende de políticas públicas em investimentos na educação para que assim possa desenvolver projetos que valorize a construção do conhecimento de todos os seus cidadãos.
Desta maneira para que a cidade de Cubatão se torne educadora é importante aperar seus espaços baseados nos modelos de cidades educadoras que deram certo, como exemplo São Bernardo do campo. E ter consciência por parte das políticas públicas, que elas são interdependentes de seu local, pois cada município carrega seus valores e desenvolvimento e a declaração universal dos direitos humanos bem como a constituição federal que as colocam e auxiliam na proteção do indivíduo desse aspecto.
Podendo ser usado pelo professor Paulo assim como um de nós comprometidos com a educação, a projeção do conhecimento para observação da realidade das relações de trabalho e as formas de organização, e as formas de organização da sociedade partes das relações sociais, trabalho e ação. 
Com base nesses estudos posso ratificar que todo conhecimento e potencial é valido. Compete a mim como professora observar a realidade da minha escola e junto com a coordenação implantarmos projetos que envolva família e comunidade, pois quanto mais pessoas compartilharem seus conhecimentos uns com os outros, mais o conhecimento será disseminado, o que se contribui para uma escola educadora.

Continue navegando