Buscar

METOTOLOGIA saude publica

Prévia do material em texto

METOTOLOGIA
O objetivo geral desse trabalho, é abordar o papel do conselho municipal de saúde pública de Caratinga – MG, no controle social. 
Especificamente, procurar- se- á:
a) Elaborar um paralelo entre as Características fundamentais do Conselho de Saúde Pública de Caratinga, e do Conselho Federal de Saúde que se torne de possível efetivação e de entendimento comum a todos. 
b) As principais competências do Conselho Municipal de Saúde Pública de Caratinga.
A partir dessas características, observar- se- á a importância e a amplitude de atuação dos conselhos de saúde. Além disso, como eles são criados, como se estruturam e como funcionam no seu dia a dia de trabalho!
Neste estudo a metodologia geral é descritiva, analítica, interpretativa e comparativa, por meio de estudos feitos da política de saúde aplicada, mais especificamente no âmbito público, social.
Este trabalho é realizado através de revisões bibliográficas consultadas via internet, telefonemas, e bibliografias. As principais fontes de consultas foram em instrumentos legais voltados para a área de saúde pública Federal e de Caratinga- MG.
Dentro de sua estrutura, a grande tendência é que sejam abordadas as leis de forma discricionária, com o intuito de trabalhar as políticas públicas de saúde de forma extensiva, e sob a visão metodológica adotando as legislações e políticas públicas com regras subjetivas ou Results-based.
Abaixo especifiquei parte legal para um estudo comparativo da mesma, a fim de contribuir para nosso trabalho.
A Constituição de 1988 determinou, no artigo 198, a participação da sociedade na gestão do sistema de saúde. 
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; 
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; 
III - participação da comunidade.
Dois anos depois, duas leis trouxeram conteúdos importantes sobre essa participação, ao abordarem aspectos relacionados ao Conselho Nacional de Saúde. 
Foram elas a Lei nº 8.080, de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e a Lei nº 8.142 do mesmo ano.

Continue navegando

Outros materiais