Buscar

Apol 1 nutrição 40

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Nutrição e Exercício
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Os atletas devem ser conscientizados de que o aumento do consumo proteico na dieta além dos níveis recomendados não leva aumento adicional da massa magra. Há um limite para o acúmulo de proteínas nos diversos tecidos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDES, A. J.; NAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, n. 3, maio/jun., 2009. p. 5. <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v15n3s0/v15n3s0a01.pdf>. Acesso em 05 maio 2017. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Hidratação e nutrição no esporte sobre as recomendações nutricionais em relação ao consumo diário de proteínas pelos atletas, avalie as seguintes proposições:
I. Em geral, praticantes de musculação não competitivos precisam complementar sua dose de proteínas diárias com suplementos. 
PORQUE
II. Os atletas de força geralmente necessitam consumir mais proteínas do que os atletas que praticam atividades físicas moderadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não e uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você acertou!
A alternativa verdadeira é d). Mesmo atletas competitivos de força conseguem obter suas necessidades proteicas, em geral, por meio da dieta balanceada; suplementos proteicos não são necessários para praticantes de musculação com fins de condicionamento físico, salvo exceções clínicas. “Em relação às proteínas, é suficiente para indivíduos sedentários o consumo entre 0,8 e 1,2g/kg/peso/dia. Para atletas, a recomendação pode ser entre 1,2 e 1,6g/kg/peso/dia. Mesmo no caso de atletas de força (fisiculturistas, halterofilistas, etc.) a recomendação é de no máximo 1,8g/kg/peso/dia, algo facilmente possível de ser obtido por meio de uma dieta balanceada, que, portanto, é suficiente para fornecer a proteína que permita a necessária síntese proteica, necessária para o ganho de massa muscular, não havendo necessidade de qualquer suplementação” (texto-base Hidratação e nutrição no esporte, p. 147).
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Nutrição e Exercício
Considere a seguinte citação: 
“Tabelas com gasto energético estimado por minuto de prática estão disponíveis em diversas publicações, sinalizando para atletas do sexo masculino, praticantes de modalidades de longa duração, consumos que vão de 3.000 a 5.000kcal por dia. As necessidades energéticas para adultos de ambos os sexos, saudáveis, leve a moderadamente ativos, é de 2.000 a 3.000kcal por dia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDES, A. J.; NAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, n. 3, maio/jun., 2009. p. 4. <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v15n3s0/v15n3s0a01.pdf>. Acesso em 05 maio 2017. 
Considerando essa informação e de acordo com os conteúdos do texto-base Consumo alimentar de atletas: Reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos sobre recomendações nutricionais e o déficit energético em atletas, é correto afirmar que a estimativa do dispêndio energético de atletas é baseada:
Nota: 10.0
	
	A
	No tempo de regeneração da energia, no momento do dia e nas horas de sono.
	
	B
	No gasto metabólico basal e no tipo, intensidade, duração e frequência do exercício.
Você acertou!
A alternativa correta é a b). “O déficit energético em atletas tem sido associado a alterações metabólicas e reprodutivas relacionadas ao exercício. [...] A estimativa do dispêndio energético de atletas é baseada no gasto metabólico basal e no tipo, intensidade, duração e frequência do exercício” (texto-base Consumo alimentar de atletas: Reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos, p. 683).
	
	C
	Tendo em vista a umidade relativa do ar, a temperatura ambiente e o estado de hidratação.
	
	D
	Tendo em vista o local da competição, o intervalo entre as provas e o acesso à suplementos.
	
	E
	Tendo em vista o estado fisiológico, a integridade do sistema renal e a composição corporal do atleta.
Questão 3/10 - Nutrição e Exercício
Atente para a seguinte informação: 
“A ingestão inadequada relativa ao gasto energético compromete a performance e afeta negativamente os benefícios do treinamento. Com uma energia limitada, gordura e massa magra são usados como combustível. A perda de massa magra resulta na perda de força e resistência, assim como compromete os sistemas imunológico e endócrino e funções do sistema músculo esquelético”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, M. M. S.; NAVARRO, F. A suplementação de carboidratos e a fadiga em praticantes de atividades de endurance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 4, n. 24, p.462-474. nov./dez., 2010. p. 464. <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/217/206>. Acesso em 14 maio 2017. 
Considerando a dada citação e de acordo com os conteúdos do texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios sobre a participação dos lipídios no fornecimento de energia durante o esforço físico, avalie as seguintes proposições:
I. Os lipídios são a principal fonte de energia durante o exercício físico. 
PORQUE
II. Durante exercícios prolongados de intensidade moderada, a mobilização de ácidos graxos livres do tecido adiposo é mais acentuada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você acertou!
A alternativa correta é a d). “Os lipídios são a principal fonte de energia durante o exercício, depois dos carboidratos. A maior parte do substrato lipídico é proveniente dos ácidos graxos livres mobilizados do tecido adiposo. Durante os exercícios prolongados, de intensidade moderada, a sua mobilização é mais acentuada” (texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios, p. 79).
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/10 - Nutrição e Exercício
Atente para a seguinte citação: 
“O exercício prolongado reduz acentuadamente os níveis de glicogênio muscular, obrigando a constante preocupação com sua correta reposição, fundamental para manter seu efeito ergogênico, necessário em todas as atividades esportivas, em todos os seus níveis, mas principalmente nos de alta intensidade e longa duração. No entanto, observa-se baixa adesão dos atletas, de diferentes modalidades, ao seu consumo na quantidade correta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HERNANDES, A. J.; NAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento, Revista brasileira de Medicina do Esporte, v.15, n. 3, p. 3-12, maio/jun., 2009. p. 4. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base O uso do carboidrato
antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática sobre as considerações metabólicas e bioquímicas do carboidrato, assinale a alternativa verdadeira:
Nota: 10.0
	
	A
	Todo o carboidrato consumido é convertido em glicose no intestino delgado.
	
	B
	Após ser convertido em glicose, o carboidrato pode ser estocado no fígado ou nos músculos sob forma de glicogênio.
Você acertou!
A alternativa correta é a B. “Após a absorção intestinal, o carboidrato entra na corrente sanguínea onde é transportado até o fígado para conversão em glicose. Este pode permanecer armazenado no fígado na forma de glicogênio hepático ou ir para a corrente sanguínea para utilização pelas células ou mesmo ser captado pelos músculos para armazenamento na forma de glicogênio intramuscular. A capacidade de armazenamento de glicogênio no músculo e no fígado é diferente, sendo o músculo maior responsável por este armazenamento [...]. A existência de diferentes tipos de fibras musculares (tipo I, IIA e IIB) [...] apresentam uma diferenciação nos estoques de glicogênio, as fibras do tipo IIA e IIB apresentam uma capacidade maior de estoque de 16% se comparadas as fibras do tipo I. [...]. No exercício físico, o transportador que apresenta maior relevância é o GLUT4, já que este é responsável pela captação da glicose sanguínea para dentro dos músculos para serem utilizados como substrato energético” (texto-base O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática, p. 154).
	
	C
	A maior parte do carboidrato consumido irá compor o glicogênio hepático.
	
	D
	As fibras musculares tipo I armazenam mais glicogênio intramuscular do que as fibras tipo IIA.
	
	E
	O SGLT-1 é o transportador responsável pela captação da glicose sanguínea para dentro dos músculos.
Questão 5/10 - Nutrição e Exercício
Considere a seguinte informação: 
“A capacidade de realizar uma atividade de endurance por um maior tempo é limitada pelo conteúdo de glicogênio muscular e hepático. Partindo deste pressuposto, surgiu o conceito de se submeter o atleta a uma manipulação dietética, enfatizando uma sobrecarga de carboidratos antes da competição, no intuito de retardar a fadiga”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, M. M. S.; NAVARRO, F. A suplementação de carboidratos e a fadiga em praticantes de atividades de endurance. Revista brasileira de nutrição esportiva, São Paulo. v. 4, n. 24, p. 462-474. nov./dez., 2010. p. 464. 
Conforme os conteúdos do texto-base O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática sobre a utilização de carboidratos durante o esforço físico, avalie as seguintes proposições:
I. A suplementação de carboidratos poupa as reservas corporais de glicogênio.
PORQUE
II. A taxa de oxidação do carboidrato endógeno é menor do que a do carboidrato exógeno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
A alternativa correta é a A. Comparando a utilização dos substratos energéticos durante a atividade física, sem ou com a ingestão de carboidrato, foi poupado o carboidrato endógeno (1,31 ± 0,41 vs. 0,77 ± 0,37 g/min-1), devido uma menor taxa de oxidação endógena para uma maior oxidação de carboidrato exógeno. [...] Observou-se que ciclistas que ingeriram carboidratos na forma de bebidas líquidas apresentaram uma melhor oxidação do carboidrato exógeno, além de proporcionarem menores concentrações plasmáticas de lactato” (texto-base O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática, p. 155).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6/10 - Nutrição e Exercício
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A prática de atividades esportivas pode proporcionar benefícios à composição corporal, à saúde e à qualidade de vida. No entanto, o esporte competitivo nem sempre representa sinônimo de equilíbrio no organismo [...]. Atualmente, a nutrição vem se tornando cada vez mais importante quando o assunto é o esporte, influenciando diretamente no desempenho positivo dos atletas [...]. Além de seguirem um correto manejo dietético, o balanço nutricional só é possível quando ocorre a compensação adequada dos nutrientes relacionados ao desgaste físico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOHANN, B.; DERESZ, L. F.; OLIVEIRA, A. M.; CONDE, S. R. Efeitos da suplementação de carboidratos sobre desempenho físico e metabólico em jogadores de futebol treinados e não treinados. Revista brasileira de nutrição esportiva, São Paulo. v. 9, n. 54, p. 544-552, nov./dez., 2015. p. 545. 
Tendo em vista os conteúdos do texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios sobre consumo alimentar e o desempenho dos atletas, assinale a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A dinâmica de treinamento e competições impõe uma elevada demanda energética diária, portanto, atletas podem ingerir alimentos à vontade a fim de suprir essas necessidades.
	
	B
	A nutrição, bem mais do que o treinamento, é fundamental para o bom desempenho de qualquer atleta.
	
	C
	As características individuais dos atletas não interferem no gasto energético em modalidades coletivas.
	
	D
	O tempo de recuperação entre os treinamentos e competições pode ser influenciado favoravelmente com práticas nutricionais adequadas.
A alternativa correta é a D. “A dinâmica de treinamento e competições pode impor uma elevada demanda energética diária [...]. Isto implica necessariamente em repor adequadamente esta energia” (texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios, p. 79). Porém, com uma alimentação balanceada e não à vontade. Além disso, a nutrição e o treinamento adequados são importantes para o desempenho, se complementando, um não sendo mais do que o outro “além do treinamento, a nutrição é um aspecto fundamental para um bom desempenho de qualquer atleta” texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios, p. 79). Atletas em modalidades coletivas continuam com sua individualidade biológica, ou seja, suas características individuais também interferem no gasto energético. “O gasto energético dos atletas é influenciado pela quantidade e tipo de treinamentos realizados, pela estação e por características individuais. Práticas nutricionais adequadas são essenciais ao sucesso atlético para melhorar a qualidade do treino, maximizar a performance e acelerar o tempo de recuperação”. Os lipídios devem ser consumidos com a mesma moderação e recomendação dada a não atletas, particularmente, pelo risco de doenças cardiovasculares, assim, o nutriente mais indicado para o consumo de atletas seriam os carboidratos. Nesse sentido, é “imprescindível o consumo de uma dieta balanceada, particularmente rica em carboidratos, e que supra o alto metabolismo e a demanda energética dos treinamentos e competições” (texto-base Práticas dietéticas em atletas: Especial atenção ao consumo de lipídios, p. 79).
	
	E
	O alto metabolismo de atletas requer uma dieta balanceada, sem restrição ao consumo de lipídios.
Questão 7/10 - Nutrição e Exercício
Considere a seguinte passagem de texto: 
“Após o exercício deve-se ingerir aproximadamente 450/675ml de líquido para cada 0,5kg de peso corporal perdido durante o exercício. Neste último domingo, dia 14 de setembro, ocorreu a Meia Maratona de Natal e infelizmente houve o falecimento de um atleta nos 500 metros finais da prova. O corredor sofreu um enfarte e suspeita-se de desidratação, agravada por uma gastroenterite que o atleta havia tido dias antes da prova
e a temperatura elevada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERRONI, Cristiane. Desidratação prejudica o rendimento e pode colocar em risco a vida do atleta <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/09/alem-de-prejudicar-o-rendimento-desidratacao-colocar-vida-em-risco.html>. Acesso em 01 jun. 2017. 
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do texto-base Hidratação e Nutrição no Esporte sobre fatores que aumentam a desidratação nos atletas, avalie a as seguintes proposições:
I. Nas provas de longa duração, a desidratação dos atletas ocorre principalmente pela fadiga.
PORQUE
II. O esforço excessivo dos atletas é o único fator responsável pela grande perda de suor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
A alternativa correta é a E. “Em atletas de provas de longa duração, o mecanismo de desidratação se dá principalmente pela perda de suor, que pode chegar a ser de até dois litros/hora, sendo que fatores como as condições ambientais, condicionamento físico, aclimatação, grau de intensidade de esforço e tempo de exposição influenciam o volume da perda. Principalmente, mas não somente, as atividades de longa duração em climas quentes expõem o indivíduo às doenças relacionadas com o calor, sendo importante o diagnóstico do estado de hidratação nesse contexto” (texto-base Hidratação e Nutrição no Esporte, p. 145). 
Questão 8/10 - Nutrição e Exercício
Leia atentamente a referência: 
“É [...] razoável assumir que a reposição líquida que neutraliza a desidratação e a excessiva elevação da temperatura corporal durante o exercício pode ser importante na redução do risco de distúrbios térmicos. Para minimizar o potencial para distúrbios térmicos, recomenda-se que as perdas de água pela sudorese sejam repostas durante o exercício em uma taxa semelhante à que ocorrem. Uma ingestão líquida inadequada pode levar a uma exaustão prematura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMERICAN College of Sports Medicine. Posicionamento oficial: Exercício e reposição líquida. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 5, n. 1, jan./fev., 1999. p. 37. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921999000100008>. Acesso em 15 maio 2017. 
De acordo com o dado trecho de texto e os conteúdos do texto-base Hidratação e nutrição no esporte sobre a reposição hidroeletrolítica, tendo em vista exercícios físicos com duração média, entre uma e três horas, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Isso exige a reposição hídrica, mas ainda não há necessidade de adicionar substrato energético.
	
	B
	Nesse contexto, o sódio é utilizado como melhorador do sabor, ou seja, para dar palatabilidade.
A alternativa correta é a b). A reposição hídrica deve ocorrer antes, durante e após o exercício. “Eventos com duração entre uma e três horas são realizados geralmente entre 60 e 90% do consumo máximo de oxigênio, devendo ocorrer reposição hídrica e do substrato energético. Nesses casos, a reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia. [...] Por exemplo, no final de uma prova de três horas de duração, com a taxa de sudorese de dois litros por hora, a ingestão de metade das perdas na forma de água pode resultar em hiponatremia, com níveis de sódio abaixo de 132mEql/l no plasma” (texto-base Hidratação e nutrição no esporte, p. 146).
	
	C
	Nessas atividades, a perda de suor deve ser considerada ao se calcular o teor de glicose na bebida.
	
	D
	Eventos entre uma a três horas de duração devem receber hidratação apenas após o exercício.
	
	E
	Nesse tipo de evento, o sódio não tem relação com a absorção da glicose.
Questão 9/10 - Nutrição e Exercício
Leia o trecho de texto a seguir: 
“[Conforme Coyle, os] alimentos ricos em carboidratos como batatas, massas, aveia e bebidas esportivas com índice glicêmico moderado e alto são boas fontes de carboidratos para a síntese de glicogênio muscular e devem ser a primeira escolha de carboidratos nas refeições de recuperação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Anderson Luiz da; MIRANDA, Guilherme Dal Farra; LIBERALI, Rafaela. A influência dos carboidratos antes, durante e após treinos de alta intensidade. <http://profissional.universoef.com.br/container/gerenciador_de_arquivos/arquivos/325/a-influencia-dos-carboidratos.pdf>. Acesso em 01 jun. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática sobre o uso e de carboidratos durante o esforço físico, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Deve-se consumir carboidratos com uma proporção maior de frutose.
	
	B
	Carboidratos em forma de bebidas esportivas geram menor desconforto gástrico.
A alternativa correta é a B. Bebidas com alto teor de frutose, alta osmolaridade e em grandes volumes causam distúrbios gastrointestinais que afetam o conforto gástrico do atleta. A temperatura do suplemento durante o esforço deve ser fria, próxima de 6 a 8°C. A forma do suplemento facilita o tempo de esvaziamento gástrico o que causa menor desconforto na prova “as bebidas apresentam um esvaziamento gástrico mais rápido, seguido dos géis e das barras” (texto-base O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: Revisão sistemática, p. 155).
	
	C
	Os suplementos devem ter alto teor de nutrientes por litro de fluido (alta osmolaridade).
	
	D
	Deve-se ingerir o suplemento quando ele estiver na temperatura morna, próxima de 16°C.
	
	E
	Recomenda-se a administração de grandes quantidades de suplemento por minuto de prova.
Questão 10/10 - Nutrição e Exercício
Leia a informação a seguir: 
“No que concerne à nutrição esportiva, os ACR [aminoácidos de cadeia ramificada] são extensivamente utilizados por atletas baseado na premissa de que esses aminoácidos podem promover anabolismo proteico muscular, atuar em relação à fadiga central, favorecer a secreção de insulina, melhorar a imunocompetência, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e aumentar a performance de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGERO, M. M.; TIRAPEGUI, J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Revista brasileira de Ciências Farmacêuticas. v. 44, n. 4, 563-575, out./dez., 2008. p. 564. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada no desempenho físico humano sobre aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) e sistema imunológico, assinale a alternativa verdadeira:
Nota: 0.0
	
	A
	A glutamina é um aminoácido essencialmente energético sem relação com a função imune.
	
	B
	Após o exercício físico intenso e prolongado, ocorre uma enorme liberação de glutamina.
	
	C
	O hormônio cortisol estimula a captação de glutamina pelo fígado quando há aumento do glicogênio hepático.
	
	D
	A imunossupressão previne o atleta de doenças do trato respiratório superior após esforço intenso e prolongado.
	
	E
	Em períodos de treinamento esportivo intenso, a suplementação com ACR pode manter a concentração de glutamina após o exercício físico.
A alternativa verdadeira é a E. “A glutamina é considerada um dos aminoácidos que possui maior importância energética e metabólica, e a literatura demonstra uma diminuição das concentrações de glutamina
durante e após EF, especialmente intenso e prolongado. Essa diminuição ocorre principalmente pelo aumento da concentração do hormônio cortisol, que estimula tanto o e fluxo de glutamina muscular, quanto a captação de glutamina pelo fígado. Assim, a maior oferta de glutamina no fígado, aliada à diminuição dos estoques de glicogênio hepático e ao aumento da concentração de cortisol promovem maior estímulo da neoglicogênese hepática a partir do aminoácido glutamina. O fato da queda da glutamina por EF intenso e exaustivo pode ocasionar imunossupressão por meio da diminuição da concentração plasmática desse aminoácido, o que pode contribuir para o aumento da susceptibilidade a infecções do trato respiratório superior após o EF intenso e prolongado, ou durante o período de treinamento esportivo. Outro benefício da suplementação de ACR é promover a manutenção da concentração de glutamina após o EF, que por sua vez, está envolvida na atenuação da imunossupressão observada após o término do EF” (texto-base Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada no desempenho físico humano, p. 161,162).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando