Buscar

OBJETIVA 2 DE PROCESSO DECISORIO

Prévia do material em texto

OBJETIVA 2 DE PROCESSO DECISORIO
1-Analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas:
I – O Balanced Scorecard cria uma atitude mental voltada para o desempenho ao adotar um novo conjunto de valores e prioridades mais sensíveis aos clientes e à estratégia.
II – Induz a empresa a olhar além dos indicadores financeiros imediatistas e concentrar a atenção nos fatores que criam valor econômico. E isso só pode acontecer com um processo decisório visado no valor econômico.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não complementa a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira. (correta)
As duas afirmações são falsas.
2-Na melhoria da tomada de decisões, Bazerman (2004) apresenta cinco estratégias concretas e complementares para tomar melhores decisões. São elas:
Adquirir experiência e conhecimento técnico; alertar para a possibilidade de viés; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas.
Adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; oferecer um programa de treinamento; ajustar previsões intuitivas.
Adquirir experiência e conhecimento técnico; alertar para a possibilidade de viés; adotar o ponto de vista do agente externo; oferecer um programa de treinamento; incorporar a estimativa intuitiva.
Adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; oferecer um programa de treinamento; incorporar a estimativa intuitiva.
Adquirir experiência e conhecimento técnico; reduzir o viés do seu julgamento; adotar o ponto de vista do agente externo; usar modelos lineares com base no julgamento de especialistas; ajustar previsões intuitivas. (correta)
3-As dificuldades apresentadas por Freitas e Kladis (1995) são fatores restritivos que podem prejudicar o resultado final do processo decisório segundo a taxonomia de três fases proposta por Kendal e Kendal (1991). São consideradas três fases do processo mais o feedback, que acompanha todo o processo, sempre de acordo com o modelo inicial postulado por Simon (1965). As três fases são: a de inteligência ou investigação; de desempenho ou concepção e de escolha e mais o feedback.
I – Dificuldade para gerar alternativas – relacionada com a capacidade de, para o desenho de um mesmo problema, serem propostas diferentes alternativas. A possibilidade de, tendo-se vários desenhos de alternativas, poder projetar diversos cenários futuros e fazer a opção pela alternativa mais adequada;
II – Dificuldade para identificar o método de seleção – a escolha da alternativa a ser seguida constitui uma fase importante no processo decisório. Para isso, é preciso definir claramente o método a ser utilizado para a escolha;
III – Dificuldade para quantificar ou descrever alternativas – os desenhos das alternativas geradas devem ser definidos quanto a sua estrutura e conteúdo, bem descritos e inclusive serem quantificados para que a escolha permita um conhecimento satisfatório das mesmas;
IV – Dificuldade para identificar o problema – relaciona-se tanto com a percepção do problema, como nas métricas efetivas para que o problema seja caracterizado;
V – Dificuldade para estabelecer critérios de desempenho – estando os desenhos das alternativas bem descritos e quantificados, é necessário estabelecer critérios para medir o desempenho de cada um. Isso permite definir metas quantificadas a serem alcançadas por cada um.
Referente a segunda fase relativa ao desenho ou concepção, estão corretas:
I,II, III e IV.
I, III, IV e V.
I, II e III.
II, III e V.
I, III e V. (correta)
4-Essa técnica busca estabelecer comparações sobre os impactos que as decisões possam originar na organização, com o fim de estabelecer qual seria a melhor alternativa decisória. Pode ser associada à técnica dos prós e contras e a do conflito criativo.
A afirmação acima se refere a qual técnica de apoio nas tomadas de decisão:
Conflito criativo
Avaliação do impacto das alternativas (correta)
Matriz de prioridades
Prós e contras
Árvores de decisão
5-Tratando especificamente da Teoria dos Jogos e aos fins a que se destina, Fiani (2015) considera jogo como: “[...] situações que envolvam interações entre agentes racionais que se comportam estrategicamente” (p. 12). Dessa forma, podemos considerar, segundo o mesmo autor (p. 12-13), que:
I – jogo é um modelo formal. Existem regras preestabelecidas para apresentar e estudar um jogo.
II – interações significam que as ações de cada agente, consideradas individualmente, afetam os demais.
III – racionalidade, entende-se que cada jogador, ao tomar sua própria decisão, leva em consideração o fato de que os jogadores interagem entre si e que, portanto, sua decisão terá consequências sobre os demais jogadores, assim como as decisões dos outros jogadores terão consequências sobre ele.
IV – agente é qualquer indivíduo, ou grupo de indivíduos, com capacidade de decisão para afetar os demais.
V – comportamento estratégico, significa supor que os indivíduos empregam os meios mais adequados aos objetivos que almejam, sejam quais forem esses objetivos.
Estão corretas:
I,II, III e IV.
I,II, III, IV e V.
I, II e IV. (correta)
II, III e V.
I, IV e V.
6-Muitos e os mais diferenciados possíveis são os conceitos ou definições de Teoria dos Jogos. Qual conceito se refere a Servi e Almeida?
A Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos ou grupos quando o resultado de um depende das decisões dos outros, em uma interdependência similar a um jogo.
Um modelo eficiente para tomar decisões que envolvam dois interessados na decisão, que são capazes de simular um jogo em que cada um tenta se antecipar ou identificar a jogada do outro, para facilitar a sua decisão.
Um método para abordar, de modo formalizado, os processos de tomada de decisão por parte de agente que reconhece sua interação mútua. (correta)
Teoria dos Jogos é um dos modelos de decisão que potencializa seu pensamento estratégico.
Teoria dos Jogos é um estudo sobre as tomadas de decisões estratégicas e a lógica das interações humanas.
7-De acordo com Robbins (2005), não existem padrões éticos globais. Cada região do planeta utiliza critérios muito mais customizados do que universais. As tomadas de decisão éticas são cada vez mais influenciadas por valores pessoais e pela cultura do ambiente. Cada caso é um caso e deve ser contextualizado e contingente. Robbins (2005) relaciona as seguintes possibilidades de melhorias no processo decisório individual:
I – analise da situação. Ajuste da decisão à cultura tanto regional quando organizacional;
II – esteja consciente dos vieses. Se você conhece os vieses, seus e da organização, pode minorá-los;
III – combine análise racional com a intuição. Lance mão de ambas;
IV – acredite que seu estilo de tomar decisões seja adequado a qualquer situação. Cada caso é um caso; e
V – procure aprimorar a sua criatividade. Reflita de forma inovadora e busque romper barreiras.
Estão corretas:
I,II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
I,II, III e V. (correta)
8-A partir de Daft (2005), podemos ver que a mudança está na raiz e na resultante das ações de gestão. Quatro eventos compõem a sequência da mudança:
I – análise ambiental e suas forças e a análise interna e suas forças indicam a necessidade de mudanças.
II – a necessidade de mudança é percebida e não aceita.
III – a mudança é decidida e planejada.
IV – a mudança é implementada.
Estão corretas:
II e III.
I, III e IV. (correta)
I, II, e IV.
I, II e III.
II e IV.
9-Analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas:
I – A Teoria da Atribuição (Robbins, 2002) que explica que quando observamos comportamentos, fazendo julgamento sobre outros, tentamos determinar se suas causas são internasou externas.
II – As causas internas são aquelas cujos estímulos do comportamento são de fora. As causas externas são as que estão sob o controle da pessoa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. (correta)
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não complementa a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
10-Sobre as armadilhas do processo decisório, assinale com V ou F as alternativas abaixo:
Alternativas:
1
Verdadeiro
2
Falso
Associações:
verdadeiro
A armadilha dos custos já despendidos: é escolher uma decisão que justifica uma decisão passada, mesmo que não sirva mais. Muitas vezes, são os chamados custos irrecuperáveis, quando o custo de oportunidade é quase zero.
falso
A armadilha do status quo: como tomadores de decisão, apresentamos potente viés no sentido de perpetuar o status quo. Nas empresas em que é pecado fazer algo errado esta armadilha tem seus dias de glória. Manter o status quo também pode não ser a melhor alternativa decisória. Mas deve ser escolhida pela “zona de conforto”. Não esqueça de que ela muda com o tempo.
falso
A armadilha da estruturação: depende da forma como se descreve, modela ou estrutura o problema. Também valores absolutos ou relativos podem se constituir nessa armadilha. Os valores absolutos podem mais facilmente induzir o viés da percepção. Para evitá-la, deve estruturar-se o problema de várias formas.
verdadeiro
A armadilha da fixação: como tomadores de decisão, tendemos a atribuir importância desproporcional à primeira informação que recebemos. “a primeira impressão é a que fica”, diz o dito popular. O “efeito da fixação” das informações solidificadas também é uma armadilha poderosa. Seu impacto deve ser reduzido usando técnicas que o diminuem.
verdadeiro
Armadilha da confirmação da evidência: é ouvir um especialista que com certeza confirmará nossa decisão. Tirando um peso de nossa consciência. Tendemos a escolher coisas que gostamos. Evitamos essa armadilha usando especialistas ou pessoas que tenham coragem de nos contradizer. Ou usar um “advogado do diabo”.
1
2
2
1
1

Continue navegando