A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Segurança e Conflitos Internacionais - Objetiva 4 FAM

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
A Missão de Paz é uma operação que serve como instrumento para auxiliar países devastados por conflitos a criar condições para que a paz seja alcançada no local. A primeira Missão de Paz da ONU foi realizada logo após a criação da organização internacional, em 1948, e atuou no Oriente Médio. A Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF-1) foi pensada para monitorar a assinatura do Acordo de Armistício entre Israel e seus vizinhos árabes. Desde então, dezenas de Missões de Paz foram realizadas.
Qual é um dos princípios fundamentais das missões mantenedoras de paz?
  
Obedecer às orientações e diretrizes dos Estados Unidos.
 
  
Intervir em qualquer parte do mundo.
 
  
Não se importar com a legalidade.
 
  
A parcialidade por um dos lados.
 
Correto!
  
O uso limitado e defensivo da força.
 
Nas Missões de Paz, as tropas auxiliam não apenas na segurança, mas também em quesitos sociais – como na montagem de hospitais -, buscando construir uma estrutura forte o suficiente para que o Estado continue realizando os esforços para manter a paz após o encerramento da operação. Assim, cada vez mais as forças das Nações Unidas realizam tarefas que buscam garantir o respeito aos direitos humanos; auxiliam na realização de eleições democráticas, ajudando a restituir governos legítimos; treinam policiais; apoiam o retorno de populações refugiadas e deslocadas. Por isso, a força militar só é usada de forma limitada e defensiva.
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
O novo cenário geopolítico estabelecido no pós-Guerra Fria é marcado por conflitos culturais e sociais dentro dos próprios países. Desde o ataque de 11 de setembro de 2001, ocorrido nos EUA, o país norte-americano passou a ter grande atuação nos conflitos no mundo. Com o argumento de conter uma ofensiva terrorista no mundo, os EUA ignoraram acordos com a ONU (Organização das Nações Unidas) e sob o comando de George Bush, presidente norte-americano da época, atacaram o Afeganistão em 2001/2002 e o Iraque em 2003. Nesse cenário surgem os grupos fundamentalistas, os quais se utilizam da religião para questionar a sociedade. O movimento critica decisões políticas e o poder estabelecido no seu próprio país e no mundo capitalista de uma maneira geral. Isso produz conflitos culturais e sociais.
Por que se pode afirmar que, em relação às causas, o conflito contemporâneo se diferencia do conflito da Guerra Fria?
  
Por ter na globalização sua única causa.
 
  
Por ser marcado pela imposição de práticas de segurança determinadas pelas Nações Unidas.
 
Correto!
  
Por apresentar causas de ordem multidimensional ou complexas.
 
O mundo no Pós-Guerra Fria ficou centrado nas ações dos EUA, o que gerou conflitos culturais e sociais. Além disso a exploração sobre os países subdesenvolvidos se tornou cada vez maior em um mundo capitalista e competitivo entre as empresas e mercado financeiro. Ou seja, os conflitos contemporâneos são complexos e possuem causas de ordem multidimensional.
  
Por ser um conflito sem causas definidas.
 
  
Por ser um conflito econômico.
 
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
Desde sua concepção, a Organização das Nações Unidas observa as operações de paz como o modo mais expressivo para contribuir com a manutenção da segurança internacional e a preservação dos direitos humanos. Através dessas missões, a ONU intervém diretamente em conflitos regionais que interferem no funcionamento de países e busca garantir o desfecho menos traumático para as partes conflitantes. Desde a primeira experiência bem-sucedida, em 1948, as operações de paz protagonizaram os maiores sucessos e os mais desastrosos fracassos das Nações Unidas em sua tarefa de evitar tragédias dentro da comunidade internacional. Apesar dos tropeços, o século XX não seria o mesmo sem essas missões, presentes nas principais guerras travadas nas décadas que seguiram à Segunda Guerra Mundial.
Qual foi a mudança fundamental que se operou nas missões mantenedoras de paz de segunda geração em relação às de primeira geração?
  
Todas se enquadram no tipo peacebuilding (construção de paz).
 
  
Elas passaram a atuar como autoridade governamental em estados com problemas de direitos humanos.
 
  
Elas perderam sua missão original de estabelecer a paz e começaram a intervir em questões políticas e comerciais.
 
Correto!
  
Elas se transformaram em missões multidimensionais (com participação civil/militar/policial).
 
As missões de paz da ONU nessa ex-colônia portuguesa na Ásia são exemplos das chamadas operações de paz de segunda geração, onde nem todos os princípios originais para estabelecimento de uma missão de paz são observados, como o uso da força e o consentimento de todas as partes.Também são caracterizadas pelo uso de forças civis e policiais em parceria com os militares).
  
Elas aumentaram o componente militar, como nas de primeira geração.
 
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
Com o final da Guerra Fria, a prevenção e resolução de conflitos violentos, bem como a construção da paz tornaram-se, segundo Roland Paris, numa espécie de ‘missão civilizadora’ nas mãos de atores externos. Na prática, significa que estes passaram a definir estratégias comuns e amplas, assentes nos princípios da paz liberal, de modo a lidar com os vários países em conflito interno violento. Apesar de contribuírem para a tomada de consciência sobre a multiplicidade e complexidade das causas dos conflitos, estas estratégias rapidamente se tornaram dominantes, cristalizando uma agenda de prioridades que favorece direitos e instituições de natureza civil e política e negligencia garantias econômicas, sociais e culturais.
Qual é a natureza do conflito violento contemporaneamente?
  
Baseado em luta por recursos em todo o mundo.
 
Correto!
  
Intraestatal.
 
O projeto de paz liberal nos Estados tende a esconder formas de desigualdade que sustêm e reproduzem o conflito e a violência. No mundo contemporâneo, conflitos internos, como o combate ao tráfico de drogas e a criminalidade, são os conflitos violentos intraestatais combatidos.
  
De predomínio do conflito entre estados.
 
  
Religiosa.
 
  
Crise Política Internacional.
 
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.
Por que a globalização pode ser considerada uma causa dos conflitos violentos?
Correto!
  
Porque cria tensões culturais e desigualdades sociais.
 
Considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo. Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.