Buscar

aspectos fundamentais da psicopedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha Avaliativa
Acadêmico(a): Anne Emanuelle Gonçalves Ferreira
Curso: Aspectos Fundamentais da Psicopedagogia
Disciplina: Pós em Psicopedagogia Educacional
[ Digi te aqui] 
 
Como vimos a psicopedagogia é, portanto, uma área de conhecimento que estuda as aprendizagens humanas, considerando o sujeito que aprende em sua totalidade, ou seja, um ser cognitivo, afetivo e social. 
Assim sendo, o ponto de partida é de que todo o ser humano aprende sempre, e que a aprendizagem é um processo infinito ocorrendo durante todo o tempo da existência e em todos os lugares. 
Nesse sentido aprendizagem não pode ser limitada aos espaços escolares da educação formal tão pouco da escolarização. Também é importante entender que o termo Clínica não se refere apenas a uma modalidade específica de atuação. O psicopedagogo deve ter uma formação por inteira e seu saber deve ser alicerçada no conhecimento sobre ser humano e sua aprendizagem. 
De acordo com Neves apud Bossa (2000), [...] a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.
Obviamente que atuação apresenta especificidades e aplicação instrumental nesse sentido Fernandes afirma que a singularidade da psicopedagogia Clínica é construída a partir das singularidades do objeto, os espaços de autoria o pensamento. Tal objeto poderá ser trabalhado não apenas e nem principalmente no consultório, mas no seio da família, nos meios de comunicação, nas escolas, nas universidades, nos hospitais, no cinema, na arte, nas relações de amizade, nas relações entre mulher em marido, terapeuta e paciente. 
Em todos e em cada um dos espaços cabe uma leitura psicopedagógico. A modalidade de atuação clínica e institucional assume caráter preventivo e terapêutico. Isso é, uma vez identificado o objeto - aprendizagem, se desenvolve ações para que outros fator es não some a este, desencadeando novos problemas, ao mesmo tempo que desenvolve uma ação para prevenir também pode tratar. 
Na Clínica o sintoma parte do sujeito, de sua história e de seu contexto histórico social, São feitas as investigações e a intervenção, procurando compreender a modalidade de aprendizagem do sujeito, bem como identificar e eliminar obstáculos possibilitando, assim, um prazer em aprender. 
Dessa forma, é possível destacar neste campo com suas principais funções, onde o atendimento se é realizado pelo espaço de consultório particular como também consultório em clínicas. São utilizados técnicas e instrumentos próprios da psicopedagogia em sua especificidade clínica. 
Do ponto de vista de Weiss (1992), “a Psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”.
A Institucional parte do sintoma do grupo, em seu contexto histórico social, realiza investigação e diagnóstico psicopedagógico institucional atuando na prevenção, identificando os sintomas bloqueadores do processo ensino- aprendizagem redimensionando-os por meio de estratégias que possibilitem a aquisição do conhecimento. 
Segundo Scoz, in Bossa (2000), “a Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”.
A psicopedagogia escolar tem se caracterizado como um espaço que acontece a educação formal como um grande campo de atuação institucional, um universo significativo: a escola. Nesse Campo o papel da psicopedagogia consiste em analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam a aprendizagem. Assim, a aprendizagem deve ser observada como atividade de indivíduos ou grupos humanos que, mediante a apropriação de informações e o desenvolvimento de experiências possam transformar a realidade e propiciar a construção e a reconstrução do conhecimento. 
A psicopedagogia escolar tem se caracterizado como um espaço que acontece a educação formal como um grande campo de atuação institucional, um universo significativo: a escola. 
Nesse Campo o papel da psicopedagogia consiste em analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam a aprendizagem. Assim, a aprendizagem deve ser observada como atividade de indivíduos ou grupos humanos que, mediante a apropriação de informações e o desenvolvimento de experiências possam transformar a realidade e propiciar a construção e a reconstrução do conhecimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando