Buscar

Trabalho Trajetória da Práxis ( atividade 1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE I : PRÁTICA DE ENSINO :
 TRAJETÓRIA DA PRÁXIS.
TRABALHO DEVE CONTER
 
*CAPA
*TEXTO DISSERTATIVO
*BIBLIOGRAFIA
CONTENDO NO MÁXIMO TRÊS PAGINAS .
 TÓPICO ABORDADO:
 3-Na fala dos colegas educadores de andré ,percebe-se que a violência na escola é
algo corriqueiro e que muitos se acostumaram a ela, ou seja , a violência em sala de aula está se tornando ,banal entre os profissionais de educação .”A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA “ ou seja entendê-la como algo que faria parte do cotidiano de escolas que atendem jovens é a melhor decisão ?
 TEXTO DISSERTATIVO:
 Atualmente a violência escolar é um fenômeno preocupante e persistente no cenário atual ,precisamos portanto de uma investigação nas perspectivas sociais,políticas e psicológicas ,para que tenhamos uma compreensão mais lógica e faz-se uso do pensamento critíco sobre essas questões.
 A escola atualmente é vista como um centro de formação social ,intelectual de aprendizagem ,um espaço que deveria ser constituído por segurança e proteção, entretanto atualmente muitos jovens são vitímas ou agentes de violência ,e mesmo aqueles que não se envolveram diretamente, presenciaram inumeros casos dentro do ambiente escolar e essa proximidade tem contribuido para banalizar o comportamento violento “ A gravidade da violência é uma preocupação constante entre eles “.
 Os alunos absorvem para sí uma atmosfera de agrssividade e hostilidade e o único modo que encontram de se expressar é por meio da agressividade ,contra os colegas ,professores e funcionários da instituição. Para Bourdier(2002) os alunos apenas reproduzem a violência não a aprendem ,pois para aprender deve-se abrir espaços para questionammentos ,a qual não ocorre.
 Uma boa parte dessa negligência ocorre por parte dos pais ou responsáveis a qual têm influência direta no comportamento do discente .Pais transferem para a escola a responsabilidade de educar e cuidar dos indivíduos .
 Desta forma uma maneira de intervenção para que possamos identificar e trabalhar esses focos de violência no ambiente educativo seria através da intervenção psicopedagógica ,que visa na melhoria das relações com a aprendizagem e neste contexto sugere-se que haja um trabalho em conjunto entre os profissionais da intituição ,o aluno e a família do discente ,a qual faz-se necessário organizar turmas para trabalhos em grupo.
 Para a psicopedagógia ,os papéis dos professores e alunos se alternam o tempo todo .Pois podemos afirmar que no processo ensino-aprendizagem visto pela psicopedagogia também aprende-se sobre nós ,sobre nossa forma de ensinar ,a qual os outros servem de espelho.
 BIBLIOGRAFIA :https//educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/7/violencia-escolar-uma-percepcao-social
contato@nadiabossa.com.br

Outros materiais