Buscar

Administração Contemporânea - Exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução à administração
1.Qual a definição correta para a Administração? Assinale a alternativa correta.
a) Trabalhar na busca de seus objetivos.
b) b) Trabalhar em equipe, sem se preocupar com os objetivos da organização.
 Trabalhar em prol da realização dos objetivos profissionais e pessoais, em conjunto com a organização, na busca do desenvolvimento de todos.
c) Trabalhar em busca de objetivos pessoais.
d) Trabalhar em busca da concretização dos objetivos organizacionais.
Explicação: Administração Contemporânea
A administração surgiu em 5.000 A.C. quando os sumérios implementavam formas de resolver os problemas da população de forma prática e eficiente;  
De lá para cá a administração evoluiu ano após ano, tendo como importantes figuras de seu desenvolvimento:
· Frederick W. Taylor =  pai da Administração Científica
· Jules Henri Fayol = estabeleceu a visão holística sobre as estruturas administrativas;
· Abraham Maslow = criou a pirâmide das necessidades de Maslow
· Philip Kotler = considerado o pai do marketing
· Michael Porter = importante economista e estrategista
A administração evoluiu com os estudos dos homens citados acima, sem no entanto perder sua característica de trabalhar em prol da realização dos objetivos profissionais e pessoais, em conjunto com a organização, na busca do desenvolvimento de todos.
2.Qual o objetivo da Teoria Geral da Administração? 
Assinale a alternativa correta.
 a) Propor ações e valores que visam à vida das organizações em conjunto com a sociedade.
 b) Sugerir práticas que regem os níveis das organizações privadas e particulares.
 c) Auxiliar no desenvolvimento das ações organizacionais.
 d) Sugerir fatores simbólicos que ocorrem desde o seculo XVIII. 
e) Propor um conjunto integrado, de administração da organização, baseando-se em teorias e métodos.
Explicação:
As teorias e métodos da administração visam auxiliar no andamento da organização, para que esta concretize seus objetivos. A investigação de estudos e teorias, abordam o comportamento organizacional em busca de desenvolvimento intermitente dentro da organização.
3.Na Teoria Burocrática, o indivíduo era induzido a focar na racionalidade e o trabalho se desenvolvia na relação entre cargos. Nessa teoria, era importante apenas realizar suas atividades, não considerando a satisfação dos colaboradores. Nos dias atuais, encontramos essa forma de trabalho em que momento?
a) Nas organizações de ordem pública, realizam-se as atividades, respeitando um determinado processo desenhado, já estruturado, não sofrendo alterações do ambiente externo.
b) Em organizações privadas que adotam o processo burocrático de forma situacional, considerando o ambiente externo e interno.
c) Independente da organização, pública ou privada, respeitando a individualidade e o desempenho das pessoas, além de promover ações de desenvolvimento profissional.
d) Nas organizações públicas, respeitando a individualidade e o desempenho de cada pessoa.
e) Em diferentes momentos da organização, pois a cada mudança de gestão é adotado um processo simplificado de organizar os processos.
Explicação:
Na maioria das vezes o processo burocrático é visto de maneira negativa, prejudicial ao andamento da organização. Entretanto, o que deve ser considerado é que muitas vezes esse é o processo ideal, por exemplo, a uma organização pública.
4) Como são definidos os processos administrativos na Teoria Clássica? 
Assinale a alternativa correta. 
a) A predominância da gerência administrativa, nomeando a organização como uma estrutura formal de gestão. 
b) Por ações que devem ser planejadas, controladas e direcionadas. A teoria retoma alguns princípios do que já existia para um novo processo de abordagem.
 c) Pelo foco no desenvolvimento humano de seus funcionários, valorizando o trabalhador como indivíduo, analisando o que cultiva e cativa o trabalhador dentro do ambiente de trabalho. 
d) Pelo fato de o ser humano nascer com determinadas necessidades e estas irem se colocando em destaque ao longo de seu percurso.
 e) Pelo trabalhador buscar, em primeiro lugar, dentro da organização, satisfazer suas necessidades fisiológicas e, assim, sucessivamente.
Explicação:
A gerência administrativa, constituída através de uma estrutura que norteia os processos que acontecem ao longo do caminho, evidencia a rotina diária da organização.
5) Na teoria Neoclássica, os princípios da administração Clássica, propunham um resgate , modernizando as ideias de seus autores , mas com o enfoque em atender o cenário e destacando-se pela racionalidade. Já a Administração Neoclássica defende que as ações devem ser planejadas , controladas e direcionadas. Nesse sentido, quais são os princípios que podem estabelecer e ordenar os processos administrativos?
A) PODC- Planejar organizar, dirigir, controlar.
B) Enfoque Funcional: os processos são visualizados, estudados de maneira individual, considerando que cada parte deve ser tratada separadamente.
C) Enfoque Processual: os processos são visualizados como um todo.
D) O comportamento dos postulados clássicos, que abrangem a Teoria Clássica X Teoria Comportamental.
E) Os princípios gerais da administração que visam buscar soluções mais práticas na execução dos processos.
Explicação:
Planejar: prever e definir objetivos, ações que serão realizadas durante o processo. Organizar: criar condições, situações para que se possam alcançar os objetivos. Dirigir: realização das ações na obtenção de seus objetivos. Controlar: ação de acompanhar o que está sendo realizado. Mensuração, comparação e correção na busca da conquista dos objetivos. Com essas definições é possível ter um processo estruturado para o andamento e sucesso da organização.Na maioria das vezes o processo burocrático é visto de maneira negativa, prejudicial ao andamento da organização. Entretanto, o que deve ser considerado é que muitas vezes esse é o processo ideal, por exemplo, a uma organização pública.
Etapas do planejamento estratégico
1.Para que o planejamento estratégico seja elaborado da melhor maneira, sugere-se que as empresas sigam etapas para sua realização. Segundo Oliveira (2004), uma dessas fases busca explicar como está a organização. Qual seria ela?
a)Missão da empresa.
b)Instrumentos prescritivos.
c)Diagnóstico estratégico.
d)\Instrumentos quantitativos.
e) Controle e avaliação.
2.Em qual das etapas a seguir, sugeridas por Pereira (2010) para o desenvolvimento do planejamento estratégico, encontra-se o desenvolvimento da Matriz SWOT (FOFA)?
a)Formulação das etapas do processo de planejamento estratégico.
b)Implementação e controle do planejamento estratégico.
c)Missão da empresa.
d)Diagnóstico estratégico.
e)Controle e avaliação
3.Johnson (2011) diz que as organizações se baseiam em três níveis de estratégias para guiar seus negócios. Qual estratégia é conhecida como estratégia em nível de negócios, por tratar de como os diversos negócios presentes na estratégia corporativa devem competir em seus mercados específicos?
 a) Estratégia corporativa.
 b) Estratégia competitiva.
 c) Estratégia operacional. 
d) Estratégia funcional. 
e) Estratégia organizacional.
4)O gerente de marketing de uma empresa automobilística discorre certas regras e diretrizes para seus liderados seguirem, a fim de que a empresa alcance seus objetivos. Qual é a estratégia presente nessa ação?
a)Estratégia organizacional.
b)Estratégia corporativa.
c)Estratégia dos concorrentes.
d)Estratégia competitiva.
e)Estratégia funcional.
5.Qual ação, sugerida por Mintzberg (2006) para o desenvolvimento do “planejar”, discorre sobre algumas ideias inovadoras que devem ser guardadas até que a empresa esteja preparada para uma revolução estratégica?
a)Administre os padrões.
b)Reconcilie mudança e continuidade.
c)Conheça o negócio.
d)Detecte a descontinuidade.
e)Escolha sobre estabilidade e mudança.
Planejamentos estratégico, tático e operacional
1. O planejamento estratégico está inteiramente relacionado aos objetivos de toda a organização e interligado com diferentes estratégias para que
sejam alcançadas as metas determinadas. De acordo com Oliveira, o planejamento precisa se dividir em fases para que apresente melhor desempenho.
Quais são essas fases?​​​​​​​
a)Verificação financeira, ponto de vista das lideranças, análise da concorrência e do mercado.
b)Determinação da alta direção, avaliação de inovação do mercado, concorrências diretas e indiretas, posicionamento da marca.​​​​​​​
c)Avaliação da comunicação interna, propagação de campanhas de Marketing de forma mais agressiva, análise da concorrência e do mercado.
d)Diagnóstico estratégico, missão da empresa, instrumentos prescritivos e quantitativos e controle e avaliação.
e)Avaliação dos desejos do cliente, verificação dos níveis de qualidade dos produtos, comparação dos resultados frente à concorrência e novas campanhas de Marketing.
2)Qual é a finalidade do planejamento tático para a organização e a sua importância?​​​​​​​
a)Sua finalidade é estar alinhado ao planejamento estratégico, desdobrando-se para os acionistas, os quais são os principais atores no processo de desenvolvimento organizacional, devido à detenção de poder e recursos financeiros que são aplicados nas organizações. Esse planejamento é de fundamental importância, pois nesse nível entram em ação os consultores internos, os quais fazem a ponte entre a alta gestão e os acionistas para a tomada de decisão.
b)Sua finalidade é estar alinhado ao planejamento estratégico, sendo, dessa forma, detentor das tomadas de decisão que são necessárias para a melhoria do desempenho dos recursos financeiros e qualitativos, podendo alterar, inclusive, os caminhos do planejamento estratégico. Sendo assim, esse planejamento é importante porque interfere em toda a dinâmica do planejamento estratégico em relação à liderança.​​​​​​​
c)Sua finalidade é estar alinhado ao planejamento estratégico e desdobrá-lo de forma eficiente dos gerentes até os funcionários, visando à melhor utilização dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos determinados. Sendo assim, esse planejamento é de fundamental importância no decorrer do desenvolvimento estratégico.
d)Sua finalidade é estar alinhado ao planejamento estratégico, desenvolvendo toda a proposta de trabalho, já que nesse nível as coisas acontecem, materializando-se nos resultados que serão apresentados, os quais são os objetivos centrais do planejamento estratégico. Assim, o planejamento tático é de fundamental importância devido à sua prática operacional.
e)Sua finalidade é estar alinhado ao planejamento estratégico, pois determina o plano de ação de posicionamento estratégico que será utilizado pela empresa e como este será desenvolvido para os clientes e frente aos concorrentes. Assim, o planejamento tático é um propulsor da inovação e das ferramentas de criação, sendo fundamental para o intercâmbio de informações entre cliente e empresa.
3)O planejamento estratégico normalmente determina um espaço de tempo para a execução, o desenvolvimento e a avaliação das entregas; normalmente ele é composto de planos de longo, médio e curto prazos.
O detalhamento dos planos de longo e médio prazos acontece em qual fase e para quê?​​​​​​​
a)O detalhamento dos planos de longo e médio prazos é feito na fase do plano anual, o qual descreve metas concretas, até o ponto de serem obtidos os planos de ação e o orçamento anual.
b)O detalhamento do plano de longo e médio prazos é realizado na fase de divulgação para o público-alvo, por meio de campanhas publicitárias com enfoque nos objetivos previamente descritos pelos seus acionistas e alta direção.
c)O detalhamento do plano de longo e médio prazos é realizado na fase do plano de curto prazo, para proporcionar mais agilidade em seu desdobramento operacional para todas as áreas que o operacionalizam, com foco nas entregas rápidas dos produtos/serviços ao cliente.
d)O detalhamento do plano de longo e médio prazo é feito na fase de modelagem e experimentação, as quais acontecem no decorrer do seu desenvolvimento, trazendo dados suficientes na avaliação do desenvolvimento da empresa nesse período.
e)O detalhamento do plano de longo e médio prazo é feito na fase de projeção financeira, pois dará subsídios aos ajustes que forem necessários.
4)Na busca pela saúde financeira equilibrada da organização, os seus gestores precisam se atentar a três passos.
Quais são esses passos?
a)A estratégia da empresa deve consistir em portfólios únicos; as empresas necessitam apresentar diferenciais de exclusividade para seus clientes; as empresas precisam mudar a forma como se comunicam tanto com seu público interno quanto com seu público externo e acionistas.
b)A estratégia da empresa deve consistir em portfólios que envolvam horizontes diferentes de tempo; as empresas necessitam de processos organizacionais que tenham foco tanto no desempenho como na saúde financeira; as empresas necessitam mudar a natureza de seu diálogo com seus stakeholders principais, particularmente os mercados de capitais e os empregados.
c)A estratégia da empresa deve consistir no foco, no mercado e em suas demandas de inovação; as empresas precisam buscar sair à frente da concorrência; as empresas precisam investir todo seu capital no futuro, alinhado com a visão traçada no planejamento estratégico.
d)A estratégia da empresa deve consistir no desenvolvimento do capital humano para o melhor desempenho de seus resultados; as empresas precisam trazer o funcionário como protagonista da sua carreira dentro da empresa; as empresas precisam ter políticas internas de melhoria contínua de processos.
e)A estratégia da empresa deve consistir no fator financeiro, pois a partir dele todas as demais áreas se desenvolvem; as empresas precisam criar políticas internas de otimização de recursos próprios e organizacionais; as empresas precisam mudar a forma de se relacionar e negociar tanto com funcionários e sindicatos quanto com seus stakeholders.
5)Nas projeções econômico-financeiras, é fundamental saber interpretar os dados apresentados nos balanços/demonstrativos contábeis. A interpretação por meio de índices facilita o entendimento e a escolha da ação mais adequada em relação aos dados.
Quais são as principais análises que podemos fazer nesse caso?
a)Análise financeira, econômica e administrativa.
b)Análise de mercado, concorrência e eficiência.​​​​​​​
c)Análise de desempenho das equipes, de produção e quantitativo de entregas ao cliente​​​​​​​.
d)Análise financeira, administrativa e de mercado.​​​​​​​
e)Análise econômica, de concorrência e inovação tecnológica.
Valores, Missão, Visão e Objetivos
1)(VUNESP, 2013). Ao definir seus objetivos globais que pretende alcançar em longo prazo, estabelecer a prioridade em uma hierarquia de objetivos e determinar a ordem de importância, a empresa realiza o processo do planejamento estratégico denominado: ​​​​​​​
a)Formulação das alternativas estratégicas.
b)Formulação dos objetivos organizacionais.
c)Sessão de brainstorming.
d)Análise externa do ambiente.
e)Análise interna do ambiente.
2)Dentro dos diversos tipos de organizações é comum a confusão entre os conceitos fundamentais que envolvem a estratégia. Quando discutimos sobre os recursos e competências que uma organização pode usar a fim de agregar valor aos compradores, estamos abordando qual conceito ligado a estratégia? ​​​​​​​
a)Missão.
b)Visão ou plano estratégico.
c)Capacidade estratégica.
d)Meta.
e)Objetivo.
3)(FCC, 2013). A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois:​​​​​
a)procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
b)estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
c)define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
d)agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
e)o empreendedor definirá, com
precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
4)(FCC, 2011). A missão representa a razão da existência de uma organização. Ela funciona como:​​​​​
a)uma medida estratégica daquilo que a empresa deve ou não investir para cumprir suas metas financeiras.
b)uma crença básica sobre o que se pode ou não esperar da empresa.
c)uma crença básica sobre o que é ou não importante para a empresa.
d)o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros.
e)uma identidade comum aos propósitos da organização.
5)(FCC, 2009). O elemento organizacional que serve para clarificar e comunicar os objetivos e os valores básicos e orientar as atividades da organização são denominados: ​​​​​
a)missão.
b)política operacional.
c)visão.
d)estratégia.
e)indicador.
Mapeamento no planejamento estratégico
1.Michael Porter é o criador da cadeia de valor, ferramenta que demonstra as atividades que fazem parte da criação de valor e as atividades necessárias para suportar o conjunto principal.
De acordo com a ferramenta, assinale a alternativa que indica quais são as atividades primárias:
a)Recursos humanos, logística externa, marketing e atividade administrativa.
b)Suprimentos, operações, suporte tecnológico e logística.
c)Serviços, vendas, suprimentos e recursos humanos.
d)Logística entrada e saída, operações, marketing, vendas e serviços.
e)Suprimentos, suporte tecnológico, recursos humanos e atividade administrativa.
2.Para a construção de um diagnóstico de um plano estratégico, normalmente recorre-se a algumas ferramentas idealizadas por autores referenciados na escola de administração. Das listadas abaixo, todas suportam essa atividade, EXCETO:
a)Cadeia de valor.
b)PDCA.
c)Benchmarking.
d)SWOT.
e)Segmentação de mercado.
3)As grandes empresas consideram o benchmarking uma das mais interessantes ferramentas para os estudos estratégicos. Das alternativas a seguir, qual define corretamente essa ferramenta?
a)É um comparativo das atividades realizadas por fornecedores de material direto ou transportes.
b)É uma análise que avalia as principais falhas e as soluções emergenciais adotadas pela empresa.
c)É um processo para avaliar melhores práticas do mercado em processos, serviços e produtos.
d)É um estudo que avalia se uma atividade deve ser realizada internamente ou terceirizada.
e)\É uma atividade de comparação das práticas realizadas no mercado interno com as realizadas no exterior.
4.Em quase todas as literaturas ou publicações técnicas sobre planejamento estratégico, é mencionada a análise que utiliza a matriz SWOT. Assinale a alternativa que indica qual a finalidade dessa ferramenta:
a)A finalidade da ferramenta é definir metas de curto, médio e longo prazos para as lideranças da empresa.
b)A finalidade dessa ferramenta é, de forma estruturada, suportar a construção da missão, da visão e dos valores da empresa.
c)A finalidade da ferramenta está em definir as principais ações estratégicas e quais indicadores serão utilizados no monitoramento.
d)A finalidade dessa ferramenta é demonstrar em dois polos as principais ameaças e oportunidades que o ambiente externo traz para a empresa.
e)A finalidade da ferramenta está em apresentar as principais forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado.
5)Com base na análise SWOT, dos exemplos a seguir, qual pode ser considerado uma força?
a)As principais moedas estrangeiras estão em alta, por isso, é um ótimo cenário para exportação.
b)A equipe de pesquisas e desenvolvimento registrou cinco patentes no último ano.
c)O governo lançou um programa de incentivo para pequenos produtores rurais.
d)Os tributos reduziram para empresas que desenvolvem e produzem localmente.
e)Nos próximos cinco anos, iniciarão as atividades em mais quatro portos no país.
Objetivos estratégicos: implementação e desdobramento
1.Na implementação de uma estratégia, vivencia-se um processo de escolha considerada mais adequada segundo a variedade de situações e de contextos daquela empresa, como o escopo do negócio, o tipo de vantagem competitiva e as competências essenciais e distintivas nas quais essa vantagem competitiva se destacará. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um passo que poderá ser seguido após esses comandos.
a)Mensuração dos problemas existentes para a sua solução.
b)Projeção dos processos internos e de seus relacionamentos para a produção de impactos externos através da dinamização da cadeia de valores organizacionais.
c)Formulação de estratégias de acordo com a nova visão implementada.
d)Projeção da análise de concorrência atrelada às perspectivas do mercado.
e)Posicionamento competitivo frente aos problemas internos detectados.
2)Quais são as duas formas de implementação dos objetivos estratégicos?
a)A primeira fase refere-se à adesão de novos fornecedores e formas de negociação; a segunda, às ações de Marketing no enfrentamento da concorrência.
b)A primeira fase refere-se ao atendimento das metas determinadas; a segunda, à adesão de novos acionistas.
c)A primeira fase refere-se à extensão da estratégia no conjunto de ações orientado para os negócios atuais; a segunda, às inovações pretendidas no futuro.
d)A primeira refere-se à qualidade de produção; a segunda, à otimização dos recursos empreendidos para a melhoria da qualidade dos produtos.
e)A primeira fase refere-se ao posicionamento da marca frente à concorrência; a segunda, às campanhas de Marketing.
3)De acordo com Maximiano, o planejamento estratégico deve se desdobrar em outros planos e meios. Quais são eles?
a)Planos de desenvolvimento de novos produtos e excelência na entrega destes ao consumidor.
b)Potencialização da comunicação interna e novas competências essenciais à organização.
c)Melhoria contínua do desempenho dos produtos e capacitação profissional.
d)Planos de melhoria do clima organizacional e qualidade das parcerias fechadas.
e)Planos operacionais, planejamento de áreas funcionais, políticas, projetos e estrutura organizacional.
4)Dentre as ferramentas de priorização existentes, a Matriz GUT é simples, de fácil utilização e, se devidamente explorada, demonstra muita eficácia em seu resultado. Essa matriz pode ser ligada a qual outra ferramenta e por quê?
a)A Matriz GUT pode ser ligada à Matriz de Responsabilidades, devido à designação das responsabilidades organizacionais.
b)A Matriz GUT pode ser ligada às soluções propagadas pelo plano de ação desenvolvido pelo 5W 2H.
c)A Matriz GUT pode ser ligada à Matriz SWOT, devido à priorização de soluções tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo.
d)A Matriz GUT pode ser ligada ao fluxograma, devido à sua relevância em demonstrar os direcionamentos estratégicos.
e)A Matriz GUT pode ser ligada ao organograma, devido à sua importância organizacional na demonstração hierárquica.
5.A Matriz GUT, também conhecida como Matriz de Priorização, trata da análise dos problemas da organização, sendo classificada conforme:
a)a gravidade, a urgência e a tendência.
b)as metas, os objetivos e a visão.
c)a missão, a visão e os valores.
d)as metas quantitativas, as qualitativas e a visão.
e)a gravidade, a urgência e a totalização dos prejuízos.
Implementação e controle da estratégia
1)Para compreender todo o processo de construção da implementação e do controle estratégico na empresa, vale ressaltar a escola em que ele está inserido. Nisso, Mintzberg declara que a escola do planejamento se apóia em três premissas básicas. Quais são elas?
a)As estratégias voltadas ? cultura de dono, inovação, excelência operacional e investimento no capital intelectual interno, para que possam ter uma maior qualidade do serviço oferecido aos clientes.
b)As estratégias subdivididas em etapas apoiadas em check list e técnicas próprias, o papel desempenhado pelo gestor ou líder responsável pela execução de todo planejamento e a comunicação de forma clara e explícita para que possam ser implementadas. 
c)As estratégias de penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento
do produto e diversificação do produto para crescimento do portfólio.
d)As estratégias de perspectivas de mercado, eficiência, eficácia e efetividade do exercício profissional dentro da empresa.
e)As estratégias de posicionamento competitivo, discriminação de diferencial e vantagens competitivas para alavancagem das vendas e do desenvolvimento organizacional.
2)Qual o método ou a ferramenta de qualidade que pode ser utilizado no processo de implementação e controle estratégico, que busca responder e subsidiar informações necessárias para que um projeto/plano encontre êxito e não pare no decorrer de seu andamento, proporcionando uma leitura clara de suas responsabilidades: 
a)Espinha de peixe — Diagrama de Ishikawa.
b)Matriz SWOT.
c)BSC.
d)5W2H.
e)Matriz GUT.
3.O sucesso no desenvolvimento e na utilização de indicadores-chave de desempenho (Kpis) no trabalho é determinado pela presença ou ausência de quatro peças fundamentais. Quais são elas?
a)Parceria com a equipe operacional; posicionamento competitivo; centralização do poder nos gestores devido ? necessidade de tomadas de decisão ágeis; foco no cliente.
b)Parcerias com novos fornecedores; foco no cliente; diversificação do produto e do portfólio; criação e monitoramento dos indicadores-chave de desempenho.
c)Parceria com a equipe, sindicato e stakeholders; transferência de poder para linha de frente; integração de atividades de mensuração, relatórios e melhorias de desempenho; conexão entre as medidas de desempenho e a estratégia.
d)Busca na liderança de custo; posicionamento da marca; excelência operacional e autonomia de poder de decisão para maior agilização do processo de implementação.
e)Busca na liderança de custo; diferenciação; enfoque competitivo e excelência operacional.
4)Quais são as quatro perspectivas traçadas por Norton e Kaplan para o BSC, no desenvolvimento do planejamento estratégico, utilizado como um sistema de informação importante para a implementação e o controle de ações estratégicas na empresa?
a)Perspectiva de custos, da eficiência, da análise da concorrência e da análise de mercado.
b)Perspectiva administrativa, de análise de novas tendências de inovação, financeira e de centralização da tomada de decisão.
c)Perspectiva de qualidade total, de análise da concorrência, de análise do mercado e para inovação e aprendizado do capital intelectual.
d)Perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e para inovação e aprendizado.
e)Perspectiva tecnológica e para inovação, do aprendizado contínuo interno e melhores práticas, de análise de mercado e de análise da concorrência.e)Perspectiva tecnológica e para inovação, do aprendizado contínuo interno e melhores práticas, de análise de mercado e de análise da concorrência.
5)Kaplan e Norton (1997) enfatizam que medir é importante: “o que não é medido não é gerenciado”, e isso se tornou uma tônica no meio corporativo, devido ? sua verdade. Os autores ainda ressaltam que as empresas inovadoras adotam a filosofia do Scorecard para viabilizar processos gerenciais críticos. Quais são eles: 
a)Estabelecer a otimização dos processos; centralizar o poder; coordenar ações de controles rígidos para a eficácia dos resultados; planejar, determinar metas e estabelecer prazos largos para o seu alcance, somado ? melhoria do feedback organizacional.
b)Estabelecer metas agressivas e ousadas na sustentação dos valores e missão da empresa; na determinação de novos objetivos estratégicos, para se adequar ? s mudanças de mercado, independentemente da estrutura, e ? melhora na comunicação interna.
c)Estabelecer e desdobrar a visão estratégica para todos; comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; planejar, determinar metas e alinhá-las a estratégia e melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
d)Estabelecer metas quantitativas e qualitativas claras; determinar controles interligados entre áreas para otimização de processos; planejar, determinar metas e estabelecer níveis de qualidade concatenados com as normas internas, somados ? melhoria na comunicação interna.
e)Fundamentar a otimização das atividades desempenhadas; a melhoria da comunicação interna, do feedback e da produtividade e na sustentação dos valores, missão e visão da empresa, sendo patamares essenciais para a permanência dos colaboradores.
Tipos de Estruturas Organizacionais
1.A tradicional abordagem funcional adotada por muitas empresas pode trazer vantagens e desvantagens. Marque a alternativa que se refere a uma vantagem da abordagem funcional.
a)Quando as empresas estão crescendo, e o ambiente empresarial está em mutação, as áreas de trabalho precisam ser integradas com maior eficácia.
b)Em uma organização funcional, as pessoas podem preocupar-se mais com sua função do que com a empresa como um todo.
c)Em uma organização funcional, o fato de os gestores serem especialistas prejudica a visão e o entendimento mais sistêmico do negócio.
d)As pessoas têm mais oportunidades de treinamento especializado e desenvolvimento aprofundado de habilidades.
e)A estrutura funcional pode promover a diferenciação funcional, mas não a integração entre as diferentes funções.
2)O organograma representa os cargos da empresa e a maneira como são organizados. Assim, oferece uma visão da estrutura de subordinação e também das diversas atividades realizadas por diferentes pessoas. Sobre as informações transmitidas por um organograma, é correto afirmar que:
a)Um organograma não pode servir como base para tomada de decisões estratégicas.
b)As caixas de um organograma representam diferentes tarefas, que não fazem relação com a hierarquia organizacional.
c)Os níveis de gestão são indicados pelas camadas horizontais do diagrama. Os funcionários de mesma hierarquia e que respondem a uma mesma pessoa encontram-se no mesmo nível.
d)As relações de subordinação e autoridade são indicadas pelas linhas tracejadas que mostram ligações entre superior e subordinado.
e)O formato do organograma não reflete o que as empresas fazem na prática, é meramente ilustrativo.
3)De acordo com a leitura indicada nesta unidade, em relação à estrutura organizacional, pode-se afirmar que:
a)Em uma estrutura orgânica, os ocupantes de cada cargo têm responsabilidades mais amplas e que mudam de acordo com as necessidades.
b)Colaboração e interação são palavras-chave para as estruturas orgânicas.
c)A estrutura orgânica relaciona-se com empresas mais modernas, menos rígidas e que enfatizam a flexibilidade.
d)As organizações mecânicas refletem uma estrutura formal que tem por objetivo promover a eficiência interna.
e)Todas as alternativas estão corretas.
4)Observe a afirmação: "enquanto as empresas diferenciam suas estruturas, os gestores devem, ao mesmo tempo, considerar aspectos de integração". É CORRETO fazer a seguinte afirmação:
a)Quanto mais diferenciada for uma empresa, menor será a necessidade de integração entre suas unidades.
b)A afirmação demonstra que mesmo as tarefas especializadas de uma empresa não podem ser completamente independentes.
c)A integração e a coordenação não são adequadas para um alinhamento das tarefas à missão geral da empresa.
d)A diferenciação horizontal dentro da estrutura organizacional envolve, além de outros fatores, o conselho de administração, o presidente executivo e os níveis hierárquicos.
e)A diferenciação vertical na estrutura organizacional envolve questões de departamentalização que criam empresas funcionais.
5)Sobre estrutura organizacional, assinale a alternativa que se relaciona com a necessidade de mudanças estruturais em uma organização.
a)Fazer com que a geração de ideias dentro da empresa seja responsabilidade de todos.
b)Aproximar gestores e equipes de diferentes áreas em um projeto estratégico comum.
c)Atualmente, muitas unidades de apoio, como departamentos de pesquisa, jurídico, de relações públicas e departamento pessoal, estão revendo o seu papel nas organizações.
d)A concorrência, o avanço tecnológico e a globalização são fatores que afetam as estruturas organizacionais.
e)Todas as alternativas estão corretas.
Relações de Poder nas Organizações
1.Considerando a multiplicidade de elementos heterogêneos que interagem no dia a dia das organizações, de modo geral, tais como tecnologia, lideranças, capital financeiro, conhecimento, inovação, tendências de mercado, equipes, o debate em torno das relações de poder nesses ambientes emerge como um ponto importante nos estudos de cultura e comportamento organizacional. A partir disso, assinale, a seguir, a alternativa correta sobre poder organizacional:
a)A compreensão da dinâmica das relações de poder em uma organização é importante para que se busque a estabilidade das ações em determinado contexto, mas não tem relação com os resultados alcançados.
b)A Escala de Configuração do Poder Organizacional (ECPO), a qual permite que se conheça diferentes aspectos da realidade organizacional, pode ser utilizada tão somente por pesquisadores.
c)A teoria do poder organizacional foi proposta pelos pesquisadores Pettigrew e McNulty, em 1995.
d)A teoria do poder organizacional concebe as estruturas organizacionais em estado de equilíbrio estático.
e)As organizações, de acordo com a teoria do poder organizacional, apresentam comportamentos políticos na medida em que interagem reciprocamente com os ambientes externo e interno.
2)Em uma instituição de ensino superior no Brasil, os estudantes de uma turma de Psicologia organizam-se para a formatura. Uma das missões dos, então, formandos é eleger um professor paraninfo da turma, o qual terá a missão de acompanhá-los nos ritos de colação de grau, bem como fazer um discurso para os seus afilhados, contemplando conselhos e experiências para a trajetória profissional que inicia com o diploma de psicólogo. Em reunião para escolher o professor homenageado, os formandos elegeram a consistência intelectual e a contribuição para o desenvolvimento humano coletivo como os dois principais aspectos para bussolar o voto individual. Por unanimidade, o professor João da Silva, o qual ministrou com excelência as disciplinas de Ética e de Saúde Coletiva, foi eleito paraninfo da turma desses formandos. No ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), todos os alunos acertaram as duas questões relacionadas a essas disciplinas, o que corroborou para que a média alcançada pelos alunos colocasse o curso de Psicologia em destaque no cenário nacional.
Considerando a instituição de ensino como uma organização de poder, identifique, a seguir, o sistema de influência de Mintzberg (1983) que caracteriza a escolha de João da Silva como paraninfo pelos alunos formandos:
a)Sistema de autoridade.
b)Sistema de ideologia.
c)Sistema político.
d)Sistema de especialistas.
e)Sistema acadêmico.
3)Para Mintzberg (1983), na perspectiva da teoria do poder organizacional, considerando o sistema de influências, os influenciadores orientam suas ações a partir de falhas tanto na estruturação da organização como na execução de objetivos e atendimento das necessidades individuais. Tais elementos de estruturação, sejam externos ou internos, acabam por constituir as coalizões. Sobre coalizões no sistema de influência, assinale, a seguir, a alternativa correta:
a)O tipo de coalizão externa dividida diz respeito a influenciadores que têm objetivos e propósitos divergentes.
b)A coalisão interna é formada por diferentes grupos, dentre os quais podemos destacar os fornecedores, as associações e o governo.
c)A coalizão do tipo passiva é externa, com poucos influenciadores que agem conjuntamente.
d)A coalizão eterna, do tipo ativa, corresponde a influenciadores que não exercem poder, pois esses não têm potencial para tal.
e)O conselho diretor da coalizão externa, por exemplo, constitui a coalisão informal.
4)Analise as assertivas a seguir sobre coalizão interna (MINTZBERG, 1983).
I. A coalizão interna é formada por membros organizacionais do mesmo nível hierárquico.
II. Existem quatro principais tipos de coalizão interna: personalizada e burocrática, ideológica, profissional e politizada.
Agora, escolha a alternativa correta sobre as assertivas I e II:
a)A I está incorreta, a II está correta e a II poderia ser um exemplo da I, caso esta fosse descrita de outra maneira.
b)A I está correta, a II está incorreta e a II justifica a I.
c)A I e a II estão incorretas e a II não poderia ser um exemplo da I.
d)A I e a II estão corretas e a relação entre elas é de causalidade.
e)A I e a II estão incorretas e não existe relação explicativa entre as assertivas.
5)A empresa Habilitare atua no ramo de prestação de serviços por meio de aplicativos para celular. No aplicativo intitulado Faça qualquer pedido, mais de 150 tipos diferentes de serviços são ofertados, desde atividades domésticas, cabeleireiras, entrega até aulas de língua estrangeira e reforço escolar, de nível superior, entre outros. Com a popularização desse tipo de aplicativo, e com o rápido crescimento do mercado e das empresas concorrentes, a meta da empresa Habilitare para o próximo ano é ampliar os seus produtos para 300 tipos diferentes de serviços. Para tanto, neste primeiro momento, a equipe interna da empresa está passando por treinamento com o tema “Sistema de Metas”.
Carlos, um dos colaboradores que passa pelo treinamento, é convidado a relacionar corretamente, com base em Mintzberg (1983), a associação entre o tipo de meta e a sua descrição, conforme os itens a seguir.
(1) Metas básicas
(2) Metas ideológicas
(3) Metas formais
(4) Metas pessoais compartilhadas
( ) Para sobrevivência, eficiência, controle e crescimento.
( ) Focalizadas na missão organizacional ou em seus aspectos.
( ) Geralmente impostas por influenciador dominante.
( ) Decorrem da organização dos membros que apresentam interesse comuns.
Ele terá executado corretamente a tarefa se escolher a alternativa com a sequência que completa os parênteses de cima para baixo na seguinte ordem numérica:
a)4 – 3 – 2 – 1.
b)4 – 1– 2 – 3.
c)1 – 3 – 1 – 2.
d)1 – 2 – 3 – 4.
e)3 – 4 – 1 – 2.
Liderança
1)Inúmeras são as contribuições conceituais a respeito da Liderança e, assim, diversos são os autores que conceituam tal assunto. No entanto, Bergamini (1994) entende que em grande parte das definições é comum a presença de dois elementos-chave. Abaixo, escolha a alternativa que cita um desses elementos:
a)Liderança como influência, baseando-se na capacidade de um grupo de obter um líder para conduzi-los a alcançar posições estrategicamente importantes e influentes na empresa.
b)Liderança como aspecto econômico da organização, na qual o indivíduo que produz resultados afeta o desempenho financeiro da empresa e traz recompensas financeiras ? sua equipe.
c)Liderança como um aspecto de processo em que o líder reescreve todos os fluxogramas do seu setor.
d)Liderança como um aspecto de aprendizagem na qual o indivíduo não somente ensina as pessoas a alcançar suas visões, mas também estimula a aprendizagem para todos.
e)Liderança como um aspecto de grupo no qual os traços de um determinado indivíduo acabam por colocá-lo em evidência.
2)A atuação de um líder difere da de um gestor, principalmente porque:
a)o líder se preocupa em desenvolver as pessoas, enquanto que o gestor foca em treinamentos.
b)o líder dá importância para o seu ponto de vista, já o gestor está aberto para sugestões.
c)enquanto o gestor está focado nas atividades, o líder está focado nas pessoas.
d)o gestor atua como fonte de inspiração aos membros de sua equipe, enquanto o líder como fonte de motivação.
e)enquanto o líder solicita algo para os membros de sua equipe, o gestor delega funções.
3)Dentre muitas atividades, o gestor também tem o papel de desenvolver as pessoas, e isso se torna cada vez mais relevante, porque:
a)é necessário estar atento ao resultado econômico da empresa através do atingimento de resultados.
b)os membros de uma equipe precisam ter alcance ? s ferramentas básicas de trabalho e assim obterem os melhores resultados.
c)as pessoas se sentem parte do negócio e assim trabalham para conquistar melhores salários.
d)é necessário contribuir para o crescimento pessoal dos membros de uma
equipe, estimulando a autonomia e a participação nas estratégias da empresa.
e)a empresa necessita de funcionários participativos e envolvidos com o negócio da empresa como forma de atingir o maior lucro possível.
4)É verdadeiro afirmar que, atualmente, um líder deve atuar no papel de:
a)coaching - por meio de feedbacks constantes, o líder incentiva as pessoas a se manterem motivadas e alinhadas ? s atividades.
b)gestor - por meio de reuniões, ordena as atividades que cada membro da equipe deve executar.
c)coaching - sendo liberal e solicitando a opinião de todos na tomada de decisões.
d)chefe - com foco no desenvolvimento das pessoas e realizando treinamentos constantes para as equipes, em momentos em que é solicitado apoio.
e)gestor - por meio das pessoas, consegue alcançar os objetivos e as metas estipulados para ele.
5)Sabe-se que existem diversas abordagens a respeito de liderança e que uma delas é a transformacional. A partir dela, pode-se concluir que liderança:
a)leva em consideração a troca entre líderes e liderados, no sentido de que a liderança poderia ocorrer através de uma recompensa.
b)baseia-se na busca do alinhamento dos liderados com a estratégia organizacional. Assim o líder tem o papel de trazer os liderados para o processo de validação do planejamento organizacional.
c)leva em consideração padrões de comportamentos adotados pelos líderes.
d)baseia-se na tentativa de identificar características físicas, mentais e culturais de um líder.
e)varia de acordo com a maturidade dos subordinados em relação ? tarefa a ser realizada, ou seja, que cada pessoa teria sua capacidade e vontade de assumir seu próprio direcionamento profissional.
Clima Organizacional
1. Há, na literatura, diversos conceitos de clima organizacional, porém é possível identificar a presença de dois elementos comuns entre os autores. São eles: a referência à percepção como meio de identificação do clima organizacional e a referência à influência do clima organizacional.
a)nos artefatos, ambiente físico e comportamento formal.
b)nos rituais, recompensas e valores intrínsecos.
c)na satisfação, na motivação e no comportamento das pessoas.
d)na história organizacional, crenças e comportamento informal.
e)na adaptação externa, valores declarados e pressupostos.
2)(FCC, 2013) "Reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado ? motivação, ? lealdade e ? identificação com a empresa, ? colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, ? facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, ? integração da equipe e outras variáveis intervenientes, conforme definidas por Likert." (Lacombe, 2011)
O conceito de Likert converge para ​​​​​​​
a)o treinamento e desenvolvimento de pessoal.
b)a avaliação de desempenho.
c)a cultura organizacional.
d)o clima organizacional.
e)a comunicação empresarial.
3)(FCC, 2013) O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, influenciando seu comportamento. Pode-se identificar que o clima organizacional, dentro de uma organização, favorece aos seus participantes um ambiente propício a ​​​​​​​
a)um sistema de relacionamento ineficaz.
b)satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação de sua moral.
c)um sistema de relacionamento com conflitos.
d)uma insatisfação no ambiente de trabalho em relação ao comportamento dos participantes.
e)uma experimentação sem necessidade de envolver os participantes.
4)(FCC, 201 A avaliação do clima organizacional permite que os gestores identifiquem características importantes referentes ao relacionamento das pessoas e ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, avaliar o clima organizacional das empresas é importante porque
a)identifica os funcionários menos eficientes em seu quadro.
b)constitui uma oportunidade para a empresa realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios.
c)a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obriga as empresas a avaliarem seu clima organizacional pelo menos uma vez ao ano.
d)é uma forma de saber como anda o desempenho dos seus principais concorrentes.
e)é uma forma de atuar com responsabilidade socioambiental.
5)(FCC, 201 O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas sobre as quais se seguem consequências em decorrência de diferentes ações. Nesse sentido, as pessoas
a)sugerem mudanças que, se executadas, podem trazer benefícios aos clientes e, consequentemente, ? organização.
b)esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional.
c)preparam ações no sentido sempre negativo para provocar paralisações constantes nas atividades.
d)concorrem entre si para que a organização adquira capital e obtenha retornos financeiros positivos.
e)participam nos processos motivacionais para que os gerentes desenvolvam intervenções que não alterem os sistemas de recompensas e remuneração.
Planejamento e Controle: Conceituação
1)A atividade de planejamento e controle, inserida no contexto da administração da produção, desempenha importante papel, a respeito da qual avalie afirmações que se seguem.
a)Preocupa-se exclusivamente com a quantidade de recursos disponibilizados para a produção.
b)O planejamento e controle gerencia a alocação de recursos e atividades integrantes da operação.
c)Processos com algo grau de contato com o cliente geralmente são mais fáceis de controlar.
d)O nível de imprevisibilidade do processo não afeta sua capacidade de planejamento.
e)A função de planejamento e controle procura conciliar os recursos e a produção, sem considerar aspectos como clientes e demanda.
2)A atividade de planejamento e controle proporciona sistemas e procedimentos que viabilizam a tomada de decisão, que podem apresentar diferentes formatos, mas que geralmente tendem à combinação de elementos comuns, sobre os quais avalie as considerações a seguir.
a)A interface com clientes promove a conexão entre atividades internas e externas à operação, considerando as implicações do momento ou do nível da atividade no suprimento de produtos e serviços.
b)Os mecanismos essenciais têm capacidade de influenciar a natureza da experiência do cliente.
c)O gerenciamento da demanda corresponde à parte do sistema de planejamento e controle de recursos que gerencia a forma como a empresa interage com seus clientes.
d)A interação de suprimentos é parte do sistema de planejamento e controle que promove a relação com fornecedores apenas no curto prazo.
e)Carregamento, sequenciamento, programação e monitoramento correspondem às atividades básicas do mecanismo de decisão.
3)Os mecanismos essenciais correspondem a um conjunto de atividades sobrepostas e inter-relacionadas, responsáveis pela realização de tarefas básicas do planejamento e controle, incluindo as atividades citadas a seguir.
a)Atividade de carregamento que determina a ordem em que as tarefas devem ser realizadas.
b)Atividade de sequenciamento que se encarrega de estabelecer quando as tarefas serão realizadas na operação.
c)A atividade de programação, responsável pela avaliação do nível de atividade esperado para cada parte da operação.
d)Atividade de monitoramento e controle que corresponde ao acompanhamento da operação, verificando se as atividades estão seguindo o plano determinado para elas.
e)Atividades de flexibilidade, comunicação e intuição.
4)A atividade de sequenciamento corresponde a um dos mecanismos essenciais do planejamento e controle, responsável por definir a ordem de realização do trabalho, baseada na determinação de prioridades, que é viabilizada por diferentes regras como as que se seguem.
a)Prioridade do cliente, que define a prioridade em função do grau de importância do cliente.
b)FIFO que prioriza em função de razões práticas
relacionadas à produção (como descarregamento, por exemplo).
c)LIFO que prioriza em função da ordem de chegada, definindo que o primeiro a chegar será o primeiro a ser atendido.
d)SOT que prioriza em função do maior tempo de utilização da estrutura dos centros de trabalho.
e)LOT que prioriza de forma a oportunizar a produção de um maior volume de pequenas tarefas, com menores tempos de execução.
5)A atividade de monitoramento e controle pode ser considerada a função final do planejamento e controle, sendo responsável por monitorar todas as demais (carregamento, sequenciamento e programação), sobre a qual avalie as considerações a seguir.
a)A teoria das restrições corresponde a um complicador do monitoramento e controle.
b)Lida constantemente com gargalos que correspondem aos pontos de alargamento da capacidade produtiva.
c)Utiliza o chamado controle tambor que recomenda a manutenção de estoques em ponto que anteceda o gargalo.
d)Faz uso da modalidade de controle corda que visa determinar o ritmo que o processo deve seguir.
e)Visa assegurar que as atividades estejam se desenvolvendo conforme o planejado.
Estruturas Organizacionais: conceitos
1)A divisão do trabalho se refere à subdivisão do trabalho em tarefas distintas atribuídas a pessoas diferentes. O trabalho subdividido leva à especialização deste, porque cada função inclui um conjunto restrito de tarefas necessárias para se concluir o produto ou serviço. Entretanto, há contribuições positivas e negativas quando se pensa nessa divisão, e pode-se dizer que as consequências a curto prazo referem-se à(ao):
a)maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.
b)aumento dos custos de produção e maior eficiência da organização.
c)menor produtividade e maior eficiência da organização.
d)redução dos custos de produção e menor produtividade.
2)Diversas redes de fast‐food eficientes costumam ter um alto grau de formalização, pois se baseiam na padronização dos processos de trabalho como um mecanismo de coordenação. Os funcionários têm funções precisamente definidas, e tarefas altamente padronizadas. A gestão de processos vincula-se ao trabalho de desenvolvimento e implantação de procedimentos de padronização como forma de aumentar a competitividade organizacional. Veja algumas afirmativas a respeito do desdobramento da padronização:
I) Estabilização dos processos.
II) Facilitação do controle.
III) Qualidade na produção e nos serviços.
IV) Garantia de aumento nos lucros da empresa.
V) Ampliação de conhecimento.
A respeito do desdobramento deste processo é CORRETO o que consta nas afirmativas :
a)I, II e IV apenas.
b)II, IV e V apenas.
c)I, III e V apenas.
d)I, II, III e IV apenas.
e)I, II, III e V apenas.
3.Criticado quando, em umas das suas afirmações, disse que todas as coisas seriam fabricadas em quantidade e qualidade superiores e com mais destreza se cada indivíduo trabalhasse em uma única função, em conformidade com seus dons naturais e no momento certo, sem se intrometer em mais nada.
Taylor, considerado o pai da Administração Científica, também considerava que o trabalhador deveria executar tarefas simples e padronizadas, a fim de gerar melhores resultados. Posto isso, pode-se afirmar que:
a)atualmente, não há mais espaço para a utilização da teoria proposta por Platão e por Taylor, em nenhum de seus aspectos.
b)de acordo com essa perspectiva, o trabalho de cada operário não deve ser planejado pela direção, mas pelos próprios trabalhadores que realizarão a atividade.
c)o objetivo central dos estudos organizacionais é a busca da felicidade do trabalhador.
d)apesar das duras críticas à estrutura mecanizada, é possível encontrar processo, resultados e habilidades padronizadas nesses cenários que, talvez, possam levar ao sucesso organizacional.
e)auxiliar o colega a desenvolver sua atividade pode favorecer o trabalho como um todo.
4)As estruturas orgânicas são consideradas o outro extremo das mecanicistas. Por isso, pode-se afirmar que uma organização orgânica tem como características:
a)A estrutura organizacional é flexível e adaptável a mudanças e inovações.
b)As decisões são centralizadas, geralmente tomadas pelas cúpulas.
c)Há um sistema de controle, em que cada gestor tem um número determinado de subordinados.
d)Em sentido vertical, a comunicação é mais descendente.
e)A hierarquia de autoridade é rígida, com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos.
5)Maria é arquiteta e presta serviços personalizados aos seus diversos clientes. Um solicitou o desenho de uma casa mais moderna, enquanto o outro, uma mais clássica. Um terceiro cliente diz que sempre sonhou em morar em uma casa que parecesse um castelo e que a arquiteta poderia ajudá-lo a realizar esse sonho agora que herdou uma fortuna da família. Diante do exposto, pode-se afirmar que o trabalho de Maria deve ser:
a)pouco padronizado, já que os clientes podem ter alguns interesses diferentes.
b)altamente padronizado a fim de apresentar a mesma qualidade de serviço arquitetônico.
c)personalizado e centralizado, já que é a arquiteta quem detém os conhecimentos arquitetônicos.
d)capaz de atender às necessidades de mudança, entregando o mesmo resultado aos clientes.
e) personalizado, o que prediz flexibilidade de ação dos desenhos.
A Produção como Ferramenta Estratégica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando