Buscar

Bioquimica Fisioterapia LISTAO COM EXERCICIOS E GABARITO NO FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LISTA DE BIOQUIMICA
1. Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais.
Essas características mostram que a conformação espacial das proteínas depende do seguinte tipo de estrutura de suas moléculas: 
a) primária 
b) secundária 
c) terciária 
d) quaternária 
 
2. O bom funcionamento de nosso organismo depende em parte de rotas metabólicas correlacionadas e controladas. Glicose, lipídeos e proteínas podem servir como fontes de energia para nosso corpo.
Diante da decisão de uma pessoa perder peso rapidamente, foram feitas as afirmações a seguir.
I. As proteínas possuem funções essenciais ao organismo, como enzimas e elementos estruturais, não sendo então armazenadas como fonte primordial de energia.
II. As gorduras apresentam maior conteúdo energético por unidade de massa do que os carboidratos.
III. Os músculos podem utilizar tanto suas reservas de glicogênio como ácidos graxos para a produção aeróbica de 
IV. Na gliconeogênese alguns aminoácidos podem ser desaminados e usados para produzir glicose para o cérebro, que depende de glicemia adequada para o bom funcionamento.
Estão CORRETAS as afirmações: 
a) I, II, III e IV. 
b) II, III e IV, apenas. 
c) I, III e IV, apenas. 
d) I, II e III, apenas. 
 
3. As proteínas observadas na natureza evoluíram pela pressão seletiva para efetuar funções específicas, e suas propriedades funcionais dependem da sua estrutura tridimensional.
Sobre essas biomoléculas, é correto afirmar que 
a) a estrutura tridimensional das proteínas surge porque sequências de aminoácidos em cadeias polipeptídicas se enovelam a partir de uma cadeia enovelada em domínios compactos com estruturas tridimensionais específicas. 
b) as cadeias polipeptídicas das proteínas são normalmente compostas por aminoácidos diferentes que são ligados não covalentemente durante o processo de síntese pela formação de uma ligação peptídica. 
c) as interações que governam o enovelamento e a estabilidade das proteínas são: interações não covalentes, forças eletrostáticas, interações de Van de Waals, pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas. 
d) os aminoácidos que compõem proteínas possuem em comum somente o Carbono alfa e o grupamento amino 
 
4. Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.
A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.
Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:
I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.
II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.
III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
a) I. 
b) III. 
c) I e II. 
d) I e III. 
e) II e III. 
 
5. Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.
Esta reação química ocorre no interior da célula durante a 
a) formação dos nucleotídeos. 
b) tradução do RNA mensageiro. 
c) formação dos triglicerídeos. 
d) transcrição do DNA. 
e) síntese dos polissacarídeos. 
 
6. A maioria das reações metabólicas de um organismo somente ocorre se houver a presença de enzimas. Sobre as enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. A ação enzimática sofre influência de fatores como temperatura e potencial de hidrogênio; variações nesses fatores alteram a funcionalidade enzimática. 
II. São formadas por aminoácidos e algumas delas podem conter também componentes não proteicos adicionais, como, por exemplo, carboidratos, lipídios, metais ou fosfatos.
III. Apresentam alteração em sua estrutura após a reação que catalisam, uma vez que perdem aminoácidos durante o processo.
IV. A ligação da enzima com seu respectivo substrato tem elevada especificidade. Assim, alterações na forma tridimensional da enzima podem torná-la afuncional, porque impedem o encaixe de seu centro ativo ao substrato.
Está correto apenas o que se afirma em: 
a) I, II e IV. 
b) I , II e III. 
c) II, III e IV. 
d) III e IV. 
e) I, III e IV. 
 
7. Os quatro tipos de macromoléculas biológicas estão presentes, aproximadamente, nas mesmas proporções, em todos os organismos vivos.
Sobre essas macromoléculas, assinale a alternativa correta. 
a) As vitaminas são triglicerídeos sintetizados no fígado e podem funcionar como coenzimas. 
b) Os polissacarídeos, como a frutose e o glicogênio, são respectivamente compostos armazenadores de energia em plantas e animais. 
c) As proteínas têm, entre as suas funções, o suporte estrutural, a catálise e a defesa dos organismos. 
d) Os ácidos nucleicos são polímeros de nucleotídeos, caracterizados pela presença de hexoses. 
e) Os carboidratos, assim como os ácidos nucleicos, podem funcionar como material hereditário. 
 
8. Celulose, esteroides, RNA e albumina são exemplos dos seguintes tipos de moléculas orgânicas, respectivamente: 
a) proteína, carboidratos, lipídio, ácido nucleico. 
b) carboidrato, lipídios, ácido nucleico, proteína. 
c) carboidrato, proteínas, ácido nucleico, lipídio. 
d) lipídio, carboidratos, proteína, ácido nucleico. 
e) proteína, carboidratos, ácido nucleico, lipídio. 
 
9. Na preparação do meio de cultura para células animais, o técnico de um determinado laboratório esqueceu-se de adicionar o suprimento de aminoácidos. Que moléculas terão sua formação imediatamente prejudicada? 
a) Lipídios 
b) Glicídios 
c) Nucleotídeos 
d) Proteínas 
e) Ácidos nucleicos 
 
10. Sobre os compostos orgânicos dos seres vivos são apresentadas as proposições abaixo, leia atentamente cada uma delas e, em seguida, relacione o composto à proposição apresentada. 
I. Carboidratos 
II. Lipídios 
III. Proteínas 
A. São os principais componentes das biomembranas. Apresentam uma região polar e outra apoIar, estando esta característica intimamente ligada à estrutura em bicamada das membranas celulares.
B. Elevação da temperatura e alterações no pH do meio podem provocar alteração da estrutura espacial destes compostos, fenômeno este denominado desnaturação. 
C. São moléculas apolares, utilizadas pelos seres vivos como reserva energética, alguns também os utilizam como impermeabilizantes, em outros aparecem como elementos estruturais e precursores de hormônios esteroides. 
D. Representam a principal fonte de energia para os seres vivos, além de desempenharem relevante papel na estrutura corporal destes. 
E. Dentre as suas funções destacamos a de atuarem como biocatalisadores, sendo esta função desempenhada por um grupo especial. 
A relação está estabelecida de forma correta em: 
a) I-A, II-B, II-C, Ill-D, II-E. 
b) I-A, III-B, II-C, lI-D, III-E. 
c) III-A, II-B, I-C, II-D, II-E. 
d) II-A, I-B, III-C, I-D, I-E. 
e) II-A, III-B, II-C, I-D, III-E. 
 
11. Considere as afirmações abaixo relativas aos efeitos da elevação da temperatura no funcionamento das reações enzimáticas:
I. A elevação da temperatura, muito acima de sua temperatura ótima, pode
reduzir a atividade de uma enzima.
II. A elevação da temperatura pode desnaturar uma enzima.
III. Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima.
IV. Algumas enzimas são estáveis no ponto de ebulição da água.
Estão corretas: 
a) I, II e IV, apenas. 
b) I, II e III, apenas. 
c) II, III e IV, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
e) todas as afirmações. 
 
12. Durante a caminhada dos escoteiros, o gasto energético foi grande. Estavam avisados de que o passeio seria cansativo, por isso muitos levaram barrinhas de cereais, mas alguns não tinham levado nada e precisaram utilizar suas próprias reservas de energia. Essa reserva estava armazenada em seu organismo, na forma de 
a) glicerídeo. 
b) vitamina. 
c) esteroide. 
d) proteína. 
e) glicogênio. 
 
13. A restrição excessiva de ingestão de colesterol pode levar a uma redução da quantidade de testosterona no sangue de um homem. Isso se deve ao fato de que o colesterol 
a) é fonte de energia para as células que sintetizam esse hormônio. 
b) é um lipídio necessário para a maturação dos espermatozoides, células produtoras desse hormônio. 
c) é um esteroide e é a partir dele que a testosterona é sintetizada. 
d) é responsável pelo transporte da testosterona até o sangue. 
e) é necessário para a absorção das moléculas que compõem a testosterona. 
 
14. Acredita-se que 75% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, como diabetes, câncer e complicações cardíacas (Diet, nutrition and the prevention of cronic diseases). A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como a principal causa dessas enfermidades. A molécula de colesterol, considerada prejudicial em grandes quantidades, e as moléculas constituintes dos lipídios considerados “bons” para a saúde, são, respectivamente, 
a) colesterol HDL; ácidos graxos insaturados. 
b) colesterol HDL; ácidos graxos saturados. 
c) colesterol HDL; ácidos graxos poli-insaturados. 
d) colesterol LDL; ácidos graxos saturados. 
e) colesterol LDL; ácidos graxos linoleico e oleico. 
 
15. Em seres humanos, a fonte primária de obtenção de energia e a principal reserva energética são, respectivamente. 
a) lipídeos e proteínas. 
b) carboidratos e proteínas. 
c) proteínas e lipídeos. 
d) carboidratos e lipídeos. 
 
16. A matéria que constitui os seres vivos revela abundância em água, cerca de 75% a 85%, além de proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), glicídios (1%), ácidos nucleicos (1%), e de sais minerais diversos (1%). Com relação a alguns componentes químicos do corpo humano, assinale a alternativa incorreta. 
a) Na composição química das membranas celulares, há fosfolipídios organizados em duas camadas; há também moléculas de proteína. 
b) O colesterol, conhecido principalmente por estar associado ao enfarte e a doenças do sistema circulatório, é um importante componente de membranas celulares. 
c) Um importante polissacarídeo, o amido, é armazenado no fígado e, quando o organismo necessitar, esse polissacarídeo pode ser quebrado, originando moléculas de glicose para o metabolismo energético. 
d) Os íons de cálcio (Ca++) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos. 
e) Os íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), entre outras funções, são responsáveis pelo funcionamento das células nervosas. 
 
17. A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.
	Tipo de célula
	Quantidade 
de água
	Tecido nervoso – substância cinzenta
	85%
	Tecido nervoso – substância branca
	70%
	Medula óssea
	75%
	Tecido conjuntivo
	60%
	Tecido adiposo
	15%
	Hemácias
	65%
	Ossos sem medula
	20%
Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de 
a) tecido nervoso - substância cinzenta. 
b) tecido nervoso - substância branca. 
c) hemácias. 
d) tecido conjuntivo. 
e) tecido adiposo. 
 
18. Considere as seguintes afirmativas:
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.
Quais estão corretas? 
a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas II e III 
e) I, II, III 
 
19. Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de: 
a) carboidratos 
b) lipídios 
c) proteínas 
d) glicídios 
e) ácidos nucléicos 
 
20. Os aminoácidos apresentam quimicamente um carbono central onde eles estão ligados. Em relação a isso, assinale a alternativa correta. 
a) 1 grupo amina (NH2), 3 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 4 Radical (R) 
b) 2 grupo amina (NH2), 1 hidrogênio (H), 2 grupo carboxila (COOH), 1 Radical (R) 
c) 1 grupo amina (NH2), 1 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 1 Radical (R) 
d) 1 grupo amina (NH2), 1 hidrogênio (H), 3 grupo carboxila (COOH), 2 Radical (R) 
e) 2 grupo amina (NH2), 1 hidrogênio (H), 1 grupo carboxila (COOH), 3 Radical (R) 
 
Gabarito: 
Resposta da questão 1:
 [A]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
A conformação final de uma proteína é determinada pela sua estrutura primária, isto é, pela sequência de seus aminoácidos. As estruturas secundária, terciária e quaternária da proteína se formam a partir das interações entre os radicais dos aminoácidos participantes da estrutura primária.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]
A estrutura espacial das proteínas depende de sua sequência primária.
A proteína pode ser desnaturada pelo solvente e a estrutura terciária se desfaz, mas como neste caso o solvente é retirado, não ocorre quebra da sequência de aminoácidos (estrutura primária) e a proteína mantém a forma final. 
Resposta da questão 2:
 [A]
Todas as afirmativas estão corretas e relacionadas com a proposta da questão. 
Resposta da questão 3:
 [C]
As principais interações químicas que determinam a forma e a estabilidade das proteínas são: interações não covalentes, forças eletrostáticas, interações de Van der Waals, ligações de hidrogênio e interações hidrofóbicas. 
Resposta da questão 4:
 [C]
[III] Incorreta: A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade a reposição da água e dos eletrólitos perdidos pelo suor durante os exercícios físicos. 
Resposta da questão 5:
 [B]
Durante a tradução ribossômica do RNA mensageiro, os aminoácidos são desencadeados e ligados por meio de ligações covalentes amídicas conhecidas como ligações peptídicas. 
Resposta da questão 6:
 [A]
[III] Falsa. As enzimas não sofrem a perda de aminoácidos após as reações que catalisam. 
Resposta da questão 7:
 [C]
As proteínas apresentam uma grande diversidade de funções biológicas atuando, por exemplo, na defesa dos organismos, na composição de muitas estruturas corporais e na catálise de diferentes reações metabólicas. As vitaminas são substâncias orgânicas não sintetizadas pelos organismos, necessárias em pequenas quantidades. A frutose é um monossacarídeo do tipo hexose. Os ácidos nucleicos caracterizam-se pela presença de pentoses e, ao contrário dos carboidratos, atuam como material hereditário. 
Resposta da questão 8:
 [B]
A celulose é um polissacarídeo formado pela condensação de moléculas de glicose (monossacarídeo). Os esteroides são lipídios derivados do colesterol. O RNA é um ácido nucleico formado pela união de nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e uracila. A albumina
é uma proteína formada pela união peptídica de unidades estruturais denominadas aminoácidos. 
Resposta da questão 9:
 [D]
Os aminoácidos são os monômeros, unidades formadoras, das proteínas. 
Resposta da questão 10:
 [E]
A correlação entre os compostos orgânicos e suas funções estão relacionadas na alternativa [E]. 
Resposta da questão 11:
 [A]
Gabarito Oficial: [D]
Gabarito SuperPro®: [A]
Em geral, o aquecimento aumenta as taxas de uma reação catalisada por enzima, porque sob temperaturas mais altas, uma maior proporção das moléculas do reagente tem energia cinética suficiente para prover energia de ativação da reação. No entanto, as enzimas apresentam uma temperatura ótima para o funcionamento. Temperaturas que ultrapassem essa temperatura ótima podem alterar a estrutura terciária, e as enzimas se tornam desnaturadas e perdem sua função. Algumas enzimas desnaturam ligeiramente acima da temperatura do corpo humano, enquanto outras são estáveis mesmo nos pontos de ebulição ou de congelamento da água. 
Resposta da questão 12:
 [E]
As células animais utilizam o glicogênio como fonte de reserva energética. 
Resposta da questão 13:
 [C]
O hormônio testosterona é sintetizado a partir do colesterol. O colesterol é produzido no fígado humano e também é obtido na alimentação de origem animal. 
Resposta da questão 14:
 [E]
O colesterol considerado como prejudicial à saúde é o LDL (low density lipoprotein) ou colesterol de baixa densidade. Esse lipídio pode causar a formação de placas que obstruem as artérias levando a acidentes cardiovasculares. Os ácidos graxos úteis para a saúde humana são os ácidos oleico e linoleico, encontrados, por exemplo, no azeite e oliva. 
Resposta da questão 15:
 [D]
A fonte primária de obtenção de energia e a principal reserva energética em animais são, respectivamente, os carboidratos e os lipídeos. 
Resposta da questão 16:
 [C]
O polissacarídeo armazenado no fígado, que pode ser hidrolisado para fornecer glicose ao organismo, é o glicogênio. O amido é um polissacarídeo de reserva vegetal. 
Resposta da questão 17:
 [D]
Após a secagem, a amostra de tecido passou de 200 mg para 80 mg, revelando que o teor hídrico do tecido analisado era de 120 mg. Percebe-se que 120 mg correspondem a 60% de água. Logo, a amostra é de tecido conjuntivo. 
Resposta da questão 18:
 [E] 
Resposta da questão 19:
 [C] 
Resposta da questão 20:
 [C] 
1. Os esteroides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteroides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.
a) Duas principais funções do colesterol:
b) Duas origens do colesterol sanguíneo: 
 
2. Com relação às substâncias químicas dos seres vivos resolva os itens a seguir:
a) Qual é a forma de armazenamento dos carboidratos nos tecidos animais e vegetais, respectivamente?
b) Qual é a unidade monomérica dos ácidos nucléicos?
c) Em qual tipo de lipídeo são classificados os óleos e gorduras?
d) Cite um dos aspectos que permite distinguir as diversas proteínas. 
 
3. Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.
a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado. 
 
4. Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteroides e carotenoides.
a) Como o organismo humano obtém os carotenoides? Que relação têm com a visão?
b) A quais das funções citadas no texto acima os esteroides estão relacionados? Cite um esteroide importante para uma dessas funções.
c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais. 
 
5. A gordura em excesso é um fator de alerta em relação às condições de saúde dos indivíduos. Profissionais que atuam na área de Fisioterapia Dermato-funcional têm demonstrado a eficácia no tratamento de gordura localizada pela aplicação de ultrassom em células adiposas do tecido subcutâneo. Essa técnica permite o rompimento das membranas das células de gordura. 
Em relação ao contexto acima, cite: 
a) duas funções do tecido adiposo em nosso corpo; 
b) dois tipos de lipídios contidos no organismo humano. 
 
6. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte da sua dieta usual, bem como o modo de preparar os alimentos, variam principalmente em relação aos diferentes organismos e segundo a ingestão adequada de nutrientes. Desta forma, a ingestão de lipídeos, carboidratos, proteínas e vitaminas de forma equilibrada garantem de maneira geral o sucesso nutricional dos seres vivos. Cite duas consequências que acometem um indivíduo quando ele deixa de ingerir carboidratos para garantir a redução de peso corporal. 
 
7. Os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos, constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. O mel contém o glicídio glicose; a cana-de-açúcar é rica em sacarose; o leite contém lactose; os frutos adocicados contêm frutose e glicose entre outros; a celulose, que forma as paredes das células vegetais, é um exemplo de glicídio. O ATP, trifosfato de adenosina, a principal substância envolvida nos processos energéticos celulares, também apresenta um glicídio (a ribose) em sua composição.
a) Classifique cada molécula de glicídio citada no texto acima; dê a fórmula química dos monossacarídios e, no caso dos dissacarídios e dos polissacarídios, especifique os monossacarídios que os constituem.
b) Escreva a equação química balanceada que representa a reação de produção do fosfato de cálcio a partir de ácido fosfórico e hidróxido de cálcio. 
 
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
ATEROSCLEROSE
Leonardo da Vinci foi um grande estudioso de anatomia. Passava horas ao lado de cadáveres, desenhando em detalhes a estrutura de órgãos internos. Em alguns casos, conseguiu deduzir acertadamente a causa da morte de uma pessoa. Um exemplo impressionante é o caso de um velho senhor internado no hospital Santa Maria Nuova, em Florença, falecido por volta de 1506. Ao executar a autópsia do corpo, da Vinci notou que as paredes internas de alguns vasos sanguíneos encontravam-se espessadas e tortuosas, e que este tipo de alteração não era verificado em corpos de pessoas mais jovens que ele havia dissecado.
Ele fez as seguintes anotações a respeito:
"A morte do velho senhor... foi causada pelo fato de que a cobertura interna dos vasos que vão do baço ao fígado se tornou tão espessa que eles se tornaram ocluídos (bloqueados) e não permitiram a passagem do sangue... As cavidades (lumens) dos vasos dos animais, após muito tempo de exposição aos humores nutrientes (transportados pelos vasos), se tornam, finalmente, contraídas e rígidas."
(Extraído de Keele, K. D., Medical History, Vol. 17, p. 304-308, 1973)
Leonardo acreditava que o bloqueio vascular impedia o movimento do sangue, impossibilitando a renovação de seus nutrientes. Ele registrou que os espessamentos vasculares também ocorriam em artérias que nutriam o coração e membros inferiores, provocados por uma nutrição "não natural" das paredes arteriais. Desse modo, da Vinci pode ter realizado o primeiro diagnóstico de aterosclerose da história.
Nos dias de hoje, o número de mortes causadas por aterosclerose é elevado. Muitos detalhes desta patologia já foram elucidados e, em certa medida, Leonardo da Vinci estava certo ao afirmar que os espessamentos vasculares decorriam de uma nutrição "não natural" das paredes arteriais: a aterosclerose é consequência de um processo inflamatório
das paredes dos vasos, disparado por diversos fatores, dentre os quais a presença excessiva de algumas espécies químicas como colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídeos e radicais livres na circulação sanguínea.
O colesterol, especificamente, tem um papel central no processo aterosclerótico. Pelo fato de não ser muito solúvel em soluções aquosas como o plasma, o colesterol da dieta, após absorção pelo trato digestório, necessita se combinar com proteínas plasmáticas especiais para ser transportado, dentre as quais se destacam as lipoproteínas de alta densidade (HDL) e de baixa densidade (LDL).
O LDL colesterol é algumas vezes denominado "mau colesterol" porque está associado à formação de placas gordurosas nas paredes arteriais, que posteriormente se calcificam formando as placas ateroscleróticas. Sobre tais placas formam-se coágulos sanguíneos que provocam o bloqueio do vaso, impedindo o fluxo sanguíneo normal, como havia sido descrito pelo visionário Leonardo da Vinci já no século XVI. Alguns alimentos contribuem para o aumento da taxa de LDL no sangue, especialmente aqueles ricos em gorduras "trans" e saturadas. O controle do nível de colesterol sanguíneo é uma preocupação crescente que tem demandado atenção por parte de instituições atuantes na área da saúde.
 
8. Com base no texto e nos seus conhecimentos de Biologia responda:
a) Considere que uma pessoa esteja ingerindo alimentos ricos em colesterol. Descreva o trajeto percorrido por estes alimentos ao longo do tubo digestório até que ocorra a absorção do colesterol, e ressalte a importância das vilosidades intestinais neste processo.
b) A formação de coágulos é um processo natural que impede a ocorrência de hemorragias, entretanto a coagulação no interior dos vasos obstrui a circulação sanguínea. Que componentes constituem um coágulo sanguíneo? 
 
9. Álcoois reagem com ácidos carboxílicos para formar ésteres e água. Triglicerídeos (gorduras e óleos) sintéticos podem ser obtidos pela reação de glicerol 
com ácidos carboxílicos.
a) Escreva a equação química, utilizando fórmulas estruturais, da reação de 1 mol de glicerol com 3 mols de ácido n-hexanoico.
b) Quando submetido a hidrólise alcalina (saponificação), o triglicerídeo dissolve-se com regeneração do glicerol e formação de sal. Escreva a reação de hidrólise do éster, utilizando NaOH. Dê o nome do produto que se forma junto com o glicerol. 
 
10. Os principais componentes do mel são a glicose e a frutose, obtidas por hidrólise enzimática da sacarose coletada do néctar das flores pelas abelhas.
a) Quantos carbonos assimétricos e quantos isômeros D possui a glicose?
b) Que tipo de isomeria está presente entre a glicose e a frutose?
c) A partir da estrutura da D(-) frutose, desenhe a estrutura da L (+) frutose. 
 
Gabarito: 
Resposta da questão 1:
 a) As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).
b) O colesterol sanguíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta). 
Resposta da questão 2:
 a) Animais: glicogênio
 Vegetais: amido
b) Nucleotídeos.
c) Glicerídeos.
d) Estrutura terciária
 Grupo prostético 
Resposta da questão 3:
 a) Polissacarídeo de reserva animal: Glicogênio
 Polissacarídeo de reserva vegetal: Amido
b) Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa) e nas sementes (milho). 
Resposta da questão 4:
 a) Cenoura, tomate, mamão e outros vegetais são ricos em carotenoides. A vitamina "A" é essencial para a síntese dos pigmentos visuais.
b) Controle hormonal. Testosterona, estrógenos e progesterona são exemplos.
c) Animais: tecido conjuntivo adiposo subcutâneo.
 Vegetais: sementes. 
Resposta da questão 5:
 a) O tecido conjuntivo adiposo, localizado abaixo da pele e entre os órgãos internos, funciona como amortecedor contra abalos mecânico e, também, como reserva energética e isolante térmico, contribuindo para a homeotermia.
b) Os triglicérides, o colesterol, a esfingomielina e os hormônios esteroides são os principais lipídios observados no organismo humano. 
Resposta da questão 6:
 Os carboidratos são a principal fonte de energia para os seres vivos, apresenta função plástica ou estrutural formando a arquitetura corporal dos seres vivos, além de participarem da formação dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Desta forma, a falta destes compostos, o organismo buscará outras vias metabólicas para que ocorram essas mesmas funções. O organismo começará a utilizar as gorduras como fonte de energia, porém com um custo fisiológico alto. Dessa forma o indivíduo concentrará no sangue, altas concentração de corpos cetônicos (produto do metabolismo da gordura), que reduzirá o apetite e alterará o paladar. 
Resposta da questão 7:
 a) Glicose – é um monossacarídio com fórmula química C6H12O6. Sacarose – é um dissacarídio formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Lactose – é um dissacarídio formado pela união de uma molécula de glicose e uma de galactose. Frutose – é um monossacarídio com fórmula química C6H12O6. Celulose – é um polissacarídio de glicose. Ribose: – é um monossacarídio com fórmula química C5H12O5.
b) 2 H3PO4 + 3 Ca(OH)2 Ca3(PO4)2 + 6 H2O 
Resposta da questão 8:
 a) O colesterol percorre o seguinte trajeto: boca, faringe, esôfago, estômago e intestino delgado.
Nas vilosidades intestinais, ele é absorvido diretamente.
As vilosidades intestinais aumentam a superfície de contato e absorção.
b) O coágulo sanguíneo é constituído por uma rede proteica, insolúvel (fibrina) que retém os elementos figurados do sangue (por exemplo, plaquetas), estancando a hemorragia. 
Resposta da questão 9:
 Observe as equações químicas a seguir:
 
Resposta da questão 10:
 a) quatro a sete
b) função
c) Observe a figura a seguir	
 
2
(NH).
70%
®
ATP.
20
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando