Buscar

atividade de logistica reversa 01

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para toda organização que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como agir de forma que algo proporcione boas chances de sucesso ao negócio. Nesse caso, o planejamento é a palavra-chave. Como o próprio significado da palavra expõe, planejar estratégias é uma arte que requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, a fim de que as decisões tomadas estejam bem casadas com a visão de futuro da empresa. É aconselhável, para todas as situações, que o planejamento se apresente traçado no papel antes que seja colocado em ação, considerando os três níveis da organização.
 
PLANEJAMENTO estratégico: como fazer e por onde começar. Endeavor, 26 set. 2014. Disponível em: < https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/planejamento-estrategico-como-fazer-e-por-onde-comecar/>. Acesso em: 15 jun. 2019. (Adaptado).
 
 
A partir do contexto apresentado, considerando o nível tático, analise as afirmativas a seguir.
 
1. No nível tático, quem atua são os administradores de topo com orientação de longo prazo.
2. No nível tático, são contemplados objetivos gerais e planos genéricos, em que há forte orientação para o externo e foco na organização como um todo.
3. No nível tático, quem atua são os gerentes e eles determinam as principais ações a empreender para cada unidade.
4. No nível tático, quem atua são os supervisores de primeira linha com objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
 
Está correto o que se afirma em:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. O planejamento por nível organizacional ocorre em nível estratégico, tático e operacional. É no nível tático que as ações são realizadas por gerentes e eles determinam as principais ações a empreender para cada unidade.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os planos possuem forte direção externa e são utilizados para que a empresa se posicione diante do ambiente externo (clientes, concorrentes etc). Desse modo, os planos são distintos da organização, referindo-se aos recursos precisos e às atividades necessárias; já os objetivos são gerais.
 
VALLE, A. B. et al. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
 
Os planos podem ser classificados conforme o respectivo nível organizacional. Referente a essa classificação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F  para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os planos podem ser operacionais.
II. ( ) Os planos podem ser estratégicos.
III. ( ) Os planos podem ser intermediários.
IV. ( ) Os planos podem ser táticos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta a sequência adequada, visto que os planos podem ser operacionais (afirmativa I), estratégicos (afirmativa II) e táticos (afirmativa IV), conforme o respectivo nível organizacional.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	As organizações precisam realizar planejamentos operacionais, sendo que isso faz parte do processo e esses planejamentos devem ser bem estruturados. Entender tal operacionalidade, o seu fluxo e as variáveis envolvidas é fundamental para uma performance satisfatória. A fase de operação é exibida em quatro etapas e cada uma delas deve ser bem executada.
A respeito das etapas da fase de operação pertencentes ao planejamento operacional, analise as afirmativas a seguir.
 
3. Etapa de preparação e acondicionamento.
3. Etapa de coleta e transporte.
3. Etapa de beneficiamento.
3. Etapa de produtos substitutos.
 
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as etapas da fase de operação pertencentes ao planejamento operacional compreendem: preparação e acondicionamento (afirmativa I); coleta e transporte (afirmativa II); beneficiamento (afirmativa III); e destinação final (não apresentada na questão).
	
	
	
1. Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao ser corretamente entendida e aplicada, a logística permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao 3º cliente. Como essas duas condições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um número crescente de empresas para buscar vantagens sobre a concorrência. É necessário pensar estratégias diversificadas no contexto organizacional sem deixar de contemplar a logística nesse processo.
 
NETO, F. A logística como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva. Administradores, 16 nov. 2007. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-logistica-como-estrategia-para-a-obtencao-de-vantagem-competitiva>. Acesso em: 15 jun. 2019.
 
Com base na definição de estratégia como perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
4. Ocorre em circunstância particular de estratégia como plano.
4. É uma articulação específica para ultrapassar os oponentes ou concorrentes.
4. A estratégia é compartilhada pelo ponto de vista dos membros da empresa por meio de ações ou intenções.
4. Representa algo que seja consolidado, plausível na conduta das ações da empresa, sendo almejado ou não.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apenas a afirmativa III (a estratégia é compartilhada pelo ponto de vista dos membros da empresa por meio de ações ou intenções) apresenta corretamente o que contempla a estratégia como perspectiva.
	
	
	
1. Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo a INVESP (s.d.), a devolução de produtos comprados pela internet tem aumentado constantemente e a tendência é que esse aumento continue, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Algumas empresas, como Netshoes.com, Centauro, Magazine Luiza e outras, já estão adotando estratégias de não cobrar de seus clientes a devolução e outras já optam por cobrar um valor que não cubra os seus custos.
 
SILVA, A. E. da.; SOUSA, S. P. de.; CRUZ, L. Logística Reversa de Pós-Venda. RH Portal, 19 set. 2016. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/logistica-reversa-de-pos-venda/>. Acesso em: 15 jun. 2019.
 
LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall/Pearson Education do Brasil, 2009.
 
A partir do contexto apresentado, considerando o objetivo logístico, analise as afirmativas a seguir.
 
5. É possibilitada a identificação dos itens remetidos ao fluxo direto e reverso dos bens.
5. O intuito é cumprir as normas para certificação e as legislações ambientais federais, estaduais e municipais.
5. A base fundamental de uma empresa é a satisfação do cliente.
5. O cliente busca agilidade nas entregas diante da expectativa de obter os produtos.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a afirmativa II (o intuito é cumprir as normas para certificação e as legislações ambientais federais, estaduais e municipais) se refere ao objetivo legal. As afirmativas III (a base fundamental de uma empresa é a satisfação do cliente) e IV (o cliente busca agilidade nas entregas diante da expectativa de obter os produtos) se referem ao objetivo de competitividade. Apenas  afirmativa I se refere ao objetivo logístico (é possibilitada a identificação dos itens remetidos ao fluxo direto e reverso dos bens).
	
	
	
1. Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A logística reversa está em constante desenvolvimentoe, no mundo dos negócios, é considerado um diferencial, pois está totalmente relacionada ao e-commerce, compra de produtos pela internet. Segundo uma pesquisa da empresa INVESP (s.d.), devido ao crescimento acelerado de compras on-line, a logística reversa é uma ferramenta que contribui para o gerenciamento de devoluções de produtos.
 
SILVA, A. E. da.; SOUSA, S. P. de.; CRUZ, L. Logística Reversa de Pós-Venda. RH Portal, 19 set. 2016. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/logistica-reversa-de-pos-venda/>. Acesso em: 15 jun. 2019.
 
A logística reversa pós-vendas possui diversos objetivos, dentre eles estão os objetivos de competitividade. Considerando esses objetivos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) A base fundamental de uma empresa é a satisfação do cliente.
II. ( ) O cliente busca agilidade nas entregas diante da expectativa de obter os produtos.
III. ( ) O intuito é cumprir as normas para certificação e as legislações ambientais federais, estaduais e municipais.
IV. ( ) A identificação dos itens remetidos ao fluxo direto e reverso dos bens é possibilitada.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta a sequência adequada. O objetivo de competitividade contempla a ideia de que a base fundamental de uma empresa é a satisfação do cliente (afirmativa I) e o cliente busca agilidade nas entregas diante da expectativa de obter os produtos (afirmativa II).
	
	
	
1. Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise a seguinte figura:
   [1] 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Segundo Porter, quais são os tipos de força que essa figura evidencia?
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Forças competitivas.
	Resposta Correta:
	 
Forças competitivas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, segundo Porter, a figura representa o modelo das cinco forças competitivas. Para esse autor, existem fatores que influenciam as cinco forças competitivas. Conforme evidencia a figura, são elas: entrantes potenciais, compradores, fornecedores e substitutos.
	
	
	
1. Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	As empresas, constantemente, devem analisar as suas potencialidades e fragilidades, já que isso garante uma performance mais acertada, pois verificam-se, frequentemente, as condições internas, de modo a possibilitar ações corretivas e um aproveitamento mais efetivo de potencialidades. Nesse viés, é comum que as empresas busquem reduzir custos e riscos, bem como aumentar as suas oportunidades. Assim, na logística reversa, podem ser aplicados os mesmos princípios de outros sistemas de gestão, por exemplo, o ciclo PDCA. Com base no exposto, a quais ações a sigla PDCA se refere?
 
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Planejar, Fazer, Checar e Agir.
	Resposta Correta:
	 
Planejar, Fazer, Checar e Agir.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. As empresas querem reduzir custos e riscos, bem como aumentar as suas oportunidades. Assim, na logística reversa, podem ser aplicados os mesmos princípios de outros sistemas de gestão, por exemplo, o ciclo PDCA. A  sigla se refere exatamente a: Planejar, Fazer, Checar e Agir.
	
	
	
1. Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo de planejamento da administração da produção, normalmente, é dividido em três: planejamento operacional, planejamento tático e planejamento estratégico. Os pontos estratégicos são mais abrangentes, verificando a capacidade de produção, capacidade de transporte, localização da fábrica etc.
A partir dos três tipos de planejamentos apresentados, qual é o prazo pertinente a cada um, respectivamente?
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Planejamento operacional (curto prazo), planejamento tático (médio prazo) e planejamento estratégico (longo prazo).
	Resposta Correta:
	 
Planejamento operacional (curto prazo), planejamento tático (médio prazo) e planejamento estratégico (longo prazo).
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o processo de planejamento da administração da produção, normalmente, é dividido em três: planejamento operacional (curto prazo), planejamento tático (médio prazo) e planejamento estratégico (longo prazo).
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando se fala a respeito de desenhar ou de desenvolver uma estratégia, de forma resumida, infere-se que as empresas possuem planejamento, conhecem as suas potencialidades, limitações e falhas, para, então, poderem estabelecer objetivos e traçar as suas metas na busca do alcance de tais objetivos, implicando resultados diferenciados. O planejamento abrange a determinação de objetivos e planos. A partir do exposto, assinale a alternativa que contempla os planos nesse contexto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Interpretação do planejamento: especifica-se como atingir os objetivos, contemplando os recursos e as atividades necessárias.
	Resposta Correta:
	 
Interpretação do planejamento: especifica-se como atingir os objetivos, contemplando os recursos e as atividades necessárias.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o planejamento abrange a determinação de objetivos e planos. Os objetivos indicam as etapas futuras que a empresa precisa alcançar. Os planos são a interpretação do planejamento em registros que fixam como atingir os objetivos, explanando de que maneira os recursos precisam ser destinados e quais atividades precisam ser realizadas.
	
	
	
Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020 14h05min44s BRT

Continue navegando

Outros materiais