Buscar

Atividade Discursiva

Prévia do material em texto

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é uma demonstração contábil que é apresentada separadamente do Balanço Patrimonial que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. Seu objetivo é mostrar as informações do resultado líquido em um determinado exercício apurando as receitas, menos deduções, custos e despesas, chegando a um resultado final, o saldo do exercício, lucros ou prejuízo do exercício.
A Receita Operacional Bruta é o primeiro valor apurado da DRE, referente á venda de mercadorias ou produtos industrializados ou prestação de serviços contabilizados em um período. Os resultados operacionais brutos devem ser a primeira apuração da sua empresa, isso porque ele é o resultado efetivo do seu trabalho. A partir da receita operacional bruta você terá condições de realizar outros cálculos, deduções e apurações, que permitirão que você avalie diversos indicadores, como revisão dos preços de venda, revisão das despesas, revisão de mão de obra, margem de contribuição e projeção de vendas.
As Deduções da receita bruta são apresentadas em seguida contas de impostos e contribuições, abatimentos sobre as vendas, devoluções de vendas.
A receita líquida é o resultado da diminuição da receita bruta do exercício menos as deduções da receita bruta.
Após encontramos o resultado da receita líquida temos a conta, Custos das vendas conhecida como Custo das Mercadorias Vendidas que, é a soma do estoque inicial com as compras e com o estoque final. O cálculo do CMV permite ter uma visão correta e completa sobre os gastos e os lucros do negócio, além de auxiliar na decisão da composição de preços para cada uma das mercadorias.
Despesas operacionais, são os gastos que uma empresa tem para garantir o seu funcionamento, ou seja, os custos para que sua operação mantenha ativa. Podemos dividir as despesas operacionais em três grupos, as despesas comercias, despesas administrativas e as demais despesas. 
As despesas comercias referem-se a gastos com marketing, propaganda, brindes, comissão de vendedores. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios, contabilidade, contas de água, luz, etc. E as demais despesas são aquelas que não enquadram nas categorias anteriores, elas são custos específicos daquela empresa e não são comuns em outros setores.
Provisão para IRPJ E CSLL são os impostos deduzidos, a empresa deve calcular quanto irá pagar de Imposto de Renda naquele ano. É um dos últimos dados a serem lançados na DRE. 
Outro imposto que deve constar na DRE é a Contribuição Social sobre o Lucro Liquido, neste caso o valor calculado do imposto incide sobre o lucro líquido do período de apuração.
Lucro líquido do exercício é o resultado obtido a partir da subtração dos impostos e taxas pagas sobre o lucro bruto. Esse valor corresponde ao resultado final da empresa, considerando os ganhos e perdas do período. O resultado líquido é de fundamental importância para as mais diversas tomadas de decisões, como realizar financiamentos próprios e investimentos. O valor deve ser transferido para o Balanço Patrimonial, no patrimônio líquido.

Continue navegando