Buscar

AOL 3 LIT INFANTO-JUVENIL UNINASSAU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionário 2 de lit infantil
23577 . 7 - Literatura Infanto-Juvenil - 20202.A
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota finalEnviado: 21/09/20 10:13 (BRT)
9/10
1. Pergunta 1
/1
Leia o seguinte texto:
“A construção dos contos de fadas ainda continua, embora tenha sofrido várias mudanças para atender as exigências da linguagem moderna. O modo como os contos foram escritos, nos permite observar como a realidade foi transmitida para os livros infantis, onde permite ao leitor a atualização constantemente, trazendo a obra para seu presente, sem, no entanto perder em vista sua época de construção.” 
Fonte: FALCONI, Isabela Mendes; FARAGO, Alessandra Corrêa. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200330.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Quando surge um novo produto cultural, em formato de livro, musical, balé, peça teatral, com um texto contemporâneo, é usado o conto de fadas como paradigma, estabelecendo um diálogo, mesmo que não exclusivo, com Charles _______ e a França, no século _______ e com os Irmãos _______ na Alemanha. 
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Andersen, XVI e Perrault.
2. 
Andersen, XVIII, Grimm.
3. 
Perrault, XVII e Grimm.
Resposta correta
4. 
Perrault, XVII e Hans.
5. 
Grimm, XIX e Perrault.
2. Pergunta 2
/1
Sobre um personagem essencial aos contos de fadas, leia o seguinte texto: “Se o aspecto principal na definição do conto popular, enquanto gênero literário, é a organização do motivo e das motivações dos personagens, no conto maravilhoso é necessário acrescentar um outro elemento: o encantamento provocado pela ação de um ser sobrenatural. Num momento de grande conflito, um ser sobrenatural intervém no destino”.  
Fonte: RESSURREIÇÃO, Juliana Boeira da. A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da imaginação. Disponível em: <http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/ensiqlopedia/outubro_2010/pdf/a_importancia_dos_contos_de_fadas_no_desenvolvimento_da_imaginacao.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.
O fato de um determinado personagem, comum aos contos de fadas, enfrentarem muitos conflitos, contando com a ajuda apoio de seres sobrenaturais, recebendo apoio nas horas mais desesperadas, resolvendo gigantescas dificuldades e temeridades é definidora dos contos de fadas. E quem é este personagem? De qual personagem de contos de fadas exatamente estamos falando?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A Bela adormecida.
Resposta correta
2. Incorreta: 
A fada boa.
3. 
A bruxa.
4. 
O herói.
5. 
A fada má.
3. Pergunta 3
/1
Leia com atenção texto a seguir: 
“A primeira coletânea de contos infantis foi publicada do século XVII, na França, durante o faustoso reinado de Luís XIV, e nasceram para falar aos adultos. Os estudos da literatura folclórica e popular de cada nação iniciaram-se a partir do século XIX, ficando em destaque Charles Perrault”. 
Fonte: FALCONI, Isabela Mendes; FARAGO, Alessandra Corrêa. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200330.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Com Charles Perrault ocorreu uma tentativa de instrumentalizar os usos dos contos de fadas com lições morais. Na sua 1.ª obra publicada no século XVII o autor tece o cuidado de oferecer lição moral, ao final do conto narrado por ele. Tal fato vem suscitando posicionamentos até hoje. O que surgiram sobre as lições de moral, no fim dos contos de fadas de Perrault:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Críticas inúmeras às lições de moral.
Resposta correta
2. 
Elogios à eficácia das lições de moral.
3. 
Usos fiéis das lições de moral.
4. 
Adaptações em filmes da Disney. 
5. 
Estudos aprofundados sobre as fadas.
4. Pergunta 4
/1
Sobre os contos de fadas, leia o texto a seguir: 
“A característica básica de tais narrativas (qualquer que seja sua espécie literária) é a de apresentar uma problemática simples e bem configurada, desenvolvida em unidades narrativas que se sucedem praticamente iguais entre si (como é o caso das ‘provas’ a que o herói deve se submeter para alcançar o que almeja: podem ser muitas as ‘provas’, mas são todas da mesma natureza repetitiva”. 
Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo / Nelly Novaes Coelho – Barueri, SP: Manole, 2010.  
Os contos de fadas já apareciam em tempos remotos, sendo utilizados para o repasse da _________ aliada com os ideais ____________ da sociedade cristã e ________, impregnando com suas convicções políticas, econômicas e sociais dos ricos, e não das desvalorizadas populações empobrecidas, narradores de muitas narrativas orais utilizadas em tais produções.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
oralidade, antropológicos e piedosa
2. 
cultura, religiosos e bíblica 
3. 
ideologia, pedagógicos e burguesa
Resposta correta
4. 
verdade, reais e europeia
5. 
narrativa, comunitários e dominante
5. Pergunta 5
/1
A Família Perrault ficou conhecida por sua relação com os contos de fadas, na França. A seguir, leia com atenção o seguinte texto:
“Perrault publicou Contes de ma Mère l'Oye ("Contos da minha Mãe Gansa"), uma coletânea de narrativas populares folclóricas e que, num primeiro momento, não se destinavam a crianças, mas a embasar a defesa da literatura francesa (considerada inferior aos clássicos greco-romanos por acadêmicos da época) e da causa feminista, que possuía como uma de suas líderes a sobrinha de Perrault, Mlle. Héritier. As duas primeiras adaptações (‘A paciência de Grisélides’, de 1691 e ‘Os desejos ridículos’, de 1694) reforçam esta tese. Apenas em 1696, com a adaptação de ‘A Pele de Asno’ é que Perrault manifesta a intenção de escrever para crianças, principalmente meninas, orientando sua formação moral”. 
Fonte: GUEDES, Maria Helena. As Grandes Fadas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/As_Grandes_Fadas.html?id=JP5xDwAAQBAJ&redir_esc=y>. Acesso em: 22 out. 2019.
Desde a publicação do 1.º livro de Charles Perrault, criou-se uma grande polêmica envolvendo o filho dele, Pierre Perrault. Reflita sobre o que seria bastante razoável crer sobre esta acalorada discussão sobre a autoria, escolha a opção que responde corretamente à questão:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os contos foram escritos por Pierre Perrault, sob a supervisão da mãe dele e o pai publicou.  
2. 
As mulheres da corte do rei francês foram convencidas pelo jovem Pierre Perrault a escreverem contos.
3. 
Esta obra foi fruto de um trabalho de colaboração entre o pai e o filho.  
Resposta correta
4. 
Os avós de Pierre Perrault narravam histórias para o neto que as escreveu, com o pai.
5. 
O pai, Charles Perrault, quando jovem escrevia os contos como exercício de redação.
6. Pergunta 6
/1
“As narrativas do fantástico-maravilhoso de mundo folclórico ou popular são as que decorrem do mundo da fantasia, perfeitamente reconhecível como diferente do mundo real, conhecido.” 
Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo / Nelly Novaes Coelho – Barueri, SP: Manole, 2010.  
Os Irmãos Grimm (PAGOTO, RAMOS, & WAGNER, 2013),“basearam-se em diversas fontes, tanto _______ quanto literárias, para compilar a coletânea. As anotações que fazem dos contos revelam o quanto se serviram de várias compilações nacionais”.
Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Valores.
2. 
Digitais. 
3. 
Orais.
Resposta correta
4. 
Memórias.
5. 
Letras.
7. Pergunta 7
/1
Leia com atenção o texto a seguir: 
“Disseminados por diversas mídias – da ópera e do drama ao cinema e à publici¬dade –, os contos de fadas tornaram-se uma parte vital de nosso capital cultural. O que os mantém vivos e pulsando com
vitalidade e variedade é exatamente o que mantém a vida vibrando: angústias, medos, desejos, romance, paixão e amor”. 
Fonte: TATAR, Maria. Contos de Fadas. Edição, introdução e notas de Maria Tatar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Os contos de fada ou contos maravilhosos foram escritos e publicados por eles, ainda que não sejam os verdadeiros autores das narrativas organizadas e publicadas por eles, a partir do século XVII. Podemos dizer que estamos comentando sobre três importantes reconhecidos escritores de contos de fadas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Perrault, Grimm ou Andersen.
Resposta correta
2. 
Perrault, Andersen e Lévi-Strauss. 
3. 
Marina Colasanti, Ana Maria Machado e Chico Buarque. 
4. 
Andersen, Perrault e Figueiredo Pimentel.
5. 
Grimm, Perrault e Lewis Carroll.
8. Pergunta 8
/1
Abramovich defende que “ler histórias para crianças, sempre, sempre ... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento ... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras ideias para solucionar questões (como as personagens fizeram...)”. 
Fonte: ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1995, p.17.     
Assim como fadas simbolizam o poder feminino, as princesas e as camponesas que viram princesas simbolizam a fragilidade O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As fadas desempenhavam um papel secundário nos contos de fadas, já que o poder dos príncipes comandavam a narrativa.
2. 
Engana-se quem pensa que as camponeses que viravam fadas eram a personificação da fragilidade?
3. 
A assertiva não procede, porque a personagem Chapeuzinho Vermelho era uma criança que desobedeceu a sal avô. 
4. 
De fato, quanto mais belas as camponesas, maior a possibilidade de sucesso, casando com um encantador príncipe. 
5. 
Camponesas que viravam princesas estariam subjugadas às determinações dos seus destinos e à moral da sociedade.  
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
Entre os séculos XVII e XVIII, os contos de fadas tiveram grande desenvolvimento e seus escritores são lidos até os dias atuais. Identificando os famosos escritores dos contos de fadas tradicionais e os alguns conhecidos contos que publicaram em suas célebres coletâneas, reflita. De acordo com os nomes dos escritores, relacione os nomes dos contos de fadas tradicionais publicados, no decorrer deste intenso período de publicações. 
I. Charles Perrault (III) Escreveu os seguintes contos, Os Cines Selvagens e O Rouxinol e o Imperador da China. II. Irmãos Grimm (IV) Ele assinou a dedicatória da 1.ª obra do pai dele, dedicando-a a uma sobrinha do rei da França. III. Hans Christian Andersen (I) Na sua coletânea reconhecida constava o encantador conto, A Bela Adormecida no Bosque. IV. Pierre Perrault (V) Narraram, oralmente, histórias na Alemanha, e que posteriormente foram publicadas. V. Katherina Wieckmann e Jeanette Hassenpflug (II) Publicaram, entre outros, os seguintes contos, Os músicos de Bremem e Os Sete Corvos.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
II – IV – III - V – I
2. 
III – IV – V – I - II
3. 
II – I – IV - III - V
4. 
III – IV - I - V - II
Resposta correta
5. 
I – III - IV - II – V
10. Pergunta 10
/1
Sobre os primórdios da literatura infantil e ao mesmo tempo dos clássicos contos de fadas, muitos anos depois foi encontrado os originais do autor. Neles somente estavam cinco contos: A Bela Adormecida no Bosque, Chapeuzinho Vermelho, Barba Azul, Mestre Gato ou O Gato de Botas e As fadas.
Fonte: MENDES, Mariza B. T. Em busca dos contos perdidos. O significado das funções femininas nos contos de Perrault/Mariza B. T. Mendes. - São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000011.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.                                              
De qual obra exatamente estamos falando?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Contos de Fadas escrito para meninas.
2. 
A Chapeuzinho Vermelho e outros contos.
3. 
O Patinho Feio de Hans Andersen.
4. 
Contos do tempo passado com moralidades.
Resposta correta
5. 
Belas Narrações das Mil e Uma noites.
Ajuda para a página atual
23577 . 7 - Literatura Infanto-Juvenil - 20202.A
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Nota finalEnviado: 21/09/20 09:58 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
Abramovich defende que “ler histórias para crianças, sempre, sempre ... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento ... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras ideias para solucionar questões (como as personagens fizeram...)”. 
Fonte: ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1995, p.17.     
Assim como fadas simbolizam o poder feminino, as princesas e as camponesas que viram princesas simbolizam a fragilidade O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Ocultar opções de resposta 
1. 
De fato, quanto mais belas as camponesas, maior a possibilidade de sucesso, casando com um encantador príncipe. 
2. 
Engana-se quem pensa que as camponeses que viravam fadas eram a personificação da fragilidade?
3. 
A assertiva não procede, porque a personagem Chapeuzinho Vermelho era uma criança que desobedeceu a sal avô. 
4. 
Camponesas que viravam princesas estariam subjugadas às determinações dos seus destinos e à moral da sociedade.  
Resposta correta
5. 
As fadas desempenhavam um papel secundário nos contos de fadas, já que o poder dos príncipes comandavam a narrativa.
2. Pergunta 2
/1
“As narrativas do fantástico-maravilhoso de mundo folclórico ou popular são as que decorrem do mundo da fantasia, perfeitamente reconhecível como diferente do mundo real, conhecido.” 
Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo / Nelly Novaes Coelho – Barueri, SP: Manole, 2010.  
Os Irmãos Grimm (PAGOTO, RAMOS, & WAGNER, 2013),“basearam-se em diversas fontes, tanto _______ quanto literárias, para compilar a coletânea. As anotações que fazem dos contos revelam o quanto se serviram de várias compilações nacionais”.
Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Orais.
Resposta correta
2. 
Digitais. 
3. 
Valores.
4. 
Memórias.
5. 
Letras.
3. Pergunta 3
/1
Leia o texto a seguir: 
“Os contos que chegaram à Europa durante a Idade Média foram reescritos, e transformados, para se adequarem a sociedade em que se inseriram. Sobreviveram e se espalharam por toda a parte, graças à memória e à habilidade narrativa de gerações de contadores, que dedicavam parte das longas noites de outrora para entreterem-se uns com outros contando e ouvindo histórias. ”
Fonte: ALBERTI, Patrícia Bastian. Contos de Fadas Tradicionais e Renovados: Uma Perspectiva Analítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Caxias do Sul. Mestrado em Letras e Cultura Regional. Caxias do Sul, 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=37181>. Acesso em: 22 out 2019.
Existe uma preconcepção errônea que os contos de fadas vieram dos países europeus e remetem ao estilo de vida burguês. Marque a alternativa que melhor exprime a verdadeira origem remota de alguns contos de fadas que ainda hoje são narrados às crianças.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Arqueólogos, no século XIX, nas cidades italianas de Herculano e Pompeia, do ano 79 d.C. e outras escavações
em Tróia, encontram hieróglifos egípcios datadas de antes de Cristo.
Resposta correta
2. 
O material coletado no Brasil, no decorrer do século XX, reunindo contos narrados pelos povos, tais como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e a Gata Borralheira.
3. 
Pesquisadores asiáticos descobriram, no século XIX, narrativas populares com contos como O Rouxinol e o Imperador da China, O Soldadinho de Chumbo e A Pastora e o Limpador de Chaminés.
4. 
Alguns pesquisadores começaram a defender que a história da princesa-rã surgiu na Rússia, foi levada para a Alemanha e França, e sua origem remonta à Nova Zelândia.
5. 
As pesquisas recentes de estudiosos franceses demonstram que os contos de fadas já eram escritos pelos camponeses alemãs e forma trazidos em manuscritos muito antigos.
4. Pergunta 4
/1
Leia com atenção o texto que segue:
“De noite o rei ouvia os soluços da filha. De que adianta a coroa se a filha da gente chora à noite? Decidiu acabar com tanta tristeza. Chamou o vidraceiro, chamou o moldureiro. E em segredo mandou fazer o maior espelho do reino. E em silêncio mandou colocar o espelho ao pé da cama da filha que dormia. 
Fonte: COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul. Rio de Janeiro: Nórdica, 1979.1979, p. 47.
Sobre a trajetória da escritora brasileira Marina Colasanti, escolha a opção que responde corretamente à questão:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Colasanti escreveu um belo livro, História meio ao contrário, que trazia um unicórnio.
2. 
Os seus contos costumam incorporar os velhos personagens como o Shrek, reis e rainhas.
3. 
Marina Colasanti escreveu a obra história de Cinderela: uma biografia autorizada.
4. 
A autora traz dados próprios dos contos de fadas tradicionais, rebatendo-os também.
Resposta correta
5. 
Somente nos primeiros anos do século XXI começou a escrever contos de fadas renovado.
5. Pergunta 5
/1
Leia com atenção, o texto a seguir: 
“Vivemos numa civilização em que as representações do que é ser belo, veiculadas pela mídia, acabam por transmitir discursos e saberes, que indicam como devemos ser. Amplamente disseminadas, essas imagens são carregadas de significações que produzem verdades, indicando formas de pensar, de sentir e conhecer, que por sua vez, ensinam ao sujeito os modos de ser e estar na sociedade e na cultura em que está inserido. Nos ensinam, igualmente, a quem devemos classificar como estranho e, portanto, excluí-los por não enquadrarem-se na forma como estamos habituados a entender a beleza e a ordem, - tão necessárias para a organização do mundo tal qual o conhecemos.” 
Fonte: BARROS, Ricardo Mendes; NOVAES, Joana de Vilhena. Um conto de fadas às avessas. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100013>. Acesso em: 22 out. 2019.
A partir dos invasores húngaros, chamados de Oigours, surgiram os _______ dos contos maravilhosos. Eles são os amedrontadores devoradores de criancinhas, personagens aterrorizantes e que serão, nos tempos posteriores, denominados de ______________ dos contos feitos para crianças. 
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Monstros, Lobo mau.
2. 
Ogros, bicho-papão.
Resposta correta
3. 
heróis, lobisomem.
4. 
Shrek, bicho-papão.
5. 
Ogros, lobos. 
6. Pergunta 6
/1
Sobre os contos de fadas, leia o texto a seguir: 
“A característica básica de tais narrativas (qualquer que seja sua espécie literária) é a de apresentar uma problemática simples e bem configurada, desenvolvida em unidades narrativas que se sucedem praticamente iguais entre si (como é o caso das ‘provas’ a que o herói deve se submeter para alcançar o que almeja: podem ser muitas as ‘provas’, mas são todas da mesma natureza repetitiva”. 
Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo / Nelly Novaes Coelho – Barueri, SP: Manole, 2010.  
Os contos de fadas já apareciam em tempos remotos, sendo utilizados para o repasse da _________ aliada com os ideais ____________ da sociedade cristã e ________, impregnando com suas convicções políticas, econômicas e sociais dos ricos, e não das desvalorizadas populações empobrecidas, narradores de muitas narrativas orais utilizadas em tais produções.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
narrativa, comunitários e dominante
2. 
verdade, reais e europeia
3. 
cultura, religiosos e bíblica 
4. 
oralidade, antropológicos e piedosa
5. 
ideologia, pedagógicos e burguesa
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
Leia o seguinte texto:
“A construção dos contos de fadas ainda continua, embora tenha sofrido várias mudanças para atender as exigências da linguagem moderna. O modo como os contos foram escritos, nos permite observar como a realidade foi transmitida para os livros infantis, onde permite ao leitor a atualização constantemente, trazendo a obra para seu presente, sem, no entanto perder em vista sua época de construção.” 
Fonte: FALCONI, Isabela Mendes; FARAGO, Alessandra Corrêa. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200330.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Quando surge um novo produto cultural, em formato de livro, musical, balé, peça teatral, com um texto contemporâneo, é usado o conto de fadas como paradigma, estabelecendo um diálogo, mesmo que não exclusivo, com Charles _______ e a França, no século _______ e com os Irmãos _______ na Alemanha. 
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Perrault, XVII e Hans.
2. 
Andersen, XVI e Perrault.
3. 
Grimm, XIX e Perrault.
4. 
Andersen, XVIII, Grimm.
5. 
Perrault, XVII e Grimm.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
Leia com atenção o texto a seguir: 
“Disseminados por diversas mídias – da ópera e do drama ao cinema e à publici¬dade –, os contos de fadas tornaram-se uma parte vital de nosso capital cultural. O que os mantém vivos e pulsando com vitalidade e variedade é exatamente o que mantém a vida vibrando: angústias, medos, desejos, romance, paixão e amor”. 
Fonte: TATAR, Maria. Contos de Fadas. Edição, introdução e notas de Maria Tatar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Os contos de fada ou contos maravilhosos foram escritos e publicados por eles, ainda que não sejam os verdadeiros autores das narrativas organizadas e publicadas por eles, a partir do século XVII. Podemos dizer que estamos comentando sobre três importantes reconhecidos escritores de contos de fadas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Perrault, Andersen e Lévi-Strauss. 
2. 
Andersen, Perrault e Figueiredo Pimentel.
3. 
Grimm, Perrault e Lewis Carroll.
4. 
Perrault, Grimm ou Andersen.
Resposta correta
5. 
Marina Colasanti, Ana Maria Machado e Chico Buarque. 
9. Pergunta 9
/1
O Antropólogo Claude Lévi-Strauss declarou sobre os contos de fadas: “Vimos que o conto de fadas é uma narrativa explicitando funções, cujo número é limitado e cuja ordem de sucessão é constante. A diferença formal entre vários contos resulta da escolha, operada individualmente, entre as trinta e uma funções disponíveis e da eventual repetição de certas funções. Mas nada impede a realização de contos com a presença de fadas, sem que a narrativa obedeça à norma precedente; é o caso dos contos fabricados, dos quais podemos encontrar exemplos em Andersen, Brentano e Goethe. Inversamente, a norma pode ser respeitada apesar da ausência de fadas. O termo 'conto de fadas' é, pois, duplamente impróprio”. 
Fonte: GUEDES, Maria Helena. As Grandes Fadas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/As_Grandes_Fadas.html?id=JP5xDwAAQBAJ&redir_esc=y>. Acesso em: 22 out. 2019.
As fadas entraram na literatura, por mediação das antigas novelas de cavalaria, dos romances corteses. As Fadas ou Damas com poderes mágicos, simulavam diferentes personificações, presentes no folclore europeu. Por isso, entre outras coisas, é possível afirmar que a fada seria um ser:
Ocultar
opções de resposta 
1. 
Real e que era apenas foi trazida para o conhecimento das sociedades no século XIX.
2. 
Fantástico ou imaginário, de grande formosura, que se exibia sob forma de mulher.
Resposta correta
3. 
Inexistente, criado por Perrault ao escrever os seus primeiros contos e publicá-los.
4. 
Maravilhoso e que servia de exemplo a ser seguido por todas as mulheres ricas.
5. 
Verdadeiro e baseada em mulheres que viveram nos bosques medievais e suas famílias.
10. Pergunta 10
/1
Entre os séculos XVII e XVIII, os contos de fadas tiveram grande desenvolvimento e seus escritores são lidos até os dias atuais. Identificando os famosos escritores dos contos de fadas tradicionais e os alguns conhecidos contos que publicaram em suas célebres coletâneas, reflita. De acordo com os nomes dos escritores, relacione os nomes dos contos de fadas tradicionais publicados, no decorrer deste intenso período de publicações. 
I. Charles Perrault (III) Escreveu os seguintes contos, Os Cines Selvagens e O Rouxinol e o Imperador da China. II. Irmãos Grimm (IV) Ele assinou a dedicatória da 1.ª obra do pai dele, dedicando-a a uma sobrinha do rei da França. III. Hans Christian Andersen (I) Na sua coletânea reconhecida constava o encantador conto, A Bela Adormecida no Bosque. IV. Pierre Perrault (V) Narraram, oralmente, histórias na Alemanha, e que posteriormente foram publicadas. V. Katherina Wieckmann e Jeanette Hassenpflug (II) Publicaram, entre outros, os seguintes contos, Os músicos de Bremem e Os Sete Corvos.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
II – I – IV - III - V
2. 
III – IV - I - V - II
Resposta correta
3. 
III – IV – V – I - II
4. 
II – IV – III - V – I
5. 
I – III - IV - II – V
Ajuda para a página atual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando