Buscar

Lista de Exercícios Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS FARMACOCINÉTICA CLÍNICA E FARMACODINÂMICA
Nome: Andressa Karen De Melo
Curso: 3° Período Enfermagem/ Noturno
1- Defina biodisponibilidade: É o quanto o organismo vai aproveitar de alguma substância, podendo ser medicamentos e vitaminas e nutrientes dos alimentos.
2- Podemos definir como bioequivalência:
A) Fármacos que possuem as mesmas características de
lipossolubilidade;
B) Fármacos administrados na mesma via, nas mesmas
concentrações;
C) Fármacos administrados nas mesmas condições e
apresentarem concentrações iguais disponível na circulação;
D) Fármacos bioequivalentes possuem a mesma
concentração, administrado na mesma via e usado para a
mesma patologia;
E) Fármacos bioequivalentes possuem o mesmo princípio
ativo, mesma concentração, forma farmacêutica e
biodisponibilidade comparável.
3- O volume aparente de distribuição em litros do antibiótico X,logo após a injeção intravenosa de 600 mg, provoca uma concentração plasmática de 12 mg/dL? Interprete o que significa o resultado encontrado.
VD= 600/12=50 L. O Fármaco foi distribuído e está
concentrado no tecido adiposo.
4- O estado de equilíbrio de um fármaco reflete o valor constante obtido em relação a taxa de administração e a depuração de um fármaco após múltiplas doses. Em relação ao estado deequilíbrio responda:
A. O que é meia vida de um fármaco? É o tempo necessário para que a quantidade de um fármaco no organismo diminua em 50%. 
B. Quantas meias vidas são necessárias para que o fármaco alcance o estado de equilíbrio? 4 Meia vidas.
C.Qual a importância de o fármaco alcançar o estado de equilíbrio? Porque é onde ele começa a ter o efeito terapêutico e a metabolização e excreção passa a ser menor.
D. Em relação a meia vida, quando deve ser administrado uma nova dose do fármaco? A cada meia vida se administra uma nova dose.
5- Analise as informações nos gráficos sobre a cinética do Diazepam em mulher obesa e de peso normal.
Pode-se observar no gráfico que a meia-vida de eliminação do diazepam na mulher obesa, quando comparada à meia-vida de eliminação do mesmo medicamento na mulher de peso normal, é cerca de:
(A) duas vezes menor, o que demonstra que o medicamento tende a acumular-se mais no indivíduo com peso normal.
(B) duas vezes maior, pois esse medicamento é altamente hidrossolúvel, apresentando afinidade maior pela água, sendo eliminado mais rápido pelos rins.
(C) duas vezes maior, pois esse medicamento é altamente lipossolúvel e tende a acumular-se no tecido adiposo, aumentando a distribuição do medicamento e, consequentemente, a meia-vida de eliminação no indivíduo obeso.
(D) quatro vezes menor, pois o diazepam, por ser lipossolúvel, demanda maior tempo de metabolização hepática.
(E) quatro vezes maior, pois esse medicamento é altamente lipossolúvel e tende a acumular-se no tecido adiposo, aumentando a distribuição do medicamento e, consequentemente, a meia-vida de eliminação no indivíduo obeso.
6- O gráfico apresenta a correlação entre concentração plasmática (ug/mL) e dose prescrita de lamotrigina (mg/kg/dia), medicamento antiepiléptico de segunda geração utilizado para o tratamento de crises convulsivas em pacientes portadores de epilepsia refratária. Por apresentar intervalo terapêutico estreito, situado entre 1 e 4 ug/mL, os indivíduos que utilizam esse fármaco devem ser monitorados constantemente, para impedir possíveis episódios de reações adversas e intoxicações que interferem negativamente no controle da patologia. Atualmente, alguns hospitais da rede pública desenvolvem a monitorização terapêutica de usuários que utilizam essa classe de medicamentos, obtendo resultados como os do gráfico.
Obs. Cada ponto no gráfico acima é a resposta de um paciente.
Em relação ao gráfico acima, marque a assertiva correta.
a) Só um indivíduo usa dose de lamotrigina inferior a 1,0 mg/kg/dia, no qual a concentração plasmática do fármaco também é a menor, situando-se abaixo do intervalo terapêutico, o que deve levar o Farmacêutico a sugerir aumento de dose para racionalizar a terapêutica.
b) Três pacientes usam doses situadas entre 3,5 e 4,0 mg/kg/dia, nos quais a concentração plasmática do fármaco apresenta diferença significativa, o que pode ser explicado pelo fato de a meia-vida de eliminação da lamotrigina ser menor em indivíduos obesos e idosos.
c) Quatro usuários têm concentração plasmática de lamotrigina abaixo do intervalo terapêutico, o que faz crer que não são aderentes ou são pessoas idosas, com alterações fisiológicas que modificam a metabolização e a eliminação dos fármacos.
d) Alguns pacientes que recebem doses bastante próximas (entre 3,5 e 4,0 mg/kg/dia) têm concentrações plasmáticas distintas, o que pode ser explicado por problemas de adesão ao tratamento ou variações fisiopatológicas individuais, como a obesidade, que aumenta a meia-vida de eliminação da lamotrigina.
e) Os nove pacientes apresentam linearidade, quando observada a correlação entre concentração plasmática e dose do medicamento, demonstrando que, quanto maior a dose prescrita de lamotrigina, maior a concentração plasmática do fármaco.
7- Ainda em relação ao gráfico acima, os dados do gráfico são relacionados a curva resposta quanta ou graduada? Justifique sua resposta.
Quantal, visto que representa uma parte da população que responde a determinada dose de um fármaco como função da dose deste fármaco. 
8- Observe o gráfico abaixo, e responda as questões que seguem:
A) Qual a diferença entre eficácia e potência? A potência é a relação entre dose e efeito terapêutico, ou seja, a força do fármaco. Um medicamento é considerado potente quando uma pequena quantidade alcança o efeito esperado. A eficácia é a capacidade de produzir o efeito terapêutico esperado. Isso significa que a droga é efetiva. Quando se comparam duas drogas que funcionam da mesma maneira, a de menor dose é a mais potente mas ambas têm a mesma eficácia.
B) Em relação ao gráfico acima, quais são os medicamentos mais eficazes? X e Z
C) Qual o medicamento mais potente? Y
D) Posso afirmar que o medicamento Y é mais potente que o medicamento Z? Explique sua resposta. Sim, significa que se ele está em menor quantidade ele está mais presente na corrente sanguínea.
9- Quais são os alvos de ação dos fármacos? Canais iônicos, receptores, proteínas quinasses, reguladores da transição gênica.
10- Observe o gráfico abaixo:
O gráfico ilustra os efeitos de um antagonista sobre a relação de dose-resposta de um agonista, em relação ao observado, assinale a opção correta.
A) O gráfico é relativo a um antagonismo competitivo, pois a curva dose-resposta não é alterada na presença do antagonista
B) No gráfico, está representado um antagonismo competitivo, pois há diminuição da eficácia do agonista.
C) O gráfico é relativo a um antagonista do tipo não competitivo.
D) Na presença do antagonista, há diminuição da potência do agonista.
E) O gráfico ilustra um antagonismo alostérico, uma vez que o antagonista isolado não produziu resposta.
11- Observe a tabela abaixo, e assinale a alternativa correta:
A) O antidepressivo nortriptilina apresenta menor índice terapêutico quando comparado ao antidepressivo amitriptilina. Isso implica dizer que o amitriptilina é mais seguro.
B) O antidepressivo nortriptilina apresenta maior índice terapêutico quando comparado ao antidepressivo amitriptilina. Isso implica dizer que o amitriptilina é mais seguro.
C) O Diazepam e a digoxina apresentam índices terapêuticos semelhantes e possui janela terapêutica superior ao cordiazepóxido e inferior ao paracetamol, sendo este último mais seguro em relação as variáveis dose versus efeito tóxico.

Continue navegando