Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO “ROSALINA E O PIANO” PARTE 1
 1) Assista ao vídeo abaixo e responda aos questionamentos. Cada resposta deverá ser explicada (não poderá responder somente SIM ou NÃO) 
https://www.dailymotion.com/video/x22q5nw 
a) Como é o perfil profissional de Rosalina? 
Rosalina é uma profissional dedicada, comprometida e organizada que preza pelo cumprimento dos prazos e das entregas de projetos. Ela é aquele tipo de funcionário que mesmo com suas ocupações está disposta a ajudar, pois ao ser proposta a coordenar um projeto inusitado ela aceitou e o fez com muita dedicação e sempre atenta a todos os detalhes. 
b) Qual a carga de trabalho da Rosalina naquela semana? 
A mesma irá trabalhar mais que 44 horas naquela semana, tendo em vista que a mesma chegou mais cedo na segunda-feira e para entregar uma tarefa pendente da semana anterior e foi incumbida de realizar um projeto inesperado.
c) Rosalina entendeu o encontro fortuito com o presidente da empresa no elevador como uma ameaça ou oportunidade? 
Creio que no início ela sentiu um pouco de receio pelas suas outras demandas, mas entendeu logo a oportunidade de ser vista dentro da empresa, principalmente o reconhecimento do presidente que lhe pedira algo diretamente pela primeira vez.
d) Quanto tempo ela teve para aproveitar o momento de contato pessoal com o presidente da empresa? 
Durante todo o dia, o presidente deixou contato livre com ela e acesso na sala dele a qualquer momento, além da ajuda dele no projeto.
e) Por que será que o presidente encaminhou a solicitação exatamente à Rosalina? 
Para que não houvesse erro ao explicar a solicitação que passara, tendo em vista que o projeto não tinha um tempo muito hábil para se resolver. Então tinha que ser diretamente a pessoa responsável e sem chances de erros na importância do piano está no local e horário acordado. Além de que Rosalina era a melhor profissional para executar a solicitação.
f) Ficou claro para Rosalina o que estava sendo solicitado? Descreva o seu entendimento do que estava sendo solicitado. Foi fácil para Rosalina extrair essa definição clara e precisa? 
O presidente foi bem claro na necessidade do que precisava e importância do projeto.
A solicitação era de levar um piano do subsolo ao 18° andar, no auditório onde ocorreria um evento importante. Rosalina fez os questionamentos necessário ao presidente, onde ficou claro a necessidade do mesmo.
g) Rosalina poderia ter pensado que aquela era uma solicitação muito aquém de suas qualificações? Um pedido menor? Será que isso poderia tê-la desmotivado?
Poderia ter pensado sim, mas acima de tudo ela sabe suas qualidades e seus limites. Não poderia tê-la desmotivado pois a oportunidade maior estava na visibilidade em destaque por quem estava solicitando o projeto, e não pelo projeto, apesar de ter sua alta prioridade. 
h) O que estava em jogo para a empresa caso o piano não chegasse a tempo no auditório? Rosalina conhecia previamente essas consequências? 
Estava em jogo a reputação do presidente onde os sócios os acionistas poderiam alegar que “Fala, mas não cumpre”, pela falta de um componente muito importante para a realização do evento, além do constrangimento que todos passariam. Sim, ela conhecia as consequências, ao não realizar o projeto com perfeição ela poderia chatear o presidente, a esposa e os convidados, assim como ser repreendida após o evento.
i) Por que a solicitação do Dr. Agenor à Rosalina pode ser caracterizada como um projeto? 
Porque foi necessário desenvolver todas as etapas para que se conseguisse realiza-lo, foi necessário criar uma equipe, desenvolver grupos, elaborar um plano estruturado, mobilizar funcionários, alinhar o tempo de execução e de conclusão, consultar orçamento e custos.
 
j) Rosalina poderia ter questionado a solicitação? Oferecidos sugestões alternativas que, embora não levassem ao mesmo escopo do produto/serviço solicitado, poderiam ser consideradas pelo presidente, sem ônus aos objetivos do negócio pretendido por ele (criar um clima agradável num happy hour com cliente e acionistas) Que tipo de soluções seriam essas? 
Poderia, mas a situação seria um pouco embaraçosa tendo em mente que foi uma sugestão da esposa do presidente, talvez questionar não seria muito uma opção já que o mesmo queria realizar o desejo da esposa a qualquer custo.
k) Rosalina tinha experiência prévia em carregamento de pianos? Rosalina sabia como fazer para levar o piano do subsolo para o 18º andar? Rosalina tinha competências técnicas (neste caso, competências físicas) para levar o piano ao 18º andar sozinha? 
Não, nem tinha experiencia e nem competências técnicas ou físicas, mas tinha dentro de si a vontade e a garra para realizar tal execução, mobilizando seus colegas de trabalho para lhe ajudar na realização do projeto. 
l) A quem foi confiada a missão de levar o piano ao 18º andar? Em última instância quem era o responsável pelo projeto? 
Rosalina era a responsável pelo projeto, e a equipe que ela mobilizou e montou ficou confiada a levar o piano ao 18° andar.
m) Rosalina poderia ter pedido um tempo para pensar? 
Sim, mas não seria o ideal, já que o prazo para a execução e entrega era curto e muitos detalhes precisariam ser pensados e elaborados. Além de que, ela poderia perder tal oportunidade. 
n) O que levou Rosalina a aceitar tão enfática e prontamente a solicitação (SIM)? 
Além do fato de a tarefa ter sido solicitada diretamente a ela pelo presidente da empresa, ela sabia que por suas competências e habilidades era capaz de realizar tal solicitação.
o) Rosalina poderia ter mudado de opinião depois de ter aceitado a incumbência? 
Sim, caso ela não fosse conseguir realizar a solicitação por não encontrar as pessoas certas para orienta-la, ela poderia mudar de opinião e talvez ter delegado a outra pessoa. Mas como era uma grande oportunidade ela conseguiu pessoas para orienta-la durante todo o processo o que acabou “facilitando” a realização.
p) Qual o papel do “MICO” que aparece no filme no exato instante em que Rosalina aceita a incumbência? 
O mico estava na situação de que se tinha um problema nada comum que precisaria ser pensado, elaborado e resolvido.
q) Como foi documentado o “nascimento” do Projeto (TAP – Termo de Abertura do Projeto)? 
Declaração de escopo do projeto, uma WBS, cronograma realístico, orçamento de custos, matriz de responsabilidade e análise de riscos.
r) Quais foram as primeiras providências de Rosalina depois de aceitar a incumbência? 
Verificar a situação do piano, e encontrar e reunir as pessoas que poderia ajudar ela no projeto.
s) O que mostravam os dados históricos de projetos semelhantes apresentados pelo zelador do prédio à Rosalina? 
Mostrava que as pessoas que transportaram o piano não foram bem direcionadas para realizar tal tarefa, sendo necessárias muitas pessoas e serviço braçais de dois dias, muito tempo, além do risco de danificar o piano neste trajeto braçal.
t) Conhecendo os dados históricos, Rosalina procurou ajuda para pensar em formas alternativas de conseguir entregar o que lhe foi solicitado? Elabore alternativas viáveis que Rosalina teria em mãos para cumprir exatamente o combinado? Como Rosalina deveria fazer a escolha dessas alternativas? 
Sim, As alternativas que ela tinha era usar de trabalhos braçais e subir o piano pela escada o que não ia conseguir entregar no tempo que ela tinha ou elaborar um projeto com vários setores interligados, onde dependia de contratar de uma empresa para transportar o piano, licença do bombeiro, recursos humanos competentes em transportes de piano para minimizar o risco de danificar o uso. O projeto escolhido deveria ser aquele com a empresa contratada de menor custo e que atenderia no tempo determinado, afinal ela não tinha muito tempo de escolha das opções.

Mais conteúdos dessa disciplina