Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final - Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A escola consiste no espaço de representações do mundo em que as crianças vivenciam, assim, sugere que sejam sujeitos da história, desenvolvendo uma consciência de mundo. O processo de representações infere sobre situações que permeiam a aprendizagem em saber utilizar os conhecimentos, para gerar benefícios ao ser humano e no aprendizado da história. Sobre a disciplina de história no trabalho educativo voltado para a Educação Infantil, contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os processos de individualização promovem o desenvolvimento da identidade e autonomia nas crianças.
II- Nas interações sociais as crianças ampliam os laços afetivos que estabelecem com outras crianças e adultos.
III- As diferenças entre as pessoas são valorizadas quando os espaços de socialização integram várias origens socioculturais.
IV- A experiência educativa contempla a socialização da diversidade étnica, dos costumes, hábitos e valores.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Segundo os PCN de história e geografia, o ensino de história preconiza objetivos relacionados ao desenvolvimento da noção de identidade nos alunos do ensino fundamental. Nessa perspectiva, o ensino de história deve considerar as relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, possibilitando a formação de uma identidade social dos alunos que compreenda o passado de seu grupo articulado com a história atual. Sobre as possíveis formas de elaboração da história local pelos estudiosos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os estudiosos de diversas procedências organizaram produções escritas sobre as histórias locais isentos de objetivos definidos.
II- O ensino de história incide na construção da identidade dos alunos quando propõe estudar sobre o contexto da sua história local.
III- Os historiadores de diferentes concepções organizaram a história local ao longo dos tempos na sociedade.
IV- O estudo da história local deve considerar a identificação conceitual de espaço referente a história da região dos alunos.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ampliar as vivências lúdicas das crianças no período da Educação Infantil, aprofundando conhecimentos sobre si mesmas e da sua comunidade. Assim, na prática educativa sobre o conceito de espaço, o professor deve ofertar situações que desenvolvam a alfabetização cartográfica. Sobre o uso de símbolos, legendas ou convenções nos mapas, nas atividades educativas desenvolvidas com as crianças, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os símbolos consistem em formas de figuras que indicam informações sobre dados objetivos no mapa.
II- Na elaboração dos mapas de forma geral não há símbolos convencionais, possibilitando uma liberdade de criação.
III- Para que os mapas possam ser compreendidos por todos há necessidade de utilizar símbolos legendados no rodapé do mapa.
IV- Os símbolos são criados e modificados por uma convenção ou acordo estabelecido internacionalmente para que todos tenham acesso às informações.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Segundo a BNCC, o conhecimento sobre o passado denota os saberes do presente construídos por distintos sujeitos (BRASIL, 2017). Cabe ao historiador questionar os eventos para identificar, analisar e compreender os significados dos diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. Sobre as características históricas da constituição social da Idade Média, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No início da Idade Média, a maior parte da população pertencia ao campo e somente os membros da igreja tinham acesso ao aprendizado da leitura e escrita. A maior parte dos escritos foram produzidos pelo clero e evidenciavam a vida dos santos, anais e crônicas produzidos pela Igreja Católica.
III- A escrita da história na época requeria o rigor científico e crítico de investigação, baseada na busca da compreensão da realidade. O principal livro era a Bíblia e representava a investigação histórica e científica do passado, com presença do milagre e do maravilhoso.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A revolução técnica-científica influenciou numa crescente mudança que influenciou a forma de organização da sociedade. Desta forma, a sociedade atual revela novas relações, produções e uma emergente organização social, para atender à demanda contemporânea, incluindo o ensino da geografia. Sobre o processo histórico do ensino da geografia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A organização da geografia crítica considerou os ideais marxistas e questionou o desempenho do socialismo real.
II- A geografia como disciplina escolar passou a ser ensinada no século XIX no Brasil, com teor patriótico.
III- A geografia tradicional foi substituída pela geografia sociointeracionista com maior objetivo nas relações interpessoais.
IV- A nova geografia influenciada por Yves Lacoste apresentou um caráter que priorizava o saber sobre o espaço.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Para Silva (2003), o termo multiculturalismo advém das lutas iniciais contra o racismo empreendidas pelos negros norte-americanos. Assim, inicialmente surge a partir do reconhecimento da diversidade de culturas existentes no país, preconizando que as diversas culturas existentes deveriam ser assimiladas pela cultura dominante, ou seja, a cultura dominante deveria absorver todas as outras culturas de forma humanística baseada na igualdade.
Assinale a alternativa CORRETA:
II- O que se opõe ao multiculturalismo liberal de esquerda que pressupõe a diferença cultural com ênfase na igualdade universal entre raças, gênero, classe e sexualidade, ressaltando a marca de identidade local como forma de integralidade social, uma forma de unir todas as culturas segundo as características locais.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O termo alteridade advem do latim 'alteritas, alietas', que segundo Abbagnano (2000) indica ser outro, colocar-se ou constituir-se enquanto o outro. De modo geral, o conceito de alteridade surge com expressão do contexto social, como uma noção do outro revelada nas diferenças que ocorrem no cotidiano social. Sobre o conhecimento os princípios étnicos e culturais do povo brasileiro, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O entendimento de que os fenômenos sociais são políticos e históricos possibilita as mediações para sua superação.
II- A omissão da compreensão da relação dos fenômenos sociais com o caráter político e histórico na escola consiste em objeto de estudo.
III- No início do século XXI, os trabalhos e as pesquisas no campo da história envolveram o estudo dos relacionamentos e das diversas culturas.
IV- O conhecimento da história de formação do povo brasileiro necessita da compreensão dos fundamentos culturais e étnicos europeus.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O planeta vem sofrendo mudanças que requer a formação de uma nova sociedade que priorize o desenvolvimento de uma cidadania planetária, que todos se sintam pertencentes ao cosmo. Nessa perspectiva, o filósofo Edgar Morin cunhou o método da complexidade baseado numa nova compreensão da realidade. Sobre o principal motivo que despertou o interesse dos professores para o método da complexidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) No meio escolar, devido à possibilidade dos professores realizarem algo novo e diferente nas escolas.
b) Na profundidade identificada no método como resposta à dimensão da crise educacional presente nas escolas.
c) Na possibilidade de desenvolver os projetos educativos no processo de ensino e aprendizagem diferenciado.
d) Na presença da normatização dos processos pedagógicos que regulam a ação educativa.

Na década de 1950 surgiram movimentos sociais que incidiram na organização de novos métodos e concepções em história, sobretudo com relação ao estudo de temas relacionados a etnias, culturas e questões ambientais. Sobre as características que nortearam a área de estudos e investigações denominado Estudos Culturais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A cultura era entendida como um modo de vivência globalizada de uma determinada sociedade, assim como as experiências humanas.
II- A diferença qualitativa entre as grandes obras é destacada acima das formas de sobrevivência humana.
III- O etnocentrismo dominante é desconsiderado porque descarta as diversas formas de expressão e realizações humanas.
IV- As posições elitistas consideraram a expressão dos estudos culturais como algo pertencente ao domínio público.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha anti-imigração, com demonstrações de um crescente discurso de ódio em relação a povos imigrantes marginalizados. Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral, são negros e têm origem em países mais pobres.
A partir das informações do texto, conclui-se que:
a) O processo de acolhimento dos imigrantes haitianos tem sido pautado por características fortemente associadas ao povo brasileiro: a solidariedade e ao respeito às diferenças.
b) A crescente onda de xenofobia que vem se destacando no Brasil evidencia que o preconceito e a rejeição por parte dos brasileiros em relação aos imigrantes haitianos é pautada pela discriminação social e pelo racismo.
c) O acolhimento promovido pelos brasileiros aos imigrantes oriundos de países do leste europeu tende a ser semelhante ao oferecido aos imigrantes haitianos, pois no Brasil vigora a ideia de democracia racial e do respeito às etnias.
d) As reações xenófobas estão relacionadas ao fato de que os imigrantes são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio na sociedade, aumentando a disputa por boas vagas de emprego.

Uma jornalista baiana passou pelo que classificou como "enorme constrangimento" ao tirar a foto para renovar o passaporte, em Salvador: agentes da Polícia Federal pediram que ela prendesse o cabelo estilo black power, pois o sistema não aceitava a imagem gerada. "Eu gosto do meu cabelo e, naquela foto, fiquei terrível", disse. A jornalista descarta ter recebido qualquer tratamento racista dos funcionários do local, mas reclamou no Facebook: "Essas coisas podem não ser intencionais, mas tudo, no fundo, tem um padrão que desvaloriza a estética que foge do convencional". O delegado, chefe do setor, explicou que um cabelo de proporções maiores diminui o rosto do fotografado, e foi isso que o sistema impediu. "A gente concorda com ela que isso é inadmissível. O caso já foi passado para nossa sede em Brasília, para sabermos que medidas podem ser adotadas", afirmou. A notícia publicada no jornal abre um leque de possibilidades para o professor abordar o tema da diversidade cultural, por meio de práticas educativas que contemplem as questões históricas e suas implicações na vida cotidiana.
Nessa perspectiva, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A temática diversidade cultural é parte do currículo de História do Brasil, conforme preconiza a Lei nº 9.394/1996 (LDB), e, por estar relacionada a aspectos referentes a identidade nacional, portanto, a abordagem das temáticas corretadas deve restringir-se ao âmbito da referida disciplina.
II- A abordagem disciplinar da diversidade cultural deve ser priorizada, buscando-se associações com conhecimentos não constantes do programa da disciplina.
III- A diversidade cultural é tema a ser abordado na perspectiva da transversalidade, o que possibilita colocar em prática a relação entre as áreas dos conhecimentos em sua aplicabilidade transformadora dos fenômenos sociais e naturais.
IV- A principal característica do trabalho com temas transversais é a condição de estabelecimento de relações entre disciplinas e teoria e prática; sujeito a sua produção de conhecimento; conhecimento trabalhado em sala de aula e conhecimentos não constantes dos programas escolares.
a) I, II e IV.
b) I e II.
c) I e III.
d) III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A escola consiste no espaço de representações do mundo em que as crianças vivenciam, assim, sugere que sejam sujeitos da história, desenvolvendo uma consciência de mundo. O processo de representações infere sobre situações que permeiam a aprendizagem em saber utilizar os conhecimentos, para gerar benefícios ao ser humano e no aprendizado da história. Sobre a disciplina de história no trabalho educativo voltado para a Educação Infantil, contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os processos de individualização promovem o desenvolvimento da identidade e autonomia nas crianças.
II- Nas interações sociais as crianças ampliam os laços afetivos que estabelecem com outras crianças e adultos.
III- As diferenças entre as pessoas são valorizadas quando os espaços de socialização integram várias origens socioculturais.
IV- A experiência educativa contempla a socialização da diversidade étnica, dos costumes, hábitos e valores.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Segundo os PCN de história e geografia, o ensino de história preconiza objetivos relacionados ao desenvolvimento da noção de identidade nos alunos do ensino fundamental. Nessa perspectiva, o ensino de história deve considerar as relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, possibilitando a formação de uma identidade social dos alunos que compreenda o passado de seu grupo articulado com a história atual. Sobre as possíveis formas de elaboração da história local pelos estudiosos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os estudiosos de diversas procedências organizaram produções escritas sobre as histórias locais isentos de objetivos definidos.
II- O ensino de história incide na construção da identidade dos alunos quando propõe estudar sobre o contexto da sua história local.
III- Os historiadores de diferentes concepções organizaram a história local ao longo dos tempos na sociedade.
IV- O estudo da história local deve considerar a identificação conceitual de espaço referente a história da região dos alunos.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ampliar as vivências lúdicas das crianças no período da Educação Infantil, aprofundando conhecimentos sobre si mesmas e da sua comunidade. Assim, na prática educativa sobre o conceito de espaço, o professor deve ofertar situações que desenvolvam a alfabetização cartográfica. Sobre o uso de símbolos, legendas ou convenções nos mapas, nas atividades educativas desenvolvidas com as crianças, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os símbolos consistem em formas de figuras que indicam informações sobre dados objetivos no mapa.
II- Na elaboração dos mapas de forma geral não há símbolos convencionais, possibilitando uma liberdade de criação.
III- Para que os mapas possam ser compreendidos por todos há necessidade de utilizar símbolos legendados no rodapé do mapa.
IV- Os símbolos são criados e modificados por uma convenção ou acordo estabelecido internacionalmente para que todos tenham acesso às informações.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Segundo a BNCC, o conhecimento sobre o passado denota os saberes do presente construídos por distintos sujeitos (BRASIL, 2017). Cabe ao historiador questionar os eventos para identificar, analisar e compreender os significados dos diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. Sobre as características históricas da constituição social da Idade Média, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No início da Idade Média, a maior parte da população pertencia ao campo e somente os membros da igreja tinham acesso ao aprendizado da leitura e escrita. A maior parte dos escritos foram produzidos pelo clero e evidenciavam a vida dos santos, anais e crônicas produzidos pela Igreja Católica.
III- A escrita da história na época requeria o rigor científico e crítico de investigação, baseada na busca da compreensão da realidade. O principal livro era a Bíblia e representava a investigação histórica e científica do passado, com presença do milagre e do maravilhoso.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A revolução técnica-científica influenciou numa crescente mudança que influenciou a forma de organização da sociedade. Desta forma, a sociedade atual revela novas relações, produções e uma emergente organização social, para atender à demanda contemporânea, incluindo o ensino da geografia. Sobre o processo histórico do ensino da geografia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A organização da geografia crítica considerou os ideais marxistas e questionou o desempenho do socialismo real.
II- A geografia como disciplina escolar passou a ser ensinada no século XIX no Brasil, com teor patriótico.
III- A geografia tradicional foi substituída pela geografia sociointeracionista com maior objetivo nas relações interpessoais.
IV- A nova geografia influenciada por Yves Lacoste apresentou um caráter que priorizava o saber sobre o espaço.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Para Silva (2003), o termo multiculturalismo advém das lutas iniciais contra o racismo empreendidas pelos negros norte-americanos. Assim, inicialmente surge a partir do reconhecimento da diversidade de culturas existentes no país, preconizando que as diversas culturas existentes deveriam ser assimiladas pela cultura dominante, ou seja, a cultura dominante deveria absorver todas as outras culturas de forma humanística baseada na igualdade.
Assinale a alternativa CORRETA:
II- O que se opõe ao multiculturalismo liberal de esquerda que pressupõe a diferença cultural com ênfase na igualdade universal entre raças, gênero, classe e sexualidade, ressaltando a marca de identidade local como forma de integralidade social, uma forma de unir todas as culturas segundo as características locais.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O termo alteridade advem do latim 'alteritas, alietas', que segundo Abbagnano (2000) indica ser outro, colocar-se ou constituir-se enquanto o outro. De modo geral, o conceito de alteridade surge com expressão do contexto social, como uma noção do outro revelada nas diferenças que ocorrem no cotidiano social. Sobre o conhecimento os princípios étnicos e culturais do povo brasileiro, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O entendimento de que os fenômenos sociais são políticos e históricos possibilita as mediações para sua superação.
II- A omissão da compreensão da relação dos fenômenos sociais com o caráter político e histórico na escola consiste em objeto de estudo.
III- No início do século XXI, os trabalhos e as pesquisas no campo da história envolveram o estudo dos relacionamentos e das diversas culturas.
IV- O conhecimento da história de formação do povo brasileiro necessita da compreensão dos fundamentos culturais e étnicos europeus.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

O planeta vem sofrendo mudanças que requer a formação de uma nova sociedade que priorize o desenvolvimento de uma cidadania planetária, que todos se sintam pertencentes ao cosmo. Nessa perspectiva, o filósofo Edgar Morin cunhou o método da complexidade baseado numa nova compreensão da realidade. Sobre o principal motivo que despertou o interesse dos professores para o método da complexidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) No meio escolar, devido à possibilidade dos professores realizarem algo novo e diferente nas escolas.
b) Na profundidade identificada no método como resposta à dimensão da crise educacional presente nas escolas.
c) Na possibilidade de desenvolver os projetos educativos no processo de ensino e aprendizagem diferenciado.
d) Na presença da normatização dos processos pedagógicos que regulam a ação educativa.

Na década de 1950 surgiram movimentos sociais que incidiram na organização de novos métodos e concepções em história, sobretudo com relação ao estudo de temas relacionados a etnias, culturas e questões ambientais. Sobre as características que nortearam a área de estudos e investigações denominado Estudos Culturais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A cultura era entendida como um modo de vivência globalizada de uma determinada sociedade, assim como as experiências humanas.
II- A diferença qualitativa entre as grandes obras é destacada acima das formas de sobrevivência humana.
III- O etnocentrismo dominante é desconsiderado porque descarta as diversas formas de expressão e realizações humanas.
IV- As posições elitistas consideraram a expressão dos estudos culturais como algo pertencente ao domínio público.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha anti-imigração, com demonstrações de um crescente discurso de ódio em relação a povos imigrantes marginalizados. Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral, são negros e têm origem em países mais pobres.
A partir das informações do texto, conclui-se que:
a) O processo de acolhimento dos imigrantes haitianos tem sido pautado por características fortemente associadas ao povo brasileiro: a solidariedade e ao respeito às diferenças.
b) A crescente onda de xenofobia que vem se destacando no Brasil evidencia que o preconceito e a rejeição por parte dos brasileiros em relação aos imigrantes haitianos é pautada pela discriminação social e pelo racismo.
c) O acolhimento promovido pelos brasileiros aos imigrantes oriundos de países do leste europeu tende a ser semelhante ao oferecido aos imigrantes haitianos, pois no Brasil vigora a ideia de democracia racial e do respeito às etnias.
d) As reações xenófobas estão relacionadas ao fato de que os imigrantes são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio na sociedade, aumentando a disputa por boas vagas de emprego.

Uma jornalista baiana passou pelo que classificou como "enorme constrangimento" ao tirar a foto para renovar o passaporte, em Salvador: agentes da Polícia Federal pediram que ela prendesse o cabelo estilo black power, pois o sistema não aceitava a imagem gerada. "Eu gosto do meu cabelo e, naquela foto, fiquei terrível", disse. A jornalista descarta ter recebido qualquer tratamento racista dos funcionários do local, mas reclamou no Facebook: "Essas coisas podem não ser intencionais, mas tudo, no fundo, tem um padrão que desvaloriza a estética que foge do convencional". O delegado, chefe do setor, explicou que um cabelo de proporções maiores diminui o rosto do fotografado, e foi isso que o sistema impediu. "A gente concorda com ela que isso é inadmissível. O caso já foi passado para nossa sede em Brasília, para sabermos que medidas podem ser adotadas", afirmou. A notícia publicada no jornal abre um leque de possibilidades para o professor abordar o tema da diversidade cultural, por meio de práticas educativas que contemplem as questões históricas e suas implicações na vida cotidiana.
Nessa perspectiva, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A temática diversidade cultural é parte do currículo de História do Brasil, conforme preconiza a Lei nº 9.394/1996 (LDB), e, por estar relacionada a aspectos referentes a identidade nacional, portanto, a abordagem das temáticas corretadas deve restringir-se ao âmbito da referida disciplina.
II- A abordagem disciplinar da diversidade cultural deve ser priorizada, buscando-se associações com conhecimentos não constantes do programa da disciplina.
III- A diversidade cultural é tema a ser abordado na perspectiva da transversalidade, o que possibilita colocar em prática a relação entre as áreas dos conhecimentos em sua aplicabilidade transformadora dos fenômenos sociais e naturais.
IV- A principal característica do trabalho com temas transversais é a condição de estabelecimento de relações entre disciplinas e teoria e prática; sujeito a sua produção de conhecimento; conhecimento trabalhado em sala de aula e conhecimentos não constantes dos programas escolares.
a) I, II e IV.
b) I e II.
c) I e III.
d) III e IV.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648683) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22728781
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escola consiste no espaço de representações do mundo em que as crianças vivenciam, assim, sugere que sejam sujeitos da história, desenvolvendo uma consciência de mundo. O processo de representações infere sobre situações que permeiam a aprendizagem em saber utilizar os conhecimentos, para gerar benefícios ao ser humano e no aprendizado da história. Sobre a disciplina de história no trabalho educativo voltado para a Educação Infantil, contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças a seguir:
I- Os processos de individualização promovem o desenvolvimento da identidade e autonomia nas crianças.
II- Nas interações sociais as crianças ampliam os laços afetivos que estabelecem com outras crianças e adultos. 
III- As diferenças entre as pessoas são valorizadas quando os espaços de socialização integram várias origens socioculturais.
IV- A experiência educativa contempla a socialização da diversidade étnica, dos costumes, hábitos e valores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Segundo os PCN de história e geografia, o ensino de história preconiza objetivos relacionados ao desenvolvimento da noção de identidade nos alunos do ensino fundamental. Nessa perspectiva, o ensino de história deve considerar as relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, possibilitando a formação de uma identidade social dos alunos que compreenda o passado de seu grupo articulado com a história atual. Sobre as possíveis formas de elaboração da história local pelos estudiosos, analise as sentenças a seguir:
I- Os estudiosos de diversas procedências organizaram produções escritas sobre as histórias locais isentos de objetivos definidos.
II- O ensino de história incide na construção da identidade dos alunos quando propõe estudar sobre o contexto da sua história local. 
III- Os historiadores de diferentes concepções organizaram a história local ao longo dos tempos na sociedade.
IV- O estudo da história local deve considerar a identificação conceitual de espaço referente a história da região dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ampliar as vivências lúdicas das crianças no período da Educação Infantil, aprofundando conhecimentos sobre si mesmas e da sua comunidade. Assim, na prática educativa sobre o conceito de espaço, o professor deve ofertar situações que desenvolvam a alfabetização cartográfica. Sobre o uso de símbolos, legendas ou convenções nos mapas, nas atividades educativas desenvolvidas com as crianças, analise as sentenças a seguir:
I- Os símbolos consistem em formas de figuras que indicam informações sobre dados objetivos no mapa.
II- Na elaboração dos mapas de forma geral não há símbolos convencionais, possibilitando uma liberdade de criação.
III- Para que os mapas possam ser compreendidos por todos há necessidade de utilizar símbolos legendados no rodapé do mapa.
IV- Os símbolos são criados e modificados por uma convenção ou acordo estabelecido internacionalmente para que todos tenham acesso às informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Segundo a BNCC, o conhecimento sobre o passado denota os saberes do presente construídos por distintos sujeitos (BRASIL, 2017). Cabe ao historiador questionar os eventos para identificar, analisar e compreender os significados dos diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. Sobre as características históricas da constituição social da Idade Média, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No início da Idade Média, a maior parte da população pertencia ao campo e somente os membros da igreja tinham acesso ao aprendizado da leitura e escrita. A maioria dos escritos foram produzidos pelo clero e evidenciavam a vida dos santos, anais e crônicas produzidos pela Igreja Católica.
PORQUE
III- A escrita da história na época requeria o rigor científico e crítico de investigação, baseada na busca da compreensão da realidade. O principal livro era a Bíblia e representava a investigação histórica e científica do passado, com presença do milagre e do maravilhoso. 
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	5.
	A revolução técnica-científica influenciou numa crescente mudança que influenciou a forma de organização da sociedade. Desta forma, a sociedade atual revela novas relações, produções e uma emergente organização social, para atender à demanda contemporânea, incluindo o ensino da geografia. Sobre o processo histórico do ensino da geografia, analise as sentenças a seguir:
I- A organização da geografia crítica considerou os ideais marxistas e questionou o desempenho do socialismo real.
II- A geografia como disciplina escolar passou a ser ensinada no século XIX no Brasil, com teor patriótico.
III- A geografia tradicional foi substituída pela geografia sociointeracionista com maior objetivo nas relações interpessoais. 
IV- A nova geografia influenciada por Yves Lacoste apresentou um caráter que priorizava o saber sobre o espaço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Para Silva (2003), o termo multiculturalismo advém das lutas iniciais contra o racismo empreendidas pelos negros norte-americanos. Assim, inicialmente surge a partir do reconhecimento da diversidade de culturas existentes no país, preconizando que as diversas culturas existentes deveriam ser assimiladas pela cultura dominante, ou seja, a cultura dominante deveria absorver todas as outras culturas de forma assimilacionista e integracionista, fundindo todas em uma só, sem considerar as contribuições das demais culturas. Sobre os tipos de tendências referentes ao multiculturalismo, avalie as asserções a seguir:
I- O multiculturalismo liberal infere sobre uma posição de igualdade entre as diversas culturas, sendo que ocasiona uma competição que incidirá de forma favorável para a cultura dominante, apontando para uma certa apropriação humanística baseada na igualdade. 
PORQUE
II- O que se opõe ao multiculturalismo liberal de esquerda que pressupõe a diferença cultural com ênfase naigualdade universal entre raças, gênero, classe e sexualidade, ressaltando a marca de identidade local como forma de integralidade social, uma forma de unir todas as culturas segundo as características locais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, G. F. da. Multiculturalismo e educação intercultural: vertentes históricas e repercussões atuais na educação. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	7.
	O termo alteridade advem do latim 'alteritas, alietas', que segundo Abbagnano (2000) indica ser outro, colocar-se ou constituir-se enquanto o outro. De modo geral, o conceito de alteridade surge com expressão do contexto social, como uma noção do outro revelada nas diferenças que ocorrem no cotidiano social. Sobre o conhecimento os princípios étnicos e culturais do povo brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- O entendimento de que os fenômenos sociais são políticos e históricos possibilita as mediações para sua superação.
II- A omissão da compreensão da relação dos fenômenos sociais com o caráter político e histórico na escola consiste em objeto de estudo.
III- No início do século XXI, os trabalhos e as pesquisas no campo da história envolveram o estudo dos relacionamentos e das diversas culturas.
IV- O conhecimento da história de formação do povo brasileiro necessita da compreensão dos fundamentos culturais e étnicos europeus.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	O planeta vem sofrendo mudanças que requer a formação de uma nova sociedade que priorize o desenvolvimento de uma cidadania planetária, que todos se sintam pertencentes ao cosmo. Nessa perspectiva, o filósofo Edgar Morin cunhou o método da complexidade baseado numa nova compreensão da realidade. Sobre o principal motivo que despertou o interesse dos professores para o método da complexidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na presença da normatização dos processos pedagógicos que regulam a ação educativa.
	 b)
	No meio escolar, devido à possibilidade dos professores realizarem algo novo e diferente nas escolas.
	 c)
	Na profundidade identificada no método como resposta à dimensão da crise educacional presente nas escolas.
	 d)
	Na possibilidade de desenvolver os projetos educativos no processo de ensino e aprendizagem diferenciado.
	9.
	O ensino de Geografia operacionaliza o desenvolvimento dos conceitos geográficos, enfatizando o pensamento espacial e a aplicação dos procedimentos de pesquisa e análise das informações geográficas. Nesse sentido, os alunos conseguem perceber as situações que envolvem o seu cotidiano, utilizando o raciocínio geográfico para refletir sobre os problemas que identificam. Sobre as características da prática educativa que envolvem a representação do percurso casa-escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nos alunos refazerem o percurso que fazem de suas casas até a escola, observando os espaços percorridos.
	 b)
	As atividades permeiam o desenvolvimento de noções de espacialidade, que incluem a observação e atenção.
	 c)
	O professor prioriza o uso de conceitos científicos para explicar aos alunos a representação do seu percurso.
	 d)
	O professor instiga os alunos a perceberem o contexto geográfico considerando somente os espaços naturais.
	10.
	Na década de 1950 surgiram movimentos sociais que incidiram na organização de novos métodos e concepções em história, sobretudo com relação ao estudo de temas relacionados a etnias, culturas e questões ambientais. Sobre as características que nortearam a área de estudos e investigações denominado Estudos Culturais, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura era entendida como um modo de vivência globalizada de uma determinada sociedade, assim como as experiências humanas.
II- A diferença qualitativa entre as grandes obras é destacada acima das formas de sobrevivência humana.
III- O etnocentrismo dominante é desconsiderado porque descarta as diversas formas de expressão e realizações humanas.
IV- As posições elitistas consideraram a expressão dos estudos culturais como algo pertencente ao domínio público. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2017) A imigração haitiana para o Brasil passou a ter grande repercussão na imprensa a partir de 2010. Devido ao pior terremoto do país, muitos haitianos redescobriram o Brasil como rota alternativa para migração. O país já havia sido uma alternativa para os haitianos desde 2004, e isso se deve à reorientação da política externa nacional para alcançar liderança regional nos assuntos humanitários. A redescoberta e a preferência pelo Brasil também sofreram influência da presença do exército brasileiro no Haiti, que intensificou a relação de proximidade entre brasileiros e haitianos. Em meio a esse clima amistoso, os haitianos presumiram que seriam bem acolhidos em uma possível migração ao país que passara a liderar a missão da ONU. No entanto, os imigrantes italianos têm sofrido ataques xenofóbicos por parte da população brasileira. Recentemente, uma das grandes cidades brasileiras serviu como palco para uma marcha anti-imigração, com demonstrações de um crescente discurso de ódio em relação a povos imigrantes marginalizados. Observa-se, na maneira como esses discursos se conformam, que a reação de uma parcela dos brasileiros aos imigrantes se dá em termos bem específicos: os que sofrem com a violência dos atos de xenofobia, em geral, são negros e têm origem em países mais pobres. A partir das informações do texto, conclui-se que:
FONTE: SILVA, C. A. S.; MORAES, M. T. A política migratória brasileira para refugiados e a imigração haitiana. Revista do Direito. Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 50, p. 98-117, set/dez. 2016 (adaptado).
	 a)
	O processo de acolhimento dos imigrantes haitianos tem sido pautado por características fortemente associadas ao povo brasileiro: a solidariedade e ao respeito às diferenças.
	 b)
	A crescente onda de xenofobia que vem se destacando no Brasil evidencia que o preconceito e a rejeição por parte dos brasileiros em relação aos imigrantes haitianos é pautada pela discriminação social e pelo racismo.
	 c)
	O acolhimento promovido pelos brasileiros aos imigrantes oriundos de países do leste europeu tende a ser semelhante ao oferecido aos imigrantes haitianos, pois no Brasil vigora a ideia de democracia racial e do respeito às etnias.
	 d)
	As reações xenófobas estão relacionadas ao fato de que os imigrantes são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio na sociedade, aumentando a disputa por boas vagas de emprego.
	12.
	(ENADE, 2014) Uma jornalista baiana passou pelo que classificou como "enorme constrangimento" ao tirar a foto para renovar o passaporte, em Salvador: agentes da Polícia Federal pediram que ela prendesse o cabelo estilo black power, pois o sistema não aceitava a imagem gerada. "Eu gosto do meu cabelo e, naquela foto, fiquei terrível", disse. A jornalista descarta ter recebido qualquer tratamento racista dos funcionários do local, mas reclamou no Facebook: "Essas coisas podem não ser intencionais, mas tudo, no fundo, tem um padrãoque desvaloriza a estética que foge do convencional". O delegado, chefe do setor, explicou que um cabelo de proporções maiores diminui o rosto do fotografado, e foi isso que o sistema impediu. "A gente concorda com ela que isso é inadmissível. O caso já foi passado para nossa sede em Brasília, para sabermos que medidas podem ser adotadas", afirmou. A notícia publicada no jornal abre um leque de possibilidades para o professor abordar o tema da diversidade cultural, por meio de práticas educativas que contemplem as questões históricas e suas implicações na vida cotidiana. Nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir:
I- A temática diversidade cultural é parte do currículo de História do Brasil, conforme preconiza a Lei nº 9.394/1996 ( LDB ), e, por estar relacionada a aspectos referentes a identidade nacional, portanto, a abordagem das temáticas corretadas deve restringir-se ao âmbito da referida disciplina.
II- A abordagem disciplinar da diversidade cultural deve ser priorizada, buscando-se associações com conhecimentos não constantes do programa da disciplina.
III- A diversidade cultural é tema a ser abordado na perspectiva da transversalidade, o que possibilita colocar em prática a relação entre as áreas dos conhecimentos em sua aplicabilidade transformadora dos fenômenos sociais e naturais.
IV- A principal característica do trabalho com temas transversais é a condição de estabelecimento de relações entre disciplinas e teoria e prática; sujeito a sua produção de conhecimento; conhecimento trabalhado em sala de aula e conhecimentos não constantes dos programas escolares.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: Diários Associados. Estado de Minas, 18 jul. 2014.
	 a)
	I, II e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I e III.
	 d)
	III e IV.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina