Buscar

A1-tecnologiagrafica


Prévia do material em texto

O design, bem como os produtos gráficos impressos, tem sua evolução atrelada a fatores que provocam mudanças não só para área, mas também para o contexto social. Como explica Bonsiepe (2011), as tecnologias abarcam uma série não só de artefatos, mas também de processos, criados a fim de produzir mercadorias físicas e/ou semióticas com fortes reflexos na nossa vida cotidiana. Collaro (2012), acrescenta que a evolução dos processos de reprodução gráfica acompanham o desenvolvimento da própria humanidade.
Mesmo vivendo na era digital, os materiais gráficos impressos fazem parte do trabalho do designer e da cultura vigente.
 Levando em consideração o enunciado aqui exposto e o material estudado, reflita e disserte sobre a importância da produção gráfica para a área do design fazendo um paralelo da sua importância histórica com a relevância no contexto atual.
Desde que na antiguidade aprendemos a escrever e expressar nossos sentimentos em forma de desenhos e textos, e Gutenberg nos trouxe a luz de poder ler o que outros artistas escreviam no aconchego do nosso lar (ou onde quisermos) a importância da produção gráfica só aumentou dia a dia, a cada incremento tecnológico incorporado a ela. 
E a necessidade, a dependência que temos dela a faz tão importante.
A produção gráfica tem a mesma proporção de importância para o mundo como o ar para nós. E relaciono nesse momento de pensamento ligando a produção apenas gráfica apenas a embalagem, sem pensar em papelarias de empresas, propaganda com cartazes e simples folders que recebemos no farol.
Consegue imaginar um produto de consumo corriqueiro, talvez diário, que seja vendido sem uma embalagem? Te faço refletir desde o leite, iogurte até um pacote de salgadinho, bolacha, farinha. E podemos ir mais longe, fugindo de embalagens e começando a pensar no produto em si, como um perfume, no livro (que compramos por conta da capa), na camiseta estampada que utilizamos aos finais de semana.
Não consigo acreditar e nem imaginar um mundo onde a produção gráfica seja totalmente esquecida ou trocada por uma nova tecnologia totalmente digital, pois ela não consiste apenas em jornais e revistas, catálogos e flyers. A produção gráfica está em tudo que utilizamos como os copos personalizados que ganhamos de nossos entes/amigos queridos, na formica impressa imitando madeira de nossos móveis entre outras tantas coisas que poderia passar umas 72 horas apenas falando sobre produtos que utilizam da produção gráfica.
E em meio a essa pandemia, onde acreditava-se que o meio digital dominaria por conta do isolamento social e do perigo da contaminação, percebemos que não há nada mais humano do fazer coisas manuais e poder “tocar” em coisas reais e não só criar e receber por TV, celular, vídeo game ou tablet, e nos pegamos comprando papéis coloridos, pintando e desenhando com nossos filhos, escrevendo cartinhas com desenhos sentimentais mais que especiais para entregar para quem amamos pelo correio, para que experimentemos, mesmo a distância, o calor do amor naquela obra de arte.