Buscar

Os 'Brasis' de Darcy Ribeiro

Prévia do material em texto

Acadêmico: Larissa Bessa Turma: 2A
ANTROPOLOGIA DO DIREITO
1. CONFORME SUAS LEITURAS, FALE SOBRE OS “BRASIS” DE DARCY RIBEIRO.
A. BRASIL CABOCLO: São mestiços provindo do cruzamento de brancos com índias, a população de caboclos vivem na Amazônia porém muito deles tenham sido desapropriados e transferidos. Seus costumes foram adquiridos dos índios, eram notáveis artesãos e seu mofo de vida não se adapta facilmente na sociedade
B. BRASIL SULINO: A cultura sulina possui muitos núcleos fechados assim ela se diferencia dos demais. O Brasil sulino surgiu através dos jesuítas e espanhóis na região gaúcha. 
Vivem primeiramente do pastoril e mais tarde do cultivo. Discutem política, reforma agrária e possuem aspectos de severo e sóbrios.
C. BRASIL CAIPIRA: Com a falta de escravos e decadência dos engenhos açucareiros, e com pouco desembarque de navios, os paulista de instalaram no interior do estado com um cotidiano muito simplório. O caipira seria uma mistura de índios e brancos. O trabalho das famílias era apenas para o deu próprio sustento, para as mulheres cabiam todas as tarefas domésticas. E aos homens ficavam com o serviço pesado e da segurança.
Nessa época surge as festas de santos, bailes, leiloes e artesanatos. Se tratava de uma economia não monetária.
Através dos primeiros garimbos é que começou a surgir mudanças no estilo de vida. A vida se tornando mais ostenativa e com isso tiveram exigências de transferir a capital do Brasil da Bahia para o Rio de janeiro.
Nesse capítulo fala também que com o crescente desenvolvimento do cafe o caipira teve que migrar para se ajustar a este novo momento, porém sua cultura limitava.
D. BRASIL SERTANEJO: Darcy fala que o sertão brasileiro tem origem na criação de gado, no nordeste que vive situações extremas. Ele diz que a caatinga 3 a natureza mais hostil que exite para o ser humano, o lugar mais difícil de se viver. Sem chuvas e quando chove ela é irregular. A terra não absorve, porque é um chão de argilas secas em solo raso. 
Ele diz que o gado era mercadoria boa e que ele se auto transportava. 
E. BRASIL CRIOULO: O engenho açucareiro foi a primeira forma de grande empresa agroindustrial exportadora. Foi a um tempo o instrumento de viabilização do empreendimento colonial português e a matriz dos brasileiros. Naquela época, sem ele, seria inacreditável a ocupação européia em uma vasta área tropical, habitada por indigenas que apenas tiveram culturas agrícolas e que não sabiam a força do trabalho disciplinado e exploravel.

Continue navegando