Buscar

Resenha IBF

Prévia do material em texto

Nome: Stephany Amorim
Curso: Gestão de recursos humanos
Disciplina: Atividades complementares – Gestão de talentos e de pessoas
O presente trabalho acadêmico tem como finalidade montar um organograma no que tange a gestão de talentos e de pessoas. Cabe ressaltar que não é uma tarefa simples, pois lidamos com comportamentos. 
Primeiramente vamos entender o que é um talento. Talento é uma pessoa que se identifica com a política, missão, visão, valores éticos, e econômicos da empresa. Possui qualificação e potencial para ajudar no desenvolvimento da companhia. Denota-se que o talento percebe o que deve ser feito e executa suas tarefas com aptidão, presteza e otimiza seu tempo tanto na esfera profissional quanto na pessoal. 
As empresas no momento atual estão em busca de novos talentos para a ocupação e desenvolvimento dos setores. 
Nos moldes dos vídeos indicados, podemos fazer uma analogia nos termos de gestão de talentos e de pessoas como um conjugado de fatores que fazem com que seja almejado o sucesso das pessoas (profissional) e empresarial. 
Com base no vídeo o papel do RH na gestão de talentos e explanação fantástica de Werusca de Freitas gerente de RH da empresa JBS, primeiro a empresa tem que ser muito transparente com os colaboradores, ou seja, mostrar que a empresa possui uma estrutura que possibilita o crescimento. Demonstrar que possui uma teia de carreiras onde o colaborador de acordo com o seu conhecimento poderá não seguir um movimento normal de crescimento, mas sim, pular alguns degraus para almejar uma posição em destaque juntamente com um salário adequado e justo para a função desempenhada. 
Muitas vezes a retenção de talentos é uma tarefa árdua, pois temos alguns fatores preponderantes no cultivo desses talentos, a concorrência que está sempre de “olho” nesses colaboradores e outro ponto é o seu gestor, aonde esse colabora indiretamente para a saída do talento. Muitas vezes achamos que o colaborador quer sair da empresa para ir em busca de um salário maior. Após muitas entrevistas na vida real me refiro, os colaboradores estão em busca de respeito, reconhecimento do trabalho desempenhado, educação, ai sim um salário justo. O salário ajustado nem sempre é um fator decisivo para manter esse funcionário na empresa. Dessa forma, um erro grave que normalmente é cometido por algumas empresa é colocar alguém no cargo de chefia/gerencia que não tenha habilidade em lidar com pessoas. 
Ressaltamos que as empresas na sua realidade estão em busca de talentos, mas é notória que a realidade não é essa. Por esse motivo, um bom gestor de recursos humanos tem que estar atendo na realidade te todos os colaboradores não deixando a produção seja qual for o seguimento da empresa virar rotina, devendo com isso estar oxigenando esses colaboradores para uma maior produção e aguçando novos estímulos. 
Após extraordinária apresentação de Ruy ilustrando sua passagem pela empresa GVT, onde duraram dois dias, podemos analisar que para o sucesso da empresa tem que ter uma escolha afiada da equipe, pois serão através dessa equipe de pessoas comuns que serão obtidos grandes resultados. 
Sendo assim podemos elencar alguns pontos que podem estimular a equipe: 1) clareza na entrega (prazo, custo, tempo, etc), 2) conhecimento mínimo e necessário na área de atuação, 3) será que o colaborador está no lugar certo para desempenhar essa atividade, 4) será que ele já recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, 5) será que a equipe reconhece a preocupação do gestor com elas e não uma preocupação somente com os resultados, 6) será que a equipe é formada por um time, 7) as opiniões dos colaboradores são levedas a sério, 8) será que as pessoas sentem que seu trabalho é importante, 9) será que meus colegas estão preocupados em fazer uma entrega e uma execução perfeita, 10) amigos trabalhando no mesmo ambiente de trabalho isso pode ser mais atrativo, 11) conversar sobre o progresso da empresa e 12) será que o meu trabalho está me ajudando a crescer continuamente na minha carreira.
Por fim, não podemos esquecer que o sucesso da empresa depende sempre da sua equipe. Aplicando esse questionário na sua empresa além de estar em sintonia com a equipe, você estará aumentando a sua produção e atento aos novos talentos.
Referências bibliográficas: 
< https://lms.unimestre.com/lms/sala/1690051/Ewieu0WRumeMViBA > Acesso em 25.07.2020.
< https://lms.unimestre.com/lms/sala/1690051/Ewieu0WRumeMViBA > Acesso em 26.07.2020.
< https://lms.unimestre.com/lms/sala/1690051/Ewieu0WRumeMViBA > Acesso em 28.07.2020.
< https://lms.unimestre.com/lms/sala/1690051/Ewieu0WRumeMViBA > Acesso em 02.08.2020.

Continue navegando