Buscar

2ª postagem projeto gestão atual

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA –
GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
PROJETO ARTE E CULTURA: UM MUNDO DE OPORTUNIDADES
DEBORA CRISTINA BECKER				 RA: 1711408
GEVANIR BAMBIL DA SILVA 			 RA: 1832883
LUCIA CORREIA DE MELO			 	 RA: 1776201
MARIA CAVALCANTE S. SANTOS MACHADO 	RA: 1780306
POLO DE COLIDER MT
2020
1. TEMA 
 ARTE E CULTURA:
 UM MUNDO DE OPORTUNIDADES 
2. SITUAÇÃO PROBLEMA:
 
Arte e cultura, é um tema importante a ser trabalhado pois é muito próximo da realidade dos alunos. 
O projeto com o tema arte e cultura dentro do contexto chama a atenção por ser um conteúdo próximo da realidade das pessoas comuns, uma arte que pode ser colocada ao alcance de todos, principalmente dos alunos, professores e equipe gestora. 
A motivação para escolher esse projeto arte e cultura foi o despertar nos alunos uma vontade de trabalhar e estudar arte. Chamando atenção para uma arte comprometida com a sua cultura, com seus costumes com suas crenças e seu modo de vida mostrando que arte é produtora de cultura e que através dela podemos expressar nossas opiniões e anseios. 
3. JUSTIFICATIVA 
O projeto arte e Cultura promove o desenvolvimento dos alunos de forma integral, por estar inserido em um ambiente com várias propostas lúdicas, ao mesmo tempo não deixando de lado o educativo. Pois é de suma importância cultivamos as culturas existentes de cada região. Como temos alguns meses do ano que somos agraciados com atividades culturais, como por exemplo, folclore brasileiro, dia dos pais, dia do soldado, festas juninas, entre várias outras, aproveitamos para trabalhar as lendas, parlendas, mitos da cultura popular brasileira e também as cantigas de roda que são riquíssimas e muito importantes para todos. 
Todos nós já fomos crianças e é sempre muito bom lembrarmos da nossa infância, de todas as brincadeiras, contos, cantigas, as tradições culturais e de todas as descobertas que fizemos. Nos faz perceber que podemos resgatar essa infância que desenvolve os eixos temáticos da educação infantil. 
Sendo assim, trabalhar com essas artes, com esses temas da literatura, nos traz a possibilidade de explorar as competências e as habilidades dos alunos do ensino fundamental I, transformando toda essa aprendizagem em um verdadeiro conto de fadas. 
O aluno de hoje integrado a todos os meios de informações do mundo globalizado podem ser tocados de maneira simples dentro da sala de aula. Como as artes plásticas por muitos foram encaradas como algo muito longe da realidade de pessoas comuns essas que tem seus costumes e sua cultura muitas vezes não são reconhecidas como produto cultural e artística de um povo, este projeto visa levar a arte e a cultura para sala de aula de forma simples e acessível aos alunos, colocando a arte em seu meio social e ao alcance de seus estudos. 
Nos últimos tempos observa se que a arte e a cultura do nosso povo vem caindo, o eixo central da cultura e das crenças do nosso povo encontrasse em decadência, em razão disso todos que fazem parte de uma educação progressiva, diferenciada e prazerosa preocupados em manter viva suas histórias uniram se em perspectiva desse projeto, a equipe gestora pretende dar ensejo ao resgate da nossa cultura popular, proporcionando assim a valorização da arte e da cultura.
4. PUBLICO ALVO:
Equipe gestora, alunos ensino fundamental I, Professores, pais e comunidade escolar.
5. OBJETIVOS GERAIS:
Resgatar e envolver a cultura popular brasileira, através da arte e da cultura numa concepção interdisciplinar. 
5.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 
· Promover a criatividade de todos os envolvidos. 
· Facilitar o crescimento das suas habilidades e competências culturais.
· Favorecer o conhecimento do seu próprio corpo: força, equilíbrio e flexibilidade. 
· Explorar o espaço físico, através de brincadeiras e jogos. 
· Trabalhar a diversidade cultural. 
· Resgatar as diversas culturas populares brasileiras e regionais. 
6. PERCURSOS METODOLÓGICOS:
O Projeto terá duração de um bimestre. 
Etapa 1: Para o 1º ano (EF) será o Teatro infantil “Reinações de Narizinho” do autor Monteiro Lobato. Esta atividade proposta pelo Gestor Escolar visa desenvolver o reconhecimento de sua própria imagem. O desenvolvimento da identidade e autonomia, envolve ajudar as crianças a desenvolver o reconhecimento de sua própria imagem. Implica em conhecer seus próprios gostos, preferências, dominar suas habilidades e limites e em toda sua vida social. Ajudando a compreender e comunicar- se com diferentes formas.
 Etapa 2: Para o 2º e 3º anos (EF) propõe-se a Contação de história. As obras lidas serão trabalhadas através de pinturas. Esta atividade tem como objetivo desenvolver a linguagem oral e valorização da arte e cultura. As atividades trabalhadas dentro deste tópico visam desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos, de forma alegre e divertida. Com o objetivo de atrair o desenvolvimento pelo gosto da pintura e da literatura.					 Etapa 3: Para o 4º e 5º anos será Arte Cênicas: Envolverá trabalhar práticas de representação e dramatização como teatros, músicas e danças ou quaisquer outras manifestações artísticas. Este tipo de arte, o estudante poderá desenvolver questões reais e imaginárias, elas envolvem voz, corpo e mente, permitem enxergar novas possibilidades e promovem os relacionamentos.
Etapa 4: Será organizada pelo Gestor Escolar a Noite Cultural, a exposição das atividades culturais realizadas pelos alunos do ensino fundamental I para a comunidade escolar e suas famílias.
7. Recursos:
Será utilizado neste projeto cartolinas, tintas guache, cola, lápis, canetões, tesouras, folhas A4, imagens de revistas de artistas, adereços para apresentações, fantoches entre outras.
8.Cronograma das atividades:
 Na elaboração da pratica do projeto haverá diálogos em salas de aulas do gestor escolar e dos professores com os alunos e juntos construirão o teatro, as literaturas, as músicas e a danças para apresentação, todas as turmas do Ensino Fundamental I estarão envolvidas neste projeto. Cada turma ficará responsável pelo material a ser usado no decorrer dos ensaios e no dia da apresentação; participarão de brincadeiras, músicas, jogos e conhecimentos comuns.
Conhecerão a história da arte e da cultura através de leituras, farão desenhos, serão observados figuras e interpretação das mesmas, criação de desenho através de pinturas, moldagens colagens texturas dentre outros, trabalhos em grupos para desenvolver a valorização da arte e cultura e respeito por estes.
Para a noite cultural serão convidadas a comunidade escolar, professores e funcionários da escola e a família dos alunos para apreciar os trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto.
O projeto será construído durante o bimestre, sendo trabalhado em 39 dias letivos distribuído em 13 dias letivos para cada turma do ensino fundamental I na supervisão e orientação do gestor escolar, ficando divido conforme tabela abaixo:
	ETAPAS
	PERÍODO
	ATIVIDADES
	 1ª Etapa
	13 dias
	 Teatro Infantil: Ensaios da apresentação com o 1º Ano.
	 2ª Etapa
	13 dias
	Contação de histórias- Literatura: Leituras e pinturas.
Apresentações com as turma do 2º e 3º ano.
	 3ª Etapa
	13 dias
	Artes Cênicas: Ensaios de teatro, música, danças com as turmas do 4º e 5º ano. 
	 4ª Etapa
	1 dia
	Noite Cultural: Apresentação dos trabalhos realizados.
 
9 Produto final:
 O Gestor Escolar organizará uma Exposição do resultado do projeto, onde todos serão convidados a participar de uma noite cultural, que acontecerá na escola, ficando exposto trabalhos dos alunos como pinturas colagens e sendo realizado a apresentação do teatro, as danças e contação de história a toda comunidade escolar e seus familiares.
10: Avaliação: 
A avaliação será através de observação da participação ativa de todos os envolvidos durante a realização do projeto, sendo analisada pelo Gestor Escolaro engajamento, o comprometimento e a execução das atividades.
11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SILVA, L. PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO: um peque de oportunidades na educação infantil. 2003 
STABILE, R. M. A expressão artística na pré-escola. São Paulo: FTD, 1998.158p 
CONCEIÇÃO, R. S. G. A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A importância para o desenvolvimento infantil. Instituto Superior de Educação e Ciências. 2015 
Identidade e autonomia. Disponível em: https://primeirainfancia.org.br/o-que-e-identidade-e-autonomia>. Acesso em: 08/03/2020 
Importância das atividades culturais. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-das-atividades-culturais-na-escola>. Acesso em: 09/03/2020

Continue navegando