Buscar

LEGISLAÇÃO FISCAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO FISCAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1. No âmbito da Seguridade Social, encontramos as políticas públicas associadas a três áreas. Assinale a alternativa que não seria uma política pública da Seguridade Social:
a) Implementar um sistema integrado de gestão de leitos disponíveis por especialidade médica nos hospitais públicos sob a gestão do SUS.
b) CERTO Promover a segurança pública por meio de sistemas integrados nacionalmente para gestão e controle de ocorrências.
c) Alterar os limites e os valores relacionados ao seguro-desemprego.
d) Permitir a acumulação do BPC-LOAS com bolsas de estudo relativas a programas de primeiro emprego.
2. No que concerne ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), é correto afirmar:
a) Deve ser pago a todas as pessoas que apresentem deficiência.
b) É devido a quem tem renda familiar total inferior a 1 (um) salário mínimo.
c) CERTO Pode ser pago a duas pessoas maiores de 65 anos, no valor de 1 (um) salário mínimo para cada, ainda que residam juntas.
d) Dispensa o registro da família no Cadastro Único (CadÚnico).
3. Sobre a Previdência Social, é correto afirmar que:
a) Sempre houve proteção dos trabalhadores em relação a acidentes de trabalho, ainda que, no início, o custeio fosse pelo Estado.
b) A proteção previdenciária para os trabalhadores urbanos e rurais iniciou de forma simultânea, ainda que com benefícios distintos.
c) A criação de um plano unificado de benefícios só foi possível com a criação do INSS.
d) CERTO A cobertura dos empregados não vinculados a um regime próprio de previdência é sempre feita pelo RGPS, cuja administração compete a uma autarquia federal.
4. Sobre os princípios que regem a Previdência Social, não é correto afirmar:
a) CERTO Quando não puder ser feita a verificação automática pelos sistemas do INSS, é exigível a apresentação de CND ou CPD-EN para o recebimento da primeira parcela do benefício previdenciário concedido.
b) A irredutibilidade do valor nominal dos benefícios é um princípio que alcança tanto os benefícios previdenciários quanto os assistenciais.
c) O princípio da equivalência dos benefícios para populações urbanas e rurais não significa igualdade no valor dos benefícios, mas exige que o tratamento dirigido às áreas rurais e urbanas seja uniforme.
d) Não se aplica o princípio da anterioridade de exercício às contribuições sociais, ou seja, pode ocorrer a cobrança de uma nova contribuição social dentro do mesmo ano base em que foi instituída.
5. Em relação ao Regime Geral da Previdência Social, é correto afirmar que:
a) Caso haja demissão com justa causa por cometimento de crime do empregado contra a empresa, perderá o trabalhador o tempo contributivo desse vínculo para fins previdenciários.
b) CERTO Ainda que ganhe valores acima de 40 salários mínimos, o empregado apenas contribui para o RGPS até um limite, definido anualmente por portaria.
c) Aos segurados é garantida a paridade de remuneração quando se aposentam por acidente do trabalho.
d) Ao possuir dois vínculos, poderá o segurado optar por contribuir por um deles, o que lhe for mais vantajoso.
6. Sobre os aspectos gerais dos benefícios do RGPS, não é correto afirmar:
a) Há diferentes períodos de carência, a depender do benefício pleiteado.
b) Período de Graça pode ser definido como o período em que o segurado mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições.
c) O período básico de cálculo (PBC) dos benefícios do Regime Geral compreende as contribuições vertidas ao sistema, mas nem sempre contempla a vida laborativa inteira do segurado.
d) CERTO Para o segurado facultativo, a relação previdenciária se inicia no dia em que ocorre sua inscrição perante o INSS, ainda que ocorra atraso na primeira contribuição vertida.
7. As aposentadorias são um dos principais benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Sobre elas, é possível afirmar corretamente que: a) O requisito etário (atingimento de certa idade) não se aplica à aposentadoria por tempo de contribuição, independentemente da data em que o segurado complete as contribuições necessárias para o gozo do benefício.
a) O requisito etário (atingimento de certa idade) não se aplica à aposentadoria por tempo de contribuição, independentemente da data em que o segurado complete as contribuições necessárias para o gozo do benefício.
b) CERTO A perda da qualidade de segurado não influencia na concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade.
c) O fator previdenciário deixa de existir depois da Reforma da Previdência para os novos segurados (que entrarem no RGPS depois da EC 103/19) e de acordo com as regras de transição (para os que já estavam vinculados ao RGPS quando foi publicada a EC 103/19).
d) O segurado especial, o contribuinte individual e o segurado facultativo têm direito à aposentadoria por tempo de contribuição, caso contribuam com alíquota de 11%.
8. Em relação aos benefícios não programados, assinale a alternativa incorreta:
a) Os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, o auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, exigem que a incapacidade ocorra depois da vinculação ao RGPS.
b) É possível a concessão de benefício por incapacidade até mesmo para o segurado facultativo que exerça apenas atividades domésticas no âmbito de sua própria residência.
c) Quem sofre acidente de qualquer natureza, ainda que não seja caracterizado como acidente do trabalho, é dispensado do cumprimento de carência.
d) CERTO O valor de auxílio-doença pago pelo INSS às diversas categorias de segurado não engloba os primeiros 15 dias de afastamento.
9. Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos aspectos dos sistemas de prova e sua relação com o Direito Previdenciário.
a) Prevalece o sistema do livre convencimento motivado, em que o julgador considera as provas determinadas pela lei e as usa livremente na fundamentação de sua decisão.
b) Tendo em vista que, no Direito Previdenciário, certos fatos da vida laborativa são provados preponderantemente, em certa época, através de certos documentos, o sistema probatório que prevalece é o da prova tarifada.
c) CERTO Apesar de o sistema do livre convencimento motivado prevalecer no Direito Previdenciário, há, conforme o benefício pretendido, maior credibilidade de certas espécies de prova.
d) O sistema da íntima convicção, apesar de não ser regra no Direito Previdenciário, pode, ocasionalmente, nortear o julgamento sobre existência de união estável em requerimentos de pensão por morte.
10. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa incorreta sobre os princípios que regem o Processo Administrativo Previdenciário (PAP).
a) CERTO O PAP observa o princípio do impulso, cabendo ao requerente (interessado) impulsionar o processo e promover as diligências para provar seu direito perante o INSS.
b) O princípio da motivação tem estreita ligação com os princípios da ampla defesa e contraditório.
c) Caso exista a possibilidade de conceder mais de um benefício, o INSS tem o dever de informar ao segurado sobre o benefício mais favorável, ainda que inicialmente tenha sido pedido outro benefício e isso venha a acarretar mais despesas para a autarquia.
d) É corolário do princípio da primazia da verdade material que o analista determine provas que entenda úteis, ainda que não requeridas pela parte.

Continue navegando