Buscar

Documentario Educacao Ambiental - LARISSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CON. G. 1 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE – TAREFA 3: - DOCUMENTÁRIO “A LEI DA ÁGUA”.
Acadêmica: Larissa Caroline Pereira Donadeli - RA: 213407
1) Quais as consequências do desmatamento da floresta Amazônica para nossa matriz energética e saneamento básico? 
A região da floresta Amazônica tem um clima equatorial, ou seja, altos índices de chuva durante o ano todo, isso só ocorre graças a quantidade de árvores presentes, uma mata muito fechada e densa, que ao realizar a evapotranspiração liberam na atmosfera uma quantidade absurda de umidade, conhecidos assim como rios aéreos. Sendo assim, com a perda dessa vegetação os índices de chuva diminuem drasticamente, dessa forma a reposição de água dos rios fica limitada, o que acarreta numa menor capacidade de produção energética. Estimasse que a perda de 40% da vegetação leva a uma queda de 15% na quantidade de chuva, que acarreta a perda de 40% da capacidade de produção energética para a Usina de Belo Monte.
Em relação ao saneamento básico, a população ribeirinha utiliza do rio para tudo, e cerca de 3,8% dos domicílios da região Norte são atendidos por uma rede geral de esgoto, então o perigo de doenças por contaminação das águas é muito alto. 
2) Apresente um argumento a favor e um contra da seguinte frase: " A água do planeta está acabando."
 Não tem como a água do planeta acabar porque ela faz parte de um ciclo infinito, ela está presente nos animais, nas plantas, nos rios, mares e oceanos, e essa evapora, ou é eliminada pelos animais, e assim promove a umidade do ar e uma hora se precipita em forma de chuva. O maior problema é que cerca de 2,4% da água do planeta é doce, e somente 0,02% é potável, ou seja, é habilitada para consumo, e se a poluição e o desmatamento não pararem, é possível que essa porcentagem se reduza cavada vez mais.
3) Como o incremento de nutrientes no ecossistema pode afetar o ciclo do carbono? 
São vários fatores que são capazes de alterar o ciclo biogeoquímico, dentre eles temos: a emissão de gases poluentes provindo de indústrias, que alteram o Ph da água causando chuvas ácidas, as queimadas ilegais que produzem muita fuligem e dióxido de carbono, a decomposição de toneladas e toneladas de lixo que aumentam além do normal o índices que alguns gases, todos esses fatores prejudicam e muito esse ciclo. Sabendo que, o ciclo do carbono ocorre de forma que as plantas o absorvem para a fotossíntese produzindo O2, e os animais e que consomem esse O2, vão expirar o dióxido de carbono o devolvendo para a atmosfera, ou após a morte também vamos eliminar esse carbono assim continuando esse ciclo.
4) Qual a importância da Reserva Legal para o ecossistema?
 As reservas legais impedem o desmatamento e a pressão agropecuária, com o objetivo de assegurar a proteção de áreas florestais e vegetação nativa importante, como as matas ciliares que são essenciais para os rios, pois impedem o assoreamento e as vegetações endêmicas são protegidas e os animais tem um habitat seguro.
5) O que são APP's e quais suas funções?
 Áreas de Preservação Permanente (APP) são aquelas protegidas de acordo com o Código Florestal (Lei nº 4.771/65) que tem a função de preservar os recursos hídricos, como rios e lagos, estabilidade geológica, fauna, flora, solo, e várias outras coisas, essa área pode ou não ser coberta por vegetação nativa. Essas além de serem essenciais para o meio ambiente servem para o bem estar da população, são delimitadas em metros dependendo o tamanho dos cursos d’água, que são consideras as matas ciliares.
6) Como a mudança do Código Florestal no ano de 2012 pode afetar a qualidade das águas para abastecimento e consequentemente a saúde da população?
Quanto menor a área de florestamento ao redor dos cursos d´água, maiores os riscos de assoreamento ao entorno dos rios diminuindo seu fluxo e quantidade, ou em áreas perto de plantios agrícolas, quando chove as águas descem para os rios cheias de componentes químicos como agrotóxicos ou adubos químicos, infectando os peixes que servem de comida para a população, e a água que pode ser utilizada para consumo. 
REFERÊNCIAS
https://veja.abril.com.br/ciencia/pesquisa-afirma-que-desmatamento-da-amazonia-pode-diminuir-geracao-de-energia-de-belo-monte/#:~:text=Segundo%20os%20cientistas %2C%20as%20%C3%A1reas,aproveitados%20para%20gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20energia.&text=Isso%20acontece%20porque%20a%20%C3%A1gua,queda%20de%20chuva%20na%20regi%C3%A3o.
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2009/04/29/o-que-sao-as-areas-de-preservac ao-permanente#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20C%C3%B3digo,e%20º%20fluxo %20g%C3%AAnico%20de
1

Continue navegando