Buscar

Estética e Arte Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Artistas gregos do quinto e quarto séculos a.C. alcançaram uma maneira de representação que transmite uma vitalidade de vida, bem como uma sensação de permanência, clareza e harmonia, que caracteriza o período clássico da arte grega. Sobre as características artísticas do período clássico na arte grega, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os artistas passaram a experimentar, pela primeira vez, na pintura, a técnica da perspectiva, sombreamento e coloração realistas.
	 b)
	Como o corpo escultural havia sido compreendido em seu posicionamento muscular e ósseo, ele continuou a ser representado sempre sem roupas neste período.
	 c)
	Durante este período, a nudez feminina finalmente entra na história da arte ocidental.
	 d)
	A qualidade realista do corpo e da pele esculpida em mármore foram muito bem exploradas pelos escultores clássicos do período.
	2.
	O estilo clássico e a estética da arte grega surgiram a partir da influência de estilos orientais diferentes, com elementos das artes egípcias, assírias, babilônicas e persas orientais. Acerca das influências orientais do estilo clássico grego, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A decoração oriental, feita com frisos de animais, não era desconhecida para os gregos, e em alguns centros se tornou dominante às custas da figura humana ou da decoração abstrata.
	 b)
	As técnicas e os padrões gradualmente orientais foram admitidos em formas nativas, enquanto os assuntos orientais eram helenizados, como a deusa de marfim nua conhecida como Astarte.
	 c)
	A influência do estilo oriental dizimou o uso da estética geométrica na arte grega.
	 d)
	Enquanto os gregos preferiam frisos ou painéis geométricos, os orientais preferiam os padrões curvilíneos ou florais.
	3.
	Em geral, o Classicismo pode ser definido como um estilo na literatura, arte visual, música ou arquitetura que se baseia nos estilos da Grécia e Roma Antigas. O termo pode ser confuso, porque assumiu muitos outros significados. Pode se referir a uma estética geral caracterizada por clareza, elegância e simetria, ou a um estilo que geralmente é considerado como exemplificando grandeza ou perfeição. Acerca do classicismo, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas pinturas e esculturas clássicas eram empregadas figuras e formas idealizadas, tratando seus assuntos de forma séria e neutra.
II- Os designers gregos, por exemplo, usaram cálculos matemáticos exatos para acertar a altura, a largura, dentre outras características dos elementos arquitetônicos.
III- A cor está sempre subordinada à linha e à composição, e a obra clássica em geral procura alcançar sempre um efeito harmonioso e contemplativo.
IV- A arte clássica, na atualidade, não serve como base séria para o estudo das artes plásticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	4.
	O período da influência oriental na Grécia Antiga seguiu o período geométrico e durou cerca de um século, de 700 a 600 a.C. Esse período foi distinguido por influências orientais do antigo Oriente Próximo, Egito e Ásia Menor, cada uma das quais contribuiu com um estilo oriental distinto para a arte grega. O contato próximo entre culturas se desenvolveu a partir do aumento do comércio e até da colonização. Estilos artísticos e arquitetônicos foram emprestados de outras culturas pelos gregos, que os transformaram em uma mistura única de estilos e motivos greco-orientais. Acerca das influências orientais na arte grega antiga sobre arquitetura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os frisos de animais na arte grega foram uma característica do estilo oriental.
(    ) A influência do Oriente para o artista grego era quase inexistente.
(    ) O crescimento do estilo oriental nunca destruiu o geométrico e foi usada pelos gregos através do uso de frisos de lótus, palmas e folhas sobrepostas.
(    ) A influência dos estilos orientais continuou, sobretudo com elementos das artes egípcias, assírias, babilônicas e persas.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A arte e a arquitetura romana clássica antiga floresceram durante o Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C e se difundiram em três continentes: Europa, África e Ásia. A arte clássica romana empregou um amplo espectro de materiais incluindo mármore, pintura, mosaico, pedras preciosas, prata e trabalho de bronze e cerâmica. Sobre as características artísticas da arte romana clássica antiga, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O uso extensivo de concreto, geralmente somado ao uso de tijolo, pedra ou mármore, alcançou a força e a durabilidade, tornando a construção romana lendária.
	 b)
	A demanda por estátuas gregas de atletas, deuses e deusas gregas nuas ou ligeiramente drapejadas alimentou um comércio rápido de cópias.
	 c)
	Entre cerca de 81 a.C. a 330 d.C., escultores gregos, que trabalham em vários postos do Império Romano, produziram inúmeras réplicas e adaptações de famosas esculturas gregas.
	 d)
	Os romanos aplicaram sistemas zoroastristas de proporção, simetria e harmonia ideais para seus próprios objetivos e preferências.
	
7.
	
O neoclassicismo continuou a conexão com a tradição clássica, uma vez que primava pela moderação e pelo pensamento racional, mas num espírito novo e politicamente mais carregado ("neo" significa "novo"). O neoclassicismo é caracterizado pela clareza de forma, cores sóbrias, espaço amplo, linhas horizontais e verticais fortes que tornam esse tema atemporal e clássico. Acerca do neoclassicismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo "neoclassicismo" descreve um renascimento específico da arte e da arquitetura grega e romana, que ocorreu na Europa e nas Américas na Modernidade, entre 1750 a 1860.
(    ) O renascimento dos cânones artísticos da antiguidade clássica veio da admiração pela arte renascentista,  bem como de uma insatisfação com relação ao rococó e ao imponente estilo barroco.
(    ) Enquanto os artistas românticos procuravam pintar temas existenciais e a vitalidade da ação, os pintores neoclássicos queriam retratar a beleza e a harmonia de um tema.
(    ) No Brasil, o estilo neoclássico foi usado nas artes e na arquitetura como um elemento espiritual, sinônimo de religiosidade e de paz de espírito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	Neoclassicismo é o movimento dos séculos XVIII e XIX que se desenvolveu na Europa e nas Américas como uma reação aos excessos do barroco e do rococó. O movimento procurou retornar à beleza clássica e magnificência da Grécia Antiga e do Império Romano. A arte neoclássica é baseada na simplicidade e na simetria e se inspira no historiador de arte alemão Johann Joachim Winckelmann, que acreditava que a arte deveria visar as formas ideais e a beleza da arte grega. Acerca do neoclassicismo, analise as afirmativas a seguir:
I- Um bom exemplo da arquitetura neoclássica é o Capitólio dos Estados Unidos, localizado em Washington e construído entre 1793 e 1829.
II- No Brasil, o estilo neoclássico foi usado nas artes e na arquitetura como um elemento religioso, sinônimo de harmonia, paz e espiritualidade.
III- Durante o período imperial brasileiro, o Neoclassicismo se fundiu ao Romantismo e ao Realismo, o que resultou no surgimento de um estilo eclético, peculiar da cultura brasileira.
IV- Restrição e simplicidade, com representação precisa e estreita congruência de forma clara e conteúdo nobre, são as principais características do Neoclassicismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	9.
	As antigas unidades de medida egípcias são aquelas usadas pelas dinastias do antigo Egito antes de sua incorporação no Império Romano e a adoção geral de unidades de medida romanas, gregas e bizantinas. As unidades de comprimento parecem ter sido originalmente antrópicas, ou seja, baseadas nas medidas de várias partes do corpo humano, embora estas tenham sido padronizadas usando hastes de cúbito, pedaços de corda e medidas oficiais mantidas em alguns templos. Acerca das medidas do corpo usadas para formar um sistema de medição na antiguidade egípcia, grega e, posteriormente, no Ocidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Egito antigo foi formada uma grade simples de medição, na qual o corpo humano poderia ser desenhado de forma plausível.
(    ) O conceito de medição a partir das medidas do corpo foi apelativo para os gregos, mas logo eles se preocupavam menos com a medida ideal absoluta do que com a proporção.
(    ) Policlitus, o escultor do século V, escreveu um livro sobre o assunto que ilustrou, por meio de uma estátua, chamada de Doryphorus.
(    ) Nós medimos o mundo ao nosso redor a partir das nossas próprias medidas, como a unidade de medida pés, usada, por exemplo, na América do Norte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	A Grécia arcaica foi o período da história grega que durou do oitavo século a.C. até a segunda invasão persa da Grécia em 480 a.C., situada entre a Idade das Trevas grega e o período clássico grego. Na arte grega, o arcaísmo manifestou-se no início do século V a.C. Acerca do arcaísmo na arte grega, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os vasos de figuras negras começaram a ser feitos em Coríntios, no século VII a.C. e, no final do século, a técnica foi adotada em Atenas.
	 b)
	O estilo oriental do friso de animais não foi utilizado pelo estilo arcaico.
	 c)
	As esculturas gregas do período arcaico sofreram uma influência egípcia.
	 d)
	Durante este período foi introduzido o uso do molde para produção em massa de figurinhas e placas, como as de estilo Dedálico.
1.
 
A
rtistas gregos do quinto e quarto séculos a.C. alcançaram uma maneira de representação que transmite uma 
vitalidade de vida, bem como uma sensação de permanência, clareza e harmonia, que caracteriza o período 
clássico da arte grega. Sobre as característica
s artísticas do período clássico na arte grega, assinale a alternativa 
INCORRETA:
 
 
 
a)
 
Os artistas passaram a experimentar, pela primeira vez, na pintura, a técnica da perspectiva, sombreamento e 
coloração realistas.
 
 
b)
 
Como o corpo escultural havia sido compreendido em seu posicionamento muscular e ósseo, ele continuou a 
ser representado sempre sem roupas neste período.
 
 
c)
 
Durante este período, a nudez feminina finalmente entra na história da arte ocidental.
 
 
d)
 
A qualidade realista do corpo e da pele esculpida em mármore foram muito bem exploradas pelos escultores 
clássicos do período.
 
 
2.
 
O estilo clássico e a estética da arte grega surgiram a partir da influência de estilos orientais diferentes, com 
elementos das artes egípcias, assírias, babilônicas e persas orientais. 
Acerca das influências orientais do estilo 
clássico grego, assinale a alternativa INCORRETA:
 
 
 
a)
 
A decoração oriental, feita com frisos de animais, não era desconhecida para os gregos, e em alguns centros se 
tornou dominante às custas da fi
gura humana ou da decoração abstrata.
 
 
b)
 
As técnicas e os padrões gradualmente orientais foram admitidos em formas nativas, enquanto os assuntos 
orientais eram helenizados, como a deusa de marfim nua conhecida como Astarte.
 
 
c)
 
A influência do estilo oriental dizimou o uso da estética geométrica na arte grega.
 
 
d)
 
Enquanto os gregos preferiam frisos ou painéis geométricos, os orientais preferi
am os padrões curvilíneos ou 
florais.
 
 
3.
 
Em geral, o Classicismo pode ser definido como um estilo na literatura, arte visual, música ou arquitetura que se 
baseia nos estilos da Grécia e Roma Antigas. O termo pode ser confuso, porque assumiu muitos outros 
significados. Pode se referir a uma estéti
ca geral caracterizada por clareza, elegância e simetria, ou a um estilo que 
geralmente é considerado como exemplificando grandeza ou perfeição. Acerca do classicismo, analise as 
afirmativas a seguir:
 
 
 
I
-
 
Nas pinturas e esculturas clássicas eram empregadas
 
figuras e formas idealizadas, tratando seus assuntos de 
forma séria e neutra.
 
II
-
 
Os designers gregos, por exemplo, usaram cálculos matemáticos exatos para acertar a altura, a largura, dentre 
outras características dos elementos arquitetônicos.
 
III
-
 
A cor
 
está sempre subordinada à linha e à composição, e a obra clássica em geral procura alcançar sempre um 
efeito harmonioso e contemplativo.
 
IV
-
 
A arte clássica, na atualidade, não serve como base séria para o estudo das artes plásticas.
 
 
Assinale a alternati
va CORRETA:
 
 
 
a)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
 
 
b)
 
Somente a afirmativa I está correta.
 
 
c)
 
As afirmativas I, III e IV estão cor
retas.
 
 
d)
 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
 
 
4.
 
O período da influência oriental na Grécia Antiga seguiu o período geométrico e durou cerca de um século, de 700 
a 600 a.C. Esse período foi distinguido por influências orientais do 
antigo Oriente Próximo, Egito e Ásia Menor, 
cada uma das quais contribuiu com um estilo oriental distinto para a arte grega. O contato próximo entre culturas 
se desenvolveu a partir do aumento do comércio e até da colonização. Estilos artísticos e arquitet
ônicos foram 
emprestados de outras culturas pelos gregos, que os transformaram em uma mistura única de estilos e motivos 
greco
-
orientais. Acerca das influências orientais na arte grega antiga sobre arquitetura, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e
 
F para as falsas:

Outros materiais