Buscar

Arte Cultura e Estética A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A principal característica da arte egípcia foi sua fundamental ligação com a religiosidade e mitologia, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e e estruturas refletem temas religiosos. A pintura egípcia era encontrada principalmente nas paredes de suas construções, no interior de templos e pirâmides, mas para fins de adoração e não de decoração. Nessas paredes eram representadas cenas de suas divindades com cabeças de animais e seus faraós, já que estes eram considerados como deuses vivos. Pessoas eram retradas sob a lei da frontalidade, com seus corpos vistos de frente e seus rostos em perfil.
Já a arte grega se destacou especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura. Representavam cenas cotidianas, assim como a história, a religião e a mitologia. A arte grega é caracterizada pela busca da perfeição e da beleza. A escultura grega é conhecida por suas formas humanas perfeitas e realistas. A arquitetura grega é conhecida por seus templos e colunas que são considerados um dos mais belos exemplos de arquitetura clássica.
Na escultura, artistas gregos buscavam representar o ideal de beleza. As cabeças de suas estátuas não transpareciam nenhuma forte emoção, a ideia de movimento e “vida” era alcançada através da representação do corpo, que assumia os mais diversos ângulos.
Enquanto a arte egípcia é ligada ao espírito e ao culto na vida após a morte, a arte grega liga-se à inteligência e filosofia, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, devotados ao bem dos homens. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente, examinava o mundo como era e explorava os vários conceitos de vida.

Outros materiais