Buscar

POSTAGEM_1_PEID

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Nomes: Edineia Campos De Oliveira RA: 2042177
 Jeanny Cunha Da Silva RA: 2039987 
 Rawan David Bezerra De Paiva RA: 2046598
Polo de Acrelândia – Acre
2020
 
 SUMÁRIO
 
1.REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS 
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
 Reflexões sobre o texto...............................................................................3 
 1.2 O Fax do Nirso
 Reflexões sobre o texto...............................................................................3
 1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo) 
 Reflexões sobre o texto..............................................................................4 
 1.4 Uma Pescaria Inesquecível 
 Reflexões sobre o texto..............................................................................4
 1.5 A Folha Amassada 
 Reflexões sobre o texto...............................................................................5
 1.6 A Lição dos Gansos 
 Reflexões sobre o texto...............................................................................5
 1.7 Assembleia na Carpintaria 
 Reflexões sobre o texto...............................................................................5
 1.8 Colheres de Cabo Comprido 
 Reflexões sobre o texto...............................................................................6
 1.9 Faça Parte dos 5% 
 Reflexões sobre o texto...............................................................................6
 1.10 O Homem e o Mundo 
 Reflexões sobre o texto.............................................................................7
 1.11 Professores Reflexivos 
 Reflexões sobre o texto.............................................................................7
 1.12 Um Sonho Impossível? 
 Reflexões sobre o texto.............................................................................8
 1.13 Pipocas da Vida 
 Reflexões sobre o texto.............................................................................8
2.0 REFERÊNCIAS...............................................................................................8
 
1 REFLEXÇÔES REFERENTE AOS 13 TEXO 
1.1 Educações? Educação: aprender com o índio 
É necessário entender que não há um padrão, um único modelo de educação. Vivemos em um mundo rico em diversidade cultural, e que cada uma delas, adequa a sua aprendizagem ao seu estilo de vida, para suprir a necessidade de cada povo.
O texto cita que alguns jovens índio, saíram da sua aldeia e foram estudar com os “brancos” para receber uma “educação correta”, e ao retorna as origens eram ditos como “inúteis” para a aldeia, pois perderam a sua cultura e não aprenderão o que era necessário para a sua sobrevivência e a do seu povo.
 É importante ressalta que apesar de existi inúmeras formas de aprendizado, a escola tem uma grande importância na inserção da criança a um círculo social, para que assim ela tenha contato com a diversidade e aprenda conceitos básico para a vida em sociedade.
Devemos sempre buscar outras forma de aprendizado, e para que isso ocorra é necessário que o professor, a escola, a família e a comunidade estejam sempre juntas, assim o conhecimento obtido na sala de aula não será único na formação de cidadão 
1.2 O fax do Nirso
 Analisando o competitivo mercado de trabalho, vemos que empresas cada vez mais buscam profissionais com um diferencial para ocupar determinados cargos. Esse diferencial, citado acima, é representado por um determinado gral formação, ou seja, por um ou mais diplomas. Sendo assim, essa grande procura por profissionais com melhores qualificações, nos faz esquecer de fatores primordiais que realmente contribui para o bom desenvolvimento de uma empresa, fatores os quais podem ser citados: esforço, força de vontade, desenvoltura, a vivencia, o conhecimento a carisma, entre tantos outros que não são conquistados através de um diploma. 
O texto “O fax do Nirso” nos traz um claro exemplo do que foi dito acima. A dificuldade de Nirso com a ortografia foi muito explicita desde o primeiro fax. Mas mesmo assim, Nirso conseguia se destaca e atender todas as necessidades da empresa. Ao final do texto, o diretor leva o fax do Nirso até o presidente da empresa, e a sua posição surpreende a todos, pois ele reconhece que apesar do déficit de letramento de Nirso ele é um excelente profissional, e que é mais fácil treinar o Nirso pra melhorar a escrita, do que perder um ótimo vendedor. 
Devemos deixar bem claro que a educação escolar é muito importante para o desenvolvimento profissional, mas quero ressalta que ela não é a única base, que devemos ter, para alcançar o sucesso daquilo que se faz. 
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
A grande maioria da população já deve ter ouvido a tradicional história da chapeuzinho vermelho. Esta história embora tenha os mesmo princípios da tradicional, ela foge dos padrões, pois nela é apresentada a versão do lobo sobre os fatos ocorridos.
O conhecimento que podemos tirar dessas duas histórias e trazer para nosso cotidiano, é de que não existe uma verdade abstrata, ou seja Quando se fala de histórias pode haver inúmeras formas de interpretação. Sempre devemos instigar nossa curiosidade e ouvir os dois lados do fato. 
Este texto se trazido para o ambiente escolar, também nos serve de parâmetro referencial. O educador não deve apresentar apenas sua opinião ou a do autor como verdade absoluta. É dever do educador, atiçar a curiosidade, indagar o educando a tirar suas próprias conclusão. 
1.4 Uma pescaria inesquecível
A ética é o conjunto de valores e princípios fundamentais para a conduta humana na sociedade. A ética consiste em fazer o que é certo, mesmo que não haja ninguém por perto observando, pois mesmo que não haja um observado, nossa consciência estará conosco por toda nossa vida. 
 Ao lermos o texto, vemos com clareza como um simples gesto de ética moral pode molda o caráter e marca a vida de uma pessoa. A ética vem de berço, devemos aprender seus princípios desde nossa infância, para que assim possamos colocar em pratica e moldar nossas atitudes, contribuindo para uma sociedade moralmente justa.
1.5 A Folha Amassada 
Todos nós nos consideramos preparados pelo simples fato de ter escolhido a profissão de educador, entretanto sabemos que teremos grandes desafios, desafios os quais podemos vencer com garra, força de vontade e o amor pela profissão. 
Como foi mencionado no texto, temos que ter calma, pois se agirmos de modo explosivo, podemos nos arrepender e não teremos como voltar atrás, pois palavras ditas e ações feitas não tem como voltar, e as vezes deixamos grandes marcas negativas em nossos alunos. 
Um aluno problema é aquele que padece de certo distúrbios psicopedagógico, distúrbios esses que podem ser de natureza cognitiva ou de natureza comportamental, e nessa categoria enquadra-se o conjunto de ações que associamos usualmente à indisciplina. É preciso que o professor compreenda que o aluno explosivo é o porta-voz da turma. Contudo é preciso que o professor desenvolva competência e prazer, com generosidade ao lidar com aluno explosivo.
 1.6 Lições dos gansos 
Do mesmo modo que os gansos são uma equipe, todos nós do âmbito escolar devemos trabalhar em equipe, pois assim iremos atingir os nossos objetivos e beneficiar a todos de forma mútua. 
O texto cita que “Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume os gansos que voam rumo ao sul.” Trazendo isso para o nosso cotidiano vemos que tudo na vida necessita de liderança, e que devemos sempre estar preparados para assumir a liderança, liderando o grupo ao alcance dos objetivos. Assim como os gansos de traz gritão encorajando os que estão á sua frente, sempre devemos gritar palavras que encorajamnossos líderes.
 É dever do professor estimular e encorajar seus alunos, mostrando que são capazes e que conseguem vencer qualquer situação, pois assim serão grandes cidadãos.
 1.7 Assembleia na Carpintaria 
Ao analisar o texto percebemos a importância do trabalho em grupo, e que cada indivíduo, mesmo com os seus respectivos defeitos tem muito a oferecer, basta saber trabalhar as suas qualidades. Assim como notamos os defeitos, devemos notar as qualidade que cada indivíduo tem a nos oferecer, para que possamos evoluir.
Numa sala de aula, é importante que o professor saiba reconhecer a qualidade e os defeitos de cada aluno, enaltecendo as qualidades e trabalhando os defeitos para que possam ser melhorados.
1.8 Colheres de Cabo Comprido
Ao refletir sobre o texto nos deparamos novamente com o trabalho em equipe. Um trabalho em equipe é a prática de integração entre membros de uma mesmo grupo, onde os mesmo irão executar tarefas simples, ágil e irão gerar um resultado melhor.
Para que haja a formação de uma equipe, é necessário que haja um líder, e o professor é um bom exemplo. Enquanto professores, temos que estar preparados para liderar nossos alunos transmitindo nossos conhecimentos adquiridos em nossa formação superior, e do nosso cotidiano.
1.9 Faça parte dos 5%
I. O que me fará acreditar que faço parte dos cinco por cento? 
II. Será que apenas os cinco por cento farão diferença? Ou cada um fará a diferença do seu modo e na sua concepção? Para que haja sempre um equilíbrio social?
III. E se realmente apenas cinco por cento fazem a diferença, eles farão a diferença em quaisquer circunstancias e áreas que lhes forem necessárias ou em algo específico? 
IV. Será que todos nós não pertencemos a uma classe de cinco por cento, entretanto, por alguns não estarem atuando nas classes às quais pertencem acabam criando uma falsa ilusão de que fazem parte de um grupo que está ali apenas para existir? E se sim, essa porcentagem de cinco por cento não deixaria de existir ou mudaria? 
Se continuarmos agindo de forma inconsequente como a grande maioria das pessoas, nos acabaremos como parte daqueles que só estão no mundo para existir. No entanto, para fazermos parte dos 5% é preciso dedicação, dar o melhor de si em tudo que fizer, independentemente da situação em que esteja. Ou seja, se realmente desejarmos fazer parte dos 5% que fazem a diferença, temos que procurar ser pessoas especiais, dedicados em tudo que fizermos, empenhados em sempre oferecer o melhor e da melhor forma. Caso contrário, simplesmente nos tornaremos parte da sociedade que está ali apenas para fazer volume.
1.10 O homem e o mundo
Todos nós sabemos que na vida real uma criança não é capaz de mudar o mundo, mas ela consegue, no texto, de certa formar observar que o homem precisa ser mudado! E isso nos leva a outros pensamentos: 
Será que o mundo realmente precisa de mudança? Ou somos nós quem precisamos mudar? Por quê, do que adiantaria um mundo diferente e com pessoas com as mesma atitudes de sempre? No final tudo voltaria a está como antes.
A verdadeira mudança acontecerá quando percebermos que o mundo reflete àquilo que nós transmitimos, Então a parti do movimento em que olharmos para nós e nos entendermos e entendermos que somos nós quem precisamos de mudança, automaticamente o mundo mudará. 
1.11 Professores Reflexivos
 
A uma forte relevância na forma com a qual somos habituados a sermos tratados. Pessoas acostumadas com uma recepção repleta de informações também tornam-se pessoas recheadas de informações para compartilharem, transformando-se, portanto, uma pessoa mais associável. E vamos além, no texto é aberto uma discussão aonde se questiona a mudança de um aluno para outra classe ou escola. Sabemos, entretanto, que essa é uma realidade vivida em muitas escolas, que alunos novos na classe muitas vezes são privados de informações e conteúdo, dificultando até mesmo sua socialização com os demais membros da classe. Portanto, o professor deverá estar atento a essas manifestações em seus alunos, tentando proporcionar uma melhor adaptação à classe. 
1.12 Um sonho impossível?
Desde os mais extremos aos mais bem sucedidos, é provável que todos sonham com seus filhos se formando em uma boa faculdade. E nas famílias de uma classe de mais baixa renda sonham ao menos com um bom ensino para seus filhos na escola. Mas ao relacionarmos isso com a desigualdade no Brasil, podemos dizer que esse é um sonho possível para poucos. A desigualdade desencadeia inúmeras barreiras que nos restringem de recebermos no mínimo uma boa educação, por nos proporcionar momentos difíceis, forçando muitos pais a deixarem a educação de seus filhos de lado, focando apenas no trabalho que lhe permite ganhar seu o alimento. 
1.13 Pipocas da vida
Todo processo de amadurecimento é dificultoso e doloroso! A sociedade sempre é formada por pessoas já amadurecidas e outras que precisam passar pelo processo de amadurecimento. Entretanto, existem muitas pessoas que se negam a passar por esse processo, se fecham em seu mundo e se privam das mudanças que o "fogo" oferece. Uma total mudança só é possível quando somos forçado a querer mais, a sermos mais, a sonharmos com algo novo e diferente. Caso contrário continuaremos dentro da casca, acreditando que àquele é o nosso lugar e que não precisamos de mudança. 
2.0 Referências
Prática de Ensino – Introdução à Docência – Livro-Texto
Autor: Prof. Wanderlei Sérgio da Silva 
Universidade Paulista – UNIP Interativa
 https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-paulista/pratica-de-ensino-introducao-a-docencia/pratico/postagem-1peid-primeira-atividade-de-pratica-introducao-a-docencianota-na-atividade-0805analise/4923820/view
2

Continue navegando