Buscar

RELATÓRIO 3 - INTREFERÊNCIA, DIFRAÇÃO E POLARIZAÇÃO DA LUZ

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CTT
UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA – UAF
LABORATÓRIO DE ÓTICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO
RELATÓRIO 3: INTERFERÊNCIA, DIFRAÇÃO E POLARIZAÇÃO DA LUZ 
ALUNO: DAVID ISMAEL DA SILVA SOUSA. MATRICULA: 116111221 
TURMA: 07 PROFESSOR: MARCOS GAMA NOTA: 
CAMPINA GRANDE
2017
INTRODUÇÃO 
REFLEXÃO DE ONDAS 
	É o fenômeno que ocorre quando uma onda ao incidir sobre um obstáculo e retorna ao meio de propagação mantendo suas características da onda incidente. Na reflexão da onda o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
REFRAÇÃO DA ONDA
	Ocorre quando uma onda passa de uma região para outra, na qual a velocidade de propagação seja diferente e sua direção é alterada, esse fenômeno é chamado de refração da onda.
DIFRAÇÃO DA ONDA
	A difração é explicada através do princípio de Huygens que diz: quando os pontos da abertura são atingidos pela frente da onda, eles tronam-se fontes de ondas secundarias que mudam a direção de propagação da onda primaria, contornando o obstáculo.
POLARIZAÇÃO DA LUZ
	Tomando o exemplo: ao movimentar as extremidades da uma corda para cima, para baixo e lateralmente, obtém-se na corda uma onda denominada onda não-polarizada ou natural. Nessas condições, as partes constituintes do meio de propagação oscilam em várias direções. Quando as oscilações de todas as partes de um meio estão em um mesmo plano, diz-se que a onda é polarizada.
PRINCÍPIOS DA SUPERPOSIÇÃO 
	A perturbação resultante em cada ponto do meio, durante a superposição, é a adição das perturbações que seriam causadas pelas ondas separadamente, após a superposição, as ondas continuam a ter a mesma forma e continuam a se propagar como antes. 
MATERIAIS UTILIZADOS 
· Fonte de luz branca ;
· Chave de liga e desliga;
· Alimentação bivolt;
· Sistema de posicionamento do filamento;
· Base metálica com duas mantas magnéticas;
· Escala lateral de ;
· Diafragma com uma fenda;
· Lente de vidro convergente biconvexa com , ;
· Lente de vidro convergente biconvexa com , ;
· Cavaleiro metálico;
· Rede de difração ;
· Trena de ;
· Anteparo para projeção com fixador magnético para projeção com fixador magnético e régua milimétrica ;
· Lente de vidro convergente plano-convexa com , ;
· Polarizadores em moldura plástica com fixação magnética;
· Disco giratório com escala angular e subdivisões de ;
· Suporte de disco giratório.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 
DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DA LUZ 
	Montar do equipamento deve estar conforme a Figura 1 a seguir:
Figura 1 - Experimento: determinação do Comprimento de Onda da Luz
	A sequência de montagem dos materiais são: 1 - fonte de luz; 2 - lente convergente de distância focal de ; diafragma com uma fenda; lente convergente de distância focal de ; rede de difração; régua milimétrica . Ajustar a o anteparo para que fique bem nítido o espectro. E a distância da rede de difração dique a do anteparo. 
	Medimos a distância do centro de cada cor até o centro da fenda projetada. E também as medidas de e radiação da cor de estudo. Calcular a constante da rede de difração que tem (). E também o comprimento de onda através da equação:
	Só então preencher todos os valore medidos e calculados na Tabela 1.
POLARIZAÇÃO DA LUZ
	A montagem do equipamento deve estar conforme a Figura 2 a seguir:
Figura 2 - Experimento: Polarização da Luz
	A sequência do material é: 1 – Lente convergente de distância focal de ; 2 – Diafragma com uma fenda; 3 – polarizador a da lente; 4 – outro polarizador a do primeiro; 5 – Anteparo branco. E girar a haste do polarizador para ver o que acontece, deixa também em um ângulo de .
POLARIZAÇÃO DA LUZ POR REFLEXÃO
	A montagem do equipamento deve estar conforme a Figura 3 a seguir:
Figura 3 - Experimento: Polarização da Luz por Reflexão
	Na frente da fonte de luz deve estar um cavalete metílico, junto com ele uma lente convergente de distância focal de e um diafragma de uma fenda. O próximo material é o disco giratório e um semicírculo plano-convexo e ajustar tudo para que o ângulo de incidência seja igual ao ângulo de refração. Depois, deve estar o polarizador e um anteparo branco, respectivamente postos. 
	A partir do ângulo de reflexão, devemos colocar o conjunto polarizador e anteparo na frente do raio luminoso, então com um ângulo de incidência de , , e estudaremos o comportamento dos raios ao colocar o conjunto polarizador e anteparo. Além disso ao colocar o conjunto devemos mover a haste do polarizador para e observar. Faremos isso ate encontra um ângulo de reflexão de tal modo que a projeção desapareça.
RESULTADO E DISCURSÕES
DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA DA LUZ 
	COR
	
	
	
	VERMELHO
	0,14
	4,75
	642,60
	LARANJA
	0,14
	4,70
	636,50
	AMARELO
	0,14
	4,50
	612,03
	VERDE
	0,14
	4,20
	570,70
	AZUL
	0,14
	3,15
	532,02
	VIOLETA
	0,14
	3,90
	526,80
						 Tabela 1
	A radiação que tem o maior comprimento de onda é da cor vermelho, a que tem maior fremência é a violeta, isso porque a frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda. Comparando os resultados experimentais com os resultados teóricos, vimos que somente o vermelho está entre o valor do comprimento de onda, os outros valores obtidos experimentalmente está a cima do intervalo para o valor teórico do comprimento de onda. 
POLARIZAÇÃO DA LUZ
	Quando o ângulo formado entre cada haste de cada polarizados for um ângulo igual a , observa-se no anteparo branco que o raio de luz desaparece. Mas, enquanto o ângulo formado entre os polaroides não for de a luz permanece inalterada, ou apenas diminui sua intensidade.
POLARIZAÇÃO DA LUZ POR REFLEXÃO
	Durante a realização do experimento, se nota que a projeção para os ângulos de e desaparecem. O ângulo de incidência foi de, denominado de ângulo de Brewster. Também se mediu o ângulo entre o raio refletido e o refratado que foi .
	A tangente do ângulo de incidência é de: (calculo em anexo). No experimento anterior foi encontrado que o índice de refração do acrílico é igual a . Amargem de erro do experimento par ao calcula da tangente é de: (calculo em anexo), logo podemos considerar que a tangente do ângulo de Brewster é igual ao índice de refração do material.
 CONCLUSÃO
	Realizando está experimento, conceituamos e definimos dos conceitos e fenômenos da polarização da luz. E alguns conceitos sobre espectroscopia utilizando a rede difusa, logo foi possível realizar o cálculo do comprimento de onda. Além disso vimos o ângulo de Brewster.
REFERENCIAS 
NASCIMENTO, P. N.; SILVA, L. D.; ARAUJO, L; GAMA, M. J. A.; SOUSA, T. R. N. Laboratório de Óptica Eletricidade e Magnetismo: Física Experimental II. 2017.2. 270p.
JUNIOR, F, R.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Fundamentos da Física. 9ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. Vol. 2.
ANEXO 
Calculo do tangente do ângulo de incidência (Polarização Da Luz Por Reflexão):
Calculo do erro percentual (Polarização Da Luz Por Reflexão):

Continue navegando