Buscar

Educação e Diversidade Prova Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A escola é o espaço considerado mais adequado para se discutirem os comportamentos e os papéis dos homens e das mulheres, na sociedade. Assim, na sala de aula, meninos e meninas deveriam descobrir suas representações acerca das questões de gênero. Por isso, a construção do que se espera, comportamentalmente, dos meninos e das meninas é uma construção cultural, e ela determina o que um e outro pode ou não fazer. De um modo geral, poder-se-ia dizer que os professores, na sala de aula e no ambiente escolar em geral, poderiam contribuir para alterar as relações de gênero. Disserte sobre como as diferenças poderiam ser superadas no ambiente escolar.
	Resposta Esperada:
A socialização das crianças ocorre, em geral, na família e na escola, o que pode contribuir para a construção das desigualdades. É possível criarem-se, seja na escola ou na família, atividades que contribuam para que se estabeleça a igualdade entre os diferentes gêneros. Principalmente na escola, com vistas a que se estabeleça a igualdade de gênero nas relações, há necessidade de uma pedagogia que promova a reflexão acerca das diferenças, atribuindo a estas o seu valor, com vistas à promoção da igualdade.
	2.
	As diferentes culturas trazem variações nas características e na formação de identidades sociais. Essas diferentes identidades se expressam num coletivo. Isso porque, segundo Araújo (2015), as pessoas convivem em ambientes diferentes e acabam desempenhando diversificados papéis, formando um complexo de características. Descreva como pode ser reconhecida essa identidade social, exemplificando.
FONTE: ARAÚJO, M. F. Juliane. Identidade Social. 2015. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/identidade-social/>. Acesso em: 10 out. 2017.
	Resposta Esperada:
A identidade social se refere aos diversificados papeis que desenvolvemos na sociedade. Por exemplo, podemos ser mãe, professora, estudante, vereadora, voluntária, muçulmana. Nos formamos na relação com o outro, e essas diferentes atuações no mundo nos abrem múltiplos olhares sobre os diferentes contextos que nos cercam.

Outros materiais