Buscar

APOL Hidrogeografia e Gestão de Bacias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL NOTA 100 – PODE CONFIAR - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Questão 1/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O cálculo da chuva média em uma bacia pode ser realizado utilizando o método da média aritmética; das Isoietas; dos polígonos de Thiessen ou através de interpolação em Sistemas de Informação Geográfica (SIGs).” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rutinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 23. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre a medição de precipitação e chuva média em uma área, analise as seguintes proposições:
I. A estimativa de precipitação média em uma área é uma técnica bastante utilizada nas ciências ambientais.
PORQUE
II. A chuva apresenta distribuição espacial e temporal de forma variável, contudo, sua medição é, comumente, pontual. 
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Segundo o livro-base: “A chuva apresenta distribuição espacial e temporal variável. E, como vimos anteriormente, os métodos para sua medição são, comumente, pontuais. Na geografia e em outras áreas que abordam o estudo da natureza, muitas vezes, é necessário estimar a chuva média em uma área, como a chuva média em um estado, uma cidade, um bairro ou em uma bacia hidrográfica. Para isso, são utilizados métodos diversos que objetivam regionalizar os valores medidos pontualmente para determinada área” (livro-base, p. 78).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A água subterrânea ocorre em formações geológicas permeáveis cujas características são tais que permitem o abastecimento e a liberação de quantidades apreciáveis de água. Esta formação geológica recebe o nome de aquífero. Toda a água subterrânea faz, essencialmente, parte do ciclo hidrológico, isto é, a água dos aquíferos é água da chuva que se infiltrou no solo e percolou até o lençol subterrâneo (água meteórica)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Walter de Paula. Hidrologia florestal aplicada ao manejo de bacias hidrográficas. p. 106. https://www.ipef.br/hidrologia/hidrologia.pdf. Acesso em 13 fev. 2019. 
Tendo como base os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre água subterrânea, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A água subterrânea é aquela que se encontra nos canais e lagos, e é estudada por um ramo da hidrologia denominada hidroclimatologia.
	
	B
	A água subterrânea fica armazenada em formações geológicas denominadas aquíferos.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “A água subterrânea é aquela que se encontra dentro da litosfera e é estudada por um ramo da hidrologia denominada hidrogeologia. A hidrogeologia estuda a água subterrânea desde sua origem, seu movimento e sua distribuição debaixo da superfície [...], a água subterrânea fica armazenada em formações geológicas denominadas aquíferos. A capacidade de retenção de água de um aquífero está relacionada à sua porosidade, ou seja, à relação entre o volume de vazios e o volume sólido dessa formação.  As formações rochosas que impedem a passagem de água são camadas impermeáveis que determinam os tipos de aquífero quanto à pressão. Eles, então, podem ser confinados e não confinados (ou livres). Os aquíferos confinados são aqueles que se encontram entre duas camadas de rocha impermeável, enquanto os aquíferos livres são mais superficiais” (livro-base, p. 89-90).
	
	C
	A capacidade de retenção de água de um aquífero está relacionada diretamente ao clima da região.
	
	D
	As formações rochosas que impedem a passagem de água são camadas permeáveis.
	
	E
	Os aquíferos podem ser classificados quanto a sua pressão como aquíferos porosos ou fissurais.
Questão 3/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A área da bacia pode ser medida através de um instrumento denominado planímetro ou utilizando representações digitais da bacia em CAD ou em Sistemas de Informação Geográfica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rultinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 8. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A área de uma bacia, chamada também “área de drenagem”, é composta por todos os elementos que se encontram dentro dos limites da bacia e pela jusante de seu exutório.
	
	B
	A área de uma bacia hidrográfica deve-se levar em conta apenas o ar, considerando a média de temperatura e pressão.
	
	C
	A área de uma bacia hidrográfica deve ser delimitada quando há a confluência de dois canais, ou seja, o encontro entre um canal tributário e um canal principal.
	
	D
	O exutório de uma bacia hidrográfica consiste no ponto mais a montante da bacia, ou seja, o ponto que se encontra mais próximo das nascentes.
	
	E
	Para delimitar uma bacia hidrográfica deve-se tomar como base o relevo, considerando os pontos mais altos entre duas vertentes.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “A bacia é delimitada pelo que chamamos de divisor de águas ou divisor de topográfico, que consiste numa linha imaginária localizada na parte mais alta do relevo entre duas vertentes [...]” (livro-base, p. 26).
Questão 4/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“[...] o processo de interceptação redistribui a água da chuva, e parte do volume incidente não chega ao solo. Portanto, para gerenciar os recursos hídricos em uma bacia que contém floresta, é necessário entender como a floresta influencia a interceptação e como a água da chuva é redistribuída nesse ambiente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIGLIO, Joana Nery; KOBIYAMA, Masato. Interceptação da chuva: uma revisão com ênfase no monitoramento em florestas brasileiras. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, n. 2, p. 297-317, 2013. p. 297. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre o ciclo hidrológico e o processo de interceptação, atente para as assertivas a seguir:
I. A interceptação é um processo do ciclo hidrológico que consiste na captação de água pelas raízes da vegetação.
II. Quando ocorre a precipitação, a parcela que atinge o solo passando pelas áreas livres de vegetação ou escoando pelo tronco das árvores é chamada precipitação interna.
III. A dissipação da água interceptada pelas plantas se dá pelo escoamento de tronco e pela evaporação da água diretamente da superfície das plantas. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Você acertou!
A afirmativa I é incorreta, pois segundo o livro-base: “A interceptação é o processo de retenção de água da chuva pela vegetação (livro-base, p. 82). A afirmativa II é correta, pois: “Denominamos a precipitação interna aquela que ocorre sob a vegetação ou que escorre pelo tronco das árvores, alcançando o solo” (livro-base, p. 82). A afirmativa III é correta, pois: “Além do escoamento pelo tronco das árvores, a dissipação da água interceptada também se dá pela evaporação da água diretamente
da superfície das plantas, porém, ao contrário do escoamento de tronco, essa água não contribui para a precipitação interna, mas sim volta diretamente para a atmosfera em forma de vapor” (livro-base, p. 83).
Questão 5/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A água infiltrada no solo preenche os poros originalmente ocupados pelo ar. Assim, o solo é uma mistura de materiais sólidos, líquidos e gasosos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rutinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 32. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre o ciclo hidrológico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A água subterrânea está armazenada em rios e lagos, e é estudada por um ramo da ciência chamado climatologia.
	
	B
	Os aquíferos consistem em partículas de ar, vapor e poeira, que ao se condensar originam a precipitação.
	
	C
	Os aquíferos confinados são aqueles que se encontram entre duas camadas de rocha impermeável.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “As formações rochosas que impedem a passagem de água são camadas impermeáveis que determinam os tipos de aquífero quanto à pressão. Eles, então, podem ser confinados e não confinados (ou livres). Os aquíferos confinados são aqueles que se encontram entre duas camadas de rocha impermeável, enquanto os aquíferos livres são mais superficiais” (livro-base, p. 90).
	
	D
	Todo o volume de água que infiltra no solo durante um evento de precipitação sofre percolação e alimenta um aquífero confinado.
	
	E
	Capilaridade é o nome que se dá para a infiltração da água até as camadas mais profundas de rocha.
Questão 6/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Existem outras ciências que também estudam o comportamento da água em diferentes fases, como a meteorologia, a climatologia, a oceanografia, e a glaciologia. A diferença fundamental é que a Hidrologia estuda os processos do ciclo da água em contato com os continentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rultinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 1. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre a hidrologia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A especificidade da hidrologia é estudar a água na atmosfera.
	
	B
	A hidrologia se destaca dentre as demais ciências pelo estudo do movimento da água nos oceanos.
	
	C
	O estudo da hidrologia pode ser divido em duas partes de acordo com sua função na sociedade: a ciência hidrológica e a hidrologia aplicada.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Tucci (2012) divide o estudo da hidrologia em duas partes, de acordo com a função que exerce na sociedade: a ciência hidrológica e a hidrologia aplicada. A ciência hidrológica é o ramo que se dedica ao desenvolvimento clássico do conhecimento científico, enquanto a hidrologia aplicada é voltada para os fatores relevantes ao provimento de água para as diversas atividades da sociedade” (livro-base, p. 14).
	
	D
	A ciência hidrológica tem uma história recente, com início no século XXI, juntamente com o advento da engenharia.
	
	E
	Com o advento das tecnologias, o monitoramento tornou-se uma prática obsoleta nos estudos da hidrologia.
Questão 7/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A maioria dos poros pequenos (microporosidade) está, agora, dentro dos agregados, ao passo que os poros grandes (macroporosidade) estão entre os agregados. Esta estruturação, enfim, contribuirá para a decisiva melhoria de várias outras características do solo: aeração, infiltração, percolação, capacidade de armazenamento de água, melhor desenvolvimento do sistema radicular etc.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Walter de Paula. Hidrologia florestal aplicada ao manejo de bacias hidrográficas. p. 104 https://www.ipef.br/hidrologia/hidrologia.pdf. Acesso em 13 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre os fatores que podem interferir na capacidade de infiltração do solo, analise as assertivas a seguir:
I. A cobertura vegetal é um fator que influencia na estrutura do solo, no entanto, não gera interferência na capacidade de infiltração do solo.
II. A infiltração no solo pode variar de acordo com as condições de umidade antecedente, pois um solo úmido apresenta uma capacidade de infiltração menor do que um solo seco.
III. O tipo de solo é um fator que interfere na capacidade de infiltração, pois a porosidade e o tamanho das partículas influenciam na velocidade com que a água infiltra no solo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Segundo o livro-base: “Alguns dos principais fatores que podem interferir na capacidade de infiltração do solo são, [...] Tipo de solo – a porosidade do solo e o tamanho de suas partículas é um fator que depende do tipo de solo e influencia a capacidade de infiltração, pois, quanto maior for a porosidade, maior será a capacidade de infiltração. Umidade antecedente – a infiltração varia na proporção inversa à umidade do solo, ou seja, um solo úmido apresenta menor capacidade de infiltração do que um solo seco”. (livro-base, p. 86). A afirmativa I está incorreta, pois “Cobertura vegetal – a cobertura vegetal natural aumenta a capacidade de infiltração, desfavorecendo o escoamento superficial. Em caso de cultivo agrícola, tudo dependerá da forma como é feito o manejo do solo” (livro-base, p. 86).
Questão 8/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é função de suas características geomorfológicas (forma, relevo, área, geologia, rede de drenagem, solo, dentre outros) e do tipo da cobertura vegetal [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TONELLO, Kelly Cristina et al. Morfometria da bacia hidrográfica da Cachoeira das Pombas, Guanhães-MG. Revista Árvore, v. 30, n. 5, p. 849-857, 2006. p. 850. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre a área das bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A área de uma bacia hidrográfica consiste em todo o conjunto fluvial colocado em plano horizontal.
Segundo o livro-base: “A área de uma bacia hidrográfica é sua caraterística mais importante, pois é um dado fundamental que define sua potencialidade hídrica (Collischon; Dornelles, 2013). A área de uma bacia (A) consiste em todo o conjunto fluvial colocado em plano horizontal e pode ser mensurada com o auxílio de softwares de geoprocessamento” (livro-base, p. 45).
	
	B
	A área da bacia consiste na distância média percorrida pelo escoamento desde o interflúvio até o canal.
	
	C
	A área da bacia consiste na relação entre um total de segmentos de ordem x e o total de segmentos da ordem sucessiva.
	
	D
	A área de uma bacia é a distância entre a foz, ou a desembocadura do rio, até sua nascente.
	
	E
	O valor da área de uma bacia em km² permite investigar o grau de desenvolvimento da rede de canais que compõe a bacia.
Questão 9/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A Barragem I da mina Córrego do Feijão, rompida no último dia 25 de janeiro de 2019, está localizada em Brumadinho (MG), em um córrego afluente ao rio Paraopeba, que, por sua vez, deságua no rio São Francisco no reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizado a 331km da barragem
rompida [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Nota Informativa – Possíveis impactos dos rejeitos de Brumadinho no rio São Francisco. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias/nota-informativa-2013-possiveis-impactos-dos-rejeitos-de-brumadinho-no-rio-sao-francisco. Acesso em 13 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, atente para as assertivas a seguir:
I. O rio Paraopeba é um afluente do rio São Francisco.
II. A existência da barragem pode afetar a dinâmica da bacia do rio Paraopeba.
III. A área drenada consiste em um canal de drenagem inserido em uma bacia. 
São corretas as assertivas:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	I e II
Você acertou!
A afirmativa I é correta pois, uma vez que o rio Paraopeba “deságua” no rio São Francisco, ele se torna um de seus tributários, também chamado ‘afluente’. “[...] dentro desse limite, temos as nascentes, que formam os rios tributários e o rio principal, convergindo toda a água escoada na bacia para um único ponto, seu exutório” (livro-base, p. 19). “A alternativa II é correta, pois “No contexto das ciências ambientais e da Geografia, é bastante importante relacionar o uso da terra ao conceito de bacia hidrográfica, pois, como veremos no decorrer deste capítulo, a ocupação e o uso da terra exercem influência relevante no ciclo da água” (livro-base, p. 20). A afirmativa III está incorreta, pois a área drenada consiste em “uma parte da superfície terrestre, compartimentada naturalmente pelo relevo, que recebe a água da chuva e a converge para um único ponto, chamado exutório” (livro-base, p. 19).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 10/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Uma das representações mais frequentes dos cursos d’água refere-se aos seus perfis longitudinais, plotados em gráficos de coordenadas cartesianas, onde a altitude é lançada no eixo das ordenadas e a extensão da drenagem – ou de seu vale – ocupa o eixo das abscissas, formando a variável independente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEDES, Ivan Claudio et al. Análise de perfis longitudinais de drenagens da bacia do rio Santo Anastácio (sp) para detecção de possíveis deformações neotectônicas. Revista Geociências-UNG-Ser, v. 5, n. 1, p. 75-102, 2007. p.79 
Tendo como base o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre o perfil longitudinal e a declividade média de um rio, leia as assertivas a seguir:
I. O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da área da bacia hidrográfica, considerando os elementos que a compõe.
II. O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da relação entre a altimetria e a extensão de determinado canal fluvial.
III. Comumente, o perfil é construído usando como base a carta topográfica. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
Você acertou!
Segundo o livro-base: “O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da relação entre a altimetria e a extensão de determinado canal fluvial (Christofoletti, 1980). Comumente, o perfil é construído usando como base a carta topográfica. Primeiramente, é preciso medir o comprimento do rio e sua amplitude altimétrica. Esses valores são plotados em um gráfico X e Y. No eixo X, constam os valores mínimo e máximo do comprimento do rio; no eixo y, os valores mínimo e máximo da altitude. Por exemplo, em um rio de mil metros de extensão, cuja nascente se encontra a 600 metros de altitude e a foz a 300 metros, o valor inicial de x e y será 0 e 300, respectivamente, e o valor final será 1000 e 600, respectivamente” (livro-base, p. 50).
	
	E
	I e III
Questão 7/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Atente para a figura a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo. Hidrogeografia e Gestão de Bacias. Curitiba, Intersaberes. 2018. p. 29. 
Com base na imagem e nos conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, analise as assertivas a seguir:
I. O ponto A está à montante do ponto C, e o ponto C está à jusante do ponto A.
II. Tudo o que está situado à montante do ponto C faz parte da área de drenagem da bacia.
III. O exutório consiste no ponto inicial da bacia, ou seja, o ponto que se encontra mais próximo de sua nascente. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II
Você acertou!
As assertivas I e II estão corretas pois, segundo o livro-base: “A bacia representada na figura foi delimitada em três pontos em seu rio principal: A, B e C. O ponto A está à montante dos pontos B e C. O ponto C está à jusante dos pontos A e B, enquanto o ponto B está à jusante do ponto A, mas à montante do ponto C. A princípio, podemos definir da seguinte forma: ao indicarmos o ponto C, tudo que está ao seu montante, dentro dos limites da bacia (linha pontilhada,) faz parte de sua área de drenagem; o mesmo vale para os pontos B e A”. A assertiva III está incorreta, pois “O exutório consiste no ponto escolhido para a delimitação da bacia e pode estar situado em uma confluência ou em qualquer parte do percurso do canal fluvial. Por exemplo, uma bacia hidrográfica pode ser delimitada em diferentes pontos, que são definidos de acordo com a necessidade” (livro-base, p. 29).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 10/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Como a produção de água pela bacia (deflúvio), pode ser originado de componentes superficiais e subsuperficiais, é possível, na paisagem normal, existir uma área de drenagem superficial que não corresponde exatamente aos limites subterrâneos da bacia, ou seja, o divisor topográfico pode não coincidir com o divisor freático”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Walter de Paula. Hidrologia florestal aplicada ao manejo de bacias hidrográficas. https://www.ipef.br/hidrologia/hidrologia.pdf. Acesso em 13 fev. 2019. 
A partir do fragmento de texto e dos conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O divisor de água, que serve como base para a delimitação de bacias, consiste no conjunto de canais, também chamado sistema fluvial.
	
	B
	Uma rede hidrográfica é formada por um canal principal e seus afluentes, o ponto de encontro de dois canais em uma bacia é chamado exutório.
	
	C
	A carta topográfica é um recurso que pode ser utilizado na delimitação de bacias, pois possui informações sobre a drenagem e o relevo.
Você acertou!
A alternativa c) é correta, pois segundo o livro-base: “Para delimitar uma bacia hidrográfica, usamos como base os divisores de água, o que pode ser feito manualmente, utilizando uma carta topográfica, ou digitalmente, com o apoio de sistemas de informações geográficas. Uma carta topográfica apresenta feições que possibilitam a delimitação manual da bacia: a rede de drenagem e a representação do relevo” (livro-base, p.26). A alternativa a) é incorreta, pois “A bacia é delimitada pelo que chamamos de divisor de águas ou divisor topográfico, que consiste numa linha imaginária localizada na parte mais alta do relevo entre duas vertentes” (livro-base, p. 26). A alternativa b) é incorreta, pois o ponto de encontro entre dois canais é chamado confluência, “Uma rede hidrográfica é formada por um canal principal e seus tributários, também chamados afluentes, que são os canais menores que deságuam nos canais maiores. Esse encontro de canais é chamado confluência” (livro-base, p. 27). A alternativa d) é incorreta, pois: “Um canal perene é aquele que mantém um fluxo contínuo de água durante todo o tempo, inclusive em épocas em que não ocorre chuva” (livro-base, p. 27). A alternativa
e) é incorreta, pois: “Tendo reconhecido esses elementos e definido o exutório da bacia, podemos passar adiante no processo de delimitação. [...] então, traçamos, a partir do ponto escolhido como exutório, uma linha, que passa por todos os pontos mais altos do relevo [...] no entorno de toda a área de contribuição do canal principal, terminando no mesmo ponto de início” (livro-base, p. 29-30).
	
	D
	Um canal perene é aquele cujo nível freático oscila em função da estação do ano, podendo estar acima do leito do rio ou abaixo.
	
	E
	Para delimitar uma bacia hidrográfica é necessário definir o exutório, e então traçar uma linha que passa por todos os pontos mais baixos de relevo naquela área.
Questão 1/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A área é um dado fundamental para definir a potencialidade hídrica de uma bacia, uma vez que a bacia é a região de captação da água da chuva. Assim, a área da bacia multiplicada pela lâmina precipitada ao longo de um intervalo de tempo define o volume de água recebido ao longo deste intervalo de tempo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rultinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 7. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O hidrograma pode ser também chamado interflúvio e consiste no fator principal de delimitação de uma bacia hidrográfica.
	
	B
	Em virtude da influência que as diferentes atividades exercem sobre o ciclo hidrológico, as bacias hidrográficas podem ser classificadas em frontais ou ciclônicas.
	
	C
	Em bacias naturais, os fatores que influenciam o ciclo hidrológico estão relacionados ao tipo de cultura agrícola cultivado.
	
	D
	Em bacias naturais, o ciclo hidrológico sofre a influência de áreas impermeabilizadas por arruamentos e calçadas.
	
	E
	Em áreas urbanas, a retirada de vegetação natural para a construção de habitações, por exemplo, pode ocasionar uma mudança na velocidade com que a água escoa pela vertente.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Em áreas urbanas, a retirada de vegetação natural para a construção de habitações, por exemplo, pode ocasionar uma mudança na velocidade com que a água escoa pela vertente, pois a urbanização causa a impermeabilização do solo, fazendo com que a água que deveria infiltrar escoe superficialmente, chegando mais rápido aos rios” (livro-base, p. 23).
Questão 2/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Em florestas da Amazônia, a interceptação varia entre -19,1 e 22,6%; a chuva interna entre 38 e 98,2%; e o escoamento de tronco entre 0,3 e 41% da chuva total [...]. Essa grande amplitude de valores se deve à heterogeneidade da vegetação e de características dos eventos de chuva, mas também a fatores como a diversidade de métodos de medição, escala dos estudos, e intervalo de tempo de monitoramento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIGLIO, Joana Nery; KOBIYAMA, Masato. Interceptação da chuva: uma revisão com ênfase no monitoramento em florestas brasileiras. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, n. 2, p. 297-317, 2013. p. 305. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre o ciclo hidrológico e o processo de interceptação, leia as seguintes afirmativas marcando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.( ) A vegetação é um fator que possui um padrão espacial bem definido, apresentando-se como um fator pouco relevante no estudo da interceptação da chuva.
II. ( ) A interceptação é calculada a partir das seguintes variáveis: precipitação total; precipitação interna e escoamento de tronco.
III. ( ) Em locais que apresentam chuva com baixa intensidade, a influência da interceptação no balanço hídrico é menor. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – F
Você acertou!
A afirmativa (I) é falsa, pois: “Os processos que envolvem a precipitação geralmente são bastante heterogêneos no espaço, e o mesmo ocorre para a interceptação, que depende não só da ocorrência de precipitação, mas também da cobertura vegetal, que é outro fator com grande heterogeneidade espacial” (livro-base, p. 63-64). A afirmativa (II) é verdadeira, pois segundo o livro-base: “Assim, para que a medida da interceptação seja minimamente confiável, é necessário instalar vários pluviômetros abaixo da área vegetada e vários pontos de medição de escoamento de tronco [...]. Com essas medidas, é possível calcular o volume de água de interceptação por meio de: I=P-Pd-Pt Em que: I é a quantidade interceptada (mm); P é a precipitação total (mm); Pd é a precipitação interna média,; e Pt é o escoamento de tronco (mm)” (livro-base, p. 84). A afirmativa (III) é falsa, pois: “A interceptação influencia mais no balanço hídrico em regiões que ocorrem chuvas com baixa intensidade, pois, assim, o processo de evaporação de água das folhas pode ocorrer simultaneamente ao evento de precipitação. Em regiões com chuvas mais intensas e menos frequentes, a influência da interceptação no balanço hídrico é menor” (livro-base, p. 84).
Questão 4/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Na análise linear de uma bacia são abordados índices e características relativas aos canais fluviais e a rede hidrográfica de maneira geral. Seus resultados auxiliam no entendimento da composição e evolução da rede de drenagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ela está disponível em: TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo. Hidrogeografia e gestão de bacias. Curitiba. Intersaberes. 2018. p. 43 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as variáveis das bacias hidrográficas, analise as assertivas a seguir:
I. Comprimento do rio principal
II. Relação de bifurcação
III. Fator de forma 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Análise linear da bacia hidrográfica. Na análise linear de uma bacia são abordados índices e características relativas aos canais fluviais e a rede hidrográfica de maneira geral. Seus resultados auxiliam no entendimento da composição e evolução da rede de drenagem. I. Comprimento do rio principal: O comprimento do rio principal é a distância entre a foz, ou a desembocadura do rio, até a sua nascente. O rio principal é aquele que tem maior área de contribuição em uma bacia, ou seja, aquele com maior área de drenagem [...]. II. Relação de bifurcação. A relação de bifurcação foi definida por Horton (1945) e consiste na relação entre um total de segmentos de ordem x e o total de segmentos da ordem sucessiva. Utilizando a ordenação, segundo a classificação de Strahler, o resultado nunca deverá ser menor do que 2 [...]” (livro-base, p. 43-44). A afirmativa III é incorreta, pois se trata do fator de forma que faz parte da análise areal da bacia, e não linear.
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 7/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Na realidade brasileira, a chuva é a forma mais importante de precipitação, embora grandes prejuízos possam advir da ocorrência de precipitação na forma de granizo e em alguns locais possa eventualmente ocorrer a neve”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rutinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 14. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base
Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as formas de precipitação, relacione corretamente os seguintes elementos às suas características: 
1. Chuva
2. Garoa ou chuvisco
3. Neve
4. Orvalho 
(  ) Consiste numa precipitação usualmente leve e uniforme, com grande quantidade de gotículas, cujo diâmetro varia entre 0,1 mm e 0,5 mm.
(  ) Consiste na precipitação em forma de cristais de gelo. Forma-se pelo processo de ressublimação, quando a água passa do estado de vapor diretamente para o estado sólido.
(  ) Consiste na precipitação cujas gotículas de água são maiores do que 0,5 mm. Pode ser classificada também quanto a sua intensidade, ou seja, a altura precipitada por unidade de tempo.
(  ) São gotas de água que se formaram por meio da condensação do vapor-d ’água próximo à superfície sob específicas condições de temperatura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 4 – 1
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
Você acertou!
Segundo o livro-base: “O estado em que a água se encontra é o fator que vai diferenciar as formas de precipitação, como a neve e a chuva. Conforme Brutsaert (2005), a precipitação pode ocorrer nas seguintes formas: Garoa ou chuvisco: consiste numa precipitação usualmente leve e uniforme, com grande quantidade de gotículas, cujo diâmetro varia entre 0,1 mm e 0,5 mm [...] Neve: a neve consiste na precipitação em forma de cristais de gelo. Forma-se pelo processo de ressublimação, onde quando a água passa do estado de vapor diretamente para o estado sólido. [...] Chuva – consiste na precipitação cujas gotículas de água são maiores do que 0,5 mm. A chuva pode ser classificada também quanto a sua intensidade, ou seja, a altura precipitada por unidade de tempo. [...] Orvalho – são gotas de água que se formaram por meio da condensação do vapor-d’água próximo à superfície sob específicas condições de temperatura. Geralmente, ocorre no período da noite em superfícies que se resfriam com a perda de calor” (livro-base, p. 68-69).
	
	D
	1 – 2 – 3 – 4
	
	E
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 9/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, o ponto mais a jusante do rio Paraopeba, onde foram identificadas alterações do parâmetro turbidez, se localiza no município de São José da Varginha (MG). Este local se encontra a cerca de 200km do início do reservatório de Três Marias. Entretanto, essas alterações se mostram ainda pequenas e dentro da faixa de valores usuais para o período”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Nota Informativa – Possíveis impactos dos rejeitos de Brumadinho no rio São Francisco. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias/nota-informativa-2013-possiveis-impactos-dos-rejeitos-de-brumadinho-no-rio-sao-francisco. Acesso em 13 fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, atente para as assertivas a seguir:
I. Jusante é um termo utilizado em hidrologia para fazer referência a direção da foz de um rio, relativa à posição do observador
II. Ao utilizar o termo “o ponto mais a jusante do rio Paraopeba”, o autor do texto faz referência a um ponto em direção a foz do rio.
III. O ponto mais a montante em uma bacia hidrográfica é normalmente chamado exutório da bacia. 
São corretas as assertivas:
Nota: 0.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
As afirmativas I e II estão corretas, pois o termo ‘jusante’ é usado para designar pontos em direção à foz de um rio com relação ao observador. “Montante e jusante são termos comumente utilizados em hidrologia para fazer referência à direção das nascentes (montante) e da foz (jusante) e são relativos à posição do observador” (livro-base, p.28). A afirmativa III está incorreta, pois o exutório é o ponto final de uma bacia, enquanto montante se refere aos pontos em direção à nascente. Assim, o exutório é o ponto mais a jusante de uma bacia. Segundo o livro-base: “O exutório consiste no ponto escolhido para a delimitação da bacia e pode estar situado em uma confluência ou em qualquer parte do percurso do canal fluvial. Por exemplo, uma bacia hidrográfica pode ser delimitada em diferentes pontos, que são definidos de acordo com a necessidade. Após a definição do exutório inicia-se o traçado da delimitação da bacia em direção às nascentes, ou seja, a montante do ponto demarcado” (livro-base, p. 28).
	
	E
	I e III
Questão 7/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A vegetação tem um efeito muito grande sobre a formação do escoamento superficial e sobre a evapotranspiração. O uso do solo pode alterar as características naturais, modificando as quantidades de água que infiltram, que escoam e que evaporam, alterando o comportamento hidrológico de uma bacia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rultinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 9. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre as bacias hidrográficas, leia as seguintes afirmativas marcando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Em bacias rurais, a substituição de floresta por pastagens afeta o ciclo hidrológico, modificando padrões de infiltração e escoamento.
II. ( ) Em condições naturais, a vegetação oferece proteção ao solo, reduzindo a erosão causada por gotas de chuva, por exemplo.
III. ( ) Na vegetação natural, as raízes e a matéria orgânica das árvores são fatores que contribuem para a aceleração do escoamento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
Você acertou!
A alternativa (I) é verdadeira pois, segundo o livro-base: “Em bacias rurais, a substituição da vegetação natural por pastagens ou culturas agrícolas também afetam o ciclo hidrológico, modificando os padrões de infiltração e escoamento. Entretanto, o alto grau de impermeabilização de uma bacia urbana faz com que o pico de vazão ocorra mais rapidamente do que em uma bacia rural durante um evento de chuva” (livro-base, p.23). A alternativa (II) é verdadeira pois, segundo o livro-base: “Em condições naturais, a vegetação de floresta oferece uma proteção ao solo, pois suas folhas formam uma barreira para as gotas de água da chuva [...]” (livro-base, p. 23). A alternativa (III) é falsa, pois as raízes e matéria orgânica das árvores contribuem para a desaceleração do escoamento. Segundo o livro-base: “Em condições naturais, a vegetação de floresta oferece uma proteção ao solo, pois suas folhas formam uma barreira para as gotas de água da chuva e suas raízes e matéria orgânica reduzem a velocidade com que a água escoa pela vertente até chegar ao canal. Quando ocorre o desmatamento, as gotas d´água atingem o solo com maior facilidade, e o percurso da água pela vertente pode ser acelerado, essa aceleração ocorre ainda com maior potência em áreas impermeabilizadas com calçadas e arruamentos (livro-base, p. 23).
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	V – V – V
Questão 4/10 - Hidrogeografia e Gestão de Bacias
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“As massas de ar que formam as chuvas frontais têm centenas de quilômetros de extensão e o movimento ocorre de forma relativamente lenta, consequentemente as chuvas frontais caracterizam-se pela longa duração e por atingirem grandes extensões”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLISCHONN, Walter; TASSI, Rutinéia. Introduzindo hidrologia. 2008. p. 15. http://www.ctec.ufal.br/professor/mgn/ApostilaProfessoresWalterCollischonnERutineiaTassi.pdf. Acesso em 14 fev. 2019. 
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias
sobre precipitação, relacione corretamente os tipos de chuva às suas características: 
1. Chuva orográfica
2. Chuva frontal
3. Chuva convectiva 
(  ) São decorrentes da interação de duas massas de ar com diferentes características de temperatura e umidade.
(  ) Ocorrem pelo aquecimento de massas de ar concentradas, que se encontram em contato com a superfície aquecida da Terra ou do oceano.
(  ) Ocorrem devido à existência de grandes obstáculos, como montanhas, o que impede a passagem de massas quentes e úmidas que se originam no oceano. 
Agora, apresente a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 3 – 1
Segundo o livro-base: 2. “As chuvas frontais ou ciclônicas são decorrentes da interação de duas massas de ar com diferentes temperatura e umidade. No encontro das duas massas, a frente de contato da massa mais quente e úmida é empurrada para cima, onde a temperatura é menor, o que causa a condensação do vapor e produz a chuva [...]” (livro-base, p. 71-72). 3. “As chuvas convectivas se dão pelo aquecimento de massas de ar concentradas, que se encontram em contato com a superfície aquecida da Terra ou do oceano. O aquecimento resulta na elevação do ar, momento em que há a condensação, em decorrência da baixa temperatura” (livro-base, p. 72). 1 “As chuvas orográficas decorrem da influência do relevo. Em alguns locais, a existência de grandes obstáculos, como montanhas, impede a passagem de massas quentes e úmidas que se originam no oceano. Ao encontrar esses obstáculos, a massa se eleva e se condensa, formando nuvens que precipitam próximo das serras”. (livro-base, p. 73).
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando