Buscar

Cozinha das Américas Aol 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Abacate com tomate, tortillas de milho, carne com feijão e o toque picante da pimenta… é diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, mas é justamente essa diferença que torna os pratos da culinária mexicana tão interessantes.
Marcada pela miscigenação cultural, a gastronomia do México começou a ganhar forma com os astecas e com os maias, que possuíam certas práticas agrícolas e já preparavam seus alimentos. Com a chegada dos espanhóis, novas técnicas foram incorporadas, o que possibilitou o desenvolvimento da culinária do país.
“Ela não deixa de ser uma comida de origem indígena, já que grande parte dos ingredientes é baseada em grãos” chef Nelson Eufracio.
Uma característica marcante da cozinha é a sensação de ardência. “A variedade de pimentas possibilita sabores muito peculiares. Utilizamos pimenta de todos os tipos, em todas as comidas, de sopas a carnes, aves e peixes”. O feijão também está presente em quase todos os pratos. “No geral, é preparado como Frijoles Refritos, ou seja, frito e misturado com banha animal cozida. ”
Claro que o gosto umami não poderia faltar. O milho é a base para praticamente todos os pratos e para o ingrediente mais consumido pelos mexicanos: as tortillas. “Há uma grande variedade de milhos no México, então é possível utilizá-lo de diversas maneiras”.
O México pode ser considerado um paraíso para a gastronomia. Dotados de extrema criatividade, os mexicanos adoram comer. E qualquer mexicano entende de comida e tem seu segredinho para qualquer prato.
A cozinha mexicana consegue aliar sabores fortes e infinitas combinações de ingredientes de maneira simples. Isso tudo é resultado da influência de nações indígenas milenares como os astecas e maias, associadas a novos ingredientes e técnicas trazidas por colonizadores europeus no século XVI.
A culinária mexicana será reconhecida como mais complexa e com mais variações - em vez de sempre ser picante e pesada.
“À medida que avançamos em 2020, estou animado para ver um novo e grande apreço pela cozinha mexicana, pois sua posição no mundo da culinária continua a ser elevada”, comentou o Chef Aarón Sánchez, conhecido por seus vários programas de televisão, tanto em inglês quanto em espanhol. "Existem muitos chefs talentosos que estão preparando pratos, métodos e ingredientes tradicionais em um espírito de reinvenção ou criando pratos inteiramente novos."
Para Sánchez, o que vem a seguir na culinária mexicana é uma plataforma que destaca essas tendências e inspira todas as pessoas, de diferentes nacionalidades, a explorar a culinária mexicana.
“Não há nenhum jovem chef em Los Angeles que não tenha visitado a Cidade do México recentemente, porque certamente é um centro gastronômico muito importante”, acrescentou o Chef Thomas Ortega. “A culinária mexicana não é simples, não é diferente da francesa ou de outras muito celebradas, pode ser tão complexa quanto queremos”.
Pimenta e alimentos umami, como o milho, são marcas da culinária mexicana.
 Abacate com tomate, tortillas de milho, carne com feijão e o toque picante da pimenta… é diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, mas é justamente essa diferença que torna os pratos da culinária mexicana tão interessantes.
A tendência da cozinha mexicana no Brasil, as tortilhas a base de milho, as pimentas são une presente na gastronomia nacional, os tacos são comida de rua mais populares em alguns estados brasileiros.
Queso de Oaxaca queijo branco de cabra com textura de desfiar e Cajeta o doce de leite com leite de cabra, chá de hibisco, a tão famosa tequila parte da gastronomia mexicana que cresce em tendência no Brasil e no mundo.
Seu grande desafio são os insumos alguma precisão de adaptações ou substituições.
A gastronomia chilena decorre principalmente da combinação da cozinha tradicional espanhola, da cultura mapuche indígena chilena e dos ingredientes locais, com influências importantes posteriores de outras cozinhas européias, principalmente da Alemanha, Itália, Reino Unido e França.
Ao contrário do Brasil, onde a gente com 15 ou com 40º está encarando uma feijoada na maior felicidade, no Chile tem muitas comidas típicas por estação. Além de ter a ver com as verduras e legumes da época, também tem aquela coisa da sopinha pró inverno, da comida mais quente para esquentar o corpo, e para o verão, tudo um pouco mais suave e mais fria.
Outra coisa que é bem diferente do que estamos acostumados, é que as comidas típicas do Chile normalmente são um prato único. Não como o nosso clássico arroz, feijão, farofa, bife, batata frita e salada. Normalmente se come uma coisa só. Às vezes com uma entrada, que pode ser uma salada ou um caldinho.
Suas tendências são famosas no Brasil e no mundo seus pratos como os exemplos a baixo:
 Porotos granados um ensopado que tem uma forte tradição.
ceviche tem como base o peixe cru marinado em suco de limão ou lima.
 Lomo a lo pobre é uma das comidas típicas do Chile, sendo preparado com filé mignon coberto com ovos e batatas fritas.
 Pastel de Choclo um delicioso bolo de milho salgado.
 Cazuela é um cozido ou ensopado de carne ou peixe com diferentes hortaliças, engrossada com batata, arroz, massa ou algum tipo de farinha de milho.
 E a tão famosa empanada entre as comidas típicas do Chile mais famosas, a “empanada de pino”, recheada com uma mistura de carne de vaca moída e guisada, azeitonas, passas de uva e ovo cozido.
Analise crítica e refletiva 
O México
No mundo todo, a comida mexicana encontra grandes entusiastas, mas já era chegada a hora de ela ser também respeitada. A ideia que muitas pessoas têm da culinária mexicana foi formada por interpretações de terceira e quarta mão que passaram pelo filtro do fast food americano.
Mas, quanto mais pessoas passaram a experimentar a síntese extraordinária de influências astecas, maias, médio-orientais e globais que o México tem a oferecer, e à medida que chefs de toda a América Latina começaram a celebrar as culinárias nativas dessa vasta região, isso começou a mudar.
“Infelizmente, as pessoas veem a cozinha mexicana como rápida e barata, o que acho errado”
Os chefs mexicanos tem a ideia e quer provar que a cozinha mexicana está entre as cinco melhores do planeta.
No Brasil e no mundo tem suas adaptações com pratos próximos a culinária original mexicana, e contrario o que sempre lembramos de tacos e pimentas, a gastronomia mexicana é muito rica com sabores incríveis e bem longe da limitação do que ainda se predomina com a visão de comida rápida.
 
O Chile
"O cenário gastronômico tem mudado. O Chile referente a gastronomia está vivendo um momento muito importante, porque para os chilenos a comida [de alta gastronomia] nunca foi algo muito importante. Os cozinheiros pela primeira vez estão realmente buscando produtos que somente crescem em solo chileno e também quem planta e o consumidor. Começa um movimento de retomar a cultura local por meio da cozinha e eles se orgulham da terra."
"A cultura do vinho é muito recente." Geralmente eram os vinhos estrangeiros os mais saborosos e apreciados, os vinhos chilenos ficavam para trás e hoje não, os vinhos chilenos estão em alta.
"Os frutos do mar também são fortes na culinária chilena, porque o chile possui quatro mil quilômetros de costa. A gastronomia é tão variada quanto o território. 
O Chile é uma orla larga com um mar muito frio, mesmo que no verão faça 30 graus C, o mar fica em 10 graus. Isto quer dizer que eles possuem muitos produtos de mar, mas também vales e bosques únicos no mundo. A agricultura chilena é rica, e uma das fontes de ingredientes principais, e o sabor das frutas mais doce, "
A crítica no Brasil e no mundo fica por conta das adaptações que na maioria das vezes acabam descaracterizando o sabor original dos preparos, a falta de respeito ao processo de produção.
Alimentos com características regionais são um tanto delicados na produção em geral por conta dos insumos utilizados no preparo, uma vez substituído (adaptado) perde a essência muita das vezes do prato.
Alguns restaurantes brasileiros e do mundo além dos pratos
e receitas estão importando ingredientes e chefes renomados para equilibrar estas questões.
 
Referencias: https://www.portalsaofrancisco.com.br/culinaria/culinaria-mexicanahttps://eldiariony.com/2019/09/25/las-tendencias-de-la-comida-mexicana/https://servircomrequinte.francobachot.com.br/andale-andale-conheca-o-estilo-e-a-gastronomia-mexicana-de-restaurantes/https://www.portalumami.com.br/2016/07/gastronomia-mexicana-sabor-picante-e-irresistivel/https://www1.folha.uol.com.br/comida/2015/09/1685114-cozinha-do-mexico-esta-em-alta-mas-a-original-chega-pouco-a-sao-paulo.shtmlhttps://en.wikipedia.org/wiki/Chilean_cuisine www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/pessoas/o-melhor-agora-vem-chile/ https://gq.globo.com/Prazeres/Gastronomia/noticia/2018/02/com-gastronomia-em-alta-mexico-vira-novo-peru.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais