Buscar

Vantagens e desvantagens do concreto pré moldado

Prévia do material em texto

Vantagens e desvantagens do concreto pré-moldado
Vantagens
Facilita as etapas de logística e gestão de obras: Utilizando o concreto pré-fabricado a primeira vantagem está em prever a construção do empreendimento, facilitando as etapas de logística e gestão de obras. Em outras palavras, o projeto arquitetônico, os cálculos estruturais e a fabricação de todas as peças são executados obedecendo as normas e os objetivos do projeto. Com isso é possível prever os custos gerados durante a construção.
Previsibilidade de custos: Com o planejamento adequado, sabe-se exatamente o valor de cada estrutura, diminuindo as chances de imprevistos de ordem financeira com relação ao concreto durante a execução do projeto, melhorando assim o custo-benefício do empreendimento.
Economia: Uma vez que o concreto pré-fabricado elimina e agiliza processos da construção, economiza-se na compra de outros materiais — como já vêm praticamente pronto, muitos insumos tornam-se desnecessários, gerando economia de custos.
Por reduzir e dinamizar as etapas do empreendimento, as despesas são diminuídas em relação ao quadro de funcionários. É reduzida a necessidade de contratação de trabalhadores para exercer as funções que aumentavam os investimentos das construtoras.
Otimiza a gestão de obras: As obras, em geral, demandam muitas tarefas e trabalhos complexos, dificultando sua gestão. O uso desse tipo de concreto, evita algumas etapas e facilita a administração de todos os trabalhos, tornando a construção mais flexível. Por ter um empreendimento de rápida execução e econômica, o lançamento do imóvel também sai mais cedo, gerando antecipadamente os lucros para a empresa.
Flexibilidade na execução: O concreto pode ter até 30 metros de vão livre. Com isso, é possível aplicar técnicas de engenharia que permitem a realização de cálculos e distribuir correta — e de diversas formas — os pesos e as necessidades de cada estrutura da obra. Assim, consegue-se moldar cada parte da obra e aplicá-la rapidamente.
Rapidez na execução de tarefas: Como as peças vem praticamente prontas, é possível montar rapidamente cada parte da obra, como fundação da laje, vedação, cobertura e qualquer outro trabalho que necessita do material. Com essa vantagem, a construção fica mais rápida e garante uma boa economia na obra.
Segurança e Higiene: A fabricação e montagem proveem mais segurança e organização à obra. Pela sua rapidez e facilidade, os trabalhos diretos com a construção se tornam mais seguros e higiênicos, obedecendo as normas técnicas de segurança e higiene do trabalho.
Qualidade: Uma vez que as peças são produzidas em uma usina especializada, há um rígido controle de produção que obedecem as normas impostas pela ABNT. A empresa utiliza os mais sofisticados procedimentos definidos pelo ISO 9001, por exemplo, que agregam maior qualidade ao produto, respeitando o meio ambiente.
Aumenta a sustentabilidade da obra: A responsabilidade ambiental é outra vantagem do concreto pré-fabricado. Durante sua fabricação, são utilizados materiais recicláveis e de pouco impacto ambiental. Os processos aplicados não causam desperdícios de matéria-prima, diferente das formas convencionais de produzir o concreto. Logo, é uma opção bastante sustentável para sua empresa.
Desvantagens
Mão de obra qualificada: Um dos grandes desafios da utilização dos pré-moldados é a necessidade de mão de obra qualificada. Assim, considerando que o sistema está se instalando no país, em algumas regiões pode ocorrer a falta de profissionais especializados. 
Limitação arquitetônica: Em uma construção tradicional, o cliente possui a liberdade de modelar o seu projeto da forma que quiser. Entretanto, no caso dos pré-moldados, as empresas apresentam em seu portfólio uma quantidade de modulações disponíveis para escolha. Assim, o cliente deverá se os modelos de plantas propostos estão de acordo com as suas necessidades.
Limitação para futuras alterações: Alterar o layout de uma obra convencional não é simples e em um projeto pré-moldado torna-se ainda mais complicado realizar futuras reformas ou ampliações. Dessa forma, qualquer possível alteração deve ser planejada desde o início da obra para evitar complicações.
Disponibilidade: A implantação desse método construtivo ainda está adentrando no mercado brasileiro, sendo necessário analisar sua disponibilidade na região. A indisponibilidade à logística de transporte pode tornar o projeto economicamente inviável se não houver empresas próximas oferecendo o serviço.
Investimento inicial: Em uma construção convencional as despesas são geradas conforme ocorre a evolução da obra. Assim, é possível inclusive interrompê-la para dar continuidade no futuro. Já as construções com pré-moldados exigem um investimento inicial alto para a fabricação dos painéis. Fato que pode ser um grande ponto negativo para começar a sua obra. Entretanto, isso evita a possibilidade de surpresas desagradáveis de caráter financeiro no decorrer da construção.

Continue navegando