Buscar

Homem, cultura e sociedade

Prévia do material em texto

O Iluminismo foi um movimento que teve seu início na Europa durante o século XVIII, influenciado por um período de revoluções na ciência, política e nas estruturas sociais. Este movimento proporcionou mudanças sociais baseadas nos ideais de um lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Como esse movimento foi chamado?
	 a)
	O Espírito da monarquia.
	 b)
	Século das luzes.
	 c)
	Movimento cientificista.
	 d)
	Revolução gloriosa.
	2.
	O Filósofo Autodidata é uma narrativa fictícia de caráter filosófico escrito pelo sábio muçulmano andaluz Ibn Tufail. Foi, originalmente, escrito em árabe, em data desconhecida, com o título de Hayy ibn Yaqzan, que significa "Vivo, filho do Acordado (ou Vigilante)". O romance foi traduzido para o latim em 1671 por Edward Pococke com o título de Philosophus Autodidactus - denominação pela qual ficou conhecido no Ocidente - e foi o único dos muitos escritos de Ibn Tufail a chegar até nós. O autor narra a história de Hayy desde seu nascimento numa ilha em um lugar não especificado, provavelmente ao sul da Índia, e relata o desenvolvimento de suas faculdades intelectuais, seguindo um esquema cronológico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta como Hayy, por intermédio de observação e raciocínio lógico, decide abrir o corpo da gazela (sua mãe):
	 a)
	Hayy conclui que a sua mãe adormecia e era preciso abrir seu corpo para acordá-la.
	 b)
	Hayy conclui que abrir o corpo de sua mãe iria conectá-lo com a natureza.
	 c)
	Hayy conclui que a gazela havia morrido e como ele já estava familiarizado com o conceito de morte restava abri-la para se alimentar de sua carne.
	 d)
	Hayy conclui que se nada aconteceu externamente, era necessário abrir o corpo da mãe para descobrir o que havia de errado.
	3.
	Alguns momentos da história recebem epítetos específicos. Alguns exemplos são o século V a.C., o século de Péricles, ou a Era Vargas, no Brasil dos anos 1930. Neste sentido, porque o século XVIII é chamado de Século das Luzes?
	 a)
	Porque foi o século em que, na Alemanha, Imanuel Kant publicou a Crítica da Razão Pura.
	 b)
	Porque foi o século em que, na França, desenvolveu-se o Iluminismo, uma corrente filosófica que pregava ideias racionalistas.
	 c)
	Porque foi o século da teologia patrística, que acreditava ser a fé uma iluminação interior.
	 d)
	Porque foi o século da invenção da lâmpada incandescente por Thomas Edison.
	4.
	Algumas condições históricas, segundo os analistas deste período, favoreceram a mudança de mentalidade, que desconsidera o pensamento mítico e o substitui pelas explicações filosóficas. Entre as razões sugeridas para o surgimento do pensamento pré-socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Viagens marítimas, invenção da escrita alfabética e invenção da política.
(    ) Viagens marítimas, invenção da bússola e invenção da prensa móvel.
(    ) Invenção da escrita alfabética, invenção da política e invenção do astrolábio.
(    ) Viagens marítimas, invenção da escrita alfabética e invenção dos numerais indo-arábicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Durante o século XVIII, muitas transformações ocorreram no hemisfério ocidental, eventos classificados pelo historiador francês Jacques Godechot como as Revoluções Atlânticas, cujas principais seriam a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo, uma revolução das ideias. Com relação ao impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa na sociedade ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A Revolução Industrial teve como principal local de desenvolvimento a Inglaterra. 
(    ) A Revolução Francesa está intimamente ligada aos ideais iluministas. 
(    ) A Revolução Industrial foi uma transformação econômica que contou com os princípios cristãos da caridade, sendo poucos os pobres na rica Inglaterra do século XVIII. 
(    ) A Revolução Francesa manteve os princípios monárquicos, sendo até o presente a França governada por um rei. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Certos períodos da história são considerados revolucionários, pois as sociedades apresentam modificações profundas em um curto período temporal. Dentre estes, na história do mundo ocidental, o século XVIII é chamado de século das revoluções. Isto porque, naquela época, a humanidade viveu a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Eventos que transformaram  para sempre os destinos humanos. Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender como um dos capítulos finais da transição do feudalismo para a pós-modernidade.
	 b)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender a transição do modo de produção escravista para o modo de produção feudal.
	 c)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender uma profunda transformação nas técnicas da produção dos objetos, com repercussões nos campos econômico, político e social.
	 d)
	Por Revolução Industrial, podemos compreender uma radical transformação nas empresas, em geral ligadas às ideias de que o ócio dos funcionários aumenta a produtividade.
	7.
	A Filosofia durante a Idade Média foi desenvolvida, no ocidente latino, pelos sacerdotes católicos romanos. Em grande parte, estes pensadores, membros de uma "aristocracia intelectual" da Igreja romana, buscavam vincular o legado cultural greco-romano às verdades bíblicas, de tradição judaico-cristã. Com relação à filosofia medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A patrística e a escolástica foram as principais correntes do pensamento medieval.
	 b)
	A patrística foi um movimento intelectual em que as verdades da bíblia eram vinculadas às verdades da filosofia, em especial, a filosofia materialista-dialética.
	 c)
	A teologia da libertação, de Leonardo Boff e Gutierrez, foi uma expressão da filosofia medieval.
	 d)
	O empirismo de Francis Bacon foi o principal modo de pensar durante a Idade Média.
	8.
	Ao pensarmos na história da filosofia ocidental, podemos compreender que determinados momentos são importantes para a compreensão do modo como pensamos e de como a sociedade é organizada. Algumas das ideias basilares da nossa sociedade tiveram origem na França do século XVIII. Sobre o pensamento iluminista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O iluminismo ocorreu no século XVIII e influenciou a Revolução Francesa. 
(    ) O iluminismo era marcado pela busca da racionalidade. 
(    ) O iluminismo era marcado por um fundamentalismo religioso islâmico. 
(    ) O iluminismo teve como seus principais mentores os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A Filosofia é uma das disciplinas do conhecimento humano que se reportam à Antiga Grécia como local de fundação. No entanto, não é a única. A História e a Geografia também se reconhecem como oriundas do legado grego. Para melhor compreensão das ciências humanas, em geral, utilizam-se periodizações. Como podemos periodizar a filosofia grega?
	 a)
	Período Arcaico e Clássico.
	 b)
	Patrística e Escolástica.
	 c)
	Período Pré-Socrático e Socrático.
	 d)
	Período Pré-Homérico e Homérico.
	10.
	A Idade Média é um dos grandes períodos de desenvolvimento do pensamento ocidental. A influência de intelectuais gregos e árabes possibilitou um desenvolvimento das especulações filosóficas e teológicas, que tinham como principal meta a busca em aliar a fé com a razão. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A patrística, influenciada pela filosofia grega, foi o primeiroperíodo da filosofia medieval. 
(    ) A escolástica, influenciada por Aristóteles, foi um dos períodos da filosofia medieval. 
(    ) O iluminismo é um conceito da história da filosofia que ocorreu na Idade Média. 
(    ) O empirismo inglês é marca da filosofia medieval. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.

Continue navegando