Buscar

trabalho de psicologia Organizacional e do trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: 
O QUE FAZ O PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO?
Alunas: Andriele Amorim, Cassiane Cordeiro, Elisandra Gober, Gabriela Santos. Jessika Luana.
Curitiba – 2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE
PSICOLOGIA DO TRABALHO 
6º PERÍODO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: 
O QUE FAZ O PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO?
Trabalho apresentado no curso de Graduação
do 6º período do curso de Psicologia, matutino
do Centro Universitário Campos de Andrade,
sob orientação da Professora Silvia Barbosa.
Alunas: Andriele Amorim, Cassiane Cordeiro, Elisandra Gober, Gabriela Santos. Jessika Luana.
Curitiba – 2020
SUMÁRIO
RESUMO
A prática da psicologia organizacional e do trabalho (P OT) tem expressado um destaque importante no espaço profissional do psicólogo. Definindo-se como campo de efetivação dos conhecimentos da ciência psicológica ligada ao comprometimento do trabalho humano, em prol da saúde do trabalhador, sua realização em relação ao trabalho e também em relação às respectivas da empresa ou espaço de trabalho em que está inserido . 
Percebendo a importância do conhecimento do psicólogo para uma transformação no contexto social, cultural e principalmente profissional do individuo.
Palavras chave: Trabalho, organização, comprometimento, motivação, humano.
ABSTRACT: The practice of organizational and work psychology (P OT) has expressed an important highlight in the professional space of the psychologist. Defining itself as a field of realization of the knowledge of psychological science linked to the compromise of human work, in favor of the worker's health, its accomplishment in relation to work and also in relation to the respective of the company or workspace in which it is inserted.
Realizing the importance of the psychologist's knowledge for a transformation in the social, cultural and mainly professional context of the individual.
INTRODUÇÃO
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é uma área que estuda a relação do homem com o trabalho e o meio social em que vive, sendo ele fonte de realização pessoal e profissional como também um meio de sobrevivência, utilizando técnicas e práticas para o desenvolvimento do trabalho em organizações.
Foi através das pesquisas em livros e artigos científicos que houve a construção dessa pesquisa, com intuito de compreender como se da o desenvolvimento da Psicologia Organizacional do Trabalho frente a contemporaneidade e a profissão inserida no mercado de trabalho.
Os temas abordados são: exercício profissional, a forma como se desenvolve a teoria e prática, a luta por seu espaço no contexto do trabalho, já que além de desenvolverem suas funções também atuam em funções administrativas trazendo inovação e mudanças.
Embora a Psicologia organizacional e Psicologia do Trabalho estejam interligadas, não são exatamente a mesma coisa. A Psicologia Organizacional está ligada a uma organização ou empresa voltada para atuação das necessidades dos vários setores do empreendimento, com o objetivo de aprimorar o trabalhador para que gere melhorias para a organização e para si mesmo.
A psicologia do trabalho é mais abrangente, uma vez que nem todo o trabalho depende de uma empresa, tem como objetivo estudar o homem e seu lugar laboral, garantindo a sua saúde e segurança em seu trabalho, independente se é ou não uma ambiente empresarial.
DESENVOLVIMENTO
É sabido que a Psicologia, como atividade profissional, tem seu grande foco de reconhecimento nas práticas clínicas, e, embora historicamente o psicólogo brasileiro tenha esse como sendo seu maior campo de atuação e reconhecimento social, pesquisa do Conselho Federal de Psicologia realizada em 1988 colocava a Psicologia organizacional como a segunda maior área de atuação dos profissionais (CFP, 1988). Em 2000, a prática denominada organizacional ou do trabalho foi tida como 3ª área de atuação, com 12,4% de profissionais (WHO & CFP, 2001).
Dados como esses demonstram o importante espaço que ocupam as práticas de Psicologia organizacional e do trabalho (POT) no contexto da profissão e justificam a necessidade de maiores esforços investigativos nessa área.
No aspecto evolutivo, a prática da Psicologia nas organizações desenvolveu-se a partir do início do século XIX, sob o nome de Psicologia industrial, sendo definida como "o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização" (Tiffin & McCormick, 1975, p.3), dedicando-se à aplicação dos conhecimentos no comportamento humano para a solução dos problemas no contexto industrial.
De acordo com Schein (1982), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo, já que, segundo o autor, as organizações são sistemas sociais complexos.
Na década de 90, Goulart e Sampaio (1998, p.13) definem a Psicologia organizacional como "campo de aplicação dos conhecimentos oriundos da ciência psicológica às questões relacionadas ao trabalho humano, com vistas a promover a saúde do trabalhador e sua satisfação em relação ao trabalho".
Em 2003, Garcia, Valdehita e Jover analisam diversas definições do tema e afirmam que:
A Psicologia do trabalho é uma disciplina ao mesmo tempo teórica e aplicada, que busca, mediante o uso de conceitos, modelos e métodos procedentes da Psicologia, descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos subjacentes ao mesmo. Objetiva ainda a intervenção, tanto sobre a pessoa como sobre o trabalho, com o propósito de melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores, sem nunca se esquecer de incrementar os benefícios e rendimentos da empresa (p. 22)
Conforme Ghiraldelli (2000), com o advento da globalização e em razão do vínculo estreito com as atividades administrativas, a Psicologia organizacional e do trabalho (POT) passou por várias transformações em busca do desenvolvimento da produtividade do trabalhador e do seu bem-estar. Atualmente, os profissionais da referida área caminham para uma atuação psicossociologia, orientados por uma visão ampla e dinâmica da organização dentro da sociedade.
Em uma tentativa de esclarecimento, Campos (2008) apresenta as principais diferenças de atuação nas três áreas nomeadas acima. Para ele, o psicólogo industrial tinha o foco em recrutamento e seleção, especialmente com o auxílio dos testes psicológicos, e preocupava-se com a produção, enquanto as relações entre os funcionários e a empresa e entre os grupos de funcionários não eram observadas. A atuação do psicólogo organizacional ainda era direcionada para o aumento da produtividade e da eficiência, além das avaliações das habilidades dos funcionários. Esses profissionais ainda não tinham uma clareza quanto à visão do homem nas organizações, tampouco o próprio conceito de trabalho. Já o psicólogo do trabalho tem como principal objetivo compreender esse homem que trabalha e as implicações do seu trabalho no cotidiano e resgatar a dignidade humana nas relações trabalhistas.
Pode-se dizer que, na atualidade, as áreas de atuação são muitas e bastante variadas, pois, com o passar dos anos, cresceu enormemente o campo de atuação desse profissional. Para Garcia Valdehita, e Jover (2003), buscando acompanhar as rápidas e importantes mudanças no contexto laboral, a Psicologia organizacional se viu obrigada a aplicar seus conhecimentos em uma ampla gama de áreas e problemas relativos ao trabalho. Vê-se que, no início das atividades da hoje chamada de Psicologia organizacional e do trabalho (POT), havia ênfase na avaliação e na seleção de pessoal. Posteriormente, os fatores relacionados aos interesses e às motivações dos empregados, bem como à sua satisfação, ampliaram o campo de atuação para
um foco dito mais organizacional. Na sequência, tal prática se estende ao desenho de sistemas e equipes que gerem maior índice de segurança, saúde, conforto e produtividade. Atualmente, é possível encontrar esse profissional envolvido com práticas de saúde mental no trabalho, ou ainda, estabelecendo planos de formação e desenvolvimento de pessoal, estudando problemas laborais como redução de estresse, absenteísmo e aposentadoria ou modos de inserção de pessoas com deficiência em postos adequados de trabalho, entre outros.
Em suma, o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização. As atividades exercidas dentro desse papel, que são fundamentadas em técnicas e instrumentos da Psicologia e relacionadas à díade homem & trabalho, podem trazer desenvolvimento para a empresa, o trabalhador e a sociedade (Orlandini, 2008).
A psicologia organizacional e do Trabalho, se divide em duas vertentes independentes, mas que têm muita coisa em comum. Um dos principais pensadores no Campo da P OT, Antônio Virgílio, alerta para a necessidade de avançar nos estudos e práticas da área, como o desenvolvimento de no vos métodos de a vali ação de pessoas. 
Ele considera um equilíbrio permitir a jovens recém - saídos de a escola atuar em consultório. 
O pensador declara que em outros países não se pode entrar em um consultório sem ter formação de uma pós-graduação. Depois da formação sólida criamos uma figura de ênfase curricular. O aluno se concentra faz algumas disciplinas e estágios na área, melhorando sua formação. 
Cada operário é levado a desvestir-se de sua identidade e renunciar a tudo o que é individual e m no me do g rupo . Não é operário que produz, mas seu time. 
A Psicologia Organizacional se caracteriza como uma subárea da ciência psicológica com o intuito de atuar de forma interdisciplinar no comportamento .
 A psicologia do organizacional do trabalho refere se ao comportamento das pessoas e sua produtividade dentro das organizações de ajuda criar um ambiente de trabalho que consiga atingir os melhores resultados possíveis. Na psicologia organizacional de trabalho há uma reflexão ligada ao gerenciamento das diferenças individuais e da diversidade motivação comunicação liderança dinâmica de grupos saúde segurança e bem-estar no trabalho planejamento e desenvolvimento organizacional. No campo a psicologia do trabalho realiza os planejamentos de recursos humanos análise desenvolvimento de carreira avaliação de cargos e compensação e avaliação de desempenho ELSEVIER, 2009.
 As abordagens contribui para o campo da psicologia organizacional e do trabalho entre elas a teoria clássica da organização que preocupa com obrigação efetiva de pessoas o movimento das relações humanas que tem atenção nas necessidades das pessoas ELSEVIER, 2009.
 A psicologia organizacional do trabalho estuda o comportamento das pessoas e a produtividade do trabalho dentro das organizações ajudando a criar um ambiente de trabalho ou qual consiga atingir os melhores resultados possíveis surgiu no final do século XIX início do século XX com o intuito de novos experimentos da psicologia nas organizações nos Estados Unidos o primeiro trabalho foi sobre o desempenho é eficiência dos trabalhadores industriais SPECTOR 2012.
 Também estuda o comportamento humano e pode ser dividida tem dois lados a indústria que são as pessoas que assume a perspectiva administrando a eficiência dos recursos humanos por meio de planejamento do trabalho e seleção treinamento avaliação de desempenho dos funcionários ou lado organizacional visual comportamento dos funcionários é a melhoria no seu meio de trabalho SPECTOR 2012. 
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Campos, K. C. L., Duarte, c., Cezar, E. O., Pereira, G. O. A. (2011). Psicologia Organizacional e do Trabalho - retrato da produção científica na última década. Psicol. cienc. prof. vol.31 no.4 Brasília  2011. 
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000400004

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando