Buscar

Educação Nutricional AOL2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

- Educação Nutricional - 20202.A
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Nota finalEnviado: 29/08/20 12:00 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
Acerca das teorias de ensino e aprendizagem e das concepções contemporâneas sobre essa temática, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somente há ensino na ausência da aprendizagem
2. 
Há apenas um modelo aceito para a definição de ensino e aprendizagem, sendo este o proposto por Skinner
3. 
Na relação de ensino e aprendizagem, o educador é quem manda e sempre se mantém como superior, pois é ele que detém o conhecimento
4. 
Educar é um processo de direção única, em que o professor ensina e o aluno deve aprender
5. 
A Epistemologia Genética é a teoria do biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
A educação é um fenômeno observado em qualquer sociedade, e se apresenta de diversas formas e práticas educativas. Sobre as práticas educativas responda:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A prática educativa formal é aquela que compreende o aprendizado baseado em experiências vivenciadas desde o nascimento.
2. 
A educação informal e formal não se diferencia, pois, as mesmas buscam o enriquecimento do conhecimento e obtenção de títulos ou graus.
3. 
A educação informal é mais importante que a formal, pois garante a obtenção de uma profissão através da obtenção de títulos ou graus.
4. 
A prática educativa informal é aquela que ocorre em espaços escolarizados, como sala de aula, podendo ser da educação infantil à pós-graduação.
5. 
A prática educativa formal é aquela que ocorre em espaços escolarizados, como sala de aula, podendo ser da educação infantil à pós-graduação.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Sobre o histórico da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), assinale a alternativa correta
Ocultar opções de resposta 
1. 
Como exemplo de iniciativas públicas que promovam a alimentação saudável e adequada, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2009, incluiu em suas diretrizes a aquisição de produtos práticos, ultraprocessados, que podem auxiliar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
2. 
No Brasil, a EAN como prática organizada iniciou na década de 1990, com a publicação do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para políticas públicas
3. 
Conforme demonstrado ao longo dos anos, práticas que não levam em consideração os aspectos sensoriais e culturais podem ser efetivas, desde que o público-alvo das ações de EAN integre grupos vulneráveis com fome
4. 
Atualmente, o desafio da EAN é ultrapassar os limites das ações dirigidas ao consumo de alimentos e seu consequente impacto na saúde e estendê-las para as dimensões que abranjam a produção e o abastecimento de alimentos
Resposta correta
5. 
A EAN, em seu histórico, demonstrou-se efetiva quando se situa em ações e intervenções reducionistas de adestramento
4. Pergunta 4
/1
A educação é um campo de conhecimento que abrange inúmeras áreas, representa tudo que pode ser feito para desenvolver o ser humano. Sobre os conceitos gerais de educação responda:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A educação é dever do Estado e da Justiça, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educador.
2. 
A educação é dever da família e exclusiva do governo federal, inspirada nos princípios da solidariedade humana e democrática.
3. 
A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana.
Resposta correta
4. 
A educação é dever da família e da Justiça, e tem por finalidade o exercício da cidadania e a qualificação profissional.
5. 
A educação é dever do Estado, estando a família isenta desta obrigação direta da sociedade.
5. Pergunta 5
/1
As mudanças no mundo contemporâneo são marcadas por novos níveis de complexidade e contradição, e a educação precisa estar atenta para essas modificações. Sobre esse tema, identifique a sentença correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O professor Paulo Freire é o autor do importante documento que define os pilares da educação, denominado "Pedagogia da Fome"
2. 
Diante dos desafios colocados no mundo atual, a educação não assume papel relevante para evolução da sociedade
3. 
Para atingir o objetivo de “revelar o tesouro escondido em cada um de nós”, a educação precisa retornar ao passado e desconsiderar o presente, pois as novas técnicas não estão sendo efetivas
4. 
A educação atual precisa preparar os sujeitos e as comunidades para as tensões oriundas de tais mudanças, tornando-os capazes de se adaptar e responder a elas
Resposta correta
5. 
O mundo e a educação atual não estão tão distantes dos momentos vividos no século passado, sendo, portanto, desnecessário repensar as práticas educativas
6. Pergunta 6
/1
A UNESCO publicou um relatório sobre a educação no século XXI e a definição de quatro pilares que norteiam a educação ao longo da vida. Sobre os pilares publicados pela UNESCO, responda:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Aprender a conhecer – Considerar as potencialidades de cada individuo, para desenvolver o melhor possível a personalidade e estar em condições de agir.
2. 
Aprender a fazer – Priorizar do processo de formação formal, ignorando a prática educativa informal.
3. 
Aprender a conviver – participar e cooperar com os outros, desenvolver a percepção e a compreensão das interdependências.
Resposta correta
4. 
Aprender a evoluir – Evoluir como ser humano, para auxiliar no processo de construção de aprendizagem.
5. 
Aprender a ser – Adquirir os instrumentos da compreensão e aprender a beneficiar as oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
7. Pergunta 7
/1
O panorama atual de saúde da população brasileira apresentou diversas mudanças, em decorrências aos eventos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorreram nos últimos anos no Brasil.
Sobre o tema acima responda:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A transição demográfica é marcada pela diminuição da fecundidade e mortalidade e no aumento do envelhecimento com mais idosos e aumento da expectativa de vida.
Resposta correta
2. 
A transição demográfica é fruto especialmente pelo aumento da obesidade e o alto consumo de gordura e carboidrato simples.
3. 
A transição epidemiológica esta sendo marcada pela diminuição de doenças crônicas não transmissíveis e o aumento de doenças infectocontagiosas.
4. 
A transição demográfica é marcada pelo aumento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como o aumento de doenças infectocontagiosas.
5. 
A transição nutricional compreende o fato de a população ter melhor qualidade de vida, auxiliando no processo de envelhecimento e diminuindo as DCNT.
8. Pergunta 8
/1
Muitos desafios estão impostos à educação para atingir o objetivo de “revelar o tesouro escondido em cada um de nós”. As tensões colocadas no âmago da problemática do século XXI encaixam-se também perfeitamente nas discussões da Educação Alimentar e Nutricional. Sobre esses desafios, assinale a alternativa que descreve uma das tensões citadas no Relatório de Delors
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tensão entre a sustentabilidade e o desmatamento
2. 
Tensão entre a fome e a educação
3. 
Tensão entre o Ocidente e o Oriente
4. 
Tensão entre a tradição e a modernidade
Resposta correta
5. 
Tensão entre a saúde e a educação
9. Pergunta 9
/1
No campo da psicologia, diz respeito à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Também entendida como o impulso interno que leva o sujeito à ação.
O texto acima refere a que elemento no processo de ensino aprendizagem:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Objeto de estudo
2. 
Motivação
Resposta correta
3. 
Recurso áudio visual
4. 
Afinidade
5. 
Concentração
10. Pergunta 10
/1
Como pode ser entendida a transição nutricional observada atualmente no Brasil?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, da urbanização, do desenvolvimento de novas tecnologias, das taxas
de natalidade e de outros fatores
2. 
Quando ocorre uma inversão nos padrões de distribuição dos problemas nutricionais de uma dada população no tempo, sendo, em geral, uma passagem da desnutrição para a desnutrição crônica
3. 
Refere-se às modificações, em longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas
4. 
O conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo
5. 
Um fenômeno no qual ocorre uma inversão nos padrões de distribuição dos problemas nutricionais de uma dada população no tempo, sendo, em geral, uma passagem da desnutrição para a obesidade
Resposta correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando