Buscar

Trabalho da Disciplina - Princípios de Engenharia AVA1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Larissa Cavalheiro Cordeiro Mota
20201300309
ENTREGA DA AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA1
Larissa Cavalheiro Cordeiro Mota
20201200309
ENTREGA DA AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA1
Trabalho da disciplina PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA
apresentado como exigência para obtenção de nota 
da Avaliação 1 do grau de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
à Universidade Veiga de Almeida.
Orientador: CARLOS EDUARDO SOARES CANEJO PINHEIRO DA CUNHA 
 
Estudo de caso: veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos
 
Caro aluno, conforme você estudou nesta unidade 2, o engenheiro deve realizar suas atividades imerso no pensamento ético. Desta feita, a importância deste trabalho encontra-se em você praticar o mencionado conceito.
 
Recentemente um Instituto de Proteção ao Meio Ambiente determinou que veículos que produzam ruído e poluição acima de determinados valores devem utilizar rotas alternativas de modo a evitar trafegar em rodovias que cruzem reservas florestais e, segundo a equipe, isto vai causar atrasos e incremento de custos aos serviços prestados por sua empresa de transporte.
  
Dessa forma, você recomenda à direção da empresa que seja desenvolvido um projeto para avaliar a viabilidade de utilizar veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos.
 
Tal atitude demonstra como é importante para os profissionais de Engenharia:
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão.
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
 
Procedimentos para elaboração do TD
Segue abaixo o passo a passo para a realização da atividade:
Ler a situação problematizadora.
Fazer uma relação entre a situação problematizadora e as alternativas expostas.
Escolher a alternativa correta e discorrer, com base no estudo da unidade 2, sobre o motivo de ela ser a CORRETA.
Apontar, para as demais alternativas, o motivo de estarem ERRADAS, contextualizando a sua justificativa com base no conhecimento adquirido nesta unidade.
Entregar a questão respondida em .doc ou .PDF.
Obs. 1: existe apenas uma alternativa CORRETA.
Obs. 2: nas explicações das alternativas, você deverá utilizar fragmentos de textos lidos ou vídeos assistidos na Unidade para ratificar a resposta CERTA e o motivo de as outras 3 (três) estarem ERRADAS.
Obs. 3: Não esqueça que o trabalho precisa ser próprio e cópias de trabalhos disponíveis na internet configuraram plágio e sua nota será 0,0 (zero).
Respostas: 
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
Entendo, esta alternativa ser errada, pois tomar decisões tendo como base somente o requerimento legal, significa desenvolver um projeto somente com o foco do atendimento normativo. A decisão única e exclusiva do atendimento normativo, pela ótica normativa, seria positiva, porém eu estaria colocando em segundo plano os custos do meu projeto e o foco no cliente, que seria prejudicado pelos aumento dos custos e aumento do tempo de entrega. 
E isso não seria agir com ética, pois segundo DYM, C.; LITTLE, P (2010, p.312) Não existe uma fórmula ou algoritmo para aplicar, pois as prioridades que estabelecemos para os objetivos são subjetivas por natureza, assim como nossa avaliação pessoal da importância que damos as nossas obrigações conflitantes. Contudo, a ética pessoal e sua expressão nos códigos de ética oferecem um meio de harmonizar tais obrigações conflitantes.
Resumindo, agir com ética, seria harmonizar as obrigações conflitantes. Neste caso, hamornizar, seria defender uma alternativa que considerasse atendimento aos requerimentos normativos, menor custo possível para este atendimento e menor tempo possível de entrega para o cliente. 
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão.
 Entendo, esta alternativa ser correta. Atender aos requerimentos legais, considerando os padrões éticos de projeto, que como já descrito acima, é uma decisão harmoniosa com as obrigações conflitantes (atendimento ao requerimento legal, atendimento de prazos e controle dos custos). 
Um exemplo é o vídeo da entrevista do prof Julio de Oliveira, em que ele diz que em toda solução de problema, o engenheiro deve analisar, e precisa ter em mente: o critério social, a viabilidade econômica e viabilidade ambiental. Isso é ser ético.
Portanto, repito novamente que seguir os critérios éticos, seria defender uma alternativa que considerasse atendimento aos requerimentos normativos, menor custo possível para este atendimento e menor tempo possível de entrega para o cliente. Com isso, meu projeto atenderia requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e profissão. 
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
Entendo, esta alternativa ser errada. Segundo DYM, C.; LITTLE, P (2010, p.309) os projetistas são influenciados pelo ambiente social em que trabalham e a sociedade é influenciada pelos produtos do projeto. Portanto, a ética e o comportamento ético devem ser considerados em nosso exame sobre como os projetos são criados e utilizados. 
Com a citação acima, é possível compreender que atingir o objetivo a qualquer preço (por exemplo: ignorar a decisão normativa) desarmoniza as obrigações do projeto, fazendo com que a ética no projeto não seja cumprida.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
Entendo, esta alternativa ser errada, pois me limitar a decidir apenas com o orçamento disponível, pode ser que este não seja viável para que eu possa cumprir os princípios éticos.
Exemplo: O orçamento disponível não é suficiente para eu realizar o atendimento normativo: adquirir carros novos ou adequar os existentes. 
Não seria correto, nem ético, manter os carros trafegando e descumprindo o requisito legal. Segundo DYM, C.; LITTLE, P (2010 p. 316) A ética é constituída de princípios de conduta de indivíduos e de grupos. Ou seja, descumprir um requisito legal, exclusivamente por limitação de orçamento, é descumprir princípios de conduta normativos, e consequentemente, não agir com ética, e não harmoniza as obrigações. 
Rio de Janeiro – RJ
2020

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando