Buscar

BANNER tce clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELABORAÇÃO DE MANUAL DE ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS 
PARA PACIENTES COM DOENÇAS PULMONARES
 
 
 
 
 
a
 O pulmão é o órgão em maior estado de vulnerabilidade às infecções e lesões do ambiente externo, isso se deve à constante exposição a partículas, produtos químicos e organismos infecciosos no ar ambiente. (ALAT, 2017; CARDOSO, 2012).
 Segundo o Ministério da Saúde (2010), as doenças do trato respiratório afetam a qualidade de vida e podem provocar incapacidade nos indivíduos acometidos, causando grande impacto econômico e social.
 Dentre as doenças pulmonares, algumas representam os maiores índices de problemas de saúde no mundo, tais como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Tuberculose e Câncer de Pulmão. (BRASIL, 2010).
 É possível perceber a semelhança no perfil nutricional dos portadores de doenças pulmonares. Em pacientes com DPOC, por exemplo, fatores como tosse, secreção, fadiga, saciedade precoce e flatulência, podem interferir no consumo alimentar, tornando-o inadequado e levando a um processo de desnutrição. (CUPPARI, 2014; ROSS 2002).
 Desta forma, faz-se necessária a criação de um manual, pois ele auxilia na adoção de escolhas alimentares mais apropriadas, considerando particularidades regionais, etárias, culturais, sociais e biológicas. Com isso, espera-se melhorar os padrões de alimentação e nutrição e contribuir para a promoção da saúde. (BRASIL, 2014).
 Ademais, entende-se que a elaboração de um manual seja um facilitador para a prática dos nutricionistas na alta hospitalar, assim como para esclarecer pacientes e familiares que a alimentação equilibrada é uma aliada para o auxílio no âmbito domiciliar, buscando com linguagem acessível, promover um aporte nutricional adequado.
 Este artigo tem como objetivo descrever a elaboração do manual de orientações nutricionais para pacientes com doenças pulmonares.
 
 De acordo com o aporte bibliográfico utilizado no presente estudo, foi possível perceber que a elaboração e execução de um manual no âmbito da alta hospitalar é de suma relevância para pacientes portadores de doenças pulmonares, pois permite conduzir uma alimentação saudável, amenizar os efeitos colaterais, recuperar e/ou manter o estado nutricional, além de influenciar como facilitador entre os profissionais de saúde e os pacientes.
ALAT, Foro de las Sociedades Respiratorias Internacionales. El impacto gobal de la Enfermedad Respiratoria – Asociación Latinoamericana de Tórax, 2 ed. México, p. 01-48, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Katy/Downloads/141-vzpy1w-firs2017-esp-web%20(1).pdf. 
BRASIL, Ministério da Saúde. Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-RDC%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b. 
BRASIL, Ministério da Saúde. Orientação nutricional para a diarréia. Prefeitura Municipal de Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Diarreia_FO1224.pdf. BRASIL, Ministério da Saúde. Orientação nutricional para obstipação (intestino preso). Prefeitura Municipal de Campinas. Secretaria Munucipal de Saúde. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Diarreia_FO1224.pdf. BRASIL, Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso - Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica, 8. Ed, rev, Brasília-DF, p. 01-444, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf. BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Portaria SAS/MS nº 609, p. 203-232, 2013. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/02/pcdt-doenca-pulmonar-obs-cronica-livro-2013.pdf. 
BRASIL, Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira- Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2. ed., 1. reimpr., Brasília-DF, p. 05-152, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
CARDOSO, L. G. V. Perfil nutricional de pacientes com câncer assistidos pela Casa de Acolhimento ao Paciente Oncológico do Sudoeste da Bahia. Revista Brasileira de cancerologia, v. 58, n. 2, p. 163-171, 2012. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_58/v02/pdf/06_artigo_perfil_nutricional_pacientes_cancer_assistidos_casa_acolhimento_paciente_oncologico_sudoeste_bahia.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
CUPPARI, L. Nutrição Clínica no Adulto. Guia de Nutrição Clínica no Adulto (Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da Unifesp-EPM) 3ed, 2014. 
INCA. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, 2015.. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//consenso-nutricao-oncologica-vol-ii-2-ed-2016.pdf. 
ROSS, A.C., et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9a ed. São Paulo: Manole; 2002. p.96-1579. 
 Katarine Leite da Silva 
Viviane Silva Moraes
Discentes do Curso de Bacharelado em Nutrição - Centro Universitário Estácio da Bahia
INTRODUÇÃO
MÉTODOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
	
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 O referido material foi elaborado com o objetivo de informar, de maneira sucinta, os cuidados gerais e nutricionais aos portadores de Tuberculose, DPOC e Câncer de Pulmão mediante alta hospitalar.
 O manual possui linguagem simples e popular, a fim de promover o entendimento do público leigo e contribuir para eficácia do seu tratamento no âmbito domiciliar, podendo funcionar também como facilitador entre os profissionais de saúde e os pacientes.
 Dividido em 4 partes e contém ilustrações coletadas da internet de acordo com cada tópico abordado.
 
	TÓPICOS ABORDADOS	ORIENTAÇÕES
	Escolha correta dos alimentos
	Boa aparência dos alimentos, local adequado, embalagem devidamente fechada e em perfeito estado e temperatura.
	Cuidados com a higienização	Passo a passo da higienização correta das mãos e dos alimentos.
	SINTOMAS	ORIENTAÇÕES	DICAS DE PREPARAÇÕES
	Dispneia	Alimentação pastosa ou semilíquida	Exemplos de mingaus, purês, sopas, sucos; preparação das proteínas e frutas
			Receita de purê de abóbora saudável
	Náuseas e/ou vômitos	Temperatura, consistência, fracionamento e líquidos	Exemplos de alimentos para auxiliar a diminuir os sintomas
			Receita de suco de abacaxi com gengibre
	Diarreia	Líquidos, consistência, alimentos indicados e evitados	Exemplos de frutas e preparações
			Receita de soro caseiro
	Obstipação	Líquidos, alimentos indicados e evitados para consumo	Exemplos de frutas, legumes, sucos 
			Receita de suco laxante 
	Pirose	Alimentos indicados e evitados para consumo, fracionamento	
Quadro 1 – Segurança Alimentar
Fonte: BRASIL, 2010; BRASIL, 2015.
Fonte: BRASIL, 2014.
	TÓPICOS ABORDADOS	ORIENTAÇÕES
	Alimentação saudável	Orientações sobre porções diárias e modo de preparo de proteínas, carboidratos e lipídeos.
		Exemplos de frutas; verduras; folhosos; raízes; leguminosas; temperos; leite e derivados; carnes e ovos.
Fonte: BRASIL, 2004; BRASIL, 2014.
Quadro 2 – Orientações Nutricionais
Quadro 3 – Orientações Nutricionais para os sintomas e dicas de preparações
Quadro 4 – Orientações Gerais
	TÓPICOS ABORDADOS	ORIENTAÇÕES
	Dicas gerais
	Líquidos, fracionamento, local, alimentos que devem ser evitados, orientações para falta de apetite, suplementação e NASF
Fonte: BRASIL, 2015; Internet
1
SEGURANÇAALIMENTAR 
DICAS DE PREPARAÇÕES
ORIENTAÇÕES GERAIS
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS 
ESTUDO TRANSVERSAL
AGOSTO NOVEMBRO 2019 
HOSPITAL
PÚBLICO ESPECIALIZADO 
 NÚCLEO SALVADOR-BA
PACIENTES
 PESQUISA CIENTÍFICA
ELABORAÇÃO DO MANUAL

Continue navegando

Outros materiais