Buscar

AD1-História na Educação 1 - 2017 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (a): Lúcia Garcia
Aluno (a): Matr.: 
Polo: 
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 - 2017.2
Partindo da leitura dos materiais didáticos disponíveis em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem e, de outras fontes de informação à sua escolha, elabore a proposta abaixo: (valor 10,0 pontos)Imagine que você é professor(a) de uma série dos anos iniciais do Ensino Fundamental e está participando de um concurso de redação de cartas cujo tema é “A importância do ensino de História para crianças”.
 De acordo com o regulamento do concurso, sua carta deve ser destinada a um(a) aluno(a) que está prestes a concluir a Licenciatura em Pedagogia. 
Na carta você deve apresentar para o(a) futuro(a) professor(a), não necessariamente nessa ordem: 
1- Qual a importância do estudo da História nessa etapa da educação básica?
2- Como a História foi apresentada a você quando aluno nos anos iniciais? (ou seja, como a História era ensinada em seu tempo de criança ou no tempo de seus pais e/ou avós?) 
3- E atualmente, como a História é (ou deve ser) ensinada aos alunos dos anos iniciais? Por quê?
4- Considerando os objetivos do ensino de História hoje, apresente na carta, como sugestão ou exemplo, uma atividade pedagógica de História que possa ser desenvolvida com os alunos nos anos iniciais.
Em sua escrita demonstre entusiasmo e satisfação, de modo a contagiar o(a) futuro(a) professor(a) dos anos iniciais com o seu prazer de ensinar História.
As redações desse concurso devem ser cartas argumentativas (gênero textual carta e tipo textual argumentativo) e devem conter os três componentes de base de uma carta: data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura. 
De acordo com o regulamento, sua carta deve ter entre 25 e 40 linhas.
Especificações para a apresentação da carta: Fonte Times New Roman, 12, espaço entrelinhas 1,5. Mínimo de 25 e máximo de 40 linhas.
Bom trabalho e boa sorte!
· Resposta:
Resende 11 de Agosto de 2017
Caro Futuro Professor
Venho por meio desta carta, contar - lhe um pouco de minha infância e também dar - lhe outras opiniões sobre o ensino da história dado hoje nas series iniciais. Então, quando eu era menor nas séries iniciais, costumávamos ver a “tia” de história como uma espécie de contadora se história mesmo, mas a diferença era que ela contava a história real, e tudo ela mostrava os traços de consequência dos atos ocorridos lá trás, com isso nós nos empolgavamos a buscar mais, mas aí trocamos de série e de professora, onde não haviam histórias, e sim, decora isso, decora aquilo porque vai cair na prova. Com essa nova experiência, nos foi mostrado uma matéria sem brilho, sem realidade, uma coisa muito distante do que poderíamos acreditar, mesmo com os fatos em nossa frente, por não haver paixão em se doar para com que a turma toda passasse a não mais gostar da matéria. Um bom professor é identificado com muita facilidade, só precisamos olhar para os alunos, quando eles tem o mesmo brilho nos olhos, vemos que esse trabalho é para a vida toda. Hoje encontramos muitos recursos para ensinar história para nossas crianças, como passeios em fazendas históricas, muitas ainda conservam seus quilombos e senzalas, podem assim enriquecer e muito as aulas sobre escravatura, museus com histórias completas, acervos, conjunto de obras, cidades tombadas como patrimônio histórico, palácios para mostrar a monarquia e como viviam na época, costumes, forma de vida, raízes de nossos costumes, coisas que não sabemos de onde nossos avós tiravam, crenças e supertições, a moda da época contrapondo com a nossa atualmente, culinária, poderíamos buscar uma receita do tempo dos escravos e reproduzir com os alunos, para identificarmos as diferenças, não só em como era preparado, mas também na mistura dos sabores e ervas usadas e muitas outras coisas, temos recursos para uma grande e excelente aula, e para exercício em sala podemos montar uma linha do tempo coletivas dividir a turma em grupos e cada grupo buscar materiais como fotos, artigos, objetos, livros, revistas, matérias de jornal, depoimentos verídicos, em forma de entrevista, vídeos de coletânia e etc, para representar o período que foi escolhido. Assim a assimilação, a pesquisa, o filtro de idéias e grau de importância, vão sendo aguçado em nossas crianças desde as séries iniciais. Desde já agradeço a oportunidade de compartilhar idéias e lembranças, pois quero muito ajudar em sua nova caminhada.
Grata pela atenção
Beijos
Gláucia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando