Buscar

Teste de Conhecimento Aula 03- HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA II
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: HIST. DA AMÉRICA II 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Entre as principais características do populismo podemos considerar as assertativas abaixo, EXCETO:
	
	
	
	Execução de medidas nevrálgicas como a liberação de partidos de todas as formas, empreendimento de reformas agrárias e redistribuição de renda.
	
	
	Apresentação como desenvolvimentistas, em especial associados a indústria de base, e o controle pelo governo de bens estratégicos.
	
	
	Estímulo a artes e cultura, ainda que controlados e direcionados ao que o governo estivesse interessado em passar como projeto político.
	
	
	Reformas sociais que parecessem atender as demandas das populações mais pobres.
	
	
	Líderes carismáticos que valorizavam sua ação pessoal a frente dos governos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O "peronismo", fenômeno político que surge na Argentina na década de 1940, pode ser identificado como:
	
	
	
	a variante argentina do fascismo europeu, tendo nas classes médias sua principal base social;
	
	
	mais um dos regimes ditatoriais da tradição caudilhista latino-americana e identificado com as populações rurais;
	
	
	uma ditadura popular de novo tipo, uma vez que contava com o apoio do campesinato e dos operários pobres.
	
	
	uma forma de "populismo", apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias;
	
	
	uma tendência demagógica e oportunista, voltada para o desenvolvimento do operariado em bases nacionalistas;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O populismo foi um fenômeno político nas Américas cujas características foram, em maior ou menor escala de intensidade e semelhança, compartilhado entre os países. Observe as afirmativas abaixo sobre esse período: I - Lázaro Cárdenas, destacado ministro do trabalho na argentina, pode ascender ao poder como presidente, iniciando o período populista neste país. Dentre as suas ações destacamos a nacionalização de indústrias, estradas de ferro, bancos, companhias de eletricidade, bondes, água, gás e telefone. II - No período em que os regimes populistas começavam a surgir nas Américas, os Estados Unidos adotam a estratégia da Boa Vizinhança, que se caracterizava pela concessão de empréstimos, transferência de tecnologias e investimentos diretos, em troca do alinhamento às diretivas de Washington. III - Getúlio Vargas, ao criar a PEMEX e criar o PRI, partido institucional, abrira as portas, respectivamente, para as demais medidas desenvolvimentistas e legais de caráter populista, tais como a nacionalização das refinarias e a criação da Justiça do Trabalho. IV - O Governo de Perón foi um exemplo das contradições do populismo nas Américas. Ao mesmo tempo em que favorecia as camadas trabalhadoras com uma legislação protetiva, silenciava e perseguia seus opositores e tinha controle direto sobre as centrais sindicais. São verdadeiras:
	
	
	
	As alternativas I, III e IV.
	
	
	As alternativas I, II e III.
	
	
	As alternativas II e III.
	
	
	As alternativas I e IV.
	
	
	As alternativas II e IV
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Fragmento sobre a América Latina: "...o novo regime já não é oligárquico, não obstante as oligarquias não tenham sido fundamentalmente afetadas em suas funções de hegemonia social e política aos níveis local e regional e se encontrem, de algum modo, representadas no Estado (...) Trata-se de um Estado de Compromisso que é ao mesmo tempo um Estado de Massas, expressão da prolongada crise agrária, da dependência social dos grupos de classe média, da dependência social e econômica da burguesia industrial e da crescente pressão popular." O fragmento trata do surgimento, na região, dos regimes:
	
	
	
	Socialistas.
	
	
	Autonomistas.
	
	
	Populistas.
	
	
	Neoliberais.
	
	
	Comunistas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo um dado modelo analítico, que encontra nas ideias de Francisco Weffort e do "Grupo de Itatiaia", uma de suas principais fundamentações, podemos afirmar que:
	
	
	
	a chegada de líderes populistas ao poder é uma das principais características da formação de uma sociedade de massas, na qual a participação da população nas decisões políticas se torna cada vez mais frequente, bem como o processo de distribuição da renda.
	
	
	populismo é um fenômeno político diretamente associado às práticas de manipulação eleitoral e controle político e econômico das massas sertanejas, que estavam submetidas ao domínio dos coronéis.
	
	
	o populismo é uma consequência direta da conscientização da massa operária, que através da formação de partidos políticos que representam os interesses dos trabalhadores conseguem chegar ao poder.
	
	
	no populismo o líder é apenas um representante do povo e sua atuação política está voltada exclusivamente para o atendimento dos interesses da massa trabalhadora.
	
	
	a instalação de governos populistas se deu em uma fase de transição de uma economia baseada em modelo agrário-exportador para uma fase mais moderna, de expansão urbana e industrial, em que a existência de massas se torna uma característica importante.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O estabelecimento de uma sólida base de apoio na classe operária, a instituição da legislação trabalhista, do sistema previdenciário, de pensões para aposentados e de férias remuneradas, caracterizaram os governos carismáticos e reformistas dos líderes populistas:
	
	
	
	Perón, na Argentina, e Vargas, no Brasil.
	
	
	Perón, na Argentina, e João Goulart, no Brasil.
	
	
	Fidel Castro, em Cuba, e João Goulart, no Brasil.
	
	
	Daniel Ortega, na Nicarágua, e Perón, na Argentina.
	
	
	Daniel Ortega, na Nicarágua, e Hugo Chávez, na Venezuela.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Peronismo e getulismo representam dois exemplos do populismo latino-americano, caracterizados por
	
	
	
	novas relações entre a sociedade e o Estado, advindas da expansão do capitalismo monopolista e da ascensão do Exército ao poder.
	
	
	uma política econômica nacionalista sustentada pelo Estado, que manipulava as aspirações da população urbana e buscava reduzir os conflitos sociais.
	
	
	uma articulação entre as massas urbanas e os grupos dominantes, que subjugavam o Estado a seus interesses de internacionalização da economia.
	
	
	uma atitude paternalista do Estado, representante da elite burguesa e latifundiária, que atendia principalmente aos interesses das massas rurais.
	
	
	medidas de caráter assistencialista, autoritário e nacionalista, com a instalação da indústria de base e o rompimento de relações diplomáticas com os EUA.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As expressões: "a mãe dos descamisados", e "Dama da Esperança" refletem uma face da política populista, que tinha dentre seus objetivos:
	
	
	
	confiscar as grandes propriedades agrárias para reorganizar a agricultura, promover a conciliação dos camponeses com o governo, fomentar o planejamento e controle da política econômica e social pelos trabalhadores urbanos.
	
	
	cooptar a simpatia da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), para apoiar o programa de redução do déficit público e estabilidade econômica da Argentina, Plano Austral, abalada pela política econômica do regime militar.
	
	
	promover uma política de conciliação de classes sociais visando à modernização e ao desenvolvimento econômico autônomo, realizando concessões às classes trabalhadoras para manter o apoio popular.
	
	
	transformar a sociedade argentina, substituindo a aristocracia de sangue-chapetones pela do dinheiro,admitindo reformas que promovessem a igualdade econômica dos cidadãos.
	
	
	abolir a servidão econômica e social e preparar o campo político para a burguesia romper os laços de dominação colonial e implantar o capitalismo na Argentina.

Continue navegando