Buscar

EXERCICIOS FAEL Teoria da Aquisição da Linguagem e Estudos Linguísticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício de Teoria da Aquisição da Linguagem e Estudos Linguísticos
“A leitura no contexto brasileiro é vista como opróbrio, pois os índices têm mostrado que maioria dos brasileiros não possui o hábito de ler ou lê muito pouco e, para que esse cenário mude, tornam-se necessárias campanhas de estímulo à leitura. O Brasil possui o índice de leitores menor do que os países vizinhos considerados mais pobres. Por esse motivo, a prática da leitura precisa ser estabelecida por três pilares: família, escola e biblioteca.” (Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/importancia-da-leitura-no-processo-de-alfabetizacao-nas-series-iniciais.pdf. Acesso em 06/01/2020).
Sobre a leitura como base para a formação do indivíduo, analise as afirmativas a seguir:
I. Os professores devem incentivar os alunos a ler em todos os dias letivos. Lendo o próprio texto e textos alheios, o aluno passa a ter intimidade com a leitura e faz desse recurso um modo efetivo de construir conhecimento.
II. Tendo em vista que a escola tem entre as suas funções a formação plena do cidadão, ela precisa se empenhar para fazer da leitura uma prática agradável entre os alunos.
III. A escola tem a responsabilidade de promover o processo de alfabetização nos alunos e de aperfeiçoar pouco a pouco a sua leitura, assegurando que o aluno terá domínio dessa atividade para se tornar um leitor ativo.
Está correto o que se afirmar em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas. 
E - Somente na afirmativa I.
“Linguagem: Faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior.”
(CAMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 159)
A linguagem humana tem sido idealizada de maneiras bastante diversas e que podem ser abreviadas em três principais. Assim, marque a alternativa correta sobre as três percepções da linguagem:
A - Como articulação; como instrumento (ferramenta) de comunicação; como forma (“lugar”) de ação ou interação.
B - Como forma de transformação; como instrumento (ferramenta) de comunicação; como um método tradicional.
C - Como percepção; como instrumento (ferramenta) de comunicação; como um método tradicional.
D - Como reprodução (“espelho”) do mundo e do pensamento; como instrumento (ferramenta) de comunicação; como forma (“lugar”) de ação ou interação.
 E - Como reprodução (“espelho”) do mundo e do pensamento; como instrumento (ferramenta) de comunicação; como um método tradicional.
“Durante muito tempo, a escola trabalhou com a lógica de primeiro aprender a escrever para depois escrever textos com fins socialmente posteriormente iria se determinar para que serviria o conhecimento adquirido. Entretanto, esse modelo vem sendo substituído pelo que hoje se pode chamar de alfabetizar letrando. Através do método alfabetizar letrando, pode-se promover, no âmbito do ensino, uma verdadeira sutura entre o descobrir a escrita, aprender a escrita e usar a escrita. Nesse contexto, o ensino e as práticas sociais de uso da língua pode ser um importante mecanismo para demolir as barreiras entre a escola e o mundo e assim garantir a razão de aprender e o significado do que é aprendido; mais que isso, a vontade de continuar aprendendo.” (Disponível em: file:///E:/Documentos/Downloads/2617-7597-1-PB.pdf. Acesso em 06/01/2020).
Sabe-se que o professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir sobre as atividades que devem ser feitas em sala de aula:
I. O professor não deve limitar-se apenas a ensinar uma base para o conhecimento propriamente dito. Ao ensinar a ler e escrever, ele deve investir na essência da formação do sujeito crítico, consciente e participativo.
II. As atividades precisam ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas as várias áreas. Também, o professor precisa estar atento e ter conhecimentos e habilidades necessárias, já que classes homogêneas não existem.
III. A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, que, sem impor regras rígidas, permite atingir o objetivo maior: que as crianças se tornem crianças-leitoras.
Está correto o que se afirmar em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Correção gramatical é o uso da língua de acordo com os padrões da norma culta, sem incorreções gramaticais. Sabemos que é do senso comum considerar a gramática como um manual de regras que determinam o que deve e o que não deve ser utilizado pelos usuários da língua. Mas não é bem assim, pois existem dois tipos de gramática: a normativa e a descritiva. A normativa, como a própria palavra já explicita, estabelece as regras de construção da escrita e da fala para todos aqueles que desejam falar e escrever corretamente. A descritiva trata sobre aspectos da língua utilizada por um determinado grupo de pessoas em um certo momento histórico. Como exemplo, a gramática histórica. 
Assim, de acordo com a gramática normativa, qual é a construção correta?
A - “Ela ficou meia nervosa.”
B - “Fazem dois meses que ele não aparece.”
C - “Houve problemas.”
D - “Houveram problemas.”
E - “Segue anexo duas cópias do contrato.”
“Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever, já o indivíduo letrado, indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.” (SOARES, M. Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 39)
Diante os conceitos de alfabetização e letramento designados pela pesquisadora Magda Soares, analise as afirmativas a seguir:
I. A alfabetização é o ato de se tornar “alfabetizado” enquanto letramento se traduz como “condição de ser letrado”.
II. Magda Soares trata o letramento como o resultado de uma ação: a de “letrar-se” entendido aqui como “tornar-se letrado.”
III. A prática do letrar e alfabetizar, ou alfabetizar letrando deve apresentar um caráter de processos simultâneos e indissociáveis no início da aquisição do sistema da escrita alfabética.
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Segundo Petter sobre a linguística é correto afirmar:
A - A linguística deve, obrigatoriamente, avaliar o uso da língua do ponto de vista moral, estético e crítico.
B - A linguística é a ciência que descreve e explica os fatos, os padrões sonoros, gramaticais e lexicais sobre uma ou mais línguas.
C - A linguística é tradicionalmente a ciência que se dedica ao estudo tradicional da gramática.
D - O linguista, obrigatoriamente, deve falar vários idiomas para poder estudar o seu funcionamento.
E - Os estudos linguísticos devem manter o foco somente sobre as ocorrências de uma determinada língua.
Petter (pág. 14 da apostila) afirma que o termo linguagem pode ter várias acepções, ou seja, existem vários tipos de linguagem. Segundo Peter podemos indicar como são exemplos de linguagens:
A - linguagem dos animais, música, dança, pintura
B - linguagem dos animais, dança e pintura
C - pintura, dança e linguagem dos animais
D - somente a música e a dança.
E - somente a música e a pintura
Dos estudos das línguas românicas e germânicas, nasceu uma escola que entendia a língua em sua dimensão social. A partir deste evento Saussure passou a conceber a língua em sua dimensão social também. A essa escola denominamos de:
A - escola alemã de WOLF
B - escola
da gramática comparada
C - escola dos neogramáticos
D - escola filológica da linguagem
E - escola filosófica da linguagem
A terceira fase do período histórico da linguística, tem como principal característica a preocupação pela evolução da língua e não somente pelo seu funcionamento, que até então era o principal enfoque dos estudos. Essa fase denomina-se:
A - estudos alexandrinos
B - filológica
C - filosófica
D - histórico-comparativista
E - présaussuriana
Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de __________________, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação acima:
A - Alfabetizadora.
B - Escritocêntrica.
C - Etnocêntrica.
D - Grafocêntrica.
E - Lexicocêntrica.
Na página 23 da apostila, Saussure e Labov divergem em suas teorias quando o assunto é a langue (que é a parte social da linguagem), e a parole (que é a parte individual da linguagem). Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições de acordo com a teoria de cada linguista.
(   ) Labov afirma que a língua não é apenas um meio de informação, mas uma maneira de inserir um indivíduo num grupo social.
(  ) Labov afirma que Saussure desconsidera os fatores externos à língua ao defini-la como um sistema de signos que estabelecem relações entre si.
(   ) Para Saussure todos os falantes possuem um conhecimento da langue (que é a parte social da linguagem) e que é possível estudar o aspecto social da linguagem pela observação de um único indivíduo.
(   ) Para Labov o estudo da parole (que é a parte individual da linguagem) só pode ser feito pela observação dos indivíduos interagindo linguisticamente.
(  ) Para Saussure o estudo da interação entre os indivíduos é mais importante que o estudo individual da linguagem.
A - F,F,F,V,V
B - F,V,F,V,V
C - V,V,F,V,V
D - V,V,V,F,F
E - V,V,V,V,F
Observe a figura abaixo e analise as proposições segundo a definição dos termos: SIGNO, SIGNIFICANTE e SIGNIFICADO de acordo com Saussure. (cap I, pag 22) ,
 I - A associação entre SIGNIFICADO e SIGNIFICANTE chama-se SIGNO.
II- O SIGNIFICADO é o conteúdo semântico de um signo linguístico.
III- O SIGNIFICANTE é a manifestação fônica do signo linguístico.
A - I e III estão corretas.
B - I, II e III estão corretas.
C - II e III estão corretas.
D - Somente a I está correta.
E - Somente a II está correta.
Análise o trecho abaixo, assinalando, em seguida, a única opção que complementa o sentido efetivo da afirmação nas lacunas.
Para Saussure, o conceito é tido como sinônimo de, que seria uma representação quanto ao lado espiritual da palavra, ou seja, a parte inteligível; Em outro aspecto, a acústica é vista como oposição ao, que é a parte sensível [...] se o som representa o material/físico, sua impressão é direcionada à essência psíquica, e esta se traduz melhor como.GASSENFERTH, Denise. Estudos Linguísticos e variação. Curitiba: Fael, 2015. p. 44.
A - (  ) significado ou plano das ideias; significado ou plano das ideias; significante ou plano da expressão
B - (  ) significado ou plano das ideias; significante ou plano da expressão; significante ou plano da expressão
C - (  ) significante ou plano da expressão; significado ou plano das ideias; significante ou plano da expressão
D - (  ) significante ou plano da expressão; significante ou plano da expressão; significado ou plano das ideias
E - ( ) significante ou plano da expressão; significado ou plano das ideias; signo linguístico
	
De acordo Com Soares (2009, p. 15), letramento trata-se da versão para o português da palavra inglesa literacy. Etimologicamente, a palavra literacy vem do latim littera (letra), com o sufixo –cy, que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Sendo assim, Literacy é:
A - condição de quem quer aprender a ler;
B - condição para aprendizagem das letras;
C - denotação daquele que não sabe ler ou escrever;
D - estado de quem apenas escreve;
E - o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever;
Complete a sentença: Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de ____________________, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções.
A - “grafocêntrica”;
B -”alfabetizadora”;
C -”informatizada”;
D -”letrada”;
E -”vaga”;
Os primeiros estudiosos da linguagem fizeram uma espécie de descrição da língua e a limitaram a um conjunto de regras (gramática) e, sobre este estudo, não havia uma visão cientifica. Esses estudiosos foram, respectivamente:
A - franceses e gregos
B - gregos e alemães
C - gregos e franceses
D - gregos e portugueses
E - portugueses e franceses.
O discurso tem vários níveis que precisam ser analisados, desta forma, a sequência que melhor exemplifica esses níveis é:
A - A argumentação, a injunção, a descrição, a exposição.
B - A descrição da linguística textual e sociolinguística.
C - Apenas as estruturas básicas da gramática da língua (fonologia, sintaxe, semântica).
D - As variantes linguísticas como idioletos, socioletos e dialetos
E - Estruturas da gramática da língua (fonologia, sintaxe, semântica), estruturas da retórica (figuras de linguagem e outros recursos estilísticos) e estruturas esquemáticas de escolha das tipologias textuais utilizados, como a narração, a argumentação, a injunção, a descrição, a exposição.
A afirmação “o discurso seria uma instância limítrofe com o social. Porque cada ato social tem um significado, e é constituído na forma de sequências discursivas que articulam elementos linguísticos e extralinguísticos” (1991, p.37), é atribuída a:
A - Ernesto Laclau.
B - Ferdinand de Saussure.
C - Michel Foucault
D - Mikhail Bakhtin
E - Noan Chomsky
 “Fumo pra Curitiba ontem”, revela uma forma de variação linguística que pode ser classificada como:
A - Variação diastrática
B - Variação bilíngue
C - Variação centrípeta.
D - Variação diatópica.
E - Variação monolinguística.
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Desta forma, a língua oral é estruturada e apresenta características próprias. De acordo com o texto acima, quais são as características da língua oral? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece.
( ) Na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto.
( ) O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores.
( ) A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
Assinale a alternativa correta:
A - F, F, F, V.
B - F, F, V, F.
C - F, V, F, V.
D - V, F, F, V.
E - V, V, V, F.
Para que o discurso seja profícuo é importante que tanto emissor quanto receptor tenham conhecimento do assunto tratado e mantenham a comunicação de uma maneira que não haja ruído. Portanto, em relação a esse conceito, é correto afirmar:
A - Discurso diz respeito, especialmente, à situação do canal por onde a mensagem é veiculada
B - Discurso é toda produção elaborada pela forma oral
C - O discurso é totalmente descritivo
D - O ruído se constitui por um processo de ineficácia comunicacional.
E - O pensamento ou as ideias de seu autor são representadas por meio do discurso. Assim, discurso é o que se fala ou escreve considerando como se fala/ escreve, que seleção vocabular o autor faz, que intenção tem, que nível de linguagem utiliza, qual sua entonação ou recursos gráficos utiliza para destacar expressões ou outras marcas de oralidade e em qual contexto ocorre a comunicação.
As dimensões de estudo da linguagem são três: sintática, semântica e pragmática. Desta forma, podemos caracterizar a sintática como sendo:
A -
Relações de antagonismo entre os significados.
B - Relações de sinonímia entre os significados
C - Relações entre os signos e seus significados.
D - Relações entre os signos e seus usuários, os falantes
E - Relações formais entre os signos, independentemente de seus significados
O conceito de uso diastrático da língua se refere:
A - A diferenciação do uso da língua de acordo com as classes sociais.
B - A diferenciação do uso da língua de acordo com as faixas etárias
C - A diferenciação do uso da língua de acordo com as regiões
D - A diferenciação do uso da língua de acordo com os gêneros
E - A diferenciação do uso da língua de acordo com os períodos de tempo.
O discurso não é, meramente, apenas uma categoria que faz o ajuntamento de palavras com ações que tem caráter material não mental e/ou ideal. Assim, segundo Mendonça (2009), pode-se inferir que:
A - Em relação ao nivelamento do discurso na pragmática social, é possível inferir que para sua prática efetiva, tudo dependerá de seu foco narrativo
B - Não é possível haver discurso a não ser em contexto verbal
C - O discurso acontece, prioritariamente, em um processo verbal-escrito.
D - O discurso acontece, prioritariamente, em um processo verbal-oral.
E - O discurso se caracteriza por uma atitude prática dos sujeitos, grupos sociais, etc... imprimindo um viés identitário, em um determinado contexto social.
Os discursos, evidentemente, são constituídos de signos, contudo:
A - Ele são constituídos essencialmente por símbolos.
B - Eles trabalham no nível da morfossintaxe.
C - O discurso é o princípio da linguagem fática, centrada na mensagem.
D - O discurso não se limita apenas a usar signos para designar coisas ou situações.
E - São composto por significados e significantes.
Com base na leitura sobre normas linguísticas, podemos afirmar que “norma tem duas significações básicas, quando o campo é o da linguagem. Na primeira, compreende-se norma como a modalidade linguística “normal”, “comum”. Entender-se-ia, então, que essa modalidade seria constituída pela frequência de uso, e, se contempla, de fato, o uso linguístico, essa visão, sem fazer valoração, reparte a noção de norma por estratos sociais (variação de uso diastrática), por períodos de tempo (variação de uso diacrônica) por regiões (variação de uso diatópica).” (GASSENFERTH, 2015, p.107). Portanto, norma, caracteriza-se por:
A - É relativa a uma convenção social, que existe por si mesma; por isso não depende da fala, que, ao contrário, é heterogênea e inconstante
B - Para Saussure de natureza concreta, porque cada norma está limitada a determinados conceitos. Para ele, não existe nenhuma entidade linguística que exista fora da ideia de que lhe pode ser vinculada, ou seja, o conceito de norma.
C - Um conjunto de normas que nos orientam no uso padrão culto quando este nos for exigido.
D - Uma relação com a sociedade que leva à aglutinação social. E, a relação com a sociedade leva à discriminação, originando exclusões, estigmas, diferenças.
E - Uso essencial nas relações sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais