Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL1329_EX_A4_202007219791_V2 
	10/09/2020
	Aluno(a): DELIRDES PEREIRA
	2020.3 EAD
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	202007219791
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	 
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	Respondido em 10/09/2020 20:28:57
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
		
	
	tradicional e racional-legal
	 
	tradicional e carismática
	
	racional com relação a fins e carismática
	
	racional-legal  e afetiva
	
	tradicional e dialética
	Respondido em 10/09/2020 20:29:41
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado
		
	
	a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
	
	é estabelecida por meio do corporativismo prioritariamente exercido a favor de grupos e classes dominantes social e economicamente.
	
	é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.
	
	ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
	 
	é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
	Respondido em 10/09/2020 20:29:54
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	"A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos. Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar." Qual das frases abaixo exprime o pensamento de Hobbes sobre o Estado de Natureza?
		
	
	O cão é o melhor amigo do homem.
	 
	O homem é o lobo do homem.
	
	O homem foi criado à imagem de Deus.
	
	O homem é bom por natureza.
	
	Errar é humano.
	Respondido em 10/09/2020 20:30:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Sobre o Contrato Social e o estado de natureza e sociedade em Hobbes e Rousseau, marque a alternativa correta:
		
	 
	Tanto no estado de natureza em Hobbes como no estado de sociedade em Rousseau o homem é visto como um ser violento que vive em permanente estado belicoso.
	
	No estado de natureza em Hobbes o homem é visto como ¿o bom selvagem¿ que é puro e inocente.
	
	O estado de natureza em Rousseau equivale ao estado de sociedade em Hobbes.
	
	O Contrato Social visa manter os poderes dos mais fortes.
	
	Hobbes e Rousseau acreditavam que a propriedade privada era um direito divino.
	Respondido em 10/09/2020 20:29:09
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
		
	
	Do Estado Social.
	 
	Do Contrato Social
	
	Do Aluguel Social.
	
	Do Serviço Social.
	
	Do Pacto Social.
	Respondido em 10/09/2020 20:29:29
	
Explicação:
"Do contrato social ou princípios do direito político" é uma obra do autor suiço Jean-Jacques Rousseau, considerada por muitos como uma de suas obras-primas. Nesta obra, Rousseau expõe a sua noção de contrato social. Para Rousseau, o homem é naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" dele. O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
		
	 
	Hobbes
	
	Locke
	
	Weber
	
	Marx
	
	Rousseau
	Respondido em 10/09/2020 20:29:37
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo a teoria de Max Weber os subordinados na Dominação Tradicional são chamados de:
		
	
	"campesinos" e "operários"
	
	"discípulos" e "seguidores"
	 
	"súditos" ou "seguidores"
	
	"fãs" e "discípulos"
	
	"heróis" e "mártires"
	Respondido em 10/09/2020 20:29:42
	
Explicação:
A Dominação tradicional baseia-se na crença na legitimidade de uma autoridade que sempre existiu. As pessoas que exercem a posição de comando geralmente gozam de autoridade pessoal em virtude de um status herdado. Suas ordens são legítimas porque estão de acordo com os costumes. Existe, portanto, a necessidade de lealdade por parte dos "súditos" ou "seguidores".O tipo de organização  é efetuado por partidários pessoais,  parentes pessoais em um regime tipicamente patrimonial, ou de aliadospessoalmente leais - vassalos, senhores tributários, tal como por exemplo, em uma sociedade feudal.

Continue navegando