Buscar

Empirismo: Conhecimento pela Experiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empirismo – Conhecimento através da experiência.
O empirismo afirma que todo o conhecimento e a verdade são baseados na experiência e nos sentidos. É uma teoria do conhecimento que defende que todo o saber humano advém das experiências sensoriais, ou seja, as experiências humanas são as únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo. Logo, um indivíduo quando nasce é uma tábula rasa, e tudo o que ele sabe será aprendido ao longo de sua vida.
O termo tábula rasa surgiu de John Locke, em sua doutrina ele afirma que, ao nascermos, somos como uma folha em branco ou uma “tábula rasa” onde são gravadas impressões externas, que é escrita na medida que vivemos e temos experiências de mundo, sendo assim, não reconhece a existência de ideias natas, nem do conhecimento universal, que é o caso do Racionalismo. 
A tábula era um instrumento romano de escrita, feito com cera. As pessoas escreviam na cera com uma espécie de estilete e quando a tábula estava sem inscrições, era chamada de tábula rasa e pode ser comparada a uma folha em branco. Isso significa que o ser humano nasce sem nenhum conhecimento e é preenchido de acordo com as vivências que ele adquire.
O Racionalismo é uma corrente oposta ao Empirismo. Para o Racionalismo, o conhecimento deve partir das ciências exatas, enquanto que o Empirismo dá mais valor às ciências experimentais.
Basicamente é isso que o empirismo sustenta: contrapondo-se ao racionalismo, que privilegia a razão como fonte segura do conhecimento, esta escola enfatiza o papel da experiência.

Outros materiais