Buscar

AVI ROTINAS DE PESSOAL - UNISA - ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2020/3 - Rotinas de Pessoal ADMINISTRAÇÃO UNISA
 Por Gentileza CURTAM o material. Obrigada 
AVI - UNISA - ADMINISTRAÇÃO
2020/3 - Rotinas de Pessoal - EAD.
 Primeira pergunta do avi -
A empresa Frigor é referência na produção mundial de carnes congeladas. Suas atividades estão centradas na higienização e acondicionamento de carnes para envio a supermercados e açougues do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Espanha, dentre outros. Em pesquisa recente aplicada junto aos seus consumidores (mercados, açougues) foi possível identificar o alto grau de satisfação em relação a embalagens e conserva refrigerada dos produtos vendidos. Esse fato se deve ao excesso de cuidados no acondicionamento do produto que conta com câmaras frigoríficas, desde a fábrica até a entrega final ao consumidor. Segundo pesquisa, a temperatura dos produtos se mantém sem qualquer risco de perda ou apodrecimento em função do clima. Segundo o Diretor da empresa, esse fato é possível e notório por conta de todos os cuidados tomados no processo produtivo. Apesar de toda a valorização do consumidor, todos os colaboradores quando desligados da empresa entram com ação judicial cobrando um valor não recebido por conta da exposição ao frio excessivo das câmaras frigoríficas além do uso de agentes químicos no processo de acondicionamento dos produtos da Frigor. A Diretoria busca uma solução para esse problema, uma vez que representa altos desembolsos financeiros para a empresa. 
 
1. Qual solução deve ser adotada pela Diretoria e o Departamento Pessoal evitando a incidência de novas ações em decorrência da exposição ao frio excessivo e uso de agentes químicos no processo produtivo?
Tendo em vista os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos pelo estudo desta disciplina, pude compreender que todo empregador deve garantir aos empregados e trabalhadores a sua disposição os direitos trabalhistas e previdenciários, o qual tem por responsabilidade os pagamentos, contribuições, e demais obrigações acessórias. 
Tendo algumas responsabilidades assim como o cuidado com questões de saúde no trabalho, gestão, aplicação e fiscalização das regras de Saúde e Segurança no Trabalho, dentre outros. 
A solução que deve ser adotada é efetuar o repasse referente ao adicional de insalubridade e periculosidade em folha de pagamento para os funcionários que tenham direito pela sua função exercida de receber este adicional, bem como fornecerem equipamentos de proteção individual e vestimentas adequadas para os funcionários exercerem a sua função. 
Sendo assim, perante a aplicação da Legislação Trabalhista, com o apoio de uma consultoria jurídica, ter o conhecimento e aplicação da legislação trabalhista, garantindo a concessão e pagamento dos direitos e deveres do empregado e empregador na relação de trabalho.
2. Explique a importância do adicional de insalubridade e periculosidade como parte integrante da remuneração do trabalhador exposto a ambientes ou agentes que interferem em sua saúde ou que oferecem risco de vida ou perigo ao trabalhador.
Além de evitar que colaboradores quando desligados da empresa entrem com ação judicial cobrando um valor não recebido por conta da exposição ao frio excessivo das câmaras frigoríficas e uso de agentes químicos no processo de acondicionamento dos produtos.
Devemos compreender que a remuneração é a contraprestação de trabalho, em sentido amplo, compreendendo além do salário fixo e/ou variável, adicionais, prêmios e outros valores que são pagos ao empregado, para retribuir períodos à disposição do empregador, descansos remunerados, e interrupções do contrato de trabalho.
Adicionais na sua grande maioria são valores remuneratórios devidos por disposição legal. Possui direito ao adicional de insalubridade e periculosidade o trabalhador que trabalhe em ambiente nocivo a sua saúde, desde que haja previsão legal, e se houver limite de tolerância, que esse tenha sido ultrapassado.
Do ponto de vista legal, o adicional de insalubridade é direito constitucional. Isso mesmo! É Constituição Federal:
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXIII – adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;
O Adicional de Insalubridade: é pago ao empregado exposto a algum tipo de risco físico, químico e biológico, previsto em laudo técnico emitido por um médico engenheiro e médico do trabalho, que ocasionará o pagamento conforme o grau de exposição do empregado que terá direito a 10% no caso de exposição leve, 20% no caso de exposição média e 40% no caso de exposição grave, que será calculado em regra pelo valor do salário mínimo, salvo outra condição mais benéfica prevista em documento coletivo ou em contrato. Art. 192 da CLT.
O Adicional de Periculosidade: pago ao empregado exposto a algum risco físico, como o caso de explosão, queda ou algo que poderá trazer lesão grave ou morte do empregado. O pagamento é feito também após laudo emitido pelo médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, e o pagamento será de 30% sobre o valor do salário contratual do empregado. Art. 193 da CLT.
SEGUNDA PERGUNTA DO avi-
A empresa Tutti Cosméticos foi criada no ano 2000 e vem conquistado o mercado com sua linha de produtos voltada ao público jovem. A empresa conta com 100 colaboradores distribuídos entre a fábrica e o escritório. Semestralmente a empresa faz uma pesquisa de clima organizacional para entender quais fatores podem estar desmotivando seus funcionários, buscando por rápidas soluções. Nas últimas três análises do resultado da pesquisa de clima organizacional foram identificadas insatisfação em relação ao salário, em específico no tocante ao aumento salarial e promoção de carreira. A Diretoria precisa resolver de imediato essa questão, pois notou que os números de produtos produzidos reduziram e a causa provável está no descontentamento em relação aos salários e promoções. 
A Diretora de Recursos Humanos conversou com o gerente do setor de Folha de Pagamento pedindo uma solução para o problema.
 
Sendo você o gerente da área de Folha de Pagamento:
a. qual solução você daria para o problema adotando uma atividade de rotinas de pessoas?
Deve ser determinado o que pode ser exigido do empregado e o quem deve fazer para progredir. Fazendo um detalhamento de toda a função de todo o cargo de cada nível dos requisitos e tarefas.
	É preciso prever o que cada função do funcionário irá fazer, e o que se deve saber para entrar na ascensão dos grupos organizacionais classes e níveis salariais, como se evolui e a recompensa ao atingir o nível. Fazer isso na empresa é necessário, porque gera o efeito de motivação da equipe e expectativa de crescimento de futuro.
		A disponibilidade e existência do plano de carreira tem por finalidade garantir ao empregado o direcionamento para conquistar seus objetivos, garantir significativa melhora na produtividade do empregado e garantir que o empregado terá mais assertividade em cumprir as ordens emanadas do poder disciplinar do empregador.
	Eu sugiro que a avaliação de desempenho e a adequação seja formalizada com a observação de critérios tidos como básicos, dentre eles condições de antiguidade e merecimento. Porém, serão ainda desenvolvidas pela empresa condições ligadas a avaliações que envolvam condições de: habilidade com o trabalho, qualidade do trabalho, produtividade, comportamento, relacionamento e trabalho em equipe. Anteriormente a lei exigia que as promoções previstas no plano de cargos fossem feitas alternadamente por merecimento e por antiguidade dentro de cada categoria profissional agora não é mais obrigatória esses dois tipos de promoção, porém isso não significa que não se possa elaborar desta maneira. 
Caberá ainda como solução para o problema o “gerenciamento de conflitos”, visto que o ambiente deverá ser sempre de harmonia e bons fluidos entre os empregados. A grande maioria das tarefas é uma sequência de produção na qual cada um faz sua parte e manda para
a conclusão ou acabamento de outro, na grande maioria das atividades do mundo coorporativo, é necessário o uso de várias mãos para conclusão do processo. Caberá ao departamento pessoal a aplicação de punições para que seja viável a solução de conflito e a continuidade da linha de produção com pessoal em harmonia e focados em fazer o melhor.
b. quais critérios você definiria para a implantação do Plano de Carreira?
Um plano de cargos e salários é um instrumento de gestão utilizado nas empresas para as regras de progressão de níveis e salários, fixando-se os requisitos necessários para que o profissional cresça dentro da empresa e obtenha a sua almejada ascensão na carreira. Para isto, existem requisitos para progredir e evoluir, mas é preciso superar alguns obstáculos demonstrando assim para os funcionários até que ponto eles podem chegar. Deste modo, irei descrever de maneira simples como eu, organizaria o plano de cargos e salários, mencionando os critérios para a ascensão na carreira. 
	Primeiramente é preciso fazer a organização sobre a parte do plano de cargos, a qual deve prever as atividades inerentes a cada função e as atribuições de cada cargo. Assim como, suas competências necessárias: responsabilidades, resultados esperados, conhecimentos e habilidades que os funcionários devem possuir para ascensão na carreira. 
É importante fazer detalhadamente toda a descrição das funções e atividades, estas por si só, garantem a distinção do motivo de diferença salarial e responsabilidades. Dessa forma os empregados conhecem a perspectiva de crescimento dentro da empresa. Tendo o plano de cargos e salários, e os critérios para a ascensão na carreira especificados definidos, seguindo todas as condições conforme designado. Desse modo, a empresa permite o sucesso profissional dos empregados, e além disso evita processos trabalhistas que podem surgir por eventuais contratos de trabalho e planos de cargos superficiais ou desatualizados. 
	Assim para organizar uma plano de carreira e salários, deve-se criar todo o caminho a ser seguido e os passos fundamentais são: fazer e documentar todos os processos, as estratégias, sobre os conhecimentos e cursos para evolução do plano de cargos e salários para a ascensão na carreira. É importante que se tenha conhecimento sobre as competências necessárias, a partir dos conhecimentos da própria função a ser designada sobre a evolução. Estabelecendo dessa forma os níveis de progressão perante as competências fundamentais para cada tipo de carreira, com metas bem estabelecidas de forma a conhecer as formações técnicas ou cientificas de cada cargo, assim como os, métodos e procedimentos das atividades de modo a entender as habilidades adquiridas pela experiência do funcionário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando