Buscar

av2- 2° semestre 2018

Prévia do material em texto

01. Paciente do sexo masculino, 55 anos, procura pronto atendimento com queixa de dor torácica há 20 minutos. O mesmo faz acompanhamento com médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) devido alteração da glicemia, pressão elevada e obesidade. Foi encaminhado ao cardiologista devido relato de maior cansaço ao caminhar há 2 meses, chegando a apresentar dor em aperto no peito de moderada a forte intensidade, com sudorese fria e melhora ao interromper o esforço. Há 3 semanas, relata que vem apresentando os mesmos episódios de dor torácica, com cerca de 5 minutos de duração, mesmo em repouso. Antecedentes pessoais: tabagista há 25 anos. Antecedentes familiares: Pai falecido por infarto aos 55 anos. Exame clínico: Regular estado geral, corado, PA 160 mmHg x 95 mmHg, P 130 bpm (taquicárdico), Peso 110 kg, Altura 175 cm; IMC 35,9, acantose nigricans cervical. Bulhas rítmicas normofonéticas (BRNF) em 2T, sem sopros, murmúrio vesicular presente (MV+), bilateralmente, sem ruídos adventícios, abdômen com RHA (+) e propulsivos, globoso, flácido, sem massas ou visceromegalias, membros inferiores: boa perfusão periférica, edema bilateral extremidades +/4. Exames laboratoriais: Glicemia: 350 mg/dL (VR: até 99mg/dL); CK-MB: 290 UI/L (VR:<5ng/mL); troponina: 1,5 ng/mL (VR: <0,1 ng/mL)
Pergunta A
O paciente do caso acima se apresenta hiperglicêmico (com elevado nível de glicose no sangue). Sobre o processo de sinalização celular relacionado com a captação de glicose pelas células, descreva qual é a molécula sinalizadora, e qual o tipo de receptor envolvidos.
Molécula sinalizadora: Insulina, Receptor associado a enzimas tipo Tirosina-quinase.
Pergunta B
Baseado nos exames laboratoriais e no eletrocardiograma, o paciente foi encaminhado para angiografia coronariana, que identificou obstrução no ramo interventricular anterior. Realizou o cateterismo via artéria femoral direita, alcançando o vaso comprometido e inserindo um stent. Qual trajeto o cateter realizou até o vaso comprometido? *
A. femoral direita - a. ilíaca externa direita - a. ilíaca comum direita - parte descendente abdominal da aorta - parte descendente torácica da aorta - arco da aorta - parte ascendente da aorta - óstio da a. coronária esquerda - a. coronária esquerda - a. interventricular anterior.
Pergunta C
Baseado nos resultados dos exames laboratoriais, há evidências de necrose de cardiomiócitos. Explique porquê nesta situação ocorre inflamação e qual a consequência para o tecido cardíaco.
Porque no processo de necrose ocorre a exposição/liberação de DAMPs (padrões moleculares associados a danos) pela célula necrosada, ativando a resposta do sistema imune no intuito de eliminar o tecido lesado. A consequência é a cicatrização e perda de função.
Pergunta D
Analisando os dados do exame clínico e laboratorial classifique as variáveis estatísticas de peso, altura, dosagem de glicose e troponina, quanto ao tipo. 
Todas as variáveis são do tipo quantitativa contínua.
02. Homem de 54 anos, em consulta de rotina em USF, refere ter tosse produtiva com escarro branco e dispneia ao realizar esforços como subir ladeiras há 5 anos. Há 4 meses, notou piora da falta de ar, agora para caminhar no plano e que às vezes apresenta um pouco de sangue no escarro. Fuma 5 cigarros de palha e 20 cigarros industrializados por dia há 40 anos. Nega outras comorbidades. Na avaliação de enfermagem: P= 50 kg, estatura=1,68 m IMC=17,7. Ao exame físico: PA: 130 x 80 mmHg, FC: 60 bpm, FR: 16 ipm, ausculta cardíaca: normal, ausculta pulmonar: hipersonoridade difusa, restante normal. Na espirometria: pico de fluxo expiratório de 220 L/minutos (normal acima de 450 L/minutos); na gasometria (arterial) em ar ambiente: pH= 7,30; PCO2= 60 mmHg; PO2= 40 mmHg; Bic=30mEq/L; SatO2 = 85 % (referências: pH= 7,35-7,45; pCO2= 35-45 mmHg; pO2= 75-100 mmHg ; bicarbonato: 22-26 mEq/L).
Pergunta A
Além de doenças que atingem o sistema respiratório, o tabagismo pode se comportar como um fator de risco para uma série de outras doenças. Dessa forma, uma campanha que vise a desestimular o tabagismo, como forma de evitar o surgimento de doenças, seria uma medida de qual nível de prevenção?
Prevenção primária, uma campanha seria uma profilaxia para as doenças relacionadas ao tabagismo.
Pergunta B
Cite dois mecanismos de baixa oxigenação deste paciente. *
Destruição da parede alveolar, redução na área de troca por eventual enfisema, desequilíbrio na relação ventilação-perfusão.O CO estabelece uma ligação irreversível com a hemoglobina dificultando a captação e transporte do O2, ambas situações contribuindo para uma baixa oxigenação.
Pergunta C
Cite dois músculos utilizados na inspiração forçada que estão relacionados a dispneia do paciente. 
Músculo esternocleidomastóideo, músculo escalenos (anterior, médio e posterior), m. peitoral menor, m. redondo menor, m. trapézio, m. levantador da escápula, m. serrátil posterior , m. subclávio, m. levantador das costelas, m. serrátil anterior e m. peitoral maior participam da inspiração forçada.
Considerar também os músculos normais da inspiração
Pergunta D
Como estão os seguintes parâmetros: resistência de vias aéreas, volume residual e VEF1 (Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo) ?
Resistência e volume residual: aumentados. VEF1: reduzido
03. Homem, 35 anos, é admitido no pronto-socorro com mal estar há 4 horas. Refere apresentar mialgia, febre não aferida, cefaléia, inapetência, vômitos, acolia (fezes sem cor) e colúria (urina escura) há 6 dias, acompanhado de episódios de diarréia há 3 dias. Paciente relata ter viajado para litoral há cerca de 1 mês e consumiu grande quantidade de saladas e frutos do mar. Ao exame clínico encontrava-se ictérico 3+/4+, com dor à palpação (difusa) superficial e profunda em abdome e hepatomegalia discreta. Os exames complementares laboratoriais na admissão evidenciaram lesão hepatocelular intensa e colestase intra-hepática com TGO: 1.639 U/L (ref: 0,4 a 31 U/L); TGP: 4.064 U/L (ref: 0,4 a 31 U/L); GGT: 193 U/L (ref: 8 a 60U/L); fosfatase alcalina: 672 U/L (ref: 40 a 120U/L), proteínas totais: 5,9 g/dL (ref: 6,4 a 8,3g/dL) ; albumina sérica: 2,0 g/dL (ref: 3,5 a 5,2g/dL); bilirrubina total: 9 mg/dL (ref: até 1 mg/dL). Pesquisa sorológica para hepatite A (anti-HAV IgM) reagente, e as demais para leptospirose, hepatite B, hepatite C e HIV não reagentes. Sífilis e Plasmodium não reagentes.
Pergunta A
Sabendo que o equilíbrio de líquidos nos meios intra e extravascular é exercido pelas pressões osmótica/oncótica e hidrostática, e que a albumina exerce grande influência neste equilíbrio, cite uma consequência intra e uma consequência extra vascular correlacionada à diminuição da albumina sérica neste paciente.
Consequência intravascular:Hipovolemia ou Diminuição da pressão oncótica 
Consequência extravascular: edema ou Aumento da pressão hidrostática
Pergunta B
A hepatite A é causada por um vírus da família picornavírus e possui genoma de RNA fita simples (+). Conhecendo o tipo de genoma viral e os processos transcricionais/traducionais eucarióticos, cite o nome da enzima responsável pela replicação do genoma viral do vírus da hepatite A e o nome da organela responsável pela síntese das proteínas virais. 
RNA-polimerase e ribossomo
Pergunta C
De acordo com o caso citado, após realização da pesquisa sorológica para hepatite A, o resultado apresentado foi anti-HAV IgM: reagente. Baseado no tipo de imunoglobulina apresentada, se trata de uma infecção aguda ou crônica? Justifique sua resposta. *
Infecção aguda, pois as imunoglobulinas M (IgM) são produzidas nas fases agudas iniciais das doenças que desencadeiam resposta imune específica.
Pergunta D
Em 2017, o estado de São Paulo registrou um surto de Hepatite A, conforme exibido no gráfico abaixo. Sabendo que a epidemiologia descritiva considera variáveis segundo pessoa, tempo e lugar, descreva, com base na interpretação do gráfico, uma variável relacionada a cada um desses tipos.
Feedback: Variável de pessoa: idade ou faixa etária. Variável de lugar: Estado de São Paulo.Variável de tempo: 2017 ou Semana Epidemiológica (SE).
04. Um homem de 65 anos relata uma história de 2 meses de tosse seca persistente e perda de peso não intencional de 4,5 kg. O paciente nega febre, falta de ar, dor de garganta, secreção nasal, dor torácica ou hemoptise (expectoração com sangue). A história médica é significativa para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) de padrão predominante tipo enfisema e hipertensão. A história familiar nada acrescenta. Ele fumou 1 maço de cigarros por dia durante 40 anos, mas parou de fumar há 5 anos. Após a biópsia de um nódulo encontrado durante a tomografia computadorizada de tórax, foi diagnosticado câncer pulmonar de células não pequenas. A análise genética do tumor detectou uma mutação no gene da proteína p53.
Pergunta A
A proteína p53 tem como função pausar o ciclo celular para permitir o reparo do DNA. Baseado nessas informações, qual a função do gene da proteína p53? Gene supressor de tumor.
Pergunta B
O dano ao DNA induz apoptose por via intrínseca. Cite duas (2) características desse processo.
Perda de potencial da membrana mitocondrial (dano na membrana mitocondrial), liberação do citocromo c, ativação de caspases, formação do apoptossomo, fragmentação do DNA, exposição da fosfatidilserina, formação de corpos apoptóticos, ausência de resposta 
inflamatória.
Pergunta C
Como fica neste paciente a troca dos gases dos alvéolos para os capilares sanguíneos? 
Não há troca, esta está altamente prejudicada, uma vez que o paciente apresenta uma doença obstrutiva.
Feedback: Diminuição da superfície das trocas gasosas, levando à hipóxia.
Pergunta D
Explique o que acontece neste caso clínico com o volume, a complacência e a elastância pulmonar. *
Aumento do volume de reserva expiratório (hiperinsuflação), aumento da complacência pulmonar e redução da elastância.
Mulher 65 anos, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio há 3 horas, evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, PA 80x50 mmHg, FC 130 bpm, pulsos finos e perfusão lentificada, oximetria de pulso 87% em ar ambiente e sinais de desconforto respiratório e edema pulmonar. Nesta situação:
Débito cardíaco está diminuído devido diminuição da contratilidade.
Débito cardíaco está aumentado devido o aumento da pós carga
Débito cardíaco está aumentado devido aumento da Frequência cardíaca
Débito cardíaco está diminuído devido diminuição da pré-carga
No ano de 2006 os gestores do SUS assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde para a “definição de prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Em relação ao Pacto de Gestão, assinale a alternativa correta:
prioriza estabelecer as diretrizes para a gestão do sus, com ênfase na descentralização; regionalização; financiamento; programação pactuada e integrada; regulação; participação e controle social; planejamento; gestão do trabalho e educação na saúde.
prioriza mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos e alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional;
prioriza a implementação de um projeto permanente de mobilização social com a finalidade de garantir o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde e aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão
prioriza ações nas áreas de saúde do idoso, câncer de colo de útero e de mama, mortalidade infantil e materna, doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde, atenção básica à saúde
Homem de 35 anos procurou atendimento médico apresentando dispneia a pequenos esforços e edema de membros inferiores. Como parte da avaliação, o paciente foi submetido a exame ecocardiográfico que revelou a presença de dissecção na porção ascendente da aorta. Sobre o vaso em questão assinale a alternativa correta.
Apresenta túnica adventícia constituída de tecido conjuntivo denso modelado e representa o grupo das artérias de grande calibre, chamadas de artérias elásticas.
Apresenta túnica adventícia constituída de tecido conjuntivo frouxo e representa o grupo das artérias de grande calibre, chamadas de artérias elásticas.
Apresenta túnica adventícia constituída de tecido denso modelado e representa o grupo das artérias de médio calibre, chamadas de artérias musculares.
Apresenta túnica adventícia constituída de tecido conjuntivo frouxo e representa o grupo das artérias de médio calibre, chamadas de artérias musculares.
Homem de 55 anos relata dor em aperto no peito de moderada a forte intensidade, com sudorese fria há 20 min. Notou maior cansaço ao caminhar e é obeso e hipertenso. Após atendimento, foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. Tal doença resulta em uma resposta inflamatória aguda iniciada pela lesão tecidual. Assinale a alternativa que contenha corretamente os eventos relacionados com este processo inflamatório.
Necrose de miócitos, infiltração de neutrófilos e plasmócitos para o aumento da produção de anticorpos.
Proliferação de miócitos, infiltração de plasmócitos, monócitos e redução de fibroblastos para início do reparo tecidual;
Necrose de miócitos, infiltração de neutrófilos, macrófagos e proliferação de fibroblastos para início do reparo tecidual;
Necrose de miócitos, infiltração de plasmócitos, basófilos e aumento da produção de anticorpos;
Um rapaz de 19 anos de idade é alimentado por via parenteral (via endovenosa) após um acidente automobilístico grave. Esse tipo de alimentação leva à atrofia da mucosa gastrointestinal mais provavelmente pela redução do nível sanguíneo de qual (is) do (s) seguinte (s) hormônio (s)? 
Apenas Secretina.
Gastrina e Secretina.
Apenas Gastrina.
Gastrina e Colecistocinina.
Adolescente do sexo masculino, 15 anos, descobriu ser portador de favismo após ingerir uma sopa de feijão fava em festa na casa de colegas. Exames laboratoriais detectaram anemia hemolítica (desenvolvida após a ingestão deste alimento) e deficiência na enzima glicose 6-fosfato desidrogenase (G6PD). A deficiência enzimática relatada neste caso, tem como consequências bioquímicas: 
Aumento dos níveis de NADPH e aumento do estresse oxidativo no eritrócito.
Aumento dos níveis de FADH2 e aumento do estresse oxidativo no eritrócito.
Diminuição dos níveis de NADPH e aumento do estresse oxidativo no eritrócito.
Diminuição dos níveis de NADH e aumento do estresse oxidativo no eritrócito.
Mulher, 48 anos, submetida a mastectomia parcial da mama direita após diagnóstico de carcinoma ductal invasivo, encontra-se em tratamento com o quimioterápico cloridrato de doxorrubicina. Este fármaco induz a apoptose das células tumorais por gerar danos ao DNA e produzir espécies altamente reativas do radical livre hidroxila. Os radicais livres e o dano ao DNA induzem apoptose pela via:
Intrínseca, com manutenção do potencial de membrana mitocondrial e ativação do receptor de morte.
Intrínseca, com perda do potencial de membrana mitocondrial e extravasamento de citocromo c para o citosol.
Extrínseca, com manutenção do potencial de membrana mitocondrial e ativação do receptor de morte.
Extrínseca, com perda do potencial de membrana mitocondrial e extravasamento de citocromo c para o citosol.
Homem, 55 anos, proveniente da zona rural no interior de Minas Gerais, refere ter problemas no coração há mais de 10 anos, devido Doença de Chagas. Procurou seu médico, pois no último ano emagreceu 10 Kg. Relata dificuldade para engolir alimentos sólidos e líquidos e uma sensação de alimento parado na garganta. Diagnóstico radiológico de megaesôfago (exame abaixo). Escolha a alternativa que explique os sintomas do paciente. 
Ocorre um aumento do peristaltismo esofágico, porém como o esfíncter esofágico inferior não relaxa, há acúmulo dos alimentos na região esofágica inferior.
Ocorre uma maior inervação esofágica levando ao aumento da dilatação do esofâgo.
Ocorre uma inervacao esofagica,caracterizada pela destruicao do plexo mioenterico do esofago sem envolvimento entre o sistema nervoso, musculatura lisa, celulas intersticiais de Cajal e neuromediadores.
Ocorre uma desenervação esofágica, caracterizada pela destruicao do plexo mioenterico do esôfago, havendo evidencias tambem de degeneracao de fibras aferentes vagais e do nucleo dorsal motor do vago.
Durante uma palestra de saúde para alunos do ensino médio em uma escola próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico e o enfermeiro da equipe ensinam os alunos sobre a utilização do “sal de ervas” como forma de diminuir a ingestão de sódio das suas famílias e prevenir a hipertensão. Considerando o uso do “sal de ervas” ensinado e incentivado pela equipe da UBS nesta escola, assinale a alternativa correta em relação ao nível de prevenção ao qual essa ação pertence: 
prevenção primária.
prevenção secundária
prevenção quarternária
prevenção terciária
Paciente do sexo masculino, 3 anos, foi admitido no pronto atendimento com febre alta (39,2 ºC), cefaleia e vômito. O exame físico mostrou sinais de irritação meníngea, característicos de meningite. O clínico solicitou coleta de líquido cefalorraquidiano e hemocultura. O paciente iniciou antibióticos imediatamente. O resultado da hemocultura e da análise do liquor revelou cocos Gram negativos. O agente etiológico neste caso apresenta como características: 
Lipopolissacarídeo (LPS) em sua membrana nuclear. Esta molécula está presente em todas as espécies de bactérias patogênicas. Com a ação dos antibiótico as bactérias são selecionadas levando a uma piora no quadro clínico.
Ácido teicóico em sua parede celular. Esta molécula faz parte da estrutura da parede das bactérias Gram negativas. O ácido teicóico está relacionado com a baixa resposta imunológica, favorecendo a evolução clínica e melhora no quadro.
Ácido teicóico em sua parede celular. Esta molécula faz parte da estrutura da parede das bactérias Gram negativas. Com a ação dos antibiótico as bactérias sofrem seleção natural e a piora do quadro pode ser explicada pela resistência ao antibiótico.
Lipopolissacarídeo (LPS) em sua parede celular. Esta molécula faz parte da estrutura da parede das bactérias Gram negativas. O LPS está relacionado com a resposta imunológica intensa, favorecendo o choque séptico.
Homem, 62 anos, apresenta dispneia gradualmente progressiva ao esforço e uma tosse não produtiva há aproximadamente 2 meses. Ele não tem história de doença pulmonar subjacente e nenhuma característica que sugira uma etiologia alternativa para seus sintomas. No exame clínico, constatam-se estertores finos audíveis na base pulmonar de forma bilateral. Ele apresenta baqueteamento digital. Exames de imagem demonstraram distorção da arquitetura pulmonar característica de fibrose dos espaços intersticiais alveolares. Os achados são compatíveis com fibrose pulmonar idiopática, doença na qual ocorre:
Redução das trocas gasosas causada pelo aumento da resistência das vias aéreas
Redução das trocas gasosas devido ao espessamento da membrana alveolar
Aumento das trocas gasosas decorrente de acúmulo de líquido no espaço intersticial
Aumento das trocas gasosas causada pelo aumento da constante de difusão dos gases membrana alveolar
Mulher de 55 anos relata dor precordial há 6 horas. Refere que anteriormente realizava a limpeza da casa e a dor só aparecia após 40 minutos, e atualmente, já no início os sintomas aparecem. A dor irradia para o membro superior esquerdo e lado esquerdo do pescoço, melhorando após longos períodos de repouso. Paciente é obesa e hipertensa. Foi encaminhada para o exame de cinecoronariografia, que identificou: dominância coronária direita e obstrução significativa na artéria que ocupa o sulco interventricular posterior, afetando sua perfusão. Realizou o cateterismo via artéria femoral esquerda. Com base no caso, identifique qual vaso está comprometido.
O vaso comprometido é o ramo interventricular posterior que se origina da artéria coronária esquerda.
O vaso comprometido é o ramo circunflexo que se origina da artéria coronária esquerda.
O vaso comprometido é o ramo interventricular posterior que se origina da artéria coronária direita.
O vaso comprometido é o ramo circunflexo, que se origina da artéria coronária direita.
Mulher, 58 anos, apresentou na mamografia de rotina um agrupamento de microcalcificações na mama direita, que não havia sido observado na mamografia anterior. Ela tem duas irmãs, avó materna e uma prima que tiveram o diagnóstico de câncer de mama. Devido ao histórico familiar, foi solicitado a avaliação genética da mutação do gene supressor de tumor BRCA1 que foi positivo. Desta forma, assinale a alternativa que contenha as informações corretas sobre as funções dos genes supressor de tumor:
Inibir e prevenir a expressão de fenótipos malignos, comportando-se como genes recessivos, pois é necessário a mutação em apenas um dos alelos para suprimir sua atividade inibitória.
Estimular a proliferação e diferenciação celular, comportando-se como genes dominantes, pois é necessário a mutação em apenas um dos alelos para suprimir sua atividade inibitória.
Inibir e prevenir a expressão de fenótipos malignos, comportando-se como genes dominantes, pois é necessário a mutação em apenas um dos alelos para suprimir sua atividade inibitória.
Estimular a proliferação e diferenciação celular, comportando-se como genes recessivos, pois é necessário a mutação nos dois alelos para suprimir sua atividade inibitória.
Homem 48 anos foi admitido em serviço de urgência com hálito etílico, sinais de confusão mental, trêmulo, prostrado e suando profusamente. A esposa relatou que o marido ingeriu bebida alcoólica além do que o habitual nos últimos dois dias e quase não se alimentou. A glicose sanguínea aferida no momento da admissão foi de 38 mg/dL (VR: 60-99 mg/dL). Assinale a alternativa que contém alterações no metabolismo hepático que explicam o nível de glicose detectado:
Excesso de NADH e inibição da gliconeogênese.
Excesso de NADH e ativação da gliconeogênese.
Excesso de NAD+ e ativação da gliconeogênese.
Excesso de NAD+ e inibição da gliconeogênese.
Sabe-se que a prevalência pode mensurar a magnitude de uma doença ou agravo na população. Com isso, podemos listar algumas características que promovem influência no valor da prevalência. Escolha a alternativa relacionada a um fator que promove redução neste valor:
Aumento da incidência.
Emigração de doentes.
Imigração de doentes.
Introdução de fatores que prolonguem a vida dos pacientes, sem curá-los.
Um homem de 75 anos apresenta-se com acidente vascular cerebral (AVC) agudo, incluindo paralisia do lado direito e estado mental alterado. Encontra-se sialorreico (excesso de eliminação de saliva) e com dificuldade para deglutir. Dois dias após a internação, ele apresenta tosse e dor torácica pleurítica (dor à inspiração ou tosse) do lado direito. Ele está taquicárdico, taquipneico e com febre de 38.8 °C. Foi diagnosticado pneumonia à direita por broncoaspiração. 
A pneumonia citada no texto possivelmente ocorreu por conta de o brônquio principal direito ser
Curto, estreito e horizontalizado, facilitando o escoamento direto para o pulmão.
Verticalizado, curto e calibroso, facilitando o escoamento direto para o pulmão.
Longo, estreito e horizontalizado, facilitando o escoamento direto para o pulmão.
Longo, largo e horizontalizado, facilitando o escoamento direto para o pulmão.
Paciente L.C.M, masculino, 54 anos, foi em uma consulta de rotina e refere ter tosse produtiva com escarro branco e dispneia aos médios esforços. Relata que há 3 meses notou piora da falta de ar e agora para caminhar em um curto trajeto. É tabagista há 35 anos e faz uso de 5 cigarros de palha por dia. Nega outras comorbidades. O pneumologista após avaliação clínica e realização de espirometria confirma o diagnóstico de Enfisema Pulmonar. Foi realizado um RX e apresentava sinais de hiperinsuflação (presença do aumento dos espaços intercostais). Com base no caso clínico, responda como estará a complacênciapulmonar e retração elástica (elastância) neste paciente.
Complacência aumentada e retração elástica normal
Complacência normal e retração elástica diminuída
Complacência aumentada e retração elástica aumentada
Complacência aumentada e retração elástica diminuída
Um pesquisador está finalizando a escrita de seu artigo científico e precisa definir qual medida de descrição irá utilizar para expressar os dados obtidos. A decisão deve se basear na análise de normalidade dos dados, que se apresentaram com distribuição normal. Qual medida de descrição deve ser utilizada para expressar corretamente os dados no artigo científico.
Mediana e intervalo interquartílico.
Média e desvio-padrão.
Mediana e desvio-padrão.
Média e intervalo interquartílico.
Mulher de 45 anos de idade com diagnóstico de doença ulcerosa péptica gástrica foi medicada com bloqueadores de bomba de prótons que inibem a secreção de H+ das células parietais, que se localizam predominantemente no (a)
Antro gástrico
Piloro
Cárdia
Corpo gástrico
Lactente, 18 meses, frequenta creche diariamente. Foi levado ao pronto-socorro com quadro de diarreia aquosa (mais de 5 episódios dia), com raias de sangue e febre, iniciado há 3 dias. Estava com estado geral regular, desidratado, febril (temperatura axilar = 38,3 °C). Feito o diagnóstico de Gastroenterite viral. Levando em consideração o caso relatado, qual a principal rota de transmissão do vírus e quais as características relacionadas com a estrutura viral?
Transmissão fecal-oral, vírus não envelopado.
Transmissão fecal-oral, vírus envelopado.
Transmissão vertical, vírus não envelopado.
Transmissão vertical, vírus envelopado.
Homem, 65 anos, evolui com piora do controle glicêmico. Na avaliação com seu médico, observa-se elevação da hemoglobina glicada em relação à última medição, o que indica uma piora da resistência à insulina e progressão do diabetes a despeito da terapêutica atual. Considerando esta disfunção metabólica, é correto afirmar que:
A resistência à insulina favorece a ocorrência de hiperglicemia em jejum, uma vez que a sinalização promovida pela insulina seria responsável por diminuir a intensidade da neoglicogênese hepática.
Mutações na enzima glicoquinase podem contribuir para o desenvolvimento de um quadro de hiperglicemia, uma vez que esta enzima é fundamental para a síntese de glicogênio muscular.
A destruição autoimune de células β pancreáticas prejudica a síntese e secreção de insulina, resultando em acúmulo de glicogênio hepático.
A resistência à insulina favorece a ocorrência de um quadro de hipoglicemia em jejum, uma vez que a sinalização promovida pela insulina seria responsável por diminuir a intensidade da glicogênese hepática e muscular.
Enquanto os pulmões eliminam ácidos voláteis, os rins são eficientes na eliminação de ácidos e bases fixas e, em conjunto, regulam o equilíbrio ácido-base. Este controle fisiológico se encontra em desequilíbrio durante um quadro de diabetes mellitus tipo I com descompensação aguda, já que nesta situação: 
Haverá uma alcalose metabólica decorrente da diminuição de espécies de caráter ácido (como os corpos cetônicos), resultando em maior concentração de bicarbonato que deixará de ser consumido durante o tamponamento.
Haverá uma acidose metabólica e respiratória decorrente do aumento de espécies de caráter ácido (como os corpos cetônicos e o gás carbônico), os quais promovem redução na concentração de bicarbonato, que passa a ser consumido durante o tamponamento.
Haverá uma acidose respiratória decorrente do aumento de espécies de caráter ácido (como o gás carbônico), o qual promoverá a redução na concentração de bicarbonato, que passa a ser consumido durante o tamponamento.
Haverá uma acidose metabólica decorrente do aumento de espécies de caráter ácido (como os corpos cetônicos), os quais promovem redução na concentração de bicarbonato, que passa a ser consumido durante o tamponamento.
Um indivíduo do sexo masculino 43 anos, diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 quer entender qual a probabilidade de passar essa doença aos filhos. Ele é sedentário, tem IMC de 31 kg/m² (VR: até 24,9 kg/m²), fumante e sem antecedentes familiares para essa doença. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o padrão genético do diabetes mellitus tipo 2:
É uma doença com padrão de herança monogênico, caracterizada apenas pela exposição à fatores ambientais, tais como dieta e hábitos de vida.
É uma doença multifatorial, poligênica, caracterizada pela interação de mutações genéticas e fatores ambientais, tais como dieta e hábitos de vida.
É uma doença com padrão de herança autossômica recessiva, caracterizada pela mutação de apenas um gene, não sofrendo influencia de fatores ambientais.
É uma doença com padrão de herança ligada ao cromossomo X, caracterizada apenas pela exposição à fatores ambientais, tais como dieta e hábitos de vida.
Frente aos distúrbios ácido-base (acidose e alcalose) a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio varia em função do pH. Analise a figura abaixo e responda a alternativa correta:
Figura adaptada de Princípios de Bioquímica de Lehninger, Nelson & Cox, 2014.
Em valores de pH abaixo de 7,4 a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diminui.
Em valores de pH acima de 7,6 a afinidade de hemoglobina pelo oxigênio diminui.
Em valores de pH acima de 7,4 a afinidade de hemoglobina pelo oxigênio diminui.
Em valores de pH abaixo de 7,4 a afinidade de hemoglobina pelo oxigênio aumenta.
Conforme traz a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de 2017, o modelo tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica, assinale a alternativa que deve compor minimamente a Equipe de Saúde da Família (ESF):
Médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, profissionais de saúde bucal, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
Médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro e/ou técnico de enfermagem, preferencialmente especialista em saúde da família; e agente comunitário de saúde (ACS).
Médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
Médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem, Agente de combate às endemias (ACE) e agente comunitário de saúde (ACS).
Uma senhora de 85 anos, refere realizar tratamento de hipertensão e diabetes na Unidade Básica de Saúde próximo a sua casa. Há 1 ano teve o diagnóstico de câncer de bexiga, sendo encaminhada para o hospital de referência de alta complexidade do município para realização de procedimento cirúrgico e sessões de radioterapia. De acordo com a situação descrita acima, a paciente teve acesso aos níveis de atenção à saúde: 
Primário e terciário
Primário e secundário
Secundário e terciário
Secundário e quarternário
Mulher, 34 anos, sofreu um acidente automobilístico há 20 min que causou severa hemorragia. Foi conduzida ao pronto atendimento de um hospital, apresentando bradicardia, palidez e extremidades frias. Após diagnóstico de choque hipovolêmico, a primeira conduta terapêutica foi a reposição de volume com fluido isotônico, pois:
Ocorrerá difusão dos vasos sanguíneos para as células que estão desidratadas.
O soro isotônico não desloca água entre os compartimentos corporais, apenas aumenta o volume de sangue.
O soro isotônico recupera o volume de sangue pois desencadeia osmose das células para os vasos sanguíneos.
Ocorrerá osmose dos vasos sanguíneos para as células que estão desidratadas.
Homem de 36 anos, é casado e tem 3 filhos (1, 7 e 13 anos). Desde a adolescência faz acompanhamento de saúde na UBS perto de sua casa. Relata que a médica da UBS os acompanha há pelo menos 10 anos: "Gostomuito da doutora. Ela me conhece desde criança, conhece os meus filhos, fez o pré-natal da minha esposa. Esta relação de muitos anos me deixa muito tranquilo. Sei que posso confiar nas orientações dela de olhos fechados." De acordo com a situação descrita acima, defina à qual Atributo Essencial da APS (Atenção Primária à Saúde) corresponde:
Longitudinalidade
Integralidade
Coordenação do cuidado
Acesso
Homem, 22 anos deu entrada no pronto-socorro vitima de queda do muro há 1 hora apresentando laceração da face póstero-lateral do joelho direito. Após sutura do local, o paciente percebeu que a ponta do pé direito arrastava no chão. Com base nos dados do caso, identifique a alternativa correta: 
Paciente apresenta lesão do nervo fibular comum, levando a denervação dos músculos dos compartimentos anterior e lateral da perna.
Paciente apresenta lesão do nervo fibular comum, levando a denervação dos músculos do compartimento posterior da perna.
Paciente apresenta lesão do nervo tibial, levando a denervação dos músculos do compartimento posterior da perna.
Paciente apresenta lesão do nervo tibial, levando a denervação dos músculos do compartimento anterior da perna.
Mulher de 75 anos comparece ao ambulatório de especialidades com queixa de bolhas presentes em tronco e membros (figura 1), com predileção pelas grandes dobras. Na avaliação médica foram observadas bolhas de conteúdo seroso inclusive na mucosa oral. A paciente negava uso de medicação. O médico realizou uma biópsia da lesão bolhosa, que revelou o achado microscópico (figura 2), sendo feito o diagnóstico de pênfigo bolhoso. Neste caso, a(s) estrutura (s) que está (ão) comprometida (s), bem como a sua função, frente à apresentação, é (são)
Zônula de adesão, que circunda toda a célula epitelial e contribui para adesão da célula adjacente.
Desmossomos, que conferem adesão da célula epitelial à célula epitelial adjacente.
Hemidesmossomos, que conferem adesão da célula epitelial com a lâmina basal.
Junções tipo gap, que aproximam as membranas das células epiteliais adjacentes.

Continue navegando