Buscar

POSTAGEM_2_PETP

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS
 PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRAXIS (PE:TP)
 POSTAGEM 2
 ATIVIDADE 2 – CARTA AO PROFESSOR ANDRÉ
 Gislaine Theodoro de Lima Cazela – RA 1837811
 Polo Várzea Paulista/SP
 2020
Campo Limpo Paulista, 05 de maio de 2020.
Caro professor e colega André,
Por meio desta carta, me solidarizo com sua tensa e conflituosa situação, com muito pesar, pois vejo que tem toda uma vida profissional pela frente, e embora se dedique com muito afinco a sua profissão e tenha experiência, leciona a pouco tempo, e é tão jovem e já passando por essa situação lamentável.
 É muito triste ver e estar de fato no centro de toda essa confusão, imagino, porem os números e estatísticas não mentem, realmente o índice de violência nas escolas é muito grande, realidade que enfrentamos a tempos, e que deve ser encarada com políticas públicas eficientes, reforços em segurança com rondas policiais frequentes e câmeras nas escolas, mas sobretudo a valorização do profissional docente.
Quanto ao aluno Carlos, que haja sérias medidas socioeducativas para ele sem omissão de informações a fim de preservar a sua integridade física e psicológica, amenizando possíveis danos que podem vir ocorrer.
Você é um profissional brilhante, sabe cativar seus alunos, respeitado por todos, e é lindo ver seu trabalho e formas de aproximação com eles.
Quero acreditar que nosso tempo dedicado a aprender esse ofício e transmitir esse conhecimento não é em vão, mesmo com toda uma luta no percurso a seguir e uma dura realidade a enfrentarmos.
Você professor é um exímio profissional, e sugiro que se afaste por alguns dias, diante do ocorrido, peça uma licença médica, para que seu psicológico não se abale e que possa refletir sobre a situação, sobre o caso, e o que fará nesse processo de construção de sua identidade profissional diante desse fato, mas é importante que você não se cale, denuncie, deixe que os órgãos responsáveis e autoridades tomem as providências, e essa é uma retirada estratégica para que se acalme, reflita e tome todas as decisões com muito discernimento e cautela, e retome, claro, depois com muito mais fôlego, amor e dedicação, o que se tratando do professor André se torna muito fácil.
Não se deixe abater por nada, nem ninguém professor, porque conhecemos a sua essência, o importante é você ficar bem nesse momento, se necessário e se sentir bem, a ajuda de um profissional capacitado a te orientar e aliviar sua mente e coração durante esse período afastado seria muito bom.
E ao retornar, e com os ânimos mais tranquilos, e todo um respaldo, você pode até solicitar à direção, uma conversa harmoniosa com Carlos e família, a fim de que haja um novo ciclo de compreensão e respeito entre os envolvidos.
Espero sinceramente ter notícias boas sua em breve, pois profissionais como você professor, nos dão forças para continuar nossa caminhada, que muitas vezes é árdua, mas que com o grande amor que temos por lecionar, torna todo e qualquer contratempo pequeno.
 
Um grande abraço,
Gislaine Theodoro de Lima Cazela.

Continue navegando